Opinião

ICMS Ecológico: uma fonte segura de renda aos municípios

Redação DM

Publicado em 26 de fevereiro de 2018 às 22:28 | Atualizado há 7 anos

O ICMS Eco­ló­gi­co é um im­por­tan­te ins­tru­men­to de con­ser­va­ção do Meio Am­bi­en­te e que pri­vi­le­gia a ma­nu­ten­ção de bi­o­mas. A ideia de pa­ga­men­to por ser­vi­ços am­bien­tais é re­mu­ne­rar aque­les que, di­re­ta ou in­di­re­ta­men­te, pre­ser­va o meio am­bi­en­te.  Ao mu­ni­cí­pio é re­pas­sa­do um va­lor (25%) pe­la ar­re­ca­da­ção do ICMS e ca­da Es­ta­do de­ci­de qual se­rá a des­ti­na­ção dos va­lo­res pa­ra o ICMS Eco­ló­gi­co. Edu­ca­ção am­bien­tal, com­ba­te ao des­ma­ta­men­to, apoio a uni­da­des de con­ser­va­ção e pro­te­ção ao meio am­bi­en­te, são ações que po­dem ser am­pli­a­das nos mu­ni­cí­pios com re­cur­sos do ICMS. A re­cei­ta ser­ve tam­bém co­mo uma fon­te de ren­da im­por­tan­te pa­ra mui­tos dos mu­ni­cí­pios atu­an­do, des­ta for­ma, com um ins­tru­men­to de fo­men­to ao de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel

En­tre 2015 e 2017, a Se­cre­ta­ria de Meio Am­bi­en­te, Re­cur­sos Hí­dri­cos, In­fra­es­tru­tu­ra, Ci­da­des e As­sun­tos Me­tro­po­li­ta­nos (Se­ci­ma) do go­ver­no de Go­i­ás, es­ti­mu­lou a im­plan­ta­ção de 68 no­vos par­ques mu­ni­ci­pa­is no es­ta­do, além da cri­a­ção de 12 no­vas Re­ser­va Par­ti­cu­lar de Pa­tri­mô­nio Na­tu­ral (RPPN). Com is­so, Go­i­ás ga­nhou 177.440 hec­ta­res de áre­as de pre­ser­va­ção e con­ser­va­ção am­bien­tal. Sen­do as­sim, nes­te ano, as no­vas áre­as pos­si­bi­li­tam que 157 mu­ni­cí­pios re­ce­bam o ICMS Eco­ló­gi­co. Pa­ra um mu­ni­cí­pio go­i­a­no re­que­rer o ICMS Eco­ló­gi­co é ne­ces­sá­rio ter em seu ter­ri­tó­rio uma Uni­da­de de Con­ser­va­ção, de­vi­da­men­te re­gis­tra­da no Ca­das­tro Es­ta­du­al de Uni­da­des de Con­ser­va­ção – Ceuc (Art. 2º da Lei Com­ple­men­tar n.º 90/2011 e do De­cre­to n.º 8147/2014), ou ser di­re­ta­men­te in­flu­en­cia­do por ela, ou ain­da, pos­su­ir ma­nan­cia­is de abas­te­ci­men­to pú­bli­co de mu­ni­cí­pios con­fron­tan­tes (Art. 1º e 3º da Lei Com­ple­men­tar n.º 90/2011). Além des­ses pré-re­qui­si­tos, o mu­ni­cí­pio pos­tu­lan­te pre­ci­sa aten­der a cri­té­rios am­bien­tais e de con­ser­va­ção do meio am­bi­en­te, es­ti­pu­la­dos no Art. 4º da Lei Com­ple­men­tar n.º 90/2011.

Na pró­xi­ma quar­ta-fei­ra, 28, mi­nis­tro o cur­so “Re­cei­tas Am­bien­tais Mu­ni­ci­pa­is”, à par­tir das 8h30, no au­di­tó­rio da Fe­de­ra­ção Go­i­a­na dos Mu­ni­cí­pios, on­de, na opor­tu­ni­da­de, es­ta­rei re­pas­san­do in­for­ma­ções es­pe­cí­fi­cas so­bre re­cei­tas am­bien­tais que os mu­ni­cí­pios es­tão dei­xan­do de re­ce­ber. A pro­te­ção do meio am­bi­en­te en­vol­ve uma sé­rie de co­nhe­ci­men­tos re­la­ti­vos ao Di­rei­to Am­bien­tal. A fal­ta de apli­ca­ção de re­cei­tas (tri­bu­tos), des­co­nhe­ci­dos pe­la mai­o­ria dos ges­to­res mu­ni­ci­pa­is, im­pli­cam na per­da de ar­re­ca­da­ção pa­ra os mu­ni­cí­pios. Mas po­dem re­ver­ter es­te qua­dro. Os mu­ni­cí­pios po­dem ter re­cei­tas am­bien­tais, uma fon­te se­gu­ra de ren­da, a qual ge­ral­men­te a ar­re­ca­da­ção da pre­fei­tu­ra au­men­ta, des­de que ha­ja co­bran­ça. Os mo­ti­vos que le­vam ao não re­ce­bi­men­to de re­cei­tas am­bien­tais va­ria des­de o des­co­nhe­ci­men­to da le­gis­la­ção, que es­ta­be­le­ce as obri­ga­ções do ges­tor pú­bli­co em re­la­ção à ar­re­ca­da­ção de im­pos­tos, até a fal­ta de ins­tru­men­tos, im­plan­ta­ção de ges­tão fis­cal ade­qua­da pa­ra exe­cu­tar a co­bran­ça e cri­a­ção de leis de ca­rá­ter mu­ni­ci­pal. As pre­fei­tu­ras tem dei­xa­do de re­ce­ber re­cei­tas am­bien­tais por fal­ta de ges­tão fis­cal am­bien­tal.

 

(Ro­ber­to Hi­da­si, ad­vo­ga­do am­bien­tal. E-mail: ro­ber­to­hi­da­si@ya­hoo.com.br)

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