Há uma boa oportunidade esperando por você
Diário da Manhã
Publicado em 20 de maio de 2016 às 02:21 | Atualizado há 9 anos
Oportuno é aquilo que vem a propósito, é conveniente, favorável, vantajoso, benéfico e facilita as coisas. Quem acompanha o noticiário sobre a crise brasileira pode achar que não existam oportunidades nesses tempos difíceis. Discordo.
A humanidade não costuma parar à espera de soluções para seus problemas. Por piores os momentos – como as grandes guerras mundiais, no século passado – as oportunidades não sumiram do mapa. Temos de estar atentos e desenvolver habilidades para encontrá-las.
Para isso, também é necessário confiar em nossos talentos, conhecimentos e experiências. Pessoas negativas, que sempre respondem as perguntas com um ‘não’, podem esbarrar em chances de negócios e de desenvolvimento profissional sem notá-las.
É comum que percebamos os problemas, mas é mais raro vermos claramente as soluções que estão à nossa disposição. Isso explica porque alguns profissionais saem engrandecidos das crises, galgando novos postos em suas carreiras, exatamente por entregarem o conteúdo mais escasso nas dificuldades: as saídas.
Produtos, serviços e atendimento sempre podem ser melhorados. Esse deve ser o mantra para aumentar a competitividade dos negócios já. Por exemplo, no mercado de planos de saúde houve, pela primeira vez, uma redução do número de beneficiários. Mais especificamente, um milhão de vidas a menos no ano passado.
Mas os planos de saúde continuam sendo um dos principais objetos de desejo dos brasileiros. Isso significa que podem ocorrer reduções temporárias na quantidade de segurados, que será revertida tão logo a economia volte a crescer.
Além disso, quando os empregos escasseiam, milhares de ex-empregados se tornam empreendedores. Ou seja, também necessitam (ou necessitarão) contratar assistência privada de saúde por meio de suas microempresas. A oportunidade, então, será a migração de clientes de grandes corporações para pequenas e médias empresas.
Antigamente, dizia-se que, quando uma porta se fecha, uma janela se abre. Sábio ditado, porque é verdade: o perfil de mercado muda para se ajustar às transformações econômicas.
Por tudo isso, preste atenção: a solução para os problemas de sua empresa pode não ser aquela que você imagina. Mude o foco, ajuste o ângulo de visão e enxergue as chances que não param de surgir. Uma delas pode ser exatamente a que vai resolver suas dificuldades ou as de sua empresa.
(Luiz Paulo Tostes, diretor de Mercado, Marketing e Comunicação da Central Nacional Unimed)