Opinião

Goiás recebe duas novas Universidades

Diário da Manhã

Publicado em 3 de março de 2018 às 23:44 | Atualizado há 7 anos

No dia 20 do mês pas­sa­do ti­ve o pra­zer, co­mo pre­si­den­te da Co­mis­são de Edu­ca­ção do Se­na­do, de sub­me­ter aos meus pa­res os pro­je­tos cri­am as Uni­ver­si­da­des Fe­de­ra­is de Ca­ta­lão e de Ja­taí. No dia se­guin­te (21), o ple­ná­rio do Se­na­do con­fir­mou a de­ci­são da Co­mis­são de Edu­ca­ção e, ago­ra, te­mos mais du­as Uni­ver­si­da­des Fe­de­ra­is. Fo­ram con­tem­pla­das du­as re­gi­ões-po­lo do nos­so Es­ta­do, qual se­ja o Sul Go­i­a­no e o Su­do­es­te. Re­pre­sen­ta­das por dois pu­jan­tes mu­ni­cí­pios, Ca­ta­lão e Ja­taí.

Ca­ta­lão, a 256 Km de Go­i­â­nia, tem uma po­pu­la­ção de 102 mil pes­so­as. A sua mi­cror­re­gi­ão tem co­mo mu­ni­cí­pios li­mí­tro­fes Ou­vi­dor, Três Ran­chos, Go­i­an­di­ra, No­va Au­ro­ra, Cu­ma­ri, Cam­po Ale­gre, Ipa­me­ri, Ara­gu­a­ri, Cas­ca­lho Ri­co, Co­ra­man­del, Guar­da-Mor e Pa­ra­ca­tu. Ja­taí, a 327 km de Go­i­â­nia, tem uma po­pu­la­ção de 98 mil ha­bi­tan­tes. A sua mi­cror­re­gi­ão tem co­mo mu­ni­cí­pios li­mí­tro­fes Cai­a­pô­nia, Mi­nei­ros, Ita­ru­mã, Apa­re­ci­da do Rio Do­ce, Ca­çu, Ca­cho­ei­ra Al­ta, Rio Ver­de, Ser­ra­nó­po­lis e Pe­ro­lân­dia.

São du­as pu­jan­tes re­gi­ões, que ago­ra con­ta­rão com du­as Uni­ver­si­da­des, a par­tir dos po­los de in­te­rio­ri­za­ção cri­a­dos pe­la UFG, ain­da na dé­ca­da de 80 do sé­cu­lo pas­sa­do.

Fui re­la­to­ra do pro­je­to que cria a Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Ca­ta­lão (UF­Cat) e con­ce­di a re­la­to­ria do pro­je­to de cri­a­ção da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Ja­taí (UFJ) ao se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do (DEM-GO), co­mo for­ma de ho­me­na­ge­ar os es­for­ços da ban­ca­da go­i­a­na no Con­gres­so Na­ci­o­nal pa­ra a cri­a­ção das ins­ti­tu­i­ções.

Uma vi­tó­ria co­mo es­sa não se cria do na­da. Tem his­tó­ria e pes­so­as que se en­vol­ve­ram, en­xer­ga­ram lon­ge no tem­po, so­nha­ram e não de­sa­ni­ma­ram com a de­mo­ra. Rei­to­res, pro­fes­so­res, pró-rei­to­res, o Con­se­lho Uni­ver­si­tá­rio da UFG, pre­fei­tos, to­da a ban­ca­da par­la­men­tar do Es­ta­do, pes­so­as anô­ni­mas e, aci­ma de tu­do, a po­pu­la­ção das du­as ci­da­des, sou­be­ram so­nhar, vi­si­o­na­ria­men­te, e lu­tar pa­ra que es­ta vi­tó­ria fos­se al­can­ça­da.

Na opor­tu­ni­da­de da apro­va­ção na Co­mis­são de Edu­ca­ção, no dia 20 do mês pas­sa­do, des­ta­quei que a cri­a­ção das du­as uni­ver­si­da­des vai am­pli­ar o pro­ces­so de de­mo­cra­ti­za­ção do en­si­no su­pe­ri­or e a me­re­ci­da va­lo­ri­za­ção do an­te­ri­or go­i­a­no. Além dis­so, a UFG vai li­be­rar ener­gi­as pa­ra se con­cen­trar nas su­as uni­da­des em Go­i­â­nia, e con­ti­nu­ar na sua ca­mi­nha­da pa­ra ser uma Uni­ver­si­da­de de pon­ta no pa­ís.

