Opinião

LBP: o rei do colunismo social

Diário da Manhã

Publicado em 23 de janeiro de 2018 às 22:01 | Atualizado há 7 anos

O Lou­ri­val Ba­tis­ta Pe­rei­ra apor­tou, jo­vem e hu­mil­de, à re­la­ção o Jor­nal O Po­pu­lar na dé­ca­da de 1950, é pro­ta­go­nis­ta de uma car­rei­ra pro­fis­si­o­nal das mais bri­lhan­tes em Go­i­ás.

Era fun­cio­ná­rio da Cai­xa Eco­nô­mi­ca Fe­de­ral an­tes de, na im­pren­sa, vir a ser con­go­mi­na­do de Rei do Co­lu­nis­mo So­ci­al em pla­gas go­i­a­nas. Ti­nha bo­as fon­tes e uma no­tí­cia in­se­ri­da em um pa­rá­gra­fo de pou­cas li­nhas, re­sul­ta­va em res­so­nân­cia que o ma­te­ri­al pu­bli­ca­do em meia pá­gi­na de qual­quer Jor­nal de en­tão.

O Lou­ri­val lia mui­to e sua bi­bli­o­te­ca, na área par­ti­cu­lar, era das mais ri­cas de Go­i­â­nia. Lo­go te­ve que se ins­ta­lar no Edi­fí­cio Car­los Cha­gas (Av. Go­i­ás esq. com a rua 02) pa­ra fa­ci­li­tar o seu tra­ba­lho.

O seu Flash So­ci­e­da­de cres­ceu ain­da mais. O nos­so Lou­ri­val nas fes­tas so­ci­ais era pon­to con­ver­gen­te. Ele­gan­te no tra­jar, es­pa­daú­do e com boa dic­ção, uma atra­ção pa­ra as mo­ças que com­pra­va a Hump­her Bor­gath o ar­tis­ta de Ci­ne­ma que con­tra­ce­nou com In­grid Bergman no fil­me Ca­sa­blan­ca.

Mas não foi is­so tu­do que o con­sa­grou na im­pren­sa go­i­a­na.

Na As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa te­ve elo­gi­á­vel atu­a­ção. De­pois de ter si­do seu pre­si­den­te fez nas­cer na se­de da AGI o Sin­di­ca­to dos Jor­na­lis­tas Pro­fis­si­o­nais do Es­ta­do de Go­i­ás ten­do si­do seu pri­mei­ro pre­si­den­te.

Ele, Lou­ri­val, deu-me a hon­ra de se­cre­ta­riar e la­vrar a ata de fun­da­ção do Sin­di­ca­to que até ho­je tem si­do es­teio na de­fe­sa da li­ber­da­de de im­pren­sa em nos­so meio e mos­trou o seu va­lor mes­mo no go­ver­no mi­li­tar ins­ta­la­da no Bra­sil em 1964.

O sin­di­ca­to não se amo­fi­nou an­te as tru­cu­lên­cias da épo­ca.

Quan­do fun­dou o Sin­di­ca­to ha­via si­do pre­si­den­te da AGI. Des­ta for­ma foi o úni­co pro­fis­si­o­nal a pre­si­dir a AGI e o Sin­di­ca­to.

Re­su­min­do: bem o dis­se o ben­quis­to Jor­na­lis­ta Ala­or Bar­bo­sa em seu ar­ti­go: LBP: no­ven­ta anos bem vi­vi­dos mui­to bem ade­qua­do a es­sa da­ta de 25 de ja­nei­ro em que re­ce­be as me­re­ci­das ho­me­na­gens do go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo, por ex­ten­são, de to­dos ór­gã­os pú­bli­cos do Go­ver­no.

 

(Wal­ter Me­ne­zes, ex-pre­si­den­te e  con­se­lhei­ro per­ma­nen­te da As­so­cia­ção Go­i­a­na de Im­pren­sa (AGI) e di­re­tor do Jor­nal da Cul­tu­ra Go­i­a­na)

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias