Opinião

Liberato Póvoa, o fogo que virou luz

Diário da Manhã

Publicado em 7 de setembro de 2018 às 22:39 | Atualizado há 7 anos

An­tes, uma ex­pli­ca­ção: de há mui­to eu já de­ve­ria ter fa­la­do so­bre o es­cri­tor to­can­ti­nen­se Li­be­ra­to Pó­voa.

Ten­to fa­zê-lo, ago­ra, or­gu­lho­sa ao ver es­te meu co­es­ta­du­a­no e con­fra­de, (am­bos per­ten­ce­mos à Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras).

De fa­to, sin­to-me fe­liz ao vê-lo en­tre os es­cri­to­res que com­põ­em o elen­co de ex­ce­len­tes ar­ti­cu­lis­tas do con­cei­tu­a­do “Di­á­rio da Ma­nhã”. Lou­vo es­te fi­el men­sa­gei­ro, que ao ama­nhe­cer de ca­da dia, es­pa­lha nes­ta ca­pi­tal e em ou­tras re­gi­ões de Go­i­ás e do Bra­sil, a com­pe­tên­cia ad­mi­nis­tra­ti­va, o va­lor cí­vi­co e a lem­bran­ça da per­so­na­li­da­de de nos­so bra­vo jor­na­lis­ta Ba­tis­ta Cus­tó­dio. Hon­ro-me ao tê-lo, há mui­tos anos, co­mo bom ami­go. Ne­le ve­jo um cons­tan­te de­fen­sor da li­ber­da­de de pen­sa­men­tos, apa­ná­gio da im­pren­sa li­vre.

Ba­tis­ta Cus­tó­dio sa­be, com sua com­pe­tên­cia e o hu­ma­nis­mo que lhe são pe­cu­li­a­res, opor­tu­ni­zar o nas­cer, o res­sur­gir, o con­ti­nu­ar e o res­ga­tar de ta­len­to­sos es­cri­to­res e jor­na­lis­tas. A vi­da li­te­rá­ria do To­can­tins cres­ce e se ex­pan­de ad­mi­ra­vel­men­te. Com raí­zes nos tem­pos co­lo­ni­ais, po­de­mos di­zer que ela nas­ceu com as “or­dens de ser­vi­ços”, e por “apon­ta­men­tos” dos ser­ta­nis­tas ex­plo­ra­do­res. Uns, vin­do do Grão-Pa­rá, e ou­tros, do Sul. Qua­se to­dos vi­san­do lu­cro com a mi­ne­ra­ção.

Em­bre­nha­ram-se pe­los ser­tões, fas­ci­na­dos por en­ga­na­do­ras mi­ra­gens, à bus­ca do “El Do­ra­do” da “Ma­nôa”, da “Ser­ra de Pra­ta”, da “Fon­te da Ju­ven­tu­de” e dos rios de lei­tos bri­lhan­tes. Den­tre os ex­plo­ra­do­res, al­guns fa­zi­am os “re­gis­tros” dos lu­ga­res e das tri­lhas pal­mi­lha­das nes­sas aven­tu­ras mar­ca­das por aci­den­tes na­tu­ra­is, rios e ser­ras. Gra­va­vam su­as pas­sa­gens, “por es­tas bren­has”, com si­nais fei­tos nas ár­vo­res e nas pe­dras. Daí, sur­gi­ram os “en­ca­mi­nha­men­tos” e os “Ro­tei­ros”, que bem fo­ram as pri­mei­ras nar­ra­ti­vas, ape­nas in­di­can­do lu­ga­res on­de se pre­a­rem ín­di­os ou, se ex­plo­ra­rem as ri­que­zas mi­ne­ra­is da ter­ra.

As en­tra­das mis­si­o­ná­rias, che­fi­a­das por re­li­gi­o­sos, eram hu­ma­nis­tas. A de Frei Cris­tó­vão Lis­boa, que se or­ga­ni­zou sob as cre­den­ci­ais do San­to Ofí­cio, foi uma en­tra­da ci­vi­li­za­do­ra e al­tru­ís­ti­ca. Trou­xe ho­mens pre­pa­ra­dos pa­ra a ca­te­que­se, por­ta­do­res de cer­ta cul­tu­ra.

Por in­ter­mé­dio de Frei Cus­tó­dio, Pa­dre An­tô­nio Vi­ei­ra or­ga­ni­zou uma Ban­dei­ra e, do Grão-Pa­rá, su­biu até Ma­ra­bá, ter­ras que, en­tão, per­ten­ci­am à Ca­pi­ta­nia de Go­i­ás.

Se­gun­do Ro­tei­ros e Ca­mi­nha­men­tos en­con­tra­dos (Mu­seu das Ban­dei­ras – Ci­da­de de Go­i­ás), aque­le pre­ga­dor, não po­den­do ven­cer os agu­dos sal­tos do gran­de rio, de­sis­tiu da­que­la em­prei­ta­da. (Zo­ro­as­tro Ar­ti­a­ga, His­tó­ria de Go­i­ás, II Vol.). En­tão, com as­sis­tên­cia de mui­tos ín­di­os e dos ho­mens de sua ex­pe­di­ção, nu­ma ca­pe­la fei­ta de pa­lhas de ou­ri­cu­ri, fren­te a ca­cho­ei­ra de Ita­bo­cas, na noi­te de Na­tal de 1625, aí Pa­dre An­tô­nio Vi­ei­ra, sob a en­vol­vên­cia do lu­ar, em ple­na sel­va do Bra­sil Cen­tral, ce­le­brou a Pri­mei­ra Mis­sa da qual se tem no­tí­cia, ofi­ci­a­da na re­gi­ão do To­can­tins. Foi um es­pe­tá­cu­lo de fé! Ali nas­ceu a vi­da es­pi­ri­tual que as fu­tu­ras ca­te­ques­es dos je­suí­tas, ca­pu­chi­nos e do­mi­ni­ca­nos trou­xe­ram às pla­gas des­te, ho­je, no­vo Es­ta­do, tão pro­mis­sor!

De 1625 a cri­a­ção do Co­mar­ca do Nor­te (Al­va­rá de 18/03/1809), es­te ma­nan­cial de ins­pi­ra­ções, que é a ter­ra to­can­ti­nen­se, foi pou­quís­si­mo apro­vei­ta­da.

As obras es­cri­tas que se re­por­tam ao To­can­tins, “ter­ra que en­can­ta nos­sos olhos, di­la­ta nos­sos co­ra­ções e enal­te­ce nos­sas al­mas”, são as de Jo­han Pohl, Saint Hi­lai­re, Frei Ra­fa­el Tá­gia, Fran­cis Cas­tel­nau, Frei Re­gi­nal­do e, ain­da, Cu­nha Ma­tos, Cou­to Ma­ga­lhã­es, Frei Jo­sé Al­drim, Fran­cis­co Ai­res, Jú­lio Pa­ter­nos­tro e o en­ge­nhei­ro avi­a­dor Lysi­as Ro­dri­gues.

Mais per­to de nós, Eli Bra­si­li­en­se, Fran­cis­co de Bri­to, Ma­xi­mi­a­no da Ma­ta Tei­xei­ra, Amá­lia Her­ma­no, Jo­sé Lo­pes Ro­dri­gues, Ana de Bri­to Mi­ran­da, Al­de­no­ra Al­ves Cor­reia, An­te­ro Ba­tis­ta de Abreu Cor­dei­ro e os dis­cur­sos de Jo­ão d’Abreu, na Câ­ma­ra Fe­de­ral.

Po­rém, cri­a­do o Es­ta­do do To­can­tins (1988) le­van­tou-se a pro­du­ti­vi­da­de li­te­rá­ria des­sa re­gi­ão e au­men­tou, co­mo nem se pre­via, o nú­me­ro de es­cri­to­res, es­pe­ci­al­men­te de­pois de cri­a­da e ins­ta­la­da a Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras (ATL), em de­zem­bro de 1989, si­nal de pros­pe­ri­da­de e do cres­ci­men­to de nos­sa ci­vi­li­za­ção. Des­ta fei­ta, con­cre­ti­za-se em nos­so Es­ta­do o que apren­de­mos na Cres­to­ma­thia Clás­si­ca, de Cha­ves de Me­lo (1868) – “A his­tó­ria da ci­vi­li­za­ção de um no­vo po­vo não é mai­or do que o seu pro­gres­so in­te­lec­tu­al. E nes­ta his­tó­ria a lin­gua­gem e a li­te­ra­tu­ra são par­te in­te­gran­te ou, pa­ra me­lhor di­zer, es­sen­cial”.

São no­mes da mo­der­na li­te­ra­tu­ra to­can­ti­nen­se – Aracy Ba­tis­ta Cor­dei­ro, Adão Bon­fim Be­zer­ra, Jo­sé Wil­son Si­quei­ra Cam­pos, Tra­ja­no Co­e­lho Ne­to, Otá­vio Bar­ros da Sil­va, Jo­ão Ro­cha, Ro­sa­lin­da Ba­tis­ta Cor­dei­ro, Os­val­do Ro­dri­gues Pó­voa, Ma­no­el de Sou­za Li­ma, Du­val C. Go­di­nho, Cleu­sa Be­ne­vi­des, Ju­a­rez Mo­rei­ra Fi­lho, Re­gi­na Au­gus­ta Reis, Jor­ge Mou­ra Li­ma, Jo­se­fa Sou­za Trin­da­de, Fi­dên­cio Bo­go, Mary Sô­nia Va­la­da­res, Mar­ga­ri­da Le­mos, Jo­sé Go­mes So­bri­nho, Mar­co An­thony Ste­ve­son Vi­las Bo­as, Lu­iz Es­pín­do­la de Car­va­lho, Isa­bel Di­as Ne­ves, Ney Al­ves de Oli­vei­ra, Za­ca­ri­as Mar­tins, Ana Bra­ga e Mes­si­as Ta­va­res e uma ga­ma de no­vos es­cri­to­res de di­ver­sas re­gi­ões to­can­ti­nen­ses..

Pre­fa­ciei, or­gu­lho­sa, o seu pri­mei­ro lan­ça­men­to, ain­da na pri­mei­ra Ca­pi­tal do To­can­tins – Mi­ra­ce­ma e fi­quei cheia de res­pon­sa­bi­li­da­de com a dis­tin­ção e con­fi­an­ça com que o ilus­tre au­tor me hon­rou.

Que­ro fa­lar, mais, so­bre es­te es­cri­tor. Não pa­ra fa­zê-lo co­nhe­ci­do, que is­to ele já o é, den­tro e fo­ra de nos­so Es­ta­do. Mas, pe­lo gos­to de ho­me­na­ge­ar ao ami­go que, com o es­cri­tor Ju­a­rez Mo­rei­ra Fi­lho e eu, jun­tos, nos om­bre­a­mos na lu­ta pe­la cri­a­ção, ins­ta­la­ção e vi­tó­ria da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras a pri­mei­ra e mais im­por­tan­te ins­ti­tu­i­ção, de cu­nho li­te­ro-cul­tu­ral, cri­a­da nes­te Es­ta­do.

Co­nhe­ci Li­be­ra­to Pó­voa des­de quan­do seu no­me apa­re­cia co­mo jor­na­lis­ta e apre­ci­a­do cro­nis­ta, em jor­nais de Be­lo Ho­ri­zon­te-MG.

Co­nhe­ci-o, mais, pe­lo seu no­me li­ga­do à tra­di­cio­nal fa­mí­lia – os Pó­voa, de Di­a­nó­po­lis, ci­da­de que tem his­tó­ria de ide­a­lis­mo e san­gue. Tam­bém, ri­ca de tan­tas ou­tras his­tó­ri­as que ins­pi­ram ex­ce­len­tes con­tos, ane­do­tas e ro­man­ces igua­is ao li­vro – “De gen­te, de bi­chos, de mei­zi­nhas e abu­sões”.

Fi­lho do res­pei­tá­vel ca­sal – Fran­cis­co Li­be­ra­to Pó­voa e de Do­na Re­gi­na Cos­ta Ri­bei­ro Pó­voa, nos­so con­tis­ta mai­or nas­ceu nu­ma ca­sa, po­e­ma do tem­po, na ve­lha pra­ça que tem o no­me de seu pai. Ca­sa de ca­rac­te­rís­ti­ca ur­ba­na, ge­nu­i­na­men­te à mo­da lu­so-co­lo­ni­al. Por­tas lar­gas, cor­re­dor cum­pri­do e la­de­a­do por quar­tos gran­des. A sa­la e o va­ran­dão. Pa­re­des de ado­bes. Quin­tal enor­me. Ár­vo­res e som­bras.

Ve­lha ca­sa plan­ta­da, igual su­as con­gê­ne­res, no lo­cal em que, an­tes, foi o Ar­rai­al do For­mi­ga, a Al­deia do D’Ou­ro, fun­da­da em 1751 e, mais tar­de, a Al­deia de São Jo­sé, de­pois, a Vi­la de São Jo­sé do Ou­ro, de­pois Vi­la do Du­ro, e ho­je, a prós­pe­ra Di­a­nó­po­lis.

Nos tem­pos pro­vin­ci­ais ha­bi­ta­vam aque­las ter­ras os Acro­ás, os Cha­cri­a­bás, Ari­co­bés, Cai­a­pós e, tam­bém, os Tu­pi­nam­bás, (Co­re­o­gra­fia His­tó­ri­ca da Pro­vín­cia de Go­i­ás, de Cu­nha Ma­tos).

Ter­ra de ho­mens in­te­li­gen­tes, ci­o­sos de su­as tra­di­ções, on­de o brio e o ci­vis­mo fo­ram, em 1919, de­fen­di­dos com he­ro­ís­mo e san­gue, no mo­vi­men­to co­nhe­ci­do por “O Ba­ru­lho do Du­ro”, epi­só­dio que ins­pi­rou a cri­a­ção do li­vro “O tron­co”, que con­sa­grou Ber­nar­do El­lis, pri­mei­ro es­cri­tor go­i­a­no le­va­do à Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras.

Na ci­da­de das três Di­a­nas, co­mo tam­bém é co­nhe­ci­da Di­a­nó­po­lis, vi­ve um po­vo aman­te da cul­tu­ra. Au­to­di­da­tas uns, ou­tros são do­nos de im­por­tan­tes tí­tu­los. En­tre es­tes, o jor­na­lis­ta, con­tis­ta, ro­man­cis­ta, po­e­ta, pro­fes­sor, ju­ris­ta e cro­nis­ta – Jo­sé Li­be­ra­to Cos­ta Pó­voa. Ho­mem de pri­vi­le­gi­a­da in­te­li­gên­cia. Tem um ge­ni­al es­ti­lo, bem seu. Sua pro­du­ti­vi­da­de li­te­rá­ria é as­sus­ta­do­ra. Vo­lu­mo­sa e en­vol­ven­te.

Quan­do a au­to­ra des­te as­su­miu no no­vo To­can­tins o car­go de Di­re­to­ra do De­par­ta­men­to de Cul­tu­ra da­que­le Es­ta­do, Li­be­ra­to Pó­voa já era seu co­nhe­ci­do. Por mui­tos anos, (era ele, ain­da, es­tu­dan­te), e já man­ti­nha em Be­lo Ho­ri­zon­te, uma co­lu­na li­te­rá­ria de crô­ni­cas e crí­ti­cas li­te­rá­ri­as. Nes­sa épo­ca ele fez no­me na im­pren­sa mi­nei­ra pon­ti­fi­can­do, em pé de igual­da­de, com vul­tos re­no­ma­dos, de­pois, no jor­na­lis­mo e li­te­ra­tu­ra na­ci­o­nais: Ro­ber­to Drum­mond, Má­rio Men­des Cam­pos, Os­car Men­des, Eu­cli­des Mar­ques de An­dra­de e ou­tros. Tam­bém, lá de Be­lo Ho­ri­zon­te, já co­la­bo­ra­va, se­ma­nal­men­te, com o “Di­á­rio da Ma­nhã”, quan­do es­te fun­cio­na­va na Ave­ni­da 24 de Ou­tu­bro, ao la­do de Car­mo Ber­nar­des, Os­car Di­as, Jo­ão Bê­nio e Ba­ri­a­ni Or­tên­cio. Es­te, ho­je, um dos mais fes­te­ja­dos aca­dê­mi­cos da ve­ne­ran­da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras.

Po­rém, meu co­nhe­ci­men­to com o con­fra­de Li­be­ra­to é de­vi­do es­tar o seu no­me tra­di­cio­nal­men­te li­ga­do à fa­mí­lia dos Pó­vo­as, de Di­a­nó­po­lis, que pro­du­ziu no­mes co­mo o his­to­ri­a­dor Os­val­do Ro­dri­gues Pó­voa, o ge­ó­gra­fo Fran­cis­co Li­be­ra­to Pó­voa e o po­e­ta Jo­sé Cân­di­do Pó­voa (es­te, co­mo Li­be­ra­to Pó­voa, tam­bém ar­ti­cu­lis­ta des­te jor­nal).

De­ter­mi­na­do em fa­zer sua vi­da, de­pois de seus es­tu­dos e ven­cen­do as di­fi­cul­da­des do seu pró­prio tra­ba­lho, des­de mui­to mo­ço Li­be­ra­to Pó­voa exer­ceu vá­ri­as fun­ções no Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção e Cul­tu­ra, em Bra­sí­lia. En­tre ou­tras fun­ções, foi Co­or­de­na­dor de Pla­ne­ja­men­to na Es­co­la Fe­de­ral Téc­ni­ca de Edu­ca­ção Tec­no­ló­gi­ca de Mi­nas Ge­ra­is.

For­ma­do em Di­rei­to, lo­go após vol­tou à sua ci­da­de na­tal, on­de a di­vul­gou e, ao mes­mo tem­po, exer­cia, ali, o car­go de Di­re­tor do Ins­ti­tu­to de Me­no­res, da FE­BEM-GO.

Em 1988, Li­be­ra­to Pó­voa, con­cur­sa­do, foi no­me­a­do Ju­iz de Di­rei­to. Inau­gu­rou-se, as­sim, sua car­rei­ra na ma­gis­tra­tu­ra.

Pe­las Dis­po­si­ções Tran­si­tó­rias da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral de 1988 (art. 13) foi cri­a­do o Es­ta­do do To­can­tins.

Con­tan­do me­nos de um ano de ser­vi­ço pres­ta­do co­mo Ju­iz, o no­vo ma­gis­tra­do foi no­me­a­do De­sem­bar­ga­dor do Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Es­ta­do do To­can­tins (em 01/01/1989). Ini­ci­al­men­te exer­ceu a Vi­ce-Pre­si­dên­cia des­se Tri­bu­nal, e, lo­go mais, su­biu à Pre­si­dên­cia da­que­la Egré­gia Cor­te, sen­do, de­pois, Pre­si­den­te, por três ve­zes, da Cor­te Elei­to­ral de seu Es­ta­do.

Ho­mem de tan­tas fun­ções há, ain­da, im­por­tan­tís­si­mo la­do do seu vi­ver vo­ca­cio­nal que de­vo res­sal­tar, por achá-lo im­por­tan­te na vi­da de um ci­da­dão. É o seu amo­ro­so es­pí­ri­to de ci­da­da­nia, va­le di­zer, de ci­vis­mo.

Quan­do es­ti­ve à fren­te do De­par­ta­men­to de Cul­tu­ra da­que­le re­cém-cri­a­do Es­ta­do, no pri­mei­ro go­ver­no de seu fun­da­dor, Si­quei­ra Cam­pos, por nos­sa su­ges­tão foi cri­a­do o Con­se­lho de Cul­tu­ra da­que­la uni­da­de fe­de­ra­ti­va. Pa­ra com­pô-lo, fo­ram es­co­lhi­dos os mais dig­nos e con­cei­tu­a­dos ci­da­dã­os to­can­ti­nen­ses: clé­ri­gos, es­cri­to­res, mu­si­cis­tas, aman­tes do te­a­tro, pro­fes­so­res e ad­vo­ga­dos. A ins­ta­la­ção do re­fe­ri­do Con­se­lho re­a­li­zou-se, com a pré­via li­cen­ça do ar­ce­bis­pa­do da Ar­qui­di­o­ce­se de Por­to Na­ci­o­nal, no átrio da bi­cen­te­ná­ria Igre­ja de Nos­sa Se­nho­ra da Na­ti­vi­da­de, cu­ja ima­gem deu seu no­me àque­la co­mu­ni­da­de, a mais cul­ta e a mais an­ti­ga ci­da­de do ex-nor­te go­i­a­no. Es­sa ima­gem foi le­va­da, em 1625, ao an­ti­quís­si­mo Ar­rai­al de São Vi­cen­te, mais tar­de trans­fe­ri­do pa­ra o pé da Ser­ra da Na­ti­vi­da­de on­de se er­gueu a ci­da­de do mes­mo no­me, sob a ins­pi­ra­ção da re­fe­ri­da ima­gem.

Re­cor­da­mos que à ins­ta­la­ção da­que­le Con­se­lho com­pa­re­ce­ram àque­le ato so­le­ne o Sr. Go­ver­na­dor Si­quei­ra Cam­pos e to­do seu se­cre­ta­ria­do, qua­se to­dos se­nho­res pre­fei­tos mu­ni­ci­pa­is da épo­ca, além de pes­so­as vin­das de lon­ge e os dos mu­ni­cí­pios pró­xi­mos.

De iní­cio, com a pa­la­vra do se­nhor go­ver­na­dor Si­quei­ra Cam­pos, sen­do se­gui­do de mui­tos ora­do­res. Afi­nal, hou­ve a mis­sa so­le­ne fren­te a ima­gem de Nos­sa Se­nho­ra da Na­ti­vi­da­de, a qual, pa­ra aque­le mo­men­to, por­ta­va sua co­roa de um qui­lo de ou­ro na­ti­vi­ta­no. Ex­pli­que-se que aque­la joia re­li­gi­o­sa é um or­na­men­to exe­cu­ta­do pe­lo mais fa­mo­so ou­ri­ves do ex-nor­te de Go­i­ás. Di­zem, até, que ele fez, por en­co­men­da, al­gu­mas joi­as pa­ra a prin­ce­sa Do­na Isa­bel, no go­ver­no do im­pe­ra­dor Dom Pe­dro II.  Ain­da aqui res­sal­ta­mos o his­tó­ri­co no­me do ou­ri­ves Ju­ve­nal Ro­dri­gues!

Anos atrás, um fa­to de­ve ser re­lem­bra­do e des­ta­ca o no­me do ou­ri­ves Ju­ve­nal Ro­dri­gues: quan­do se deu em Go­i­ás, no go­ver­no do Sr. Ira­pu­an Cos­ta Ju­ni­or, a pri­mei­ra ex­po­si­ção de ar­te­sa­na­tos go­i­a­nos, a au­to­ra des­te era, en­tão, Se­cre­tá­ria de Ser­vi­ços e Pro­mo­ção So­ci­al, em Go­i­â­nia, ca­pi­tal de Go­i­ás. De Na­ti­vi­da­de man­da­mos vir as joi­as fei­tas pe­los fi­lhos e ex-alu­nos do men­ci­o­na­do ou­ri­ves, as qua­is fo­ram ex­pos­tas na­que­la ex­po­si­ção, na tu­rís­ti­ca ci­da­de de Cal­das No­vas. Quan­do se abriu a ex­po­si­ção, em me­nos de du­as ho­ras to­das as joi­as “Ju­ve­nal Ro­dri­gues” fo­ram ven­di­das.

Por es­te fa­to, Li­be­ra­to Pó­voa e eu, com a aju­da dos aca­dê­mi­cos da ATL e o Go­ver­no do To­can­tins, re­sol­ve­mos cri­ar em Na­ti­vi­da­de um Cen­tro de Cul­tu­ra que deu no­me e mo­vi­men­to e mais no­me àque­la his­tó­ri­ca re­gi­ão au­rí­fe­ra. Di­ga-se, Li­be­ra­to Pó­voa par­ti­ci­pou des­se mo­vi­men­to, co­mo aca­dê­mi­co da ATL e co­mo Pre­si­den­te, à épo­ca, do Egré­gio Tri­bu­nal de Jus­ti­ça de nos­so Es­ta­do.

Ho­mem de tan­tas fun­ções, há, ain­da, ne­le um im­por­tan­tís­si­mo la­do de seu vi­ver vo­ca­cio­nal, o qual de­vo res­sal­tar, por achá-lo im­por­tan­te na vi­da de um ci­da­dão. É o seu amo­ro­so es­pí­ri­to de ci­vis­mo.

Tam­bém, quan­do exer­cia o car­go aci­ma ci­ta­do (Di­re­to­ra do De­par­ta­men­to de Cul­tu­ra do To­can­tins), Li­be­ra­to Pó­voa, Pre­si­den­te e Mem­bro de Con­se­lho His­tó­ri­co da­que­le Es­ta­do, ele es­cre­veu o Hi­no do Es­ta­do do To­can­tins, que foi apro­va­do num con­cur­so pú­bli­co de âm­bi­to na­ci­o­nal e pu­bli­ca­do: Lei 977, de 30 de abril de 1998.

Mas, la­men­ta­vel­men­te, es­se be­lo hi­no foi sub­sti­tu­í­do por uma can­ção de au­to­ria de um dos nos­sos co­nhe­ci­dos can­to­res po­pu­la­res, Ge­né­sio To­can­tins.

Por mo­ti­vos edu­ca­cio­nais, ex­pres­so mi­nha opi­ni­ão con­trá­ria a es­se fa­to. Não em re­pre­sá­lia ao fes­te­ja­do au­tor do no­vo hi­no, o qual te­nho co­mo bom ami­go, mas, por­que não ve­jo ra­zões àque­la sub­sti­tui­ção.

Quan­do es­tu­dan­te, no tra­di­cio­nal “Co­lé­gio San­ta Cla­ra”, du­ran­te 10 anos de es­tu­dos, en­quan­to eu me pre­pa­ra­va ali, pa­ra, um dia, ser pro­fes­so­ra pri­má­ria, ti­ve a fe­li­ci­da­de de ter co­mo pro­fes­so­ra de Mú­si­ca e Edu­ca­ção Cí­vi­ca, a Rvma. Ir. Ma­ria Ce­rá­fi­ca Osf. Com aque­la ilus­tre mes­tra for­ma­da em Mú­si­ca na Ale­ma­nha, apren­di al­gu­ma coi­sa a mais so­bre a im­por­tân­cia dos hi­nos ofi­ci­ais can­ta­dos nos atos cí­vi­cos. Apren­di, que um hi­no na­ci­o­nal ou es­ta­du­al é um ati­va­dor – do “him­nus” des­ti­na­do a aflo­rar o ci­vis­mo, o pa­tri­o­tis­mo e fa­zer o cé­re­bro ati­var o sen­ti­men­to de de­fe­sa e de or­gu­lho da nos­sa ter­ra – Pa­ís e Es­ta­do. Hi­no na­ci­o­nal ou es­ta­du­al de­ve es­ti­mu­lar a lem­bran­ça da his­tó­ria de um po­vo e das su­as lu­tas pas­sa­das. Aci­ma de tu­do, que se exal­te ne­le o amor à pá­tria e as coi­sas do Es­ta­do. A mú­si­ca de um hi­no es­ti­mu­la o nos­so ín­ti­mo, ace­le­ran­do nos­sa adre­na­li­na. E, en­tão, ao can­tá-lo, de­ve­mos fa­zê-lo ere­tos, ga­lhar­da­men­te im­pá­vi­dos. No Hi­no Na­ci­o­nal te­mos um “no­bre sím­bo­lo da pá­tria”, a ter­ra a qual ho­me­na­ge­a­mos.

Re­cen­te­men­te, ti­ve­mos um exem­plo, ven­do e ou­vin­do pe­los mo­der­nos mei­os de co­mu­ni­ca­ção, o hi­no da Fran­ça – “A Mar­seil­lai­se” –   can­ta­do pe­lo pre­si­den­te da Fran­ça, au­to­ri­da­des e o po­vo fran­cês. Al­guns, en­tre aque­les mi­lha­res de pes­so­as, quem sa­be?! dei­xa­vam ro­lar lá­gri­mas pe­lo ros­to con­tris­ta­do ou, pa­ra den­tro de si mes­mos, aos seus co­ra­ções en­tu­si­as­ma­dos e pa­tri­ó­ti­cos. Foi uma ofer­ta do bra­vo po­vo à sua glo­ri­o­sa pá­tria fran­ce­sa, con­tra o ter­ro­ris­mo!

Vol­te­mos a Pal­mas, ca­pi­tal do To­can­tins: ela era, ape­nas, um tra­ça­do de ave­ni­das e ru­as aber­tas so­bre a pla­ní­cie que des­ce dos con­tra­for­tes da Ser­ra do Car­mo, ru­mo às águas do To­can­tins e da ro­mân­ti­ca Praia da Gra­ci­o­sa.

En­tão, o De­sem­bar­ga­dor Jo­sé Li­be­ra­to Pó­voa era o Pre­si­den­te da Egré­gia Cor­te de Jus­ti­ça do To­can­tins. A se­de do mes­mo fun­cio­na­va, im­pro­vi­sa­da­men­te, num bar­ra­cão de pa­re­des de tá­bu­as, sa­las es­cu­ras, chão ci­men­ta­do e úmi­do. Da­li a Jus­ti­ça exer­cia sua au­to­ri­da­de e dis­tri­bu­ía seus be­ne­fí­ci­os à imen­sa re­gi­ão to­can­ti­nen­se. Nas­cia um no­vo Es­ta­do cheio de es­pe­ran­ça! Lem­bro-me das mui­tas ve­zes que vi o De­sem­bar­ga­dor Li­be­ra­to des­cen­do, to­dos os di­as, por uma da­que­las ave­ni­das re­cém-aber­tas, ru­mo ao “Ban­de­jão”. Es­te era aber­to dos la­dos e co­ber­to de pa­lhas. Tam­bém, era o úni­co “res­tau­ran­te” que nos ser­via a to­dos: au­to­ri­da­des, fun­cio­ná­rios e che­gan­tes de to­da par­te do Pa­ís. Mas, as po­si­ções ele­va­das não en­vai­de­cem aos ide­a­lis­tas. Es­tes sa­bem exe­cu­tar su­as fun­ções, hon­ran­do- as e dig­ni­fi­can­do- as com a na­tu­ral sim­pli­ci­da­de, que lhes de­ve ser pe­cu­li­ar.

To­dos nós nos as­sen­tá­va­mos às me­sas tos­cas ro­de­a­das de ban­cos, sem en­cos­to. Era ali que se sen­tia a fra­ter­nal uni­ão dos pi­o­nei­ros, no tra­ba­lho e nos ide­ais. De vez em quan­do, pa­ra mai­or des­con­for­to nos­so, o “res­tau­ran­te” era en­vol­vi­do por uma nu­vem de po­ei­ra tra­zi­da pe­los cos­tu­mei­ros re­de­mo­i­nhos, ver­da­dei­ros co­nes de ven­to. Ro­do­pi­a­vam for­te, tra­zen­do, no seu “bo­jo”, fo­lhas se­cas e, de­pois, se apru­ma­vam ru­mo às nu­vens, des­fa­zen­do-se lá em ci­ma.

No “Ban­de­jão”, nos­so des­con­for­to era ge­ral! O que se fa­zer!? Ape­nas, ta­pa­vam os enor­mes cal­dei­rões de alu­mí­nio, on­de se co­zi­am os ali­men­tos, cu­jos cal­dei­rões, so­bre um pei­to­ril de ci­men­to, eram as úni­cas “tra­ves­sas” e “so­pei­ras” nas qua­is en­ter­rá­va­mos as co­lhe­res de pau e as con­chas de alu­mí­nio, com as qua­is ti­rá­va­mos as co­mi­das que eram bem re­gi­o­nais: ar­roz com car­ne se­ca (ma­ria isa­bel), co­zi­dão (car­ne em pe­da­ços, co­zi­da), pi­ca­do de man­di­o­ca, ar­roz ca­sa­do e pa­ço­ca.

Mas a fé e o ide­al dos pi­o­nei­ros ven­ce­ram os re­de­mo­i­nhos os “po­tós” (in­se­tos), os per­ni­lon­gos, os ra­tos e, às ve­zes, al­gu­mas co­bras e ou­tros “bi­chi­nhos” in­co­mo­da­dos com a nos­sa “in­va­são” aos seus do­mi­cí­li­os, ou­tro­ra, so­men­te por eles po­vo­a­dos.

En­fei­tan­do o am­bi­en­te, no ar, inú­me­ras aves mul­ti­co­lo­ri­das, com seus va­ri­a­dos can­tos, pia­dos e gor­jei­os. Ain­da ho­je, mui­tas des­sas aves en­fei­tam os céus de Pal­mas e as ara­ras azu­is, com su­as es­tri­den­tes “gar­ga­lha­das”, acor­dam seus ha­bi­tan­tes.

Ago­ra, com mais de trin­ta anos, Pal­mas já é a mais be­la ca­pi­tal do Bra­sil ama­zô­ni­co! Seus pa­lá­cios, seus jar­dins e sua es­tru­tu­ra ar­qui­te­tô­ni­ca, so­bre o pri­vi­le­gi­a­do lu­gar em que se fir­mam, a to­dos en­can­tam! Ali tu­do res­pi­ra o ven­to pu­ro da es­pe­ran­ça. O tra­ba­lho de to­dos cons­trói o pro­gres­so que se ir­ra­dia e avan­ça as de­mais re­gi­ões to­can­ti­nen­ses!

No “front” dos in­te­lec­tu­ais que se om­bre­a­vam no tra­ba­lho da cons­tru­ção, do res­ga­te e da con­ser­va­ção e ex­pan­são da cul­tu­ra to­can­ti­nen­se, en­con­trá­va­mos, sem­pre, a de­ci­di­da e com­pe­ten­te par­ti­ci­pa­ção do es­cri­tor Li­be­ra­to Pó­voa.

Co­fun­da­dor e pri­mei­ro Pre­si­den­te da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras, o ex­ce­len­te e so­li­ci­ta­do con­fe­ren­cis­ta Li­be­ra­to Pó­voa le­va sua li­te­ra­tu­ra a to­das as re­gi­ões do To­can­tins e de ou­tras re­gi­ões do Bra­sil in­tei­ro. Seus li­vros: “Cau­sos que o To­can­ti­nen­se Con­ta”, “Zé Go­e­la Pé de Jan­ta, Os Cau­sos que o Du­ro Con­ta”, “O Se­nhor do Tem­po” (li­te­ra­tu­ra in­fan­til), “Jo­ão de Deus, o Fe­nô­me­no de Aba­di­â­nia” (fe­nô­me­nos es­pí­ri­tas ou pa­rap­si­co­ló­gi­cos), “Bes­ta Fe­ra e ou­tros con­tos” (con­tos), “El Fe­nô­me­no Ju­an de Di­os”, “Das Phe­no­me­non von Aba­di­a­nia e “Man­din­ga” (ro­man­ce), “Di­ci­o­ná­rio To­can­ti­nen­se de Ter­mos e Ex­pres­sões Afins” (fi­lo­lo­gia), e ou­tras mais, to­das com edi­ções es­go­ta­das e ou­tras mais aqui não ci­ta­das.

Nos­so re­fe­ri­do con­fra­de li­ga os lu­ga­res e as pes­so­as “fo­to­gra­fan­do-as” nas su­as nar­ra­ti­vas. As­sim, le­va nos­sa li­te­ra­tu­ra aos lon­ges de ou­tras ter­ras.

Sen­ti­mos sua fle­xi­bi­li­da­de ver­bal na mo­der­ni­da­de de seu es­ti­lo le­ve, sol­to e au­tên­ti­co. Seus li­vros re­gis­tram ter­mos da lin­gua­gem co­ti­dia­na, usu­al, na sua re­gi­ão – Di­a­nó­po­lis.

O au­tor, fi­el­men­te pre­so ao que nar­ra, faz o lei­tor “ver” e “sen­tir” a ori­gi­na­li­da­de do ser­ta­ne­jo. Vol­ta-se, com fre­quên­cia, aos seus anos de in­fân­cia e ju­ven­tu­de, gra­van­do su­as lem­bran­ças nes­te li­vro – “De gen­te, de bi­chos, mei­zi­nhas e abu­sões”.

De tal mo­do são es­cri­tas es­sas crô­ni­cas que, em ca­da um de seus pe­rí­o­dos, há um sig­no e um sen­ti­do.

Li­be­ra­to Pó­voa ca­rac­te­ri­za sua cri­a­ção li­te­rá­ria, com um elo en­tre a tra­di­ção e a mo­der­ni­da­de. Is­to é cul­tu­ra! Es­ta cap­ta­ção de pas­sa­dos va­lo­res, que ele sa­be tran­spor­tar e en­cai­xá-los na sua ar­te li­te­rá­ria, di­nâ­mi­ca e mo­der­na, é vá­li­da, ser­vin­do, tam­bém, seu ím­pe­to cri­a­ti­vo e re­gi­o­na­lis­ta co­mo es­tí­mu­lo de bra­si­li­da­de. Ali­ás, no­ta-se, atu­al­men­te, nos es­cri­to­res jo­vens es­ta va­lo­ri­za­ção do tra­di­cio­nal, den­tro de for­mas e ex­pres­sões sub­stan­ci­al­men­te mo­der­nas. Coi­sa as­sim, se­me­lhan­te ao mo­vi­men­to de re­no­va­ção es­té­ti­ca so­ci­al, sem per­der de vis­ta nos­sas raí­zes lin­guís­ti­cas, pa­ra que se per­pe­tu­em den­tro da li­te­ra­tu­ra bem nos­sa, bem bra­si­lei­ra.

O es­cri­tor Li­be­ra­to Pó­voa sa­be ex­pres­sar sua ins­pi­ra­ção nu­ma “lin­gua­gem-po­vo”, sem per­der, no en­tan­to, a tri­lha do bom es­cri­tor: es­ti­lo atra­en­te, bom ver­ná­cu­lo e mo­der­ni­da­de.

Li­be­ra­to Pó­voa, co­fun­da­dor e mem­bro efe­ti­vo da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras, lan­çou ain­da 10 (dez) ex­ce­len­tes obras ju­rí­di­cas, sen­do 04 (qua­tro) na área do Di­rei­to Ci­vil e 05 (cin­co), na do Di­rei­to Pe­nal. E, tam­bém, um “Va­de-Me­cum da Le­gis­la­ção Bá­si­ca do Es­ta­do de Go­i­ás” e ou­tro, si­mi­lar, da “Le­gis­la­ção To­can­ti­nen­se”.

Nas obras ci­en­tí­fi­cas ci­ta­das, mes­mo nes­tas, em que o au­tor não po­de fu­gir da ló­gi­ca, nem das di­re­tri­zes ins­pi­ra­das na ra­zão, as qua­is sus­ten­tam a ver­da­de in­ves­ti­ga­da pe­la fi­lo­so­fia, mes­mo as­sim, es­te no­vo es­cri­tor, ca­ti­van­te pe­la cla­re­za de seus en­si­na­men­tos, tor­na-se elo­gi­a­do pe­los es­tu­di­o­sos do Di­rei­to. Em su­as obras ju­rí­di­cas re­ve­la-se elu­ci­da­ti­vo e pro­fes­sor se­gu­ro, na ar­te de fa­zer en­ten­der o pro­ces­so e o an­da­men­to des­se na jus­ti­ça, até se al­can­çar o êxi­to da ação e a apli­ca­ção da Lei cu­ja efi­cá­cia, a fi­nal, é o seu ob­je­ti­vo, Li­be­ra­to Pó­voa en­si­na tu­do is­so, sem re­bu­ça­dos; tu­do tão tran­spa­ren­te, co­mo o be­ne­fí­cio da pró­pria Lei.

O es­cri­tor Li­be­ra­to Pó­voa sa­be ali­ar ao seu in­con­fun­dí­vel es­ti­lo li­te­rá­rio, o ati­la­men­to do jor­na­lis­ta, à pro­fun­di­da­de do hu­ma­nis­ta, à pe­ne­tra­ção do crí­ti­co, com a se­re­ni­da­de do pro­fes­sor, unin­do-os a se­gu­ran­ça do ma­gis­tra­do e a ar­gú­cia do ad­vo­ga­do. Tu­do is­to avo­lu­ma a ful­gu­rân­cia de sua ima­gi­ná­ria do fi­no ar­tis­ta das le­tras, que ele é.

Ro­man­cis­ta, con­tis­ta e, ago­ra, cro­nis­ta, Li­be­ra­to Pó­voa es­cre­ve co­mo se de­ve es­cre­ver, em qual­quer que se­ja o gê­ne­ro es­co­lhi­do, sem ma­cu­lar a for­ma, nem que­brar a téc­ni­ca li­te­rá­ria. Bem por is­to já tem um lu­gar re­ser­va­do, no su­ces­so das le­tras na­ci­o­nais.

Nes­te To­can­tins de nos­sos di­as, bem mo­der­no, o cro­nis­ta “De gen­te, de bi­chos, mei­zi­nhas e abu­sões”. Li­be­ra­to Pó­voa, cu­jo es­ti­lo ma­le­á­vel, vi­vo e es­pon­tâ­neo não es­con­de seu gos­to acen­tu­a­do pe­los vo­cá­bu­los “ro­cei­ros”, “bar­ro­cos”, “cai­pi­ras” ou “ar­cai­cos”, co­mo quei­ram cha­má-lo os que des­pre­zam es­ses ter­mos, pa­ra eles, em nar­ra­ti­vo de­su­so. O ver­na­cu­lis­ta Li­be­ra­to Pó­voa, re­gi­o­na­lis­ta au­tên­ti­co, en­cai­xa, mui­to bem, es­sas pa­la­vras nas crô­ni­cas des­se li­vro. As­sim, faz uma tran­scen­dên­cia do me­ro des­cri­ti­vo ao nar­ra­ti­vo, en­ri­que­ci­men­to à his­to­ri­o­gra­fia. Men­ci­o­na lu­ga­res, pes­so­as e fa­la das cren­di­ces da re­gi­ão to­can­ti­nen­se – Di­a­nó­po­lis, que se po­de­ria ser con­si­de­ra­da, por sua im­por­tân­cia de ori­gem e acon­te­ci­men­tos his­tó­ri­cos ali vi­vi­dos, uma “ilha so­ci­al-eco­ló­gi­ca”, nes­te Bra­sil – bra­sis, co­mo di­ria o so­ci­ó­lo­go Ro­ber­to Frei­re, es­tu­di­o­so dos pro­ble­mas de­cor­ren­tes da di­ver­si­da­de re­gi­o­nal bra­si­lei­ra e su­as im­pli­ca­ções cul­tu­ra­is.

Al­guns vo­cá­bu­los “cai­pi­ras” usa­dos pe­lo au­tor Li­be­ra­to Pó­voa, re­sul­tam da su­pres­são si­lá­bi­ca, de­tur­pan­do a pa­la­vra ex. “cê” – (ter­mo sin­co­pa­do, o mes­mo que “van­cê”, de­tur­pa­ção da pa­la­vra “vo­cê”). Ou­tras for­mas são afe­ré­ri­cas, fa­la po­pu­lar, usa­das co­mo ex­ten­são de sen­ti­do, ex. foi no (em vez de ao); “co­mér­cio” – (vi­la, po­vo­a­do, ci­da­de­zi­nha sem pro­je­ção); “Num” – é a for­ma pro­clí­ti­ca do ad­vér­bio de ne­ga­ção – não; “Ho­me!” – é lin­gua­gem cai­pi­ra usa­da co­mo in­ter­jei­ção na fa­la, de­mons­tran­do: re­ceio, ex.: “ho­me, as coi­sas num vão bem”.

Mui­tas des­sas ex­pres­sões con­si­de­ra­das cai­pi­ras ou ar­cai­cas são ori­un­das da fa­la do pri­mi­ti­vo co­lo­ni­za­dor e se ca­rac­te­ri­za­ram na lín­gua ge­ral. Ou­tras são os vo­cá­bu­los for­ma­dos no seio da pró­pria lín­gua e ou­tros mais vin­dos das lín­guas in­dí­ge­nas de nos­sas tri­bos.

Nos­sas es­co­las, por uma ques­tão de bra­si­li­da­de, de­vem le­var os es­tu­dan­tes a apre­ci­a­rem e, até, fa­ze­rem um es­tu­do acu­ra­do so­bre a lin­gua­gem di­a­le­tal, da sua fo­né­ti­ca à sin­ta­xe. Sem dú­vi­da, tais es­tu­dos, se bem ori­en­ta­dos, cons­ti­tu­i­rão uma sa­lu­tar con­tri­bui­ção à nos­sa li­te­ra­tu­ra, não só pe­lo in­te­res­se pu­ra­men­te lin­guís­ti­co, se­não, tam­bém pe­lo cla­rão que se lan­ça­ria so­bre ques­tões ati­nen­tes à for­ma­ção da per­so­na­li­da­de e da ci­da­da­nia, coi­sas li­ga­das aos sen­ti­men­tos na­ci­o­nais de nos­so po­vo.

Ar­cai­ca ou não a lin­gua­gem usa­da pe­los nos­sos ro­cei­ros não é des­pre­zí­vel. É um vo­ca­bu­lá­rio de­les e nos­sos, às ve­zes. São ex­pres­sões es­tu­da­das por di­ci­o­na­ris­tas e le­xi­có­gra­fos. Em Go­i­â­nia, co­mo me era pra­ze­ro­so o fa­lar com mi­nha sa­u­do­sa co­ma­dre, a pro­fes­so­ra Nelly Al­ves de Al­mei­da, fi­ló­lo­ga e aca­dê­mi­ca. Ela dei­xou obras de va­lor so­bre seus es­tu­dos re­fe­ren­tes ao nos­so lé­xi­co. Era um as­sun­to que ela não des­pre­za­va. Por is­so gos­ta­va de “pro­se­ar”, com os ro­cei­ros que iam à sua ca­sa. Ela os re­ce­bia mui­to bem. Con­ver­sa­va com eles, na­tu­ral­men­te, co­mo se eles res­pec­ti­va­men­te, es­ti­ves­sem nos seus am­bi­en­tes de ori­gem. Sei que os cam­pe­si­nos a es­ti­ma­vam mui­to. Co­ma­dre Nelly pas­sa­va ho­ras es­tu­dan­do os ter­mos usa­dos por es­tes seus vi­si­tan­tes, vin­dos dos ser­tões. De­pois, jun­tas, con­ver­sá­va­mos so­bre o va­lor et­no­grá­fi­co das pa­la­vras cai­pi­ras, “ar­cai­cas”, pa­ra mui­tos. Mas, não po­de­mos es­que­cer de que ne­las exis­te po­de­ro­so sus­ten­tá­cu­lo à nos­sa ori­gem cul­tu­ral.  Por tu­do is­so, con­ver­sá­va­mos ale­gre­men­te, com o Zé do La­go. Es­te ain­da é lú­ci­do e vi­ve, ago­ra, aqui em Go­i­â­nia. Sem­pre que pos­so vou vi­si­tá-lo e ele se des­faz em pa­la­vras sa­u­do­sas so­bre aque­la gran­de “mu­lher”. E, en­tão, lem­bro- me do que ela ain­da me di­zia: “Gos­to do Zé do La­go. Sua pro­sa me ale­gra. Pen­so, co­ma­dre Ana, que o Zé do La­go se­ria mais bem en­ten­di­do pe­lo Ama­deu do que por nós du­as”. E ria! Re­fe­ria-se ao le­xi­có­gra­fo Ama­deu Ama­ral, au­tor do “Di­ci­o­ná­rio Cai­pi­ra”, li­vro que lhe per­ten­ceu e ho­je me per­ten­ce. É uma lem­bran­ça gra­ta que guar­do cui­da­do­sa­men­te, vin­da da gran­de fi­ló­lo­ga que foi mi­nha co­ma­dre Nelly de Al­mei­da. Ela foi um bri­lho ina­pa­gá­vel, com o qual inun­da­va, sem­pre com os no­bres co­le­gas da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, a li­te­ra­tu­ra go­i­a­na!

A nos­so ver, o es­cri­tor Li­be­ra­to Pó­voa é uma re­fe­rên­cia do Es­ta­do do To­can­tins. Se­ja na li­te­ra­tu­ra, ou no seu tra­ba­lho pres­ta­do com evi­dên­cia e ze­lo nas áre­as de de­sen­vol­vi­men­to só­cio-ju­rí­di­co e cul­tu­ral da­que­le no­vo Es­ta­do

Acom­pa­nhei, mes­mo de lon­ge, o en­fren­ta­men­to do­lo­ro­so a que ele te­ve de sub­me­ter-se fren­te à Jus­ti­ça do Es­ta­do do To­can­tins.

Lem­bre­mo-nos de que ho­je es­tão na his­tó­ria no­mes de pes­so­as que en­fren­ta­ram, em tem­pos idos, in­jus­tas per­se­gui­ções. São re­gis­tros que têm ori­gi­na­do obras no­tá­veis na li­te­ra­tu­ra per­ten­cen­tes à li­te­ra­tu­ra mun­di­al: “Os Mi­se­rá­veis”, de Ví­tor Hu­go, por exem­plo. Nes­ta fa­mo­sa obra, os per­se­gui­dos se en­car­nam na pes­soa de Je­an Vi­le­je­an. Mas ele é, sem­pre, um ”atra­ves­sa­dor de sé­cu­los”. Vi­le­je­an ho­je, na imor­tal obra re­fe­ri­da, é, co­mo se sa­be, ad­mi­ra­do por re­sig­na­ção an­te as in­jus­ti­ças. Is­to, gra­ças à gran­de for­ça imor­tal do gran­de gê­nio li­te­rá­rio, que é Ví­tor Hu­go. – E o te­mí­vel Ja­vert? – An­te o fra­cas­so ou o ar­re­pen­di­men­to do seu es­ti­o­la­do vi­ver, anos a fio, ape­nas o mais te­mí­vel Agen­te po­li­ci­al de Pa­ris, te­ria ele se ar­re­pen­di­do? – Tal­vez odi­an­do-se su­i­ci­dou-se…

Por ter si­do um ho­mem que ocu­pou car­gos de re­le­van­tes po­si­ções de co­man­do, Li­be­ra­to Pó­voa de­ve ser ca­paz de di­ri­mir, de en­ten­der e, so­bre­tu­do, ser um ho­mem que sa­be pen­sar. Por is­so, é con­for­tan­te pa­ra seus ami­gos vê-lo in­te­grar-se no nos­so meio lí­te­ro-aca­dê­mi­co. Es­go­ta­do? Não! Ape­nas mais ex­pe­ri­en­te de­pois da som­bria pas­sa­gem por per­cal­ços co­muns aos se­res hu­ma­nos. Sen­te-se re­con­for­ta­do ao re­to­mar a di­re­ção que lhe pa­re­ce mais con­for­tá­vel.

E ago­ra, ru­mo a no­vas re­a­li­za­ções, Li­be­ra­to an­da co­nos­co, seus ami­gos, con­fra­des e, ain­da, com o acon­che­go de seus fa­mi­lia­res! An­da­mos, to­dos nós, sob es­ta flo­res­ta, que nos dá som­bra e paz.

As­sim, jun­to an­da­re­mos, ca­da um de nós, es­cre­ven­do e con­tan­do nos­sos “cau­sos”. E es­tes mos­tra­rão, sem­pre, a vi­da das pes­so­as, com su­as ale­gri­as, di­fi­cul­da­des, vi­tó­rias e, tam­bém, de­cep­ções…

A Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras, igua­is a su­as con­gê­ne­res, não é um ór­gão po­lí­ti­co, mas, sim, de­mo­crá­ti­co. Obe­de­ce à Jus­ti­ça e enal­te­ce a li­ber­da­de de pen­sa­men­tos, bem co­mo a dos di­rei­tos dos ho­mens. Tam­bém, cul­ti­va­mos a gra­ti­dão, que, no di­zer de Eso­po: “é o apa­ná­gio das al­mas no­bres e sin­ce­ras” (Séc. VII a.C.).

A Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras aguar­da a pre­sen­ça do es­cri­tor Li­be­ra­to Pó­voa e a con­ti­nui­da­de de sua va­li­o­sa co­o­pe­ra­ção aca­dê­mi­ca, a pri­mei­ra, no gê­ne­ro, cri­a­da no nos­so es­tre­me­ci­do Es­ta­do do To­can­tins.

 

(Ana Bra­ga da Aca­de­mia To­can­ti­nen­se de Le­tras (Cad. 04), Aca­de­mia Fe­mi­ni­nade Le­tras e Ar­tes de Go­i­ás (Cad. 04) e Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras (Cad. 31))

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