Opinião

Gestão do fluxo de pacientes

Diário da Manhã

Publicado em 13 de janeiro de 2018 às 21:51 | Atualizado há 7 anos

Os hos­pi­tais são ca­rac­te­ri­za­dos por se­rem es­ta­be­le­ci­men­tos que pres­tam ser­vi­ços de sa­ú­de com téc­ni­ca apro­pria­da pa­ra o aten­di­men­to a po­pu­la­ção, po­rém vão além dis­so, vis­to que ad­mi­nis­trar de ma­nei­ra efi­ci­en­te a ca­pa­ci­da­de e a de­man­da, bem co­mo os re­sul­ta­dos e a qua­li­da­de, e, ain­da, es­ta­be­le­cen­do pro­ces­sos que pos­sam ga­ran­tir a se­gu­ran­ça do pa­ci­en­te, são de­sa­fi­os ine­ren­tes a es­sa ati­vi­da­de.

Fa­tal­men­te, em to­do o pa­ís, per­ce­be­mos por meio da mí­dia que a fal­ta de va­gas de in­ter­na­ção pa­ra aten­der a po­pu­la­ção é um pro­ble­ma re­cor­ren­te. Um dos ca­mi­nhos pos­sí­veis pa­ra re­sol­ver es­sa si­tu­a­ção é a me­lho­ria dos flu­xos in­tra­hos­pi­ta­la­res, ou se­ja, tor­nar o pro­ces­so efi­ci­en­te tra­ba­lhan­do a ges­tão de flu­xo de pa­ci­en­tes. Is­so acon­te­ce atra­vés do gi­ro de lei­tos, que con­sis­te em me­lho­rar os ser­vi­ços de sa­ú­de bus­can­do adap­tar, de ma­nei­ra as­ser­ti­va, a re­la­ção en­tre ca­pa­ci­da­de ins­ta­la­da e a de­man­da, as­se­gu­ran­do a qua­li­da­de nos pro­ce­di­men­tos e a se­gu­ran­ça do pa­ci­en­te, se­gun­do o Ins­ti­tu­te for He­althca­re Im­pro­ve­ment.

Pa­ra is­so é ne­ces­sá­rio uti­li­zar mé­to­dos e fer­ra­men­tas, tais co­mo a Me­to­do­lo­gia Le­an, que é uti­li­za­da em in­dús­tri­as com o ob­je­ti­vo de oti­mi­zar pro­ces­sos in­ter­nos. É uma fi­lo­so­fia de “pro­ces­sos en­xu­tos” que tem apre­sen­ta­do gran­des re­sul­ta­dos nos ser­vi­ços de sa­ú­de di­an­te da apli­ca­ção de su­as téc­ni­cas, vi­san­do me­lho­ria no cui­da­do ao pa­ci­en­te, com os re­cur­sos ade­qua­dos e en­vol­ven­do to­da equi­pe, ao de­sen­vol­ver ple­na­men­te su­as ha­bi­li­da­des.

Co­mo exem­plo, te­mos a apli­ca­ção das fer­ra­men­tas Le­an na oti­mi­za­ção do pro­ces­so gi­ro de lei­tos. Ob­ser­va-se que o pro­ces­so de al­ta é uma das ações mais im­por­tan­tes a se­rem exe­cu­ta­das, vis­to seu im­pac­to di­re­to nes­se gi­ro, que, na mai­o­ria dos ca­sos, aca­ba de­ter­mi­nan­do uma per­da da efi­ci­ên­cia hos­pi­ta­lar en­vol­ven­do al­guns fa­to­res, co­mo tem­po da equi­pe de en­fer­ma­gem e mul­ti­dis­ci­pli­nar, fal­ta de pre­vi­são de al­ta, al­ta fo­ra do ho­rá­rio pre­vis­to e de­mo­ra na che­ga­da da fa­mí­lia.

É im­pres­cin­dí­vel cri­ar es­tra­té­gias que oti­mi­zem es­sa al­ta, co­mo ins­ti­tu­ir a de­fi­ni­ção do pla­no te­ra­pêu­ti­co pa­ra es­se pa­ci­en­te lo­go após a sua ad­mis­são, per­mi­tin­do as­sim uma me­lhor or­ga­ni­za­ção das equi­pes de en­fer­ma­gem e mul­ti­pro­fis­si­o­nal vol­ta­das pa­ra con­clu­são do aten­di­men­to e in­ten­si­fi­ca­ção da de­sos­pi­ta­li­za­ção. Tam­bém des­ta­ca­mos a re­le­vân­cia de ma­pe­ar to­do o pro­ces­so de gi­ro de lei­tos, pos­si­bi­li­tan­do, as­sim, ela­bo­rar um pla­no de ação pa­ra re­du­zir o tem­po gas­to na re­a­li­za­ção des­te pro­ces­so.

O mo­ni­to­ra­men­to di­á­rio é cru­ci­al pa­ra ana­li­sar as va­ri­a­bi­li­da­des do pro­ces­so e sua efi­ci­ên­cia, ba­se­a­do na ve­ri­fi­ca­ção con­tí­nua de in­ter­na­ções e al­tas, ges­tão de trans­fe­rên­cias in­ter­nas, acom­pa­nha­men­to da ta­xa de ocu­pa­ção e mé­dia de per­ma­nên­cia, con­tro­le de gi­ro de lei­tos, con­tro­le do tem­po de es­pe­ra pa­ra ocu­pa­ção do lei­to e con­tro­le no pro­ces­so de re­gu­la­ção de va­gas.

To­da uni­da­de de sa­ú­de que tem co­mo me­ta pres­tar uma as­sis­tên­cia re­so­lu­ti­va de­ve pos­su­ir um gi­ro de lei­tos efi­ci­en­te, ade­quan­do ca­pa­ci­da­de com de­man­da.

 

(Vir­gí­nia Pe­rei­ra, su­per­vi­so­ra de En­fer­ma­gem das In­ter­na­ções do Hugol)

 

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