Gestão séria e responsável
Redação DM
Publicado em 9 de setembro de 2022 às 13:56 | Atualizado há 3 anos
Aperfeiçoar processos, otimizar recursos, utilizar ferramentas de tecnologia e, acima de tudo, buscar ganhos de eficiência na gestão são dispositivos fundamentais para uma administração pública profícua. Nesse sentido, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Administração, lançou, recentemente, o novo sistema de compras públicas do Estado, o Sislog. A ferramenta nasce com uma perspectiva totalmente disruptiva para a governança das aquisições, dispondo de inúmeras funcionalidades que rompem com o burocratismo que há anos permeia as rotinas operacionais das áreas de licitações e gestão de contratos estaduais, ao mesmo tempo em que está alinhada às diretrizes da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos federal, a 14.133/21.
O Sistema propicia, aos gestores da área, visão estratégica de todo o processo, permitindo identificar e solucionar os gargalos, atempadamente, do mesmo modo que oferece maior governança e transparência das compras públicas estaduais aos órgãos de controle, aos fornecedores e aos cidadãos. Isso porque será possível acompanhar pelo SISLOG todas as etapas da aquisição, desde o início da demanda até a assinatura do contrato, bem como a gestão do mesmo.
Todo esse arcabouço de soluções resulta em um avanço considerável para a rotina operacional dos profissionais que atuam nesses procedimentos, mais do que isso, assegura que a administração realize aquisições mais eficientes, impactando, enormemente, na qualidade dos serviços entregues aos cidadãos. Afinal, é o processo de compra que garante, por exemplo, disponibilidade de luvas, seringas, vacinas, medicações e todos os insumos da área da saúde nos hospitais e postos, no tempo necessário.
É uma compra pública efetiva que assegura que as escolas de todo o Estado ofereçam merenda aos alunos, diariamente, com a qualidade que as nossas crianças merecem. Advém, também, de uma aquisição bem-sucedida e de uma execução contratual adequada, a construção de rodovias, unidades escolares, hospitais e outras obras, que permitam levar mais qualidade de vida aos cidadãos.
É inviável, a administração entregar qualquer serviço à sociedade sem passar por esse processo. A evolução conferida pelo Sislog é marca de uma gestão que compreende que o investimento na otimização dos processos será convertido em melhorias para a sociedade. São essas áreas, consideradas de apoio ou meio, invisíveis aos olhos da sociedade, que desempenham papel de combustível para que o motor da administração pública funcione de maneira eficiente.
Os desafios das compras públicas são inúmeros. Nos dois anos à frente da Coordenação Executiva do Grupo de Compras Públicas do Conselho Nacional dos Secretários da Administração (Consad), pude constatar que as principais dificuldades dos Estados nessa área são as mesmas: excesso de burocracia, escassez de recursos e déficit de servidores. Portanto, a solução desenvolvida por Goiás eleva o Estado a um protagonismo na temática de aquisições públicas no país.
Como gestora governamental efetiva há 20 anos, muito me orgulha entregar, junto a um time de profissionais altamente qualificados da Secretaria de Estado da Administração, em meio a tantas dificuldades e superações pelas quais todos passamos, especialmente nos últimos dois anos e meio, um sistema que permite romper com paradigmas e barreiras antes consideradas intransponíveis. Conquista possível em virtude do apoio incondicional dos nossos dirigentes, sensíveis à importância do desenvolvimento dessa solução. Com gestão séria e responsável, ganham a administração pública e a sociedade goiana.