Opinião

Lá fora ruge o ódio

Diário da Manhã

Publicado em 20 de março de 2018 às 23:54 | Atualizado há 7 anos

“Ele não vai as­su­mir o go­ver­no.

Se as­su­mir, não se­rá can­di­da­to.

Se for can­di­da­to, não ga­nha­rá.

Se ga­nhar, não se­rá di­plo­ma­do.

Se for di­plo­ma­do, não to­ma­rá pos­se.

Se to­mar pos­se, não cum­pri­rá o man­da­to”.

 

Es­te é o dis­cur­so sur­ra­do e can­sa­do da opo­si­ção e de se­to­res in­sig­ni­fi­can­tes e des­pei­ta­dos do pró­prio go­ver­no, con­tra a can­di­da­tu­ra de Zé Éli­ton ao go­ver­no de Go­i­ás.

Uma re­pe­ti­ção do dis­cur­so do ude­nis­ta Car­los La­cer­da em re­la­ção à can­di­da­tu­ra à pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca do mi­nei­ro Jus­ce­li­no Ku­bitschek, há mais de 50 anos. Jus­ce­li­no foi can­di­da­to, ga­nhou, foi di­plo­ma­do, to­mou pos­se e con­clu­iu o man­da­to co­mo o gran­de pre­si­den­te da nos­sa his­tó­ria re­pu­bli­ca­na, de que a cons­tru­ção de Bra­sí­lia é o pon­to mais al­to.

Ao que o go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo e to­da a ba­se go­ver­nis­ta con­tes­tam com ve­e­mên­cia: “Zé Éli­ton vai as­su­mir o go­ver­no no pró­xi­mo dia 7, vai ser can­di­da­to a go­ver­na­dor, vai ga­nhar as elei­ções, vai ser di­plo­ma­do, vai to­mar pos­se e go­ver­na­rá até o fim”.

Lá fo­ra, nas hos­tes opo­si­cio­nis­ta ru­ge o ódio, ódio aos pre­tos, ódio aos po­bres, ódio aos ex­cluí­dos, ódio a Ma­ri­e­le Fran­co, ódio é o ad­je­ti­vo que em­ba­lou o ber­ço de Cai­a­do, no la­ti­fún­dio sem fim de Te­sou­ras e Ari­cá; ad­je­ti­vo que po­vo­ou os seus de­va­nei­os de ado­les­cên­cia, na so­lei­ra da ca­sa gran­de, aos gri­tos a pe­ões ame­dron­ta­dos; ad­je­ti­vo que  cris­ta­li­zou a sua ju­ven­tu­de com es­tá­gio em Fran­ça, não a fran­ça li­ber­tá­ria de Mit­ter­rand, mas es­sa ou­tra re­a­ci­o­ná­ria  de La Pen.

O fa­to mais no­tá­vel da bi­o­gra­fia do se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do foi a fun­da­ção da UDR (Uni­ão De­mo­crá­ti­ca ru­ra­lis­ta), en­ti­da­de cri­mi­no­sa, bra­ço ar­ma­do do la­ti­fún­dio pa­ra ma­tar la­vra­do­res sem ter­ra.

E o fa­to mais ex­cên­tri­co, se não fos­se ri­dí­cu­lo, foi Cai­a­do apa­re­cer na te­le­vi­são, mon­tan­do um ca­va­lo bran­co, co­mo can­di­da­to à pre­si­dên­cia do Bra­sil, em 1.989. De lá par cá, con­ti­nuou ca­val­gan­do o ódio, até ca­ir da mu­la-man­ca.

Os es­bir­ros do se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do fa­la­vam que Zé Éli­ton  não as­su­mi­ria o go­ver­no. Com a pos­se já mar­ca­da pa­ra o dia 7 pró­xi­mo, ago­ra es­ses es­bir­ros es­tão rou­cos de gri­tar que Zé Éli­ton não se­rá can­di­da­to a go­ver­na­dor.

Mes­mo com o se­na­dor à fren­te nas pes­qui­sas, os seus se­gui­do­res não que­rem a can­di­da­tu­ra de Zé Éli­ton, por­que sa­bem que Cai­a­do é ca­va­lo pa­ra­gu­aio, uma com­pa­ra­ção mui­to a seu gos­to, só tem ar­ran­ca­da, ou é co­mo o le­ão da Me­tro: só tem ur­ro, o res­to é fi­ta; por­que sa­bem que Zé Éli­ton é mui­to mais pre­pa­ra­do, e quan­do che­gar na ho­ra do va­mos ver, Cai­a­do pri­mei­ro per­de no de­ba­te, de­pois per­de no vo­to. É só es­pe­rar.

A ho­ra não é de Cai­a­do. A ho­ra é de Ma­ri­e­le: era mu­lher. Mu­lher e pre­ta. Mu­lher pre­ta e co­mu­nis­ta. Ma­ri­e­le foi en­ter­ra­da. Ma­ri­e­le vi­rou se­men­te. Ma­ri­e­le vai nas­cer, e, co­mo Spar­ta­cus, Ma­ri­e­le vol­ta­rá e se­rá mi­lhões, pa­ra bar­rar o ódio que ru­ge lá fo­ra.

On­tem, o se­na­dor Ro­nal­do Cai­a­do re­u­niu-se com 5 pre­fei­tos dis­si­den­tes do PMDB (o par­ti­do tem mais de 30)pa­ra ala­van­car a sua can­di­da­tu­ra. Lá, me­te­ram a bo­ca no pre­si­den­te es­ta­du­al do PMDB pe­las cos­tas, in­vi­a­bi­li­zan­do qual­quer di­á­lo­go com o de­pu­ta­do Da­ni­el Vi­le­la, can­di­da­to do par­ti­do ao go­ver­no de Go­i­ás.

An­tes, em re­u­ni­ão na ca­sa do pre­fei­to de Go­i­â­nia, Cai­a­do e Da­ni­el se es­tra­nha­ram e qua­se fo­ram  à via dos fa­tos.

E Go­i­ás te­rá mes­mo três can­di­da­tos com­pe­ti­ti­vos ao go­ver­no do Es­ta­do.

 

(Car­los Al­ber­to San­ta Cruz, jor­na­lis­ta)

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias