Opinião

Igualdade de gênero não é utopia

Diário da Manhã

Publicado em 22 de dezembro de 2017 às 22:39 | Atualizado há 7 anos

Os de­ba­tes so­bre a ne­ces­si­da­de de es­ta­be­le­cer igual­da­de de gê­ne­ro nas em­pre­sas são ca­da vez mais fre­quen­tes, re­fle­xo de uma dis­pa­ri­da­de que em ple­no sé­cu­lo XXI ain­da não foi su­pe­ra­da. Se­gun­do o Fó­rum Eco­nô­mi­co Mun­di­al, em um prog­nós­ti­co as­sus­ta­dor, a re­mu­ne­ra­ção de ho­mens e mu­lhe­res que ocu­pam o mes­mo car­go só se­rá a mes­ma em 2095! Par­ti­cu­lar­men­te pre­o­cu­pan­te é o ce­ná­rio em nos­so pa­ís, que ocu­pa uma das pi­o­res po­si­ções no ranking de igual­da­de sa­la­ri­al di­vul­ga­do pe­lo FEM.

No en­tan­to, é pre­ci­so lem­brar que es­se fu­tu­ro lon­gín­quo já che­gou em al­gu­mas or­ga­ni­za­ções, e mi­nha tra­je­tó­ria pro­fis­si­o­nal é pro­va dis­so. Tra­ba­lho no PayPal, lí­der mun­di­al em pa­ga­men­tos on­li­ne, on­de o res­pei­to e o in­cen­ti­vo à di­ver­si­da­de fa­zem par­te da cul­tu­ra or­ga­ni­za­cio­nal des­de sua cri­a­ção. Atu­an­do no seg­men­to de tec­no­lo­gia, no qual as acu­sa­ções de se­xis­mo são re­cor­ren­tes, a em­pre­sa des­ta­cou-se pe­las ex­ce­len­tes opor­tu­ni­da­des de car­rei­ra pa­ra mu­lhe­res. No PayPal Bra­sil, o se­xo fe­mi­ni­no re­pre­sen­ta 48% da for­ça de tra­ba­lho e ocu­pa mais da me­ta­de dos car­gos de li­de­ran­ça/di­re­to­ria (53%) – se­gun­do o IB­GE, a mé­dia na­ci­o­nal nes­se ní­vel hi­e­rár­qui­co é de 37%.

En­trei em 2010, no car­go de di­re­to­ra de Ven­das e De­sen­vol­vi­men­to de Ne­gó­ci­os. Em 2015, tor­nei-me di­re­to­ra co­mer­cial. E nes­te ano fui pro­mo­vi­da à di­re­to­ra ge­ral da com­pa­nhia no pa­ís, lo­go de­pois de vol­tar da mi­nha se­gun­da li­cen­ça-ma­ter­ni­da­de.

Quan­do fi­quei grá­vi­da da pri­mei­ra vez, em 2014, ape­nas no quar­to mês de ges­ta­ção ti­ve co­ra­gem de dar a no­tí­cia ao meu che­fe. Mas a re­a­ção de­le não po­dia ter si­do me­lhor e pu­de cur­tir o so­nho da ma­ter­ni­da­de sem me­do. Ti­ve cer­te­za que es­ta­va nu­ma em­pre­sa na qual a va­lo­ri­za­ção da mu­lher e a im­por­tân­cia de equi­li­brar vi­da pes­so­al e pro­fis­si­o­nal eram le­va­das a sé­rio. Co­mo lí­der, tam­bém con­si­de­ro a di­ver­si­da­de fun­da­men­tal, acre­di­tan­do que são mais for­tes as equi­pes for­ma­das por pes­so­as de di­fe­ren­tes gê­ne­ros, fai­xas etá­ri­as e for­ma­ções aca­dê­mi­cas.

Sou apai­xo­na­da pe­lo que fa­ço e pro­cu­ro es­tar sem­pre mui­to pró­xi­ma do meu ti­me, tra­ba­lhan­do em par­ce­ria e sem per­der de vis­ta que es­tou li­dan­do com pes­so­as, não me­ros exe­cu­to­res de ta­re­fas. As­sim, a fim de for­ta­le­cer o en­ga­ja­men­to e al­can­çar os re­sul­ta­dos es­pe­ra­dos, mi­nha li­de­ran­ça tam­bém é ori­en­ta­da pe­la sen­si­bi­li­da­de, pe­la com­pre­en­são das in­di­vi­dua­li­da­des. Is­so po­de sig­ni­fi­car, por exem­plo, um ho­rá­rio fle­xí­vel que per­mi­ta le­var e bus­car os fi­lhos na es­co­la. Eu mes­ma, ape­sar da fun­ção que ocu­po, não pre­ci­so sa­cri­fi­car meu tem­po com a fa­mí­lia ou dei­xar de jo­gar tê­nis no fi­nal da tar­de.

Mas não é, cla­ro, es­sa fa­ci­li­da­de na­tu­ral pa­ra hu­ma­ni­zar o am­bi­en­te de tra­ba­lho que jus­ti­fi­ca a pre­sen­ça da mu­lher. É ques­tão de com­pe­tên­cia, de me­ri­to­cra­cia. E pos­so ga­ran­tir que não é uto­pia.

 

(Pau­la Pas­cho­al, di­re­to­ra ge­ral do PayPal Bra­sil)

 


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