Instituto Primeiro de Maio, seja bem-vindo!
Diário da Manhã
Publicado em 16 de maio de 2016 às 21:54 | Atualizado há 9 anosPresidente da Força Sindical Goiás, Rodrigo Carvelo, o Rodrigão, já está ultimando a papelada legal para criação do Instituto Primeiro de Maio. Trata-se de uma entidade que será criada com o objetivo de ampliar cada vez mais a Festa do Trabalhador realizada tradicionalmente pela Força Sindical, no dia 1º de maio e que está em sua sétima edição no Estado de Goiás. A iniciativa busca gerar empregos e garantir direitos da categoria, entre outras atividades.
Fundada no Estado de Goiás, em 14 de setembro de 2007, a Força Sindical Goiás teve início com dez entidades filiadas, e, hoje, já possui quase 80, representando mais de um milhão de trabalhadores. Tudo começou com o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, fundado em Catalão, por Rodrigão, em 2004. Em seguida, ele foi designado pelos dirigentes nacionais para fundar a central no Estado. A história de mais de 20 anos da Força Sindical Nacional mostra que a central tornou-se a melhor opção política e sindical para os trabalhadores brasileiros.
Entende-se que o movimento sindical não deve atuar apenas nos limites estreitos do corporativismo, e, sim, representar seus trabalhadores de forma a construir um novo modelo de desenvolvimento econômico e social para um país. É com esse firme propósito que Rodrigão segue presidindo a Força Sindical Goiás. Ex-vereador e atual vice-prefeito de Catalão, ele, que é um dos fundadores do Partido Solidariedade no Estado, já anunciou sua desincompatibilização para postular novo mandato de vereador por Catalão.
Estará respondendo interinamente pela Força Sindical Goiás o competente e dinâmico sindicalista Eurípedes Raphael Maia, 1º vice-presidente da entidade. Maia, que já foi presidente e é o atual vice-presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio no Estado de Goiás (Seceg), completa 68 anos de idade nesta quarta-feira, 18. Em conversa com este repórter, deixou evidente todo o entusiasmo dele com a fundação do Instituto Primeiro de Maio, que vem para reforçar ainda mais as promoções e realizações da Força Sindical Goiás.
Maia está convicto de que o Instituto Primeiro de Maio é mais uma das ideias sábias de Rodrigão com vistas a um melhor respaldo ao trabalhador goiano e brasileiro de modo geral. “Com certeza, vamos ter melhores condições de trabalhar pelo desenvolvimento com sustentabilidade ambiental, bem como ao fomento à participação política e social não apenas dos trabalhadores, mas dos cidadãos de modo geral, em todas as esferas da vida pública nacional”, colocou.
E um dos nossos focos é buscar mais apoio para a Festa do Trabalhador já realizada com sucesso nos municípios de Rio Verde, Anápolis, Catalão, Itumbiara, Caldas Novas, Luziânia e que teve sua sétima edição nas mediações de Aparecida e Goiânia. Além de ampliar a realização desse grandioso e já tradicional evento, que, doravante, será somente na Capital, atendendo os trabalhadores de todo o Estado, a Força Sindical espera contar com o Instituto Primeiro de Maio para respaldar o trabalho que realiza com vistas à garantia e geração de empregos, a uma reforma previdenciária que não retire direitos, a correção da tabela do Imposto de Renda, menos juros, valorização dos aposentados e a igualdade de oportunidade para todos. Portanto, seja muito bem-vindo
Instituto Primeiro de Maio!
(João Nascimento, jornalista)