Brasil

Jovens na política

Redação DM

Publicado em 15 de janeiro de 2018 às 22:48 | Atualizado há 8 anos

To­dos os que me acom­pa­nham aqui nes­te es­pa­ço, sa­bem o quan­to te­nho fa­la­do da ju­ven­tu­de bra­si­lei­ra: re­cen­te­men­te es­cre­vi so­bre o ver­da­dei­ro ge­no­cí­dio a que tem si­do sub­me­ti­do o jo­vem no Bra­sil, abor­dei a sé­ria ques­tão do de­sem­pre­go do jo­vem, den­tro da tão ana­li­sa­da cri­se bra­si­lei­ra, tam­bém já fa­lei da ques­tão da ren­da e es­co­la­ri­da­de dos jo­vens, da sua edu­ca­ção e, ain­da, dos jo­vens em­pre­sá­rios.

Não há dú­vi­da de que o jo­vem é par­ti­ci­pan­te efe­ti­vo da cons­tru­ção da so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra, ora co­mo su­jei­to, ora co­mo pro­ta­go­nis­ta. Ho­je, até le­van­do em con­si­de­ra­ção a im­por­tân­cia po­lí­ti­ca des­te ano, quan­do te­re­mos elei­ções pa­ra os car­gos ma­jo­ri­tá­rios, te­ço con­si­de­ra­ções so­bre a par­ti­ci­pa­ção dos jo­vens nes­se pro­ces­so que po­de­rá apon­tar no­vos ru­mos pa­ra o pa­ís.

A ju­ven­tu­de é uma con­di­ção so­ci­al re­pre­sen­ta­da por uma fai­xa etá­ria que, no Bra­sil, con­gre­ga ci­da­dã­os e ci­da­dãs com ida­de com­pre­en­di­da en­tre os 15 e os 29 anos. Pes­qui­sas têm si­do fei­tas des­de 2003, in­clu­si­ve com a par­ti­ci­pa­ção da Unes­co, apon­tan­do que a par­ti­ci­pa­ção dos jo­vens em en­ti­da­des, as­so­cia­ções e agre­mia­ções era de bai­xa in­ten­si­da­de, mas que eles acom­pa­nha­vam a ten­dên­cia par­ti­ci­pa­ti­va do con­jun­to da po­pu­la­ção. O per­fil da ju­ven­tu­de bra­si­lei­ra apon­ta­va que, dos jo­vens en­tre­vis­ta­dos, ape­nas 15% par­ti­ci­pa­va de al­gum ti­po de gru­po ju­ve­nil. Qua­se me­ta­de dos jo­vens par­ti­ci­pa­va de gru­pos cul­tu­ra­is, 4% de­les de gru­pos re­li­gi­o­sos e a par­ti­ci­pa­ção em par­ti­dos po­lí­ti­cos não che­gou nem ca­rac­te­ri­zar nú­me­ros pa­ra uma men­su­ra­ção.

De qual­quer ma­nei­ra, no­ta-se que a ju­ven­tu­de, tan­to há dez anos, quan­to ago­ra, es­tá sub-re­pre­sen­ta­da nos par­ti­dos po­lí­ti­cos. Em­bo­ra te­nha­mos que con­si­de­rar que o con­jun­to da po­pu­la­ção tam­bém tem par­ti­ci­pa­ção res­tri­ta na vi­da par­ti­dá­ria: ape­nas 10% da po­pu­la­ção vo­tan­te do pa­ís é fi­li­a­da a par­ti­dos.

Os jo­vens, que são pe­lo me­nos 20% da po­pu­la­ção, têm es­ta­do à mar­gem dos pro­ces­sos de­ci­só­rios que le­vam à for­mu­la­ção de po­lí­ti­cas pú­bli­cas pe­lo go­ver­no bra­si­lei­ro.

Olhan­do pa­ra os di­as atu­ais, só con­si­go ima­gi­nar que os jo­vens se­jam su­jei­tos e ato­res so­ci­ais. Te­mos que cri­ar mei­os de for­ta­le­ci­men­to da ca­pa­ci­da­de de ação dos jo­vens e con­tri­bu­ir pa­ra o seu de­sen­vol­vi­men­to pes­so­al in­te­gra­do, in­ten­si­fi­can­do a in­te­gra­ção da sua ex­pe­ri­ên­cia com os seus pro­je­tos pes­so­ais. Is­so é uma res­pon­sa­bi­li­da­de dos pró­prios par­ti­dos po­lí­ti­cos, que têm si­do im­per­me­á­veis à par­ti­ci­pa­ção dos jo­vens nas su­as es­tru­tu­ras.

Pes­qui­sa Da­ta Po­pu­lar re­ve­la que a ju­ven­tu­de bra­si­lei­ra, em­bo­ra pos­sa não pa­re­cer, é mais bem in­for­ma­da do que os seus pa­is. A pes­qui­sa, re­a­li­za­da com 3.500 jo­vens em to­do o pa­ís, re­ve­la que es­sa ju­ven­tu­de, por con­tri­bu­ir de­ci­si­va­men­te na ren­da fa­mi­liar, pas­sou a ter pe­so nas de­ci­sões po­lí­ti­cas das fa­mí­lias bra­si­lei­ras. O que se per­ce­be, en­tão, co­mo um re­ca­do aos po­lí­ti­cos, é que es­ses jo­vens pas­sa­ram a pe­sar e in­flu­en­ciar no vo­to dos fa­mi­lia­res, po­den­do até de­ci­dir a elei­ção.

Co­mo na mai­o­ria da po­pu­la­ção bra­si­lei­ra, 63% dos jo­vens acre­di­tam que o Bra­sil não tem es­ta­do no ru­mo cer­to. Por is­so, que­rem ser­vi­ços pú­bli­cos de qua­li­da­de, mai­or co­nec­ti­vi­da­de, aces­sos li­vres à ban­da lar­ga e à tec­no­lo­gia de pon­ta. E não abrem mão da re­cu­pe­ra­ção do po­der de com­pra.

92% dos jo­vens acre­di­tam na pró­pria ca­pa­ci­da­de de mu­dar o mun­do e 70% de que o vo­to pos­sa mu­dar o pa­ís. E mais, mes­mo pa­re­cen­do aves­sos à po­lí­ti­ca co­mo ela é fei­ta no pa­ís, 80% re­co­nhe­cem o pa­pel de­ter­mi­nan­te da po­lí­ti­ca no co­ti­dia­no bra­si­lei­ro.

Na ver­da­de, pa­ra os jo­vens, os par­ti­dos po­lí­ti­cos e os go­ver­nos não fa­lam a lin­gua­gem de­les. O pes­qui­sa­dor Re­na­to Mei­re­les ex­pres­sa es­sa si­tu­a­ção as­sim: “os po­lí­ti­cos são ana­ló­gi­cos e a ju­ven­tu­de di­gi­tal”. Foi Mei­re­les quem cri­ou o ver­be­te “Ge­ra­ção D”, nu­ma re­fe­rên­cia à ju­ven­tu­de co­nec­ta­da.

São es­ses jo­vens co­nec­ta­dos que fo­ram às ru­as em 2013, as­sus­tan­do os po­lí­ti­cos tra­di­cio­nais e cau­san­do ad­mi­ra­ção em to­do o pa­ís. Te­mos que ter con­sci­ên­cia que os jo­vens fo­ram às ru­as pa­ra co­brar mu­dan­ças sig­ni­fi­ca­ti­vas na po­lí­ti­ca bra­si­lei­ra.

Ho­je, quan­do emer­gi­mos da cri­se, os jo­vens es­tão vin­do de­se­jo­sos de in­flu­en­ciar. Eles re­pre­sen­tam a his­tó­ria de vi­da de mi­lhões de bra­si­lei­ros que dei­xa­ram pa­ra trás a po­bre­za, fo­ram atin­gi­dos pe­la cri­se, e ago­ra que­rem emer­gir com o pa­ís.

Te­nho a ale­gria de per­ce­ber que os jo­vens ho­je es­tão olhan­do pa­ra a fren­te e não pa­ra trás. Afir­mo, sem ne­nhum re­ceio de er­rar, que os po­lí­ti­cos e os par­ti­dos que não aten­ta­rem pa­ra o que o jo­vem es­tá pen­san­do e que­ren­do, vão ser jo­ga­dos pa­ra o li­xo da his­tó­ria.

Es­te­ja­mos aten­tos, por­que nes­se mun­do in­te­ra­ti­vo, a ca­pa­ci­da­de que o jo­vem tem de as­si­mi­lar as trans­for­ma­ções tec­no­ló­gi­cas, in­ter­fe­re em co­mo eles agem, pen­sam e le­vam o seu rit­mo de vi­da.

Mei­re­les, que ci­ta­mos há pou­co, é ex­tre­ma­men­te fe­liz, ao di­zer que: “Es­sa ju­ven­tu­de que­bra a ló­gi­ca po­lí­ti­ca tra­di­cio­nal e ide­o­ló­gi­ca”. E com­ple­ta: “Prin­ci­pal­men­te por­que os jo­vens des­sa ge­ra­ção uti­li­zam-se de uma ré­gua mui­to mais ri­go­ro­sa pa­ra me­dir a qua­li­da­de do ser­vi­ço pú­bli­co do que os pa­is”.

 

(Lú­cia Vâ­nia é se­na­do­ra da Re­pú­bli­ca (PSB), pre­si­den­te da Co­mis­são de Edu­ca­ção do Se­na­do e jor­na­lis­ta)


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