Opinião

Jesus e a incredulidade dos judeus

Diário da Manhã

Publicado em 20 de janeiro de 2018 às 23:32 | Atualizado há 7 anos

Em­bo­ra ti­ves­se re­a­li­za­do tan­tos si­nais di­an­te de­les, não cre­ram ne­le, pa­ra que se cum­pris­se a pa­la­vra di­ta pe­lo pro­fe­ta Isaí­as:

“Se­nhor, quem acre­di­tou na­qui­lo que ou­viu de nós? E a quem foi re­ve­la­do o bra­ço do Se­nhor?”

Eles não po­di­am crer, por­que Isaí­as dis­se ain­da: “Ce­gou-lhes os olhos e en­du­re­ceu-lhes o co­ra­ção, pa­ra que não ve­jam com os olhos nem com­pre­en­dam com o co­ra­ção, nem se con­ver­tam e eu os cu­re”.

Isaí­as dis­se is­to por­que con­tem­plou a sua gló­ria e fa­lou a res­pei­to de­le.

Con­tu­do, até mui­tos dos che­fes cre­ram ne­le, mas, por cau­sa dos fa­ri­seus, não o con­fes­sa­vam, pa­ra não se­rem ex­pul­sos da si­na­go­ga, por­que ama­ram mais a gló­ria dos ho­mens do que a de Deus.

(Evan­ge­lho de Jo­ão, cap. 12, vv. 37 a 43).

 

A fé cor­res­pon­de ao ní­vel de evo­lu­ção es­pi­ri­tual do in­di­ví­duo e não so­men­te às evi­dên­cias da ver­da­de. Os ad­ver­sá­rios do Cris­to não aban­do­na­ri­am as su­as con­ve­niên­cias ma­te­ri­ais en­quan­to es­ti­ves­sem es­cra­vi­za­dos ao or­gu­lho e ao ego­ís­mo.

Em to­dos os tem­pos, gê­ni­os, san­tos e he­róis do bem so­fre­ram e ain­da so­frem per­se­gui­ções, zom­ba­ri­as, dis­sa­bo­res e até mar­tí­rios pro­ve­ni­en­tes do de­sa­mor e da ig­no­rân­cia dos ad­ver­sá­rios do Bem e do Pro­gres­so. Ve­ja­mos a se­guir al­guns dos mui­tos exem­plos.

Os pro­fe­tas bí­bli­cos fo­ram per­se­gui­dos por se man­te­rem fi­eis à Von­ta­de de Deus.

Moi­sés so­freu a in­gra­ti­dão e agres­sões dos he­breus li­ber­ta­dos por ele da es­cra­vi­dão no Egi­to.

O pro­fe­ta Eli­as foi per­se­gui­do por­que com­ba­teu o cul­to a um deus pa­gão fe­ní­cio.

Mui­tos es­sê­ni­os fo­ram cen­su­ra­dos por te­rem se afas­ta­do do ju­daís­mo e, pos­te­rior­men­te, por se con­ver­te­rem ao Cris­tia­nis­mo.

Noé foi ri­di­cu­la­ri­za­do por seus con­tem­po­râ­ne­os e, en­quan­to cons­tru­ía a ar­ca, so­men­te sua fa­mí­lia lhe deu cré­di­to.

Jo­ão Ba­tis­ta foi per­se­gui­do, pre­so e de­ca­pi­ta­do.

Ma­ria de Na­za­ré sen­tiu a mai­or das do­res ao ver o seu ama­do fi­lho e ado­ra­do Mes­si­as pre­so a uma cruz.

Os após­to­los de Je­sus fo­ram per­se­gui­dos até a mor­te, com ex­ce­ção de Jo­ão que bus­cou o exí­lio em Éfe­so pa­ra evi­tar o mar­tí­rio.

Al­lan Kar­dec, o co­di­fi­ca­dor do Es­pi­ri­tis­mo, foi per­se­gui­do, di­fa­ma­do, in­ju­ri­a­do e até des­pre­za­do co­mo edu­ca­dor de­vi­do ao seu tra­ba­lho de or­ga­ni­za­ção da Dou­tri­na dos Es­pí­ri­tos.

Pi­tá­go­ras foi per­se­gui­do inú­me­ras ve­zes até ser pre­so e con­de­na­do à mor­te.

Só­cra­tes foi con­de­na­do à mor­te acu­sa­do in­jus­ta­men­te de cor­rom­per a ju­ven­tu­de ate­ni­en­se com a sua fi­lo­so­fia.

Tha­les de Mi­le­to so­freu zom­ba­ri­as por não va­lo­ri­zar as coi­sas ma­te­ri­ais.

Sid­dar­tha Gau­ta­ma, o Bu­da, re­nun­ciou as hon­ra­ri­as ter­re­nas, rom­pen­do tra­di­ções se­cu­la­res. Não en­con­trou so­lo fér­til pa­ra sua Dou­tri­na na Ín­dia, mas o Bu­dis­mo flo­res­ceu na Chi­na, Co­reia, Ja­pão e ou­tros paí­ses.

Con­fú­cio, o mais no­vo de dez ir­mãos, fi­cou ór­fão de pai aos três anos de ida­de e pas­sou a tra­ba­lhar mui­to ce­do pa­ra aju­dar no sus­ten­to da fa­mí­lia; os seus en­si­nos mo­ra­is, mui­to ad­mi­ra­dos nos tem­pos ho­di­er­nos, cau­sa­ram pre­o­cu­pa­ções aos go­ver­nan­tes que se opu­nham à sua po­pu­la­ri­da­de.

O após­to­lo Pau­lo foi per­se­gui­do por ju­deus e ro­ma­nos, ape­dre­ja­do em Lis­tra, açoi­ta­do na Ma­ce­dô­nia, sen­do de­ca­pi­ta­do por or­dem de Ne­ro.

San­to Agos­ti­nho so­freu as li­mi­ta­ções de seu tem­po e de seus pa­res pa­ra re­no­var a Ins­ti­tu­i­ção Cris­tã nos mol­des do Evan­ge­lho de Je­sus.

Ge­or­ges-Lou­is Leclrc, Con­de de Buf­fon, na­tu­ra­lis­ta e ma­te­má­ti­co in­flu­en­ciou La­mark e Darwin, mas en­con­trou for­te re­sis­tên­cia por par­te do pen­sa­men­to tra­di­cio­na­lis­ta de seu tem­po.

Ni­co­lau Co­pér­ni­co, au­tor da te­o­ria do He­li­o­cen­tris­mo, en­con­trou re­sis­tên­cia con­tu­maz em mui­tos adep­tos da Te­o­ria Ge­o­cên­tri­ca.

São Jo­sé de Cu­per­ti­no so­freu in­com­pre­en­sões de seus su­pe­ri­o­res por ser por­ta­dor da me­di­u­ni­da­de de le­vi­ta­ção.

Fí­dias so­freu des­cri­mi­na­ção por ter es­cul­pi­do al­gu­mas es­tá­tuas de fi­gu­ras hu­ma­nas.

Ana­xá­go­ras foi con­si­de­ra­do ím­pio de­vi­do à cos­mo­lo­gia e à cos­mo­go­nia.

Ga­li­leu Ga­li­lei foi per­se­gui­do pe­la Igre­ja do seu tem­po por de­fen­der o He­li­o­cen­tris­mo e te­ve de ler uma re­tra­ta­ção pa­ra se li­vrar da fo­guei­ra da In­qui­si­ção.

Ke­pler foi per­se­gui­do pe­la con­tra-re­for­ma Ca­tó­li­ca e te­ve sua ca­sa in­cen­di­a­da.

Gior­da­no Bru­no foi con­de­na­do à fo­guei­ra da In­qui­si­ção.

Pla­tão foi ven­di­do co­mo es­cra­vo de­pois que pu­bli­cou seu li­vro “A Re­pú­bli­ca”.

Aris­tó­te­les fu­giu de Ate­nas de­vi­do às re­a­ções an­ti­ma­ce­dô­ni­cas.

Lou­is Pas­teur foi per­se­gui­do por seus co­le­gas da Aca­de­mia de Me­di­ci­na da Fran­ça.

Além das inú­me­ras per­se­gui­ções so­fri­das du­ran­te sua exis­tên­cia, o pai de Al­bert Eins­tein lhe dis­se cer­ta vez: “Vo­cê nun­ca se­rá na­da na vi­da!”

La­voi­sier, pai da Quí­mi­ca Mo­der­na, foi quei­ma­do em efí­gie em Ber­lim, co­mo he­ré­ti­co da ci­ên­cia.

Ba­ruch Es­pi­no­za foi per­se­gui­do e con­de­na­do por an­ci­ã­os ju­dai­cos, Va­ti­ca­no e au­to­ri­da­des cal­vi­nis­tas.

La­pla­ce ex­pe­ri­men­tou os dis­sa­bo­res da in­ve­ja de al­guns de seus co­le­gas ci­en­tis­tas fran­ces­es.

Isa­ac Newton so­freu re­pre­sá­lias da Igre­ja por­que ele não ad­mi­tia as de­ci­sões do Con­cí­lio de Ni­céia e tam­bém por se­gui­men­tos da re­for­ma.

