Opinião

Interpretação da Bíblia – parte 1 de 2

Diário da Manhã

Publicado em 28 de dezembro de 2017 às 00:25 | Atualizado há 7 anos

Es­te tex­to não tem por in­ten­ção sub­sti­tu­ir a Bí­blia que de­ve ser li­da in­te­gral­men­te.

Há al­go que po­de­mos con­clu­ir do que le­mos no Ve­lho Tes­ta­men­to, em es­pe­ci­al em seus pri­mei­ros li­vros, so­bre a ten­ta­ti­va de Deus em par­ti­ci­par da vi­da da hu­ma­ni­da­de. A prin­cí­pio Deus cri­ou o mun­do e tu­do o que ne­le ha­bi­ta. E Deus cri­ou o ho­mem pa­ra vi­ver nes­te nos­so pla­ne­ta. A me­di­da que o ho­mem foi se re­pro­du­zin­do e po­vo­an­do a Ter­ra, Deus per­ce­beu que o ho­mem era mal, ga­nan­cio­so. As in­jus­ti­ças e ar­bi­tra­ri­e­da­des fo­ram tan­tas que foi ne­ces­sá­rio Noé cons­tru­ir uma ar­ca pa­ra po­der fu­gir do lon­go di­lú­vio que caiu so­bre a Ter­ra. Após es­se epi­só­dio, um dos fi­lhos de Noé, Abrão, que mais tar­de se cha­ma­ria Abra­ão te­ve um pac­to com Deus e de­le sur­giu a na­ção de Is­ra­el. Is­ra­el foi o po­vo es­co­lhi­do por Deus. Deus que­ria atra­vés des­se po­vo en­si­nar os man­da­men­tos e leis que os ho­mens de­ve­ri­am (de­vem) se­guir e mos­trar as na­ções o seu po­der. En­tre­tan­to no ca­mi­nho des­te pro­je­to, o po­vo re­jei­tou a Deus e a seus en­si­na­men­tos. Deus mos­trou o ca­mi­nho a ser se­gui­do, po­rém o po­vo não acei­tou, pois co­mo di­to, o po­vo era cons­ti­tu­í­do de pes­so­as ar­ro­gan­tes, or­gu­lho­sas, ga­nan­cio­sas e não que­ri­am jus­ti­ça, eram pes­so­as más. Deus en­tão aban­do­nou o po­vo e atra­vés de pro­fe­tas foi aler­tan­do so­bre o que es­ta­ria por vir e anun­ciou aque­le que se­rá a por­ta pa­ra o Rei­no do Céu, anun­ciou a vin­da de Je­sus Cris­to, fi­lho de Deus, pa­ra que to­do aque­le que acre­di­tar ne­le e guar­dar as su­as pa­la­vras re­ce­ba a vi­da eter­na em um No­vo Mun­do, di­fe­ren­te des­te em que vi­ve­mos ago­ra. Em re­su­mo, es­sa é a his­tó­ria.

Pa­ra me­lhor en­ten­der a his­tó­ria é pre­ci­so ler ca­da pas­so e ca­da si­tu­a­ção. Ci­ta­re­mos en­tão al­gu­mas pas­sa­gens: Deus atra­vés de Moi­sés li­ber­tou o po­vo de Is­ra­el da es­cra­vi­dão no Egi­to. O po­vo mar­chou até um mon­te, cha­ma­do de mon­te Si­nai, mas nes­te ca­mi­nho so­fre­ram al­gu­mas pro­va­ções, co­mo no mo­men­to em que o po­vo se viu en­cur­ra­la­do en­tre o mar e os sol­da­dos do Egi­to, que que­ri­am no­va­men­te es­cra­vi­zar o po­vo de Is­ra­el. Moi­sés en­tão le­van­tou os bra­ços e o mar se di­vi­diu em dois e o po­vo con­se­guiu pas­sar pe­lo mar até che­gar ao ou­tro la­do. De­pois o po­vo acam­pou per­to do Mon­te Si­nai on­de Moi­sés su­biu e fi­cou qua­ren­ta di­as e qua­ren­ta noi­tes. Foi ali que Moi­sés re­ce­beu as tá­bu­as da Lei. Não se tra­ta­va ape­nas de dez man­da­men­tos co­mo a Igre­ja ale­ga, se tra­ta­va de mui­tos ou­tros man­da­men­tos e to­dos fo­ram es­cri­tos nas du­as tá­bu­as, de um la­do e do ou­tro la­do das tá­bu­as. Moi­sés des­ceu o mon­te e en­con­trou o po­vo co­me­ten­do pro­fa­na­ções e he­re­si­as, ido­la­tran­do um be­zer­ro de ou­ro. Es­te é ape­nas um dos vá­rios epi­só­di­os que en­vol­ve­ram Deus e o po­vo de Is­ra­el. Com es­ta ati­tu­de o po­vo de Is­ra­el mos­tra­va um to­tal des­res­pei­to com aque­le que lhes ti­rou do Egi­to. Pois foi Deus Ja­vé quem ti­rou o po­vo da es­cra­vi­dão do Egi­to e o po­vo ago­ra fa­zia fes­ta pa­ra uma es­ta­tua em for­ma de be­zer­ro, que não fa­la e nem ou­ve.

