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Diário da Manhã

Publicado em 20 de maio de 2016 às 02:21 | Atualizado há 9 anos

Opor­tu­no é aqui­lo que vem a pro­pó­si­to, é con­ve­nien­te, fa­vo­rá­vel, van­ta­jo­so, be­né­fi­co e fa­ci­li­ta as coi­sas. Quem acom­pa­nha o no­ti­ci­á­rio so­bre a cri­se bra­si­lei­ra po­de achar que não exis­tam opor­tu­ni­da­des nes­ses tem­pos di­fí­ceis. Dis­cor­do.

A hu­ma­ni­da­de não cos­tu­ma pa­rar à es­pe­ra de so­lu­ções pa­ra seus pro­ble­mas. Por pi­o­res os mo­men­tos – co­mo as gran­des guer­ras mun­di­ais, no sé­cu­lo pas­sa­do – as opor­tu­ni­da­des não su­mi­ram do ma­pa. Te­mos de es­tar aten­tos e de­sen­vol­ver ha­bi­li­da­des pa­ra en­con­trá-las.

Pa­ra is­so, tam­bém é ne­ces­sá­rio con­fi­ar em nos­sos ta­len­tos, co­nhe­ci­men­tos e ex­pe­ri­ên­cias. Pes­so­as ne­ga­ti­vas, que sem­pre res­pon­dem as per­gun­tas com um ‘não’, po­dem es­bar­rar em chan­ces de ne­gó­ci­os e de de­sen­vol­vi­men­to pro­fis­si­o­nal sem no­tá-las.

É co­mum que per­ce­ba­mos os pro­ble­mas, mas é mais ra­ro ver­mos cla­ra­men­te as so­lu­ções que es­tão à nos­sa dis­po­si­ção. Is­so ex­pli­ca por­que al­guns pro­fis­si­o­nais sa­em en­gran­de­ci­dos das cri­ses, gal­gan­do no­vos pos­tos em su­as car­rei­ras, exa­ta­men­te por en­tre­ga­rem o con­te­ú­do mais es­cas­so nas di­fi­cul­da­des: as saí­das.

Pro­du­tos, ser­vi­ços e aten­di­men­to sem­pre po­dem ser me­lho­ra­dos. Es­se de­ve ser o man­tra pa­ra au­men­tar a com­pe­ti­ti­vi­da­de dos ne­gó­ci­os já. Por exem­plo, no mer­ca­do de pla­nos de sa­ú­de hou­ve, pe­la pri­mei­ra vez, uma re­du­ção do nú­me­ro de be­ne­fi­ciá­rios. Mais es­pe­ci­fi­ca­men­te, um mi­lhão de vi­das a me­nos no ano pas­sa­do.

Mas os pla­nos de sa­ú­de con­ti­nuam sen­do um dos prin­ci­pa­is ob­je­tos de de­se­jo dos bra­si­lei­ros. Is­so sig­ni­fi­ca que po­dem ocor­rer re­du­ções tem­po­rá­rias na quan­ti­da­de de se­gu­ra­dos, que se­rá re­ver­ti­da tão lo­go a eco­no­mia vol­te a cres­cer.

Além dis­so, quan­do os em­pre­gos es­cas­sei­am, mi­lha­res de ex-em­pre­ga­dos se tor­nam em­pre­en­de­do­res. Ou se­ja, tam­bém ne­ces­si­tam (ou ne­ces­si­ta­rão) con­tra­tar as­sis­tên­cia pri­va­da de sa­ú­de por meio de su­as mi­cro­em­pre­sas. A opor­tu­ni­da­de, en­tão, se­rá a mi­gra­ção de cli­en­tes de gran­des cor­po­ra­ções pa­ra pe­que­nas e mé­di­as em­pre­sas.

An­ti­ga­men­te, di­zia-se que, quan­do uma por­ta se fe­cha, uma ja­ne­la se abre. Sá­bio di­ta­do, por­que é ver­da­de: o per­fil de mer­ca­do mu­da pa­ra se ajus­tar às trans­for­ma­ções eco­nô­mi­cas.

Por tu­do is­so, pres­te aten­ção: a so­lu­ção pa­ra os pro­ble­mas de sua em­pre­sa po­de não ser aque­la que vo­cê ima­gi­na. Mu­de o fo­co, ajus­te o ân­gu­lo de vi­são e en­xer­gue as chan­ces que não pa­ram de sur­gir. Uma de­las po­de ser exa­ta­men­te a que vai re­sol­ver su­as di­fi­cul­da­des ou as de sua em­pre­sa.

 

(Luiz Paulo Tostes, di­re­tor de Mer­ca­do, Marke­ting e Co­mu­ni­ca­ção da Cen­tral Na­ci­o­nal Uni­med)

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