Nos­tra­da­mus foi per­se­gui­do pe­la In­qui­si­ção e so­men­te não foi sen­ten­ci­a­do à fo­guei­ra de­vi­do à pro­te­ção da ra­i­nha Ca­ta­ri­na de Mé­di­cis.

Pto­lo­meu so­freu re­sis­tên­cias por sin­te­ti­zar a obra de seus pre­de­ces­so­res.

Fran­cis­co de As­sis so­freu a in­com­pre­en­são de fa­mi­lia­res e da Igre­ja até ob­ter a anuên­cia ofi­ci­al do Pa­pa Ino­cên­cio III.

Jo­a­na d’Arc foi quei­ma­da vi­va aos 19 anos. Du­ran­te a exe­cu­ção da sen­ten­ça foi cha­ma­da de bru­xa de­vi­do às su­as fa­cul­da­des me­di­ú­ni­cas.

Swe­den­borg so­freu per­se­gui­ções por par­te de cris­tã­os em seu pa­ís, sen­do al­guns de seus li­vros pro­i­bi­dos.

Hahne­mann foi per­se­gui­do as­sim co­mo a sua Ho­me­o­pa­tia ain­da o é, por aque­les que des­co­nhe­cem os seus be­ne­fí­ci­os.

La­cor­dai­re foi elei­to pa­ra Aca­de­mia Fran­ce­sa de Le­tras, mas com a van­ta­gem de 1 vo­to (21) de­vi­do a re­sis­tên­cia con­tra su­as idei­as pro­gres­sis­tas.

La­men­nais foi ata­ca­do pe­la Igre­ja Ca­tó­li­ca fran­ce­sa que o de­no­mi­na­va “pa­dre após­ta­ta”, foi per­se­gui­do pe­la mo­nar­quia e des­pre­za­do pe­los ag­nós­ti­cos re­vo­lu­ci­o­ná­rios por sua de­vo­ção ao Evan­ge­lho.

São Fran­cis­co Xa­vi­er foi in­com­pre­en­di­do por seus fa­mi­lia­res por aban­do­nar uma vi­da de lu­xo e fa­zer vo­to de po­bre­za.

Pas­cal foi cen­su­ra­do por de­fen­der a dou­tri­na que vê li­mi­tes no li­vre-ar­bí­trio no ho­mem.

Fé­ne­lon foi du­ra­men­te cri­ti­ca­do por alas ra­di­cais da Igre­ja Ca­tó­li­ca que não acei­ta­vam seus mé­to­dos de evan­ge­li­za­ção pra­ti­ca­dos com hu­mil­da­de, man­su­e­tu­de e ca­ri­da­de.

Fran­cis­co de Sa­les (Fran­çois de Ge­nè­ve), sen­do es­tu­dan­te em Pa­ris, so­freu a ten­ta­ção de de­sis­tir de seus ide­ais, além da pres­são pa­ter­na que não con­cor­dou com a sua vo­ca­ção sa­cer­do­tal. Mais tar­de es­ca­pa­ria de um aten­ta­do con­tra sua vi­da de­vi­do aos seus es­cri­tos.

Fran­cois-Ni­co­las-Ma­de­lei­ne, Car­de­al Mor­lot, so­freu sé­ria re­pro­va­ção dos ca­tó­li­cos tra­di­cio­na­lis­tas de Ro­ma (ul­tra­mon­ta­nos) ao de­fen­der o con­cí­lio na­ci­o­nal da Igre­ja Fran­ce­sa, ao ins­pi­rar-se na Re­vo­lu­ção Fran­ce­sa que ins­tau­rou o su­frá­gio uni­ver­sal mas­cu­li­no.

Vi­cen­te de Pau­lo foi fei­to pri­si­o­nei­ro de­pois que o na­vio on­de se en­con­tra­va foi ata­ca­do por pi­ra­tas. Foi ven­di­do co­mo es­cra­vo e ain­da nes­sa con­di­ção deu exem­plos de vir­tu­des que o li­ber­ta­ram.

Hen­ri Hei­ne foi per­se­gui­do por au­to­ri­da­des ale­mãs por­quan­to era con­si­de­ra­do sub­ver­si­vo. Su­as obras fo­ram ba­ni­das da Ale­ma­nha e per­ma­ne­ceu exi­la­do na Fran­ça, on­de per­ma­ne­ceu até sua mor­te.

Jo­ão Ma­ria Ba­tis­ta Vi­an­ney, Cu­ra D’Ars, no se­mi­ná­rio foi con­si­de­ra­do um ru­de cam­po­nês, sem in­te­li­gên­cia su­fi­ci­en­te pa­ra acom­pa­nhar ou­tras dis­ci­pli­nas, so­freu di­ver­sos ata­ques, co­mo ter sua ca­ma in­cen­di­a­da.

Isa­bel de Fran­ça (1764-1794), a prin­ce­sa que se de­di­ca­va in­te­gral­men­te à ca­ri­da­de, que vi­via lon­ge da po­lí­ti­ca e foi con­de­na­da à mor­te por um tri­bu­nal re­vo­lu­ci­o­ná­rio.

O pro­fe­ta Je­re­mi­as foi per­se­gui­do e ten­ta­ram ma­tá-lo por fa­lar a ver­da­de em obe­di­ên­cia a Deus.

Ni­co­de­mos e Jo­sé de Ari­ma­teia são exem­plos do que nar­ra o Evan­ge­lho de Jo­ão: “Mui­tos dos che­fes cre­ram ne­le, mas, por cau­sa dos fa­ri­seus, não o con­fes­sa­vam, pa­ra não se­rem ex­pul­sos da si­na­go­ga”. No en­tan­to, os exem­plos e as po­si­ções es­tra­té­gi­cas des­ses dois dis­cí­pu­los de Je­sus não con­di­zem ao fa­to de “ama­rem mais a gló­ria dos ho­mens do que a de Deus”. Os dois eram mem­bros do con­se­lho que con­de­nou Je­sus. Jo­sé pe­diu a Pi­la­tos o cor­po de Je­sus (Mar­cos, 23:51). Ni­co­de­mos ques­ti­o­nou o con­se­lho a res­pei­to da ne­ces­si­da­de de um jul­ga­men­to jus­to em re­la­ção ao Cris­to (Jo­ão, 7:45-52). Ni­co­de­mos e Jo­sé de Ari­ma­teia se uni­ram na mor­te do Mes­si­as. Ni­co­de­mos for­ne­ceu o un­guen­to e Jo­sé, o tú­mu­lo. Es­ses dois dis­cí­pu­los su­pri­ram as au­sên­cias dos de­mais que não es­ti­ve­ram pre­sen­tes pa­ra as pro­vi­dên­cias do se­pul­ta­men­to do Mes­tre. Eles es­ti­ve­ram nas po­si­ções cor­re­tas pa­ra aten­der às ne­ces­si­da­des do Cris­to.

O pro­fe­ta Isaí­as foi o pro­fe­ta mes­si­â­ni­co que mais fa­lou a res­pei­to da vin­da do Mes­si­as. O li­vro apó­cri­fo de au­tor anô­ni­mo “A vi­da dos Pro­fe­tas” es­cri­to no sé­cu­lo I diz que Isaí­as foi con­de­na­do à mor­te pe­lo rei do seu tem­po, sen­do co­lo­ca­do den­tro de um tron­co de ár­vo­re e ser­ra­do ao meio. Fa­to não com­pro­va­do por ou­tras fon­tes.

Jo­ão ci­ta Isaí­as (53:1 e 6:9-10) ao ex­pli­car a ce­guei­ra e a ig­no­rân­cia dos ju­deus in­tran­si­gen­tes de sua épo­ca, ca­rac­te­rís­ti­cas de to­dos os per­se­gui­do­res de ho­mens e de mu­lhe­res de bem re­gis­tra­dos ou não pe­la His­tó­ria da Hu­ma­ni­da­de. Não há tra­ba­lha­dor da Se­a­ra do Bem que não pa­de­ça de al­gum mo­do pe­la ini­qui­da­de hu­ma­na.

Je­sus, no en­tan­to, ao lon­go dos mi­lê­ni­os nos con­for­ta a to­dos quan­do pro­fe­ti­zou a seu res­pei­to, con­so­lou seus dis­cí­pu­los e for­ta­le­ceu-lhes o âni­mo (Jo­ão, 16:32-33):

“Eis que che­ga a ho­ra, e já se apro­xi­ma, em que vós se­reis dis­per­sos ca­da um pa­ra sua par­te, e me dei­xa­reis só; mas não es­tou só, por­que o Pai es­tá co­mi­go. Te­nho-vos di­to es­sas coi­sas pa­ra que em mim te­nhais paz. No mun­do te­reis afli­ções, mas ten­de bom âni­mo, eu ven­ci o mun­do”.

 

(Emí­dio Sil­va Fal­cão Bra­si­lei­ro é edu­ca­dor, es­cri­tor e ju­ris­ta. Mem­bro da Aca­de­mia Es­pí­ri­ta de Le­tras do Es­ta­do de Go­i­ás, da Aca­de­mia Go­i­a­ni­en­se de Le­tras e da Aca­de­mia Apa­re­ci­den­se de Le­tras)

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias