Opinião

Limpeza étnica dos rohingyas e a terra de ninguém

Diário da Manhã

Publicado em 28 de dezembro de 2017 às 23:25 | Atualizado há 7 anos

O gru­po ét­ni­co mu­çul­ma­no ro­hingy tem so­fri­do com as re­cen­tes on­das de vi­o­lên­cia por par­te do go­ver­no da Bir­mâ­nia (tam­bém cha­ma­da de Myan­mar) na re­gi­ão ad­mi­nis­tra­ti­va de Ra­ji­ne, lo­ca­li­za­da na cos­ta oes­te do pa­ís. Des­de agos­to de 2017, quan­do os ata­ques tor­na­ram-se mais fre­quen­tes e vi­o­len­tos, cer­ca de 600 mil ro­hingyas fu­gi­ram de Myan­mar pa­ra o vi­zi­nho Ban­gla­desh, on­de vi­vem em es­ta­do de ca­la­mi­da­de hu­ma­ni­tá­ria. Si­tu­a­dos no li­mo en­tre Myan­mar e Ban­gla­desh, os so­bre­vi­ven­tes da ter­ra de nin­guém pre­ci­sam de aju­da, mas nin­guém os ou­ve.

Os re­fe­ri­dos ata­ques são pro­fe­ri­dos por mi­li­ta­res de Myan­mar, que ale­gam es­tar pro­te­gen­do os ci­vis do cha­ma­do Exér­ci­to de Sal­va­ção Ro­hingya, clas­si­fi­can­do-o co­mo gru­po ter­ro­ris­ta e afir­man­do que ele es­ta­be­le­ce re­la­ções com o Es­ta­do Is­lâ­mi­co e a Al Qa­e­da. Con­tu­do os ata­ques são di­re­cio­na­dos a to­da e qual­quer pes­soa da et­nia ro­hingy, gru­po mi­no­ri­tá­rio que nem ao me­nos pos­sui ci­da­da­nia e di­rei­tos bá­si­cos em Myan­mar.

Pa­ra os ro­hingyas, que ain­da não fu­gi­ram, res­ta o me­do: a ofen­si­va mi­li­tar bir­ma­ne­sa já dei­xou cen­te­nas de mor­tos. A in­ten­ção do Es­ta­do é ex­pul­sar o gru­po por não acei­tar a re­li­gi­ão mu­çul­ma­na. Sen­do as­sim, fi­ca evi­den­te que a in­ten­ção é, sim, re­a­li­zar uma “lim­pe­za ét­ni­ca e re­li­gi­o­sa” dos ro­hingyas na re­gi­ão, prá­ti­ca ina­cei­tá­vel den­tro do di­rei­to in­ter­na­ci­o­nal e hu­ma­ni­tá­rio.

His­to­ri­ca­men­te, epi­só­di­os de lim­pe­za ét­ni­ca in­fe­liz­men­te não são iso­la­dos, den­tre os mais re­cen­tes e es­tar­re­ce­do­res po­de-se ci­tar o ocor­ri­do em Ru­an­da, em 1994, quan­do hu­tus ma­ta­ram qua­se 1 mi­lhão de tut­sis, e, tam­bém, o ge­no­cí­dio de mu­çul­ma­nos bós­nios per­pe­tra­do por sér­vi­os, no ano de 1995. Tais epi­só­di­os de­mons­tram uma fa­ce­ta dos con­fli­tos pós Guer­ra Fria.

De mo­do ob­je­ti­vo, no pe­rí­o­do pós-1989, de­sen­vol­ve­ram e de­sen­vol­vem-se con­fli­tos que de­sa­fi­am as gran­des te­o­ri­as do mains­tre­am ao mos­tra­rem-se dis­so­ci­a­das de con­fli­tos en­tre uni­da­des uni­tá­rias es­ta­tais. Os no­vos con­fli­tos de­sa­fi­am fron­tei­ras e, mor­men­te, a su­pos­ta ra­ci­o­na­li­da­de hu­ma­na pro­pos­ta por uma par­ce­la gran­de dos ne­o­li­be­ra­is.

As de­bi­li­da­des e, por que não, a in­ci­pi­ên­cia do pro­ces­so de cons­tru­ção de uma go­ver­nan­ça glo­bal que pos­sa li­mi­tar ou mes­mo pôr fim às guer­ras e à fo­me dão mar­gem ain­da pa­ra que pro­ble­mas co­mo o de Myan­mar ocor­ram. Re­cen­te­men­te, o se­cre­tá­rio-ge­ral da ONU, An­tó­nio Gu­ter­res, exi­giu do go­ver­no de Myan­mar o fim das ações mi­li­ta­res con­tra o po­vo ro­hingya e o aces­so pa­ra ações hu­ma­ni­tá­rias no pa­ís. A des­pei­to dis­so, va­le sa­li­en­tar o des­ca­so das Na­ções Uni­das com a cri­se anun­ci­a­da: a vi­o­lên­cia so­fri­da pe­los ro­hingyas sub­sis­te des­de 2014 e já ha­via si­do de­nun­ci­a­da à ONU di­ver­sas ve­zes, sen­do, no en­tan­to, ne­gli­gen­ci­a­da pe­los mais al­tos fun­cio­ná­rios da or­ga­ni­za­ção.

Em con­tra­par­ti­da, a Anis­tia In­ter­na­ci­o­nal po­si­cio­nou-se a fa­vor do po­vo ro­hingya, su­ge­rin­do ao Con­se­lho de Se­gu­ran­ça das Na­ções Uni­das que se­ja im­pos­to um em­bar­go às ar­mas pa­ra Myan­mar. A Anis­tia In­ter­na­ci­o­nal tam­bém pres­sio­na o con­se­lho a emi­tir uma de­cla­ra­ção pú­bli­ca de re­pú­dio às atro­ci­da­des no es­ta­do de Ra­ji­ne, exi­gin­do o fim da vi­o­lên­cia.

No fim de agos­to de 2017, o go­ver­no de Ban­gla­desh, pa­ís vi­zi­nho, afir­mou que as au­to­ri­da­des bir­ma­ne­sas ti­nham acei­ta­do um tra­to que vi­sa­va aca­bar com o flu­xo de ci­da­dã­os da Bir­mâ­nia. Po­rém os nú­me­ros mos­tram que o flu­xo não pa­rou, tam­pou­co di­mi­nu­iu.

Con­clu­si­va­men­te, é im­por­tan­te dei­xar cla­ro que os con­fli­tos na­que­la re­gi­ão do su­des­te asi­á­ti­co não es­tão pró­xi­mos do fim. A cri­se hu­ma­ni­tá­ria e as cons­tan­tes vi­o­la­ções dos di­rei­tos hu­ma­nos em Myan­mar con­ti­nuam sem si­nal de de­crés­ci­mo. Não é a pri­mei­ra vez na his­tó­ria, co­mo já afir­ma­mos, que “lim­pe­zas ét­ni­cas” são fei­tas e, in­fe­liz­men­te, não se­rá a úl­ti­ma. To­da­via cre­mos que os or­ga­nis­mos in­ter­na­cio­nais de­vem agir de ma­nei­ra mais efi­caz a fim de so­lu­cio­na­rem o pro­ble­ma dos ro­hingyas que vi­vem sob po­lí­ti­cas de dis­cri­mi­na­ção ra­ci­al e se­gre­ga­cio­nis­ta há dé­ca­das e, as­sim, da­rem um pas­so adi­an­te ru­mo a uma go­ver­nan­ça glo­bal em que pro­ble­mas co­mo guer­ra, ex­ter­mí­nio ét­ni­co e fo­me se­rão ape­nas as­sun­tos de his­to­ri­a­do­res.

 

(Gio­va­na S. Car­nei­ro, es­tu­dan­te de Re­la­ções In­ter­na­cio­nais na Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca de Bra­sí­lia. / Ma­ria Es­te­la M. Ki­e­ling, es­tu­dan­te de Re­la­ções In­ter­na­cio­nais na Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca de Bra­sí­lia)


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