Dis­se, tam­bém, que é um plei­to an­ti­go do Es­ta­do de Go­i­ás, com mais de 30 anos de lu­ta. 30 anos de es­pe­ra. O des­fe­cho tem que ser co­me­mo­ra­do.

Com a cri­a­ção das uni­ver­si­da­des, os cur­sos e os alu­nos se­rão trans­fe­ri­dos au­to­ma­ti­ca­men­te, as­sim co­mo os car­gos ocu­pa­dos e to­do o pa­tri­mô­nio das ins­ti­tu­i­ções. Os pro­je­tos apro­va­dos tam­bém pre­ve­em a cri­a­ção de no­vos car­gos de do­cen­tes e téc­ni­co-ad­mi­nis­tra­ti­vos. Os rei­to­res se­rão no­me­a­dos pe­lo mi­nis­tro da Edu­ca­ção até que as uni­ver­si­da­des se­jam or­ga­ni­za­das na for­ma de seus es­ta­tu­tos.

To­da a po­pu­la­ção de Go­i­ás não po­de es­que­cer que a his­tó­ria dos po­los re­gi­o­nais de Ca­ta­lão e Ja­taí nos re­me­te à dé­ca­da de 80 do sé­cu­lo pas­sa­do, quan­do as co­mu­ni­da­des so­li­ci­ta­ram a pre­sen­ça da UFG nos seus mu­ni­cí­pios, pen­san­do-se, na épo­ca, co­mo uma for­ma de me­lho­rar o en­si­no mé­dio. Os pri­mei­ros cur­sos ins­ta­la­dos fo­ram de li­cen­cia­tu­ra, vi­san­do pro­pi­ci­ar me­lho­res con­di­ções de for­ma­ção dos pro­fes­so­res.

Co­mo alu­na do cur­so de Jor­na­lis­mo da UFG na épo­ca, acom­pa­nhei a sen­si­bi­li­da­de do Con­se­lho Uni­ver­si­tá­rio, em aten­der os re­cla­mos da po­pu­la­ção de Ca­ta­lão e Ja­taí.

Pro­fes­so­res, co­mo o ca­ta­la­no Aré­dio Tei­xei­ra e Li­cí­nio Le­al Bar­bo­sa, fo­ram fi­gu­ras que se des­ta­ca­ram na de­fe­sa do Pla­no de In­te­rio­ri­za­ção da UFG. O pro­fes­sor Li­cí­nio, com sua aten­ção vol­ta­da, prin­ci­pal­men­te, pa­ra tor­nar pos­sí­vel a ins­ta­la­ção do Cur­so de Di­rei­to na ci­da­de de Go­i­ás.

A dois rei­to­res, prin­ci­pal­men­te, na dé­ca­da de 80, de­ve-se fa­zer jus­ti­ça: Jo­sé Cru­ci­a­no de Araú­jo (rei­tor en­tre 1978 e 1981) e Ma­ria do Ro­sá­rio Cas­se­mi­ro (rei­to­ra en­tre 1982 e 1985).

Cru­ci­a­no li­de­rou o Con­se­lho Uni­ver­si­tá­rio da UFG em abra­çar a pla­no de in­te­rio­ri­za­ção. Foi ele, com apoio do Con­se­lho Uni­ver­si­tá­rio, que cons­tru­iu a ba­se pa­ra a ins­ta­la­ção dos cam­pi. Na épo­ca a sua pró-rei­to­ra de Ex­ten­são, a Pro­fes­so­ra Ma­ria do Ro­sá­rio Cas­si­mi­ro, re­ce­beu de Cru­ci­a­no a ta­re­fa de le­var a ca­bo a in­te­rio­ri­za­ção.

