Homossexualidade é doença? (Artigo II)
Diário da Manhã
Publicado em 24 de dezembro de 2017 às 00:05 | Atualizado há 7 anos
Na classificação psiquiátrica do DSM V, publicada em 2013, e no DSMV-R ( revisada ), que já está vindo por aí, foram feitas importantes modificações “ideológico-políticas” nos diagnósticos das “anormalidades sexuais”. Como vimos no último artigo, o do último domingo, as coisas são bem complexas, e o pior é que estamos apenas começando. Vamos “complicar” mais ainda em relação ao “conceito de doença”. 1. Seria “doença” um adolescente que, numa fazenda, deixa o cachorro lamber seu pênis até o orgasmo ? Ou “transa” com uma égua no cio ? E , depois, quando se desenvolve, amadurece psicossexualmente, vai morar na cidade, deixa essas práticas, só tem sexo consensual com uma mulher. Nunca mais tem “fantasias”, ou “desejos” por animais ?
- É homossexual uma criança de 4 , 5, anos, que pratica felação ( sexo orogenital ) com outra ? Um púbere que, no auge de sua explosão hormonal, e ainda sem ter a psicossexualidade e disponibilidade de parceiras dirigida para as mulheres, tenta fazer sexo com um garoto de 9 anos que costuma fazer isso com a “turma da rua” ? ( no futuro, tal púbere , apesar do ato pedofílico homossexual, irá desenvolver-se normalmente, ou seja, passar a ter interesse por mulheres, relacionar-se só com mulheres, não ter nenhuma fantasia ou ação pedofílica ).
- É doente um bipolar, que tem excesso de pensamentos, excesso de sentimentos, mas utiliza-se de sua “genialidade” para produzir obras da ciência, da literatura, da religião, do amor ?
- É doente o maníaco, que no auge de “sua doença”, nunca se sentiu tão alegre, tão feliz e completo como agora ? Como é que pode existir uma “doença” que não causa dor, desconforto, só “alegria” ? Existiria, então, uma “doença da felicidade” ?
- É doente um médium espírita homossexual que tem os hemisférios cerebrais menos diferenciados ( as mulheres têm menor diferença funcional entre os dois hemisférios do que os homens ) e, por causa disso, consegue escrever, psicografar, centenas de obras ? Justamente porque , tendo menos diferenciação inter-hemisférica, o hemisfério esquerdo homossexual fica menos rígido , menos inibido, e assim o hemisfério direito pode “captar outras mentes” , sejam elas espirituais, sejam elas “personalidades múltiplas” ? Ou é doente o homossexual que , utilizando-se desta mesma falta de diferenciação estrita entre os dois hemisférios cerebrais, torna-se um gênio, seja da ciência, da arte, da religião, do amor, da mídia, etc, por obter as “vantagens” de um cérebro masculino ( mais lógica, mais estabilidade intelectiva, mais profundidade matemática-espacial ) junto com as vantagens de um cérebro feminino ( mais emoção, intuição, altruísmo, afetividade, arte, profundidade relacional, etc ? ).
- É doente o depressivo que “aproveita-se “ de sua doença para escrever um romance genial, de extrema penetração afetiva nas almas e nas relações ?
- É doente um indivíduo com uma altura bem acima da média, mas que não tem problemas osteoarticulares, circulatórios, dermatológicos, neurológicos ? É doente um indivíduo com altura acima da média mas que tem problemas circulatórios, osteoarticulares-musculares, neurológicos, etc, ( p.ex., Sindrome de Marfan, Acromegalia, adenoma pituitário com secreção inapropriada de growth hormon ?)
- É doente uma mulher que quer fazer plástica para ficar mais bonita, mais nova ? É doente o indivíduo que se sente mal com o sexo de seu corpo e quer modificá-lo com a mesma plástica para pertencer ao outro sexo ?
- É doente quem prefere masturbar-se a ter sexo com sua esposa, com a qual está casado há 50 anos, e não sente mais atração física por ela?
- É doente quem , em qualquer momento que prestar a atenção a seu corpo, tem algum tipo de “dor” ?
- É doente um “hiperativo” que age demais, pensa demais, tem resistência física-mental demais ( em relação à norma ), e utiliza isso para trabalhar demais , sem prejuízo para si ou para outros ? Este artigo terá continuidade no próximo domingo.
(Marcelo Caixeta, médico psiquiatra)