Opinião

Imagem de Montes Claros em 1897

Diário da Manhã

Publicado em 24 de março de 2018 às 23:48 | Atualizado há 7 anos

Quan­do Dá­rio Tei­xei­ra Co­trim, atu­al pre­si­den­te do Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e Ge­o­grá­fi­co de Mon­tes Cla­ros, apre­sen­tou o li­vro Co­ro­gra­fia Mi­nei­ra, Mu­ni­cí­pio de Mon­tes Cla­ros, do De­sem­bar­ga­dor An­tô­nio Au­gus­to Vel­lo­so, que ele or­ga­ni­zou e pu­bli­cou, des­per­tou a aten­ção, por ser a pri­mei­ra obra so­bre a His­tó­ria Po­lí­ti­ca e Ad­mi­nis­tra­ti­va da ci­da­de. Co­ro­gra­fia é o mes­mo que mo­no­gra­fia, uma des­cri­ção com­ple­ta.

Co­ro­nel Lá­za­ro Fran­cis­co Se­na, men­tor da ideia e Dá­rio Co­trim, o exe­cu­tor, fo­ram fe­li­zes na de­ci­são e no re­sul­ta­do. Ro­gé­rio Othon achou os ori­gi­nais no Ar­qui­vo Pú­bli­co Mi­nei­ro em Ou­ro Pre­to e de­pois a du­pla de pes­qui­sa­do­res en­con­trou mais dois exem­pla­res en­tre os li­vros de Si­me­ão Ri­bei­ro, pa­tro­no do Ins­ti­tu­to.

O li­vro Cho­ro­grap­hia Mi­nei­ra – O Mu­ni­cí­pio de Mon­tes Cla­ros, ori­gi­nal­men­te pu­bli­ca­do em fas­cí­cu­los no Cor­reio do Nor­te foi re­pu­bli­ca­do em seu for­ma­to ori­gi­nal, com acrés­ci­mos so­bre o au­tor, no­me im­por­tan­te pa­ra a Rua Dr. Vel­lo­so. An­tô­nio Au­gus­to Vel­lo­so nas­ceu em Mon­tes Cla­ros em 31 de ou­tu­bro de 1856. Fez o cur­so pri­má­rio na ci­da­de na­tal, quan­do apren­deu ru­di­men­tos de La­tim que mais tar­de do­mi­na­ria, ten­do fei­to aos 20 anos a pre­mi­a­da “Tra­du­ção Li­te­ral das Odes de Ho­rá­cio”. Em 1870 foi es­tu­dar Hu­ma­ni­da­des em Di­a­man­ti­na. De­vi­do à fe­bre ama­re­la, não pô­de fi­car no Rio de Ja­nei­ro, in­do com­ple­tar os es­tu­dos em Pe­tró­po­lis. De­pois, em São Pau­lo, for­mou-se ba­cha­rel em Ci­ên­cias Ju­rí­di­cas e So­ci­ais, no ano em que es­cre­veu a Co­ro­gra­fia – 1897, de 38 pá­gi­nas em le­tra mi­ú­da.

O de­ta­lha­men­to da obra re­me­te a um li­vro de vul­to, Os Ser­tões, de Eu­cli­des da Cu­nha. Aqui, o De­sem­bar­ga­dor ex­pli­ca as con­di­ções dos ter­re­nos do mu­ni­cí­pio, com su­as ca­rac­te­rís­ti­cas mi­ne­ra­is – ou­ro, di­a­man­te, fer­ro, cal­cá­rio – e ge­o­grá­fi­cas, sua ve­ge­ta­ção, ca­pins, flo­res, ma­dei­ras, e fru­tas, ex­pli­ci­tan­do seus usos me­di­ci­nais e in­dus­tri­ais pa­ra bor­ra­cha e tin­tu­ra de te­ci­dos. Dos fru­tos do ma­to ci­ta pe­qui, ara­çá, mu­ri­ci, man­ga­ba e ou­tras, e sur­pre­en­de ao fa­lar das pro­mis­so­ras cul­tu­ras de ar­roz, al­go­dão, tri­go, ce­va­da e li­nho.

Des­cre­ve rios, la­go­as e pei­xes, chu­vas e ala­ga­dos, cau­sa­do­res de in­sa­lu­bri­da­de e mor­tes pe­las fe­bres, e ações go­ver­na­men­tais pa­ra dre­ná-los. Na­que­la épo­ca exis­tia a cren­ça na “ge­ra­ção es­pon­tâ­nea”, ci­ên­cia fan­ta­sio­sa que acre­di­ta­va que ani­mais po­de­ri­am sur­gir do na­da. Con­ta das flo­res­tas fe­cha­das e dos ani­mais pe­que­nos e gran­des, in­clu­si­ve on­ças. Ex­pli­ci­ta in­se­tos, os de na­tu­re­za eco­nô­mi­ca, co­mo abe­lhas, os rép­te­is, an­fí­bi­os e até san­gues­su­gas. Co­mo na ar­ca de Noé, ne­nhum fi­ca de fo­ra.

Fa­la das gen­tes e das ca­rac­te­rís­ti­cas ra­ci­ais e de ín­do­le, di­zen­do ter pou­cos es­tran­gei­ros. Men­ci­o­na edi­fi­ca­ções, igre­jas e ju­ris­di­ções, de­ta­lhan­do leis e da­tas, ajun­ta­men­tos e di­vi­sões de mu­ni­cí­pios, sen­do uma obra pa­ra quem quer sa­ber de on­de veio. En­tão fa­la da edu­ca­ção, co­mér­cio, in­dús­tria e tran­spor­te por tro­pas de bur­ros e car­ros de boi. Os ca­mi­nhos eram aber­tos pe­los ani­mais.  A es­tra­da de fer­ro era uma pro­mes­sa e os rios as vi­as ha­bi­tu­ais. A no­ve Km ha­via a Fá­bri­ca de Te­ci­dos do Ce­dro, “ten­do um pes­so­al de oi­ten­ta ope­rá­rios, pe­la mai­or par­te orphã­os e me­no­res des­va­li­dos, além de ou­tros em­pre­ga­dos ex­ter­nos”. Fa­la de ci­fras em Mil Reis, ações in­di­vi­dua­is e go­ver­na­men­tais, e, ex­ce­to as fei­ras e a al­ga­zar­ra, não de­ta­lha há­bi­tos so­ci­ais, ape­nas que ha­via três igre­jas e 35 es­co­las pri­má­rias, sen­do seis ur­ba­nas. Dos cin­co mil ha­bi­tan­tes es­ti­ma­dos, a mai­o­ria sa­bia ler, e “o nú­me­ro dos analpha­be­tos, pe­la mai­or par­te se con­tam na po­pu­la­ção ru­ral e en­tre os in­di­ví­duos ori­gi­ná­rios das ex­tin­tas clas­ses dos li­ber­tos e in­gê­nuos”.

De­pois de per­cor­rer em es­cri­ta an­ti­ga, res­pi­ran­do a nos­sa His­tó­ria em seus pri­mór­di­os, po­dem-se es­cla­re­cer equí­vo­cos. O pri­mei­ro no­me de Mon­tes Cla­ros foi Fa­zen­da Mon­tes Cla­ros, de­pois de 1707. Em 13 de ou­tu­bro de 1831 o vi­zi­nho Ar­rai­al de For­mi­gas vi­rou vi­la. Não há da­ta cer­ta de quan­do se aglu­ti­na­ram os po­vo­a­dos Mon­tes Cla­ros e For­mi­gas for­man­do a Vil­la Mon­tes Cla­ros de For­mi­gas. A pri­mei­ra Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal foi ins­ta­la­da em 1832, ain­da que te­nha se tor­na­do ci­da­de de Mon­tes Cla­ros em três de ju­lho de 1857, as­sim, o no­me ane­xo “de For­mi­gas” du­rou 25 anos. A Co­ro­gra­fia é um en­con­tro fe­liz com as pro­fun­das raí­zes mon­tes-cla­ren­ses, tão re­al quan­to uma apre­sen­ta­ção de ci­ne­ma em 3D.

 

(Ma­ra Nar­ci­so, mé­di­ca e jor­na­lis­ta)


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