Opinião

Liberdade demais prejudica

Redação DM

Publicado em 18 de janeiro de 2018 às 23:22 | Atualizado há 7 anos

Li­ber­da­de sig­ni­fi­ca res­pon­sa­bi­li­da­de. É por is­so que tan­ta gen­te tem me­do de­la.

Ge­or­ge Ber­nard Shaw

 

Com a lei Ma­ria da Pe­nha, Lei da Pal­ma­da, Con­de­na­ção por Aban­do­no In­te­lec­tu­al, in­de­ni­za­ção por Aban­do­no Afe­ti­vo, ca­sa­men­to gay, ca­deia pa­ra ina­dim­plen­te com a Pen­são ali­men­tí­cia e sa­lá­rio re­clu­são, as­sim co­mo a es­co­la pú­bli­ca for­ne­cen­do tu­do de gra­ça pa­ra to­dos. Is­so faz das fa­mí­lias bra­si­lei­ras, sem res­pon­sa­bi­li­da­de al­gu­ma, ver­da­dei­ras fá­bri­cas de cri­mi­no­sos gra­tui­tos. E a es­co­la ga­ran­te a apro­va­ção des­ses por me­do de­les! Co­mo o es­ta­do gos­ta­ria de com­ba­ter a cri­mi­na­li­da­de in­fan­til? Se Deus cri­ou a fa­mí­lia, quem cri­ou os in­fan­tis des­res­pei­ta­do­res das leis di­vi­nas? Pa­re­ce que es­tes itens não têm na­da a ver, um em re­la­ção ao ou­tro, to­da­via eles cor­ro­bo­ram em des­ban­car as au­to­ri­da­des ma­ter­na­lis­tas.

Mas, eu não sei o que fa­zer, to­das as ve­zes quan­do en­tro em uma sa­la, pa­ra co­me­çar mi­nha au­la,  en­con­tro um alu­no fol­ga­da­men­te sen­ta­do à me­sa do pro­fes­sor. É di­fí­cil pe­dir li­cen­ça, pois ele não quer sa­ir. É só vi­rar as cos­tas, e te­rei de pe­dir li­cen­ça de no­vo. Po­rém se per­gun­to a es­se ti­po de alu­no se quer ser pro­fes­sor, ele diz: “Deus me li­vre!” Ele gos­ta­ria ape­nas da re­pre­sen­ta­ção mo­men­tâ­nea de po­der. To­mo as do­res da es­co­la, por ser ela a res­pon­sá­vel, se pro­pon­do a en­si­nar o equi­lí­brio, no en­tan­to, ca­da fi­nal do pe­rí­o­do, es­tou eu sen­tin­do uma sen­sa­ção es­qui­si­ta: fe­liz por ter rom­pi­do mais uma eta­pa, po­rém não, sem aque­la sen­sa­ção gos­to­sa do de­ver cum­pri­do. En­tra dia e sai dia e o mun­do pi­o­ra nes­se as­sun­to da li­ber­ti­na­gem. Co­mo mol­da­ram per­ver­ti­da­men­te a con­sci­ên­cia do ser hu­ma­no?

Que pa­ís é es­se cheio de ins­ti­tu­i­ções edu­ca­cio­nais, com tan­ta fa­ci­li­da­de pa­ra cur­sar, mas não é exi­gi­do o mai­or grau de es­co­la­ri­da­de pa­ra pre­si­den­te? Ou en­tão a es­co­la per­deu a cre­di­bi­li­da­de! Os pa­is po­bres têm que obe­de­cer es­ta cor­ja de anal­fa­be­tos fun­cio­nais ao ma­tri­cu­lar os fi­lhos nas es­co­las pú­bli­cas sem qua­li­da­de. Por quê? “Se os tu­ba­rões fos­sem ho­mens…Na­tu­ral­men­te tam­bém ha­ve­ria es­co­las nas gran­des cai­xas. Nes­sas au­las, os pei­xes pe­que­nos apren­de­ri­am co­mo na­dar pa­ra a gar­gan­ta dos tu­ba­rões” (Ber­told Brecht). A gran­de ques­tão aqui não é só o apren­der ou não apren­der é o exer­cí­cio da li­ber­da­de se am­bas as par­tes sem res­pon­sa­bi­li­da­des.

 

(Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, Li­cen­cia­do em Le­tras, Ba­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co)

 


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