Opinião

Jesus Cristo e suas amadas e amorosas discípulas

Redação DM

Publicado em 28 de março de 2018 às 23:36 | Atualizado há 7 anos

É sa­bi­do que Je­sus, fru­to de su­bli­ma­da con­cep­ção bi­o­plás­mi­ca ge­nu­i­na­men­te hu­ma­na, atra­vés de au­ras es­pi­ri­tua­is, foi o pro­tó­ti­po de uma no­va hu­ma­ni­da­de: o Fi­lho do Ho­mem, ge­ra­do e não fei­to, co­mo ele mes­mo se re­fe­riu a si inú­me­ras ve­zes, que en­car­nou o Cris­to di­vi­no, em glo­ri­o­sa vin­da ao pla­ne­ta.

Sen­do per­fei­to do­mi­na­dor dos ins­tin­tos, sem re­cal­cá-los, não ex­pe­ri­men­tou as pai­xões con­fun­di­das co­mo amor pe­los pe­ca­do­res ter­res­tres, mas com mui­ta com­pre­en­são e afe­tuo­sa­men­te se re­la­ci­o­na­va com um gran­de nú­me­ro de mu­lhe­res, sem qual­quer in­te­res­se de pos­se, daí a enor­me ad­mi­ra­ção que elas lhe de­vo­ta­vam, nu­ma épo­ca em que eram con­si­de­ra­das me­ras coi­sas a se­rem pos­su­í­das.

Ma­ria de Mag­da­la, ti­da, sem qual­quer com­pro­va­ção his­tó­ri­ca, so­bre­tu­do nos es­cri­tos evan­gé­li­cos, co­mo uma pe­ca­do­ra, tal­vez só por não se ter sub­me­ti­do aos pa­drões da épo­ca, foi uma des­sas mu­lhe­res. Tal con­cei­to po­de ter-se ori­gi­na­do por sim­ples con­fu­são, só por­que, lo­go de­pois de Lu­cas (C.7, vv.36/39) ter nar­ra­do o epi­só­dio da pe­ca­do­ra que la­vou e en­xu­gou os pés de Je­sus, num jan­tar em ca­sa do fa­ri­seu Si­mão, pas­sou a his­to­riar (ca­pi­tu­lo 8º) o en­con­tro do Mes­tre com vá­ri­as mu­lhe­res, en­tre as qua­is: Su­sa­na, Jo­a­na de Cu­sa e a cha­ma­da Ma­da­le­na, que foi por ele li­be­ra­da do as­sé­dio de es­pí­ri­tos ob­ses­so­res. (Fe­nô­me­no da ob­ses­são tão bem ex­pli­ca­do pe­la dou­tri­na es­pí­ri­ta nas obras bá­si­cas de Alan Kar­dec).

No re­fe­ri­do jan­tar, al­guns dis­cí­pu­los fo­ram re­pre­en­di­dos, en­tre os qua­is Ju­das Is­ca­ri­ot, ti­do co­mo de­so­nes­to por Jo­ão, na guar­da de va­lo­res da co­mu­ni­da­de (cor­rup­ção é an­ti­ga), por te­rem di­to que o di­nhei­ro gas­to com per­fu­me na ce­ri­mô­nia mui­to bem po­de­ria ter si­do do­a­do aos po­bres. Je­sus lhes dis­se: “Po­bres sem­pre te­reis con­vos­co, a mim, que fui un­gi­do pa­ra o fi­nal de es­ta­da na Ter­ra, nem sem­pre po­de­reis ter mi­nha pre­sen­ça aqui”.

Tais fa­tos acon­te­ci­dos bem an­tes do su­plí­cio do cal­vá­rio na­da têm a ver um com o ou­tro e mui­to me­nos com a un­ção e la­va-pés ocor­ri­dos pró­xi­mo ao dia da pás­coa, em Be­tâ­nia, nu­ma ceia em ca­sa de Si­mão, o le­pro­so, (Jo­ão 12.1a 8, Ma­teus, 26.6 – 12 e Mar­cos, 14, 3-9), que não é o mes­mo Si­mão an­te­rior­men­te re­fe­ri­do, on­de a fi­gu­ra cen­tral é Ma­ria, ir­mã de Mar­ta e de Lá­za­ro, res­sus­ci­ta­do por Je­sus.

Não vis­lum­bro fun­da­men­to al­gum na hi­pó­te­se de ser Ma­da­le­na a adúl­te­ra sal­va por Je­sus de la­pi­da­ção em dra­co­nia­no jul­ga­men­to, que, ha­bi­tu­al­men­te, só con­de­na­va as mu­lhe­res, em­bo­ra a ti­râ­ni­ca lei tam­bém in­cri­mi­nas­se o ho­mem pra­ti­can­te de adul­té­rio (Le­ví­ti­co 20, v. 10 e Deu­te­ro­nô­mio, 22, vv. 23-24).

Em­bo­ra ha­ja uma ar­ra­i­ga­da tra­di­ção das pri­mi­ti­vas hos­tes ca­tó­li­cas, até mes­mo men­ci­o­na­da pe­lo emi­nen­te fi­ló­so­fo, ci­en­tis­ta e gran­de pen­sa­dor cris­tão Hu­ber­to Rohden, de quem ti­ve a hon­ra de ser alu­no, se­gun­do a qual Ma­ria Ma­da­le­na e Ma­ria Be­tâ­nia se­jam a mes­ma pes­soa, ou­so dis­cor­dar de tal pon­to de vis­ta.

Não im­por­ta que a pri­mei­ra te­nha si­do im­pin­gi­da de me­re­triz, pe­ca­do­ra, Je­sus não dis­cri­mi­na­va nin­guém e am­bas fo­ram igual­men­te acei­tas co­mo dis­cí­pu­las. Ma­da­le­na, ori­un­da de Mag­da­la, al­deia si­tu­a­da na Ga­li­leia, foi quem re­cep­cio­nou o Mes­tre lo­go de­pois da res­sur­rei­ção, ou me­lhor, re­to­ma­da de seu cor­po imor­tal, que ele ape­nas per­mi­tiu fi­cas­se iner­te por al­gu­mas ho­ras, por­quan­to já ha­via di­to: “Nin­guém me ti­ra a vi­da”. E co­mo se­nhor ab­so­lu­to des­ta, tan­to no pla­no fí­si­co co­mo no es­pi­ri­tual, ele a doa e a re­to­ma quan­do quer (Jo­ão, 10, vv.17-18).

So­bre a mu­lher cha­ma­da Ve­ró­ni­ca, no­me gre­go que sig­ni­fi­ca verdadeira imagem, da qual na­da se sa­be, pre­fi­ro tran­scre­ver um be­lo po­e­ma da au­to­ria do sa­u­do­so Pe.  Amé­ri­co String­hi­ni, mis­si­o­ná­rio re­den­to­ris­ta vin­do do Es­ta­do de São Pau­lo que fez his­tó­ria em Go­i­ás, co­mo fun­da­dor e cons­tru­tor da ca­pe­la e pos­te­ri­or pa­ró­quia de N.S. Apa­re­ci­da, no bair­ro de Cam­pi­nas, po­e­ta, gran­de mú­si­co, cri­a­dor de ban­da de mú­si­ca e de co­ra­is, e au­xi­li­ar das pri­mei­ras ati­vi­da­des pas­to­ra­is do bis­po D. Ju­ve­nal Ro­riz, na Pre­la­zia de Ru­bia­ta­ba.

 

Ve­rô­ni­ca (Es­pe­lho de Mu­lher)

Já faz dois mil anos

Que apa­re­ceu es­te no­me, Es­te no­me de mu­lher…

É no­me ou um mo­men­to

De um gran­de acon­te­ci­men­to De uma gran­de mu­lher? …

Foi no ca­mi­nho da cruz, Na mor­te do bom Je­sus, Que tu­do is­so se deu… E es­te fa­to cri­ou

O no­me de uma mu­lher

De quem nun­ca an­tes se fa­la­va. Não se sa­be de on­de vi­e­ra

E co­mo ali apa­re­ce­ra. Aque­la mu­lher sin­ce­ra Que acom­pa­nha­ra Je­sus No ca­mi­nho do Cal­vá­rio.

Quem se­rá? De on­de ela vem? Quem lhe deu tan­ta co­ra­gem, Tan­to amor e.com­pai­xão.

Pra en­fren­tar, com de­no­do, Aque­la tur­ba sel­va­gem, Cheia de ódio e pai­xão.

Tal­vez mui­tas das pes­so­as Que acla­ma­ram Je­sus Cris­to En­tran­do em Je­ru­sa­lém Es­ta­ri­am  ali tam­bém.

O po­vo é uma gran­de mas­sa Que o po­der ba­te e amas­sa. E o po­vo as­sim di­ri­gi­do

Pe­la for­ça do po­der Mu­da seus sen­ti­men­tos

Co­mo mu­da a fo­lha o ven­to. Não sa­be aqui­lo que quer

Co­mo o co­ra­ção de uma mu­lher

 

Ah! Co­mo são os ho­mens! Chei­os de in­gra­ti­dão…

Es­que­cem tão de­pres­sa

De quem, em seus in­for­tú­nios, Lhes sou­be es­ten­der a mão. Es­ta mu­lher sem no­me,

A quem cha­ma­mos Ve­rô­ni­ca, Cer­ta­men­te re­pre­sen­ta

A mu­lher do mun­do in­tei­ro. Não im­por­ta o que ela se­ja, Ino­cen­te ou pe­ca­do­ra,

Ela traz sem­pre na al­ma Uma for­ça re­den­to­ra.

E es­sa mu­lher sem no­me Não te­me a bru­ta­li­da­de

Dos al­go­zes, dos sol­da­dos … Não se im­por­ta com os gri­tos E in­sul­tos da mul­ti­dão …

Nin­guém se­gu­ra os im­pul­sos Do seu gran­de co­ra­ção!. ..

No meio da tur­ba in­sa­na Ela avan­ça sem te­mor!

E pá­ra di­an­te do Cris­to Com res­pei­to e amor…

E de­pois … com no­bre sen­ti­men­to Re­ti­ra seu be­lo véu

E en­xu­ga de Cris­to a fa­ce, Que, gra­to, nes­se mo­men­to De tan­ta dor e so­fri­men­to Dei­xa es­tam­par no véu

A ima­gem do ros­to seu… Foi a pri­mei­ra fo­to,

Im­pres­sa em go­tas de san­gue, Do ros­to do Fi­lho – de – Deus.

 

(Vi­val­do Jor­ge de Araú­jo, ex-pro­fes­sor de His­tó­ria e Lín­gua Por­tu­gue­sa do Lyceu de Go­i­â­nia, es­cri­tor e pro­cu­ra­dor de Jus­ti­ça apo­sen­ta­do do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co go­i­a­no)

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