Opinião

Já vivemos uma educação do futuro. Está preparado?

Diário da Manhã

Publicado em 29 de setembro de 2018 às 04:34 | Atualizado há 7 anos

As mu­dan­ças na edu­ca­ção tra­zem de­sa­fi­os di­á­rios pa­ra as es­co­las, que bus­cam cons­tan­te­men­te por ex­ce­lên­cia no pro­ces­so de apren­di­za­gem, já que o com­por­ta­men­to dos alu­nos pa­ra a trans­for­ma­ção di­gi­tal é uma re­a­li­da­de, além da pre­o­cu­pa­ção dos pa­is com o fu­tu­ro pro­fis­si­o­nal de seus fi­lhos. Di­an­te des­se con­tex­to, é es­sen­cial que se man­te­nha a com­pe­ti­ti­vi­da­de en­tre as ins­ti­tu­i­ções: ofe­re­cer aos es­tu­dan­tes uma edu­ca­ção ca­paz de atri­bu­ir o con­ta­to com as prá­ti­cas do dia a dia, a ca­pa­ci­da­de de de­sen­vol­vi­men­to e o com­pro­mis­so com a ci­da­da­nia, o que não é mis­são fá­cil.

A li­de­ran­ça des­se mer­ca­do fi­ca com quem sou­ber ino­var e an­te­ci­par as ten­dên­cias na edu­ca­ção. A pla­ta­for­ma Edu­ca­cross, da Co­ne­xia Edu­ca­ção – Gru­po SEB, é um exem­plo de ino­va­ção com mais de 20 mi­lhões de de­sa­fi­os já re­a­li­za­dos. Uma ava­li­a­ção anual fei­ta nas es­co­las que uti­li­zam jo­gos di­gi­tais de ma­te­má­ti­ca e de In­te­li­gên­cia Ar­ti­fi­cial mos­tra que o de­sem­pe­nho das ava­li­a­ções ex­ter­nas me­lho­rou, no pri­mei­ro ano, mais de 20%.

A trans­for­ma­ção di­gi­tal vem mo­di­fi­can­do a for­ma co­mo as pes­so­as con­so­mem e se re­la­ci­o­nam, e is­so não é di­fe­ren­te no am­bi­en­te edu­ca­cio­nal. As­su­mi­mos o pa­pel de aju­dar as es­co­las na trans­for­ma­ção da edu­ca­ção for­mal, pa­ra um en­si­no mais par­ti­ci­pa­ti­vo, afi­nal o alu­no já mu­dou pa­ra va­ler, e o pro­fes­sor pre­ci­sa mu­dar e es­tar dis­pos­to a apren­der.

A apren­di­za­gem au­tên­ti­ca já é uma ne­ces­si­da­de e a flu­ên­cia no mun­do é mais do que ape­nas apren­der co­mo usar a tec­no­lo­gia, e sim, sa­ber co­mo em­pre­gá-la no pro­ces­so de en­si­no e apren­di­za­gem.

Pa­ra que ha­ja o in­cen­ti­vo das no­vas tec­no­lo­gi­as nes­se pro­ces­so é pre­ci­so com­pre­en­der o uso das ino­va­do­ras for­mas de in­te­ra­ção e apren­di­za­gem pa­ra a cons­tru­ção de um am­bi­en­te de en­si­no cri­a­ti­vo e res­pon­sá­vel. É pre­ci­so mu­dar o for­ma­to de sa­la de au­la ex­po­si­ti­vo, pa­ra um tra­ba­lho com pro­je­tos, pa­ra que os alu­nos pos­sam ser de­sa­fi­a­dos a re­sol­ver pro­ble­mas de for­ma con­tex­tu­a­li­za­da, in­ter­dis­ci­pli­nar e co­la­bo­ra­ti­va­men­te.

A no­va edu­ca­ção traz um apren­di­za­do no que, pa­ra o alu­no, tor­na-se tan­gí­vel. Es­se pro­ces­so de en­si­no e apren­di­za­gem pas­sa por qua­tro pi­la­res: co­la­bo­ra­ção, di­gi­tal, em­pre­en­de­do­ris­mo e sus­ten­ta­bi­li­da­de, fa­zen­do com que o alu­no es­te­ja en­ga­ja­do de for­ma mais es­pon­tâ­nea na­qui­lo que o mo­ti­va. Pa­ra os pro­fes­so­res, o se­gre­do é te­rem men­tes aber­tas pa­ra as mu­dan­ças, que já co­me­ça­ram.

A no­va re­a­li­da­de da edu­ca­ção nas­ce de um mun­do co­la­bo­ra­ti­vo e a mu­dan­ça es­tá cla­ra, so­bre­tu­do no pro­ta­go­nis­mo do alu­no em sa­la de au­la, que ho­je em dia tem ou­tro tem­po e ou­tro ní­vel de exi­gên­cia. E o pro­fis­si­o­nal de edu­ca­ção, mais uma vez, pre­ci­sa es­tar pre­pa­ra­do pa­ra as de­man­das des­ses tem­pos. Por aqui, es­ta­mos in­ves­tin­do em so­lu­ções pa­ra con­tri­bu­ir com es­se de­sa­fio e vo­cês, es­tão pron­tos?

 

(Tha­mi­la Za­her, di­re­to­ra-exe­cu­ti­va do Gru­po SEB)


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