Opinião

Logística no Brasil: como ser estratégico com as particularidades do País

Diário da Manhã

Publicado em 24 de setembro de 2018 às 23:12 | Atualizado há 7 anos

In­de­pen­den­te­men­te do se­tor ou do ta­ma­nho do ne­gó­cio, uma área que po­de ser con­si­de­ra­da a prin­ci­pal pre­o­cu­pa­ção dos em­pre­sá­rios bra­si­lei­ros é a lo­gís­ti­ca. Res­pon­sá­vel pe­la cir­cu­la­ção de pro­du­tos no ter­ri­tó­rio na­ci­o­nal, es­te con­cei­to faz com que a gran­de mai­o­ria das cor­po­ra­ções en­fren­te di­a­ria­men­te uma sé­rie de par­ti­cu­la­ri­da­des e de­sa­fi­os pa­ra que con­si­ga, de fa­to, cres­cer. Pa­ra is­so, a tec­no­lo­gia é um au­xí­lio po­de­ro­so nes­ta bus­ca pe­la au­to­ma­ti­za­ção e efi­ci­ên­cia.

Os cus­tos lo­gís­ti­cos são com­po­nen­tes bas­tan­te sig­ni­fi­ca­ti­vos nas des­pe­sas ope­ra­ci­o­nais das em­pre­sas bra­si­lei­ras. Pes­qui­sa re­a­li­za­da pe­la Fun­da­ção Dom Ca­bral in­di­ca que os gas­tos com tran­spor­te e ar­ma­ze­na­gem cor­res­pon­dem a 12,37% do fa­tu­ra­men­to bru­to anual das cor­po­ra­ções – um cres­ci­men­to de 7,4% nos úl­ti­mos três anos. As­sim, uma boa ges­tão nes­sa área é vi­tal pa­ra a ga­ran­tia dos re­sul­ta­dos das or­ga­ni­za­ções.

Pa­ra is­so, é pre­ci­so ven­cer du­as ca­rac­te­rís­ti­cas bem de­sa­fi­a­do­ras do Bra­sil. A pri­mei­ra de­las re­me­te às di­fi­cul­da­des de tran­spor­te. O Bra­sil é uma na­ção com di­men­sões con­ti­nen­tais (8,5 mi­lhões de qui­lô­me­tros qua­dra­dos, qua­se o ta­ma­nho de to­do o con­ti­nen­te eu­ro­peu) e, se não bas­tas­se, ain­da pos­sui uma gran­de de­pen­dên­cia do mo­dal ro­do­vi­á­rio com in­fra­es­tru­tu­ra pou­co de­sen­vol­vi­da fo­ra dos gran­des cen­tros. Além dis­so, há a ques­tão tri­bu­tá­ria, com uma sé­rie de exi­gên­cias fis­cais e le­gais que tor­nam ain­da mais com­ple­xos os de­sa­fi­os nes­ta área.

Re­ver­ter es­sas par­ti­cu­la­ri­da­des não é fá­cil por­que não exis­te um ce­ná­rio úni­co ide­al. As so­lu­ções de­pen­dem de ca­da seg­men­to de atu­a­ção e do por­te das em­pre­sas en­vol­vi­das. Con­tu­do, al­gu­mas di­cas são im­por­tan­tes. O pri­mei­ro pas­so pa­ra ter uma lo­gís­ti­ca mais efi­ci­en­te e me­nos dis­pen­di­o­sa, por exem­plo, é ga­ran­tir a vi­si­bi­li­da­de das ope­ra­ções e dos pro­ces­sos. As­sim, os pro­fis­si­o­nais con­se­guem iden­ti­fi­car os pon­tos fra­cos e exe­cu­tar pla­nos es­tru­tu­ra­dos pa­ra me­lho­rar es­sa ques­tão, oti­mi­zan­do e au­men­tan­do a efi­ci­ên­cia.

As em­pre­sas e os ges­to­res pre­ci­sam com­pre­en­der que o se­tor es­tá no mo­men­to de uma mu­dan­ça sig­ni­fi­ca­ti­va na for­ma co­mo as ope­ra­ções são ge­ri­das. O uso da tec­no­lo­gia co­mo fer­ra­men­ta de ges­tão e a bus­ca cons­tan­te pe­la ino­va­ção de­vem gui­ar to­dos os ob­je­ti­vos. Um bom co­me­ço é iden­ti­fi­car par­cei­ros es­pe­cia­li­za­dos no as­sun­to que po­dem aju­dar nes­ta mi­gra­ção e na ado­ção de no­vos re­cur­sos. A vi­si­bi­li­da­de ne­ces­sá­ria pa­ra me­lho­rar a efi­ci­ên­cia de­pen­de di­re­ta­men­te da uti­li­za­ção da tec­no­lo­gia.

Por­tan­to, o po­si­cio­na­men­to de uma or­ga­ni­za­ção em ní­vel com­pe­ti­ti­vo a mé­dio e lon­go pra­zo de­man­da uma oti­mi­za­ção cons­tan­te das ope­ra­ções e pro­ces­sos. O mer­ca­do bra­si­lei­ro já per­ce­beu a ne­ces­si­da­de de ino­va­ção e tec­no­lo­gia e cer­ta­men­te in­ten­si­fi­ca­rá mais es­sa pro­cu­ra nos pró­xi­mos anos. Aos pou­cos, as em­pre­sas do Bra­sil con­se­guem dei­xar pa­ra trás to­das as par­ti­cu­la­ri­da­des e de­sa­fi­os e co­me­ça­rão a apre­sen­tar, fi­nal­men­te, uma evo­lu­ção sig­ni­fi­ca­ti­va na ma­tu­ri­da­de da ges­tão lo­gís­ti­ca.

 

(Di­o­go Lou­ro, só­cio-di­re­tor da Nim­bi, es­pe­cia­lis­ta em tec­no­lo­gia pa­ra a ca­deia de su­pri­men­tos.)

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