Cas­se­mi­ro co­me­çou a obra co­mo pró-rei­to­ra e a ter­mi­nou co­mo rei­to­ra, que su­ce­deu a Jo­sé Cru­ci­a­no. Foi ela quem, com um cui­da­do ma­ter­nal, le­vou a ca­bo a ins­ta­la­ção dos cam­pi que ho­je, pa­ra ale­gria de to­dos nós, tor­nam pos­sí­vel a cri­a­ção des­tas Uni­ver­si­da­des, que já nas­cem gran­des. Nas­cem gran­des, do ta­ma­nho da gran­de­za de um Es­ta­do de Go­i­ás, que tem um de­sen­vol­vi­men­to pu­jan­te no con­tex­to do Bra­sil.

A ban­ca­da go­i­a­na tra­ba­lhou pa­ra que as ações po­lí­ti­cas vi­a­bi­li­zas­sem, no âm­bi­to do Go­ver­no Fe­de­ral, as du­as Uni­ver­si­da­des. Não fal­tou uma pre­sen­ça re­al do rei­tor, que há pou­co dei­xou a rei­to­ria da UFG, Or­lan­do Afon­so Val­le do Ama­ral (2014-2017). Igual­men­te pre­sen­te o atu­al rei­tor da UFG, que aca­ba de as­su­mir, Edward Ma­du­rei­ra Bra­sil, que an­te­ce­deu o pro­fes­sor Or­lan­do na rei­to­ria e o su­ce­deu.

Fei­tos os re­gis­tros his­tó­ri­cos, ca­be-me en­cer­rar es­te ar­ti­go ex­pres­san­do to­da a mi­nha con­vic­ção de que o en­si­no su­pe­ri­or é, em qual­quer so­ci­e­da­de, um dos mo­to­res do de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co e, ao mes­mo tem­po, um dos pon­tos cru­ci­ais da for­ma­ção edu­ca­cio­nal ao lon­go de to­da a vi­da.

O en­si­no su­pe­ri­or é, sa­be­mos nós, o de­po­si­tá­rio e o cri­a­dor do co­nhe­ci­men­to. A im­por­tân­cia do en­si­no su­pe­ri­or na vi­da das pes­so­as se evi­den­cia pe­la cres­cen­te im­por­tân­cia do co­nhe­ci­men­to e a va­lo­ri­za­ção do cha­ma­do ca­pi­tal in­te­lec­tu­al dos in­di­ví­duos, a re­vo­lu­ção da in­for­ma­ção e dos mei­os de co­mu­ni­ca­ção, se­di­men­tan­do a res­pon­sa­bi­li­da­de da so­li­da­ri­e­da­de en­tre os po­vos.

A Con­fe­rên­cia Mun­di­al so­bre Edu­ca­ção Su­pe­ri­or re­a­li­za­da pe­lo UNES­CO em Pa­ris, ain­da em 1998, já des­ta­ca­va es­sa im­por­tân­cia. A Uni­ver­si­da­de cons­ti­tui-se em um uni­ver­so cul­tu­ral, que abri­ga a uni­ver­sa­li­da­de e a mul­ti­pli­ci­da­de de vi­sões de mun­do.

Na úl­ti­ma se­ma­na, o Se­na­do Fe­de­ral tam­bém apro­vou a cri­a­ção da Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral de Ron­do­nó­po­lis, pro­je­to re­la­ta­do pe­lo se­na­dor Wel­ling­ton Fa­gun­des (PR-MT). Co­mo pre­si­den­te da Co­mis­são de Edu­ca­ção fi­co mui­to fe­liz em po­der par­ti­ci­par des­se mo­men­to de ex­pan­são e in­te­rio­ri­za­ção das ins­ti­tu­i­ções de en­si­no su­pe­ri­or no Cen­tro-Oes­te.

Meus cum­pri­men­tos às po­pu­la­ções de Ca­ta­lão e Ja­taí, seus ges­to­res, seus po­lí­ti­cos, de­se­jan­do que, com as Uni­ver­si­da­des, re­a­fir­mem a vo­ca­ção pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co que ve­nha ao en­con­tro do bem-es­tar de to­dos.

 

(Lú­cia Vâ­nia é Se­na­do­ra da Re­pú­bli­ca (PSB), Pre­si­den­te da Co­mis­são de Edu­ca­ção do Se­na­do e jor­na­lis­ta)


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