Opinião

Geração 4.0

Diário da Manhã

Publicado em 6 de março de 2018 às 21:27 | Atualizado há 7 anos

Nos paí­ses de­sen­vol­vi­dos fa­la-se ho­je em Quar­ta Re­vo­lu­ção In­dus­tri­al (4.0). São no­vas tec­no­lo­gi­as que in­te­gra­rão os do­mí­nios fí­si­cos, di­gi­tais e bi­o­ló­gi­cos, o que na­tu­ral­men­te irá mo­di­fi­car o pa­no­ra­ma das es­co­las em to­dos os graus. O que vai acon­te­cer na es­co­la de 2019 só Deus sa­be…

Con­ver­sei com a mi­nha ne­ta Pau­la Flan­zer, que aca­ba de re­gres­sar de uma tem­po­ra­da de seis mes­es de es­tu­dos na Aus­trá­lia. Vol­tou em­pol­ga­da e fez um re­gis­tro: lá eles se pre­o­cu­pam com a in­ter­net das coi­sas, big­da­ta, ho­lo­gra­mas, im­pres­são 3D etc. Mas dão tam­bém um ex­tra­or­di­ná­rio va­lor à re­mu­ne­ra­ção dos pro­fes­so­res. Aqui al­gu­mas es­co­las de van­guar­da man­dam com­prar es­ses equi­pa­men­tos, mas em ge­ral des­cu­ram do pa­ga­men­to dos mes­tres, o que na­tu­ral­men­te é es­sen­cial pa­ra que eles tra­ba­lhem em paz e com en­tu­si­as­mo.

O re­sul­ta­do des­sa po­lí­ti­ca equi­vo­ca­da é que es­ta­mos vi­ven­do uma cri­se sem fim na edu­ca­ção. Não ape­nas no en­si­no fun­da­men­tal, on­de con­se­gui­mos o mi­la­gre da uni­ver­sa­li­za­ção, mas pe­ca­mos na qua­li­da­de do en­si­no, e tam­bém nos de­mais graus, co­mo acon­te­ce de for­ma es­can­da­lo­sa no en­si­no mé­dio. A pro­va dis­so é que, nos exa­mes in­ter­na­cio­nais do Pi­sa, fi­ca­mos nos úl­ti­mos lu­ga­res, in­clu­si­ve na ma­te­má­ti­ca, on­de o Bra­sil tem con­di­ções de se om­bre­ar com as na­ções mais de­sen­vol­vi­das do mun­do. Por que tu­do is­so?

Te­mos dois mi­lhões de jo­vens dos 15 aos 17 anos com­pon­do a trá­gi­ca ge­ra­ção “nem-nem” (nem es­tu­dam, nem tra­ba­lham). Se­rá que a es­pe­ra­da re­for­ma do en­si­no mé­dio cor­ri­gi­rá es­sa ver­go­nha? Fi­ca evi­den­te que não dis­po­mos de um pro­je­to vi­go­ro­so de aper­fei­ço­a­men­to da for­ma­ção do ma­gis­té­rio. Sem bons pro­fes­so­res não se vai che­gar a lu­gar ne­nhum – e is­so de­pen­de de sa­lá­ri­os com­pa­tí­veis. Não sen­ti­mos ne­nhum mo­vi­men­to ade­qua­do de cor­re­ção de ru­mos.

A re­for­ma do en­si­no mé­dio foi apro­va­da no ano pas­sa­do no Con­gres­so Na­ci­o­nal. E a Ba­se Cur­ri­cu­lar Na­ci­o­nal do En­si­no Mé­dio pa­re­ce ter em­pa­ca­do no Con­se­lho Na­ci­o­nal de Edu­ca­ção. Tu­do é di­fí­cil quan­do se tra­ta de dar agi­li­da­de às pro­vi­dên­cias ne­ces­sá­rias.

En­quan­to de­cli­na a ofer­ta de tem­po in­te­gral em nos­sas es­co­las, tam­bém não se sen­te um mo­vi­men­to re­vo­lu­ci­o­ná­rio pa­ra cor­ri­gir a re­co­nhe­ci­da fal­ta de la­bo­ra­tó­rios de ci­ên­cias. Cer­ca de 55% das es­co­las não dis­põ­em des­se re­cur­so, o que mos­tra o re­le­vo des­sa ca­rên­cia.

Te­mos 40 mil es­co­las pú­bli­cas no Bra­sil, com as de­fi­ci­ên­cias co­nhe­ci­das. Cer­ca de 20% não dis­põ­em de in­ter­net ban­da lar­ga e, se­gun­do o Cen­so Es­co­lar 2017, 10% não têm abas­te­ci­men­to re­gu­lar de água. Co­mo so­bre­vi­ver des­sa for­ma? Po­de-se pen­sar nas con­se­quên­cias ne­ga­ti­vas des­se fa­to.

É cla­ro que ten­tar equa­cio­nar a edu­ca­ção pro­fis­si­o­nal di­an­te des­se pa­no­ra­ma é qua­se um exer­cí­cio im­pro­vá­vel, num sis­te­ma com ta­ma­nhas ca­rên­cias.

 

(Ar­nal­do Niski­er, pro­fes­sor e jor­na­lis­ta)


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