Os man­da­men­tos de Deus são per­fei­tos, e mos­tram co­mo as pes­so­as de­vem pro­ce­der pa­ra que não pre­ju­di­quem o seu pró­xi­mo e amem a Deus aci­ma de to­das as coi­sas. Fa­vor ler to­da a lei, que se en­con­tra no li­vro do Êxo­do, do Le­ví­ti­co e do Deu­te­ro­nô­mio, o tex­to abai­xo é ape­nas uma ex­pla­na­ção. Ve­ja­mos, pe­la or­dem em que Deus es­cre­veu: Não te­rás ou­tros deu­ses di­an­te de mim. Não fa­rás pa­ra ti ima­gem de es­cul­tu­ra, nem al­gu­ma se­me­lhan­ça do que há em ci­ma nos céus, nem em bai­xo na ter­ra, nem nas águas de­bai­xo da ter­ra. Não te en­cur­va­rás a elas nem as ser­vi­rás. Deus com es­te man­da­men­to mos­tra ao po­vo que de­vem amar a Deus aci­ma de to­das as coi­sas. Mas se o po­vo ele­ge ou­tros deu­ses, o po­vo co­lo­ca o ver­da­dei­ro Deus em se­gun­do pla­no. Se vo­cê co­lo­ca o di­nhei­ro em pri­mei­ro lu­gar, por exem­plo, vo­cê não es­ta aman­do Deus, mas as ri­que­zas ma­te­ri­ais. Não to­ma­rás o no­me do Se­nhor teu Deus em vão; por­que o Se­nhor não te­rá por ino­cen­te o que to­mar o seu no­me em vão. Deus não gos­ta de quem usa o no­me de­le em vão, pois seu no­me é sa­gra­do. Lem­bra-te do dia do sá­ba­do, pa­ra o san­ti­fi­car. Seis di­as tra­ba­lha­rás, e fa­rás to­da a tua obra. Mas o sé­ti­mo dia é o sá­ba­do do Se­nhor teu Deus; não fa­rás ne­nhu­ma obra, nem tu, nem teu fi­lho, nem tua fi­lha, nem o teu ser­vo, nem a tua ser­va, nem o teu ani­mal, nem o teu es­tran­gei­ro, que es­tá den­tro das tu­as por­tas. Por­que em seis di­as fez o Se­nhor os céus e a ter­ra, o mar e tu­do que ne­les há, e ao sé­ti­mo dia des­can­sou; por­tan­to aben­ço­ou o Se­nhor o dia do sá­ba­do, e o san­ti­fi­cou. Deus co­lo­cou o sá­ba­do co­mo dia de des­can­so e pa­ra que as pes­so­as se reú­nam em ora­ção. Ho­je em dia as pes­so­as tra­ba­lham to­dos os di­as, não res­pei­tam o dia san­to de sá­ba­do. Não oram. Não se lem­bram de Deus. Hon­rar pai e mãe. Seus pa­is co­lo­ca­ram vo­cê no mun­do, res­pei­to é o mí­ni­mo que vo­cê po­de dar, en­tre­tan­to ve­jo fi­lhos de­bo­cha­rem dos pa­is com cer­ta fre­quên­cia. Não ma­tar. Es­se man­da­men­to con­de­na o exer­cí­cio ar­bi­trá­rio das pró­pri­as ra­zões. Não se de­ve ma­tar em hi­pó­te­se al­gu­ma. Não co­me­te­rás adul­té­rio. Es­te man­da­men­to é um dos mais trans­gre­di­dos. No mun­do atu­al nem se fa­la. Quan­do vo­cê ca­sa com al­guém, vo­cê as­su­me um com­pro­mis­so de fi­de­li­da­de e res­pei­to. En­tre­tan­to se a pes­soa “pu­la a cer­ca”, se as­su­me um re­la­ci­o­na­men­to ex­tra con­ju­gal, ela es­ta des­res­pei­tan­do a pes­soa com quem se cas­ou. Em mui­tos ca­sos a re­la­ção ex­tra con­ju­gal se tor­na a prin­ci­pal e aí te­mos uma que­bra de fi­de­li­da­de, com­pro­mis­so e res­pei­to pa­ra com quem a pes­soa cas­ou pri­mei­ra­men­te. É um ato in­fi­el. Se a pes­soa se­pa­ra da ou­tra e ca­sa com uma se­gun­da, ela tam­bém que­brou seu pac­to de amor e fi­de­li­da­de. O que Deus uniu, nin­guém se­pa­re. Ho­je ve­mos tan­tas se­pa­ra­ções, tan­ta fal­ta de com­pro­mis­so com o ser hu­ma­no. As pes­so­as ca­sam e de­vem se am­pa­rar uma a ou­tra na sa­ú­de, na do­en­ça, na po­bre­za e na ri­que­za. Por­que o ca­sa­men­to só va­le quan­do a pes­soa es­ta bem? Que ego­ís­mo é es­se? As pes­so­as tem vir­tu­des e de­fei­tos, nin­guém é per­fei­to. On­de fi­ca a to­le­rân­cia? A com­pre­en­são? Ou­tro de­ta­lhe é que no ca­sa­men­to, adul­té­rio não é só ca­sar com ou­tra pes­soa. Se vo­cê de­se­ja ou­tra pes­soa, se aque­la ou­tra pes­soa não sai da sua ca­be­ça, ain­da que vo­cê não se se­pa­re, vo­cê es­ta­rá co­me­ten­do adul­té­rio. Por­que que­ren­do ou não vo­cê es­ta­rá tro­can­do uma coi­sa pe­la ou­tra. Não rou­bar. Es­se man­da­men­to mos­tra que as pes­so­as não de­vem se apro­pri­ar do que não lhes per­ten­ce. Não é jus­to vo­cê com­prar um car­ro com o di­nhei­ro do seu tra­ba­lho e al­guém se apo­de­rar de­le, sem pa­gar por is­so. Não é jus­to a pes­soa se en­ri­que­cer as su­as cus­tas. Não le­van­tar fal­so tes­te­mu­nho. Vo­cê quer uma in­jus­ti­ça co­mo acu­sar al­guém de al­go que ele não fez? Ou de di­zer que al­guém não fez al­go que fez de fa­to? Pois é, se vo­cê faz is­so vo­cê pas­sa a ser cúm­pli­ce de um cri­me, um er­ro, uma in­jus­ti­ça. Não co­bi­ça­rás a ca­sa do teu pró­xi­mo, não co­bi­ça­rás a mu­lher do teu pró­xi­mo, nem o seu ser­vo, nem a sua ser­va, nem o seu boi, nem o seu ju­men­to, nem coi­sa al­gu­ma do teu pró­xi­mo. Se vo­cê co­bi­ça as coi­sas do seu pró­xi­mo, mui­to pro­va­vel­men­te irá fa­zer al­go pa­ra ob­tê-las, ou sen­ti­rá in­ve­ja e is­so irá re­fle­tir em su­as ações, em seu âni­mo.

De­pois Deus ain­da ci­ta vá­rios ou­tros man­da­men­tos que são en­con­tra­dos em Êxo­do, Le­ví­ti­co e Deu­te­ro­nô­mio. Ci­to al­guns de­les, co­mo por exem­plo: Se em­pres­ta­res di­nhei­ro a al­guém do meu po­vo, ao po­bre que es­tá con­ti­go, não lhe se­rás co­mo um cre­dor: não lhe exi­gi­rás ju­ros (Êxo­do 22:25) Deus mos­tra que não é cer­to ga­nhar di­nhei­ro em ci­ma das pes­so­as mais ne­ces­si­ta­das, nem em ci­ma do po­vo de um mo­do ge­ral. Ou­tro: Não se­reis in­jus­tos em vos­sos ju­í­zos: não fa­vo­re­ce­rás o po­bre nem te­rás com­pla­cên­cia com o gran­de; mas se­gun­do a jus­ti­ça jul­ga­rás o teu pró­xi­mo (Le­ví­ti­co 19:15). Deus mos­tra que o ho­mem de­ve ser jus­to, não de­ve ma­ni­pu­lar os fa­tos em fa­vor de al­guém, pa­ra be­ne­fi­ci­ar al­guém e pre­ju­di­car ou­tro, se­ja ele ri­co, po­bre, ami­go, en­te­a­do, pa­ren­te ou o que se­ja. Ou­tro: Não acei­ta­rás pre­sen­tes, por­que os pre­sen­tes ce­gam aque­les que vê­em cla­ro, e per­dem as cau­sas jus­tas (Êxo­do 23:8). Es­se man­da­men­to é um com­ple­men­to do an­te­ri­or, quem acei­ta su­bor­no ou pre­sen­tes pro­va­vel­men­te irá, de al­gu­ma for­ma, be­ne­fi­ci­ar o re­me­ten­te e is­so não se­ria jus­to. Ou­tro: Não co­me­te­reis in­jus­ti­ça nos ju­í­zos, nem na va­ra, nem no pe­so, nem na me­di­da. Te­reis ba­lan­ças jus­tas, pe­sos jus­tos, um efá jus­to e um hin jus­to (Le­ví­ti­co 19:35-36).  Al­guns co­mer­cian­tes adul­te­ram as ba­lan­ças pa­ra co­brar mais ca­ro de al­guns cli­en­tes. Ou­tro: Não mal­tra­ta­rás o es­tran­gei­ro e não o opri­mi­rás, por­que fos­te es­tran­gei­ro no Egi­to. Não pre­ju­di­ca­reis a vi­ú­va e o ór­fão.

Se os pre­ju­di­car­des, eles cla­ma­rão a mim e eu os ou­vi­rei; e mi­nha có­le­ra se in­fla­ma­rá e vos fa­rei pe­re­cer pe­la es­pa­da; vos­sas mu­lhe­res fi­ca­rão vi­ú­vas e vos­sos fi­lhos, ór­fã­os (Êxo­do 22: 21-24) Es­sas pes­so­as ci­ta­das nor­mal­men­te são pes­so­as mais vul­ne­rá­veis aos pro­ble­mas so­ci­ais, por is­so o man­da­men­to. A ideia é que es­sas pes­so­as não fi­quem de­sam­pa­ra­das em um mo­men­to de in­for­tú­nio. Ou­tro: Não se­gui­rás o mau exem­plo da mul­ti­dão. Não de­po­rás num pro­ces­so, me­ten­do-te do la­do da mai­o­ria de ma­nei­ra a per­ver­ter a jus­ti­ça (Êxo­do 23:2). As pes­so­as não de­vem ser cúm­pli­ces no pe­ca­do. Ou­tro: Ab­stém-te de to­da pa­la­vra men­ti­ro­sa. Não ma­ta­rás o ino­cen­te e o jus­to, por­que não ab­sol­ve­rei o cul­pa­do. (Êxo­do 23:7). Ou­tro: Se um fo­go se acen­der, alas­trar-se pe­los es­pi­nhei­ros e con­su­mir o tri­go en­fei­xa­do ou de pé, ou en­tão to­do o cam­po, o au­tor do in­cên­dio in­de­ni­za­rá (os da­nos) (Êxo­do 22:6). Es­se é um dos man­da­men­tos que fa­lam de res­ti­tu­i­ção ou in­de­ni­za­ção. Ou­tro: Du­ran­te seis anos, se­me­a­rás a ter­ra e re­co­lhe­rás o pro­du­to. Mas, no sé­ti­mo ano, a dei­xa­rás re­pou­sar em al­quei­ve; os po­bres de teu po­vo co­me­rão o seu pro­du­to, e os ani­mais sel­va­gens co­me­rão o res­to. Fa­rás o mes­mo com a tua vi­nha e o teu oli­val (Êxo­do 23:10-11). Es­se man­da­men­to é pa­re­ci­do com o man­da­men­to de guar­dar o Sá­ba­do, só que nes­se ca­so se re­fe­re a plan­ta­ção. Ou­tro: Se al­gum, cha­ma­do co­mo tes­te­mu­nha, após ter ou­vi­do a ad­ju­ra­ção do ju­iz, pe­ca por não de­cla­rar o que viu ou o que sou­be, le­va­rá o pe­so de sua fal­ta (Le­ví­ti­co 5:1). Nes­se man­da­men­to Deus aler­ta mais uma vez que não se de­ve ser cum­pli­ce no pe­ca­do e que se de­ve di­zer a ver­da­de sem­pre. Ou­tro: Em Le­ví­ti­co 11, há uma lis­ta de ali­men­tos que não se po­de co­mer. Ou­tro: Não te dei­ta­rás com um ho­mem, co­mo se fos­se mu­lher: is­so é uma abo­mi­na­ção (Le­ví­ti­co 18:22). Es­se man­da­men­to con­de­na o ho­mos­se­xu­a­lis­mo. Ou­tro: Não odi­a­rás o teu ir­mão no teu co­ra­ção. Re­pre­en­de­rás o teu pró­xi­mo pa­ra que não in­cor­ras em pe­ca­do por sua cau­sa (Le­ví­ti­co 19:17). Se vo­cê vê que seu ir­mão es­ta pe­can­do de­ve re­pre­en­dê-lo. Ou­tro: Não pros­ti­tu­as tua fi­lha, pa­ra que a ter­ra não se en­tre­gue à pros­ti­tu­i­ção e não se en­cha de cri­mes. Pros­ti­tu­i­ção é pe­ca­do. Ou­tro: Em Deu­te­ro­nô­mio 13, é en­si­na­do que não de­ve­mos nos dei­xar ser in­flu­en­cia­dos pa­ra o pe­ca­do pe­los fa­mi­lia­res. Ou­tro: De se­te em se­te anos fa­rás a re­mis­são. Eis no que ela con­sis­ti­rá: to­do cre­dor re­mi­ti­rá o em­prés­ti­mo que ti­ver fei­to ao seu pró­xi­mo. Não exer­ce­rá con­tra o seu pró­xi­mo ou con­tra o seu ir­mão opres­são al­gu­ma quan­do for pu­bli­ca­da a re­mis­são em hon­ra do Se­nhor. Po­de­rás obri­gar ao es­tran­gei­ro; mas quan­to às dí­vi­das de teu ir­mão, fa­rás re­mis­são (Deu­te­ro­nô­mio 15: 1-3). Nes­se man­da­men­to Deus fa­la que a ca­da 7 anos to­das as dí­vi­das de­ve­rão ser per­do­a­das, ex­ce­to as dí­vi­das com o pa­ís es­tran­gei­ro. Ou­tro: Quan­do cons­tru­í­res uma ca­sa no­va, fa­rás uma ba­la­us­tra­da em vol­ta do te­to, pa­ra que não se der­ra­me san­gue so­bre a tua ca­sa, se vi­es­se al­guém a ca­ir lá de ci­ma (Deu­te­ro­nô­mio 22:8). Es­se man­da­men­to fa­la da im­por­tân­cia de se co­lo­car pa­ra­pei­tos e sis­te­mas de se­gu­ran­ça pa­ra pro­te­ger as pes­so­as de aci­den­tes ca­sei­ros.

Co­mo vo­cê po­de ver, Deus que­ria jus­ti­ça e amor en­tre as pes­so­as quan­do en­tre­gou os man­da­men­tos pa­ra Moi­sés no Mon­te Si­nai. En­tre­tan­to o po­vo se re­be­la­va ca­da vez mais, pois ser­viam aos in­te­res­ses mun­da­nos e es­que­ci­am de Deus e seus man­da­men­tos.

 

(Da­ni­el de Me­lo Cos­ta, 38 anos, ser­vi­dor pú­bli­co)

 


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