Opinião

Lucro com impacto social

Redação DM

Publicado em 16 de abril de 2016 às 02:22 | Atualizado há 9 anos

Em um ce­ná­rio em que o sis­te­ma so­ci­a­lis­ta es­tá ca­da vez mais de­sa­cre­di­ta­do e que os elei­to­res de vá­rios paí­ses co­me­çam a re­cha­çar a so­lu­ção pa­ter­na­lis­ta da cha­ma­da “es­quer­da po­pu­lis­ta”, o sis­te­ma ca­pi­ta­lis­ta, já cha­ma­do de “o me­nos pi­or de to­dos”, tam­bém tem o de­ver de se ques­ti­o­nar e se re­no­var.

O ca­mi­nho des­ta re­no­va­ção se cha­ma In­ves­ti­men­to com Im­pac­to So­ci­al e Am­bien­tal (II­SA). O mo­de­lo de ne­gó­cio do II­SA es­tá a meio ca­mi­nho en­tre a fi­lan­tro­pia, nor­mal­men­te fei­ta a fun­do per­di­do, e o in­ves­ti­men­to que vi­sa so­men­te o re­tor­no mo­ne­tá­rio. O II­SA vai além de ser sim­ples­men­te um in­ves­ti­men­to so­ci­al­men­te res­pon­sá­vel, já que exi­ge que se atin­jam me­tas pré-de­ter­mi­na­das, ob­je­ti­vas e/ou sub­je­ti­vas, de im­pac­to so­ci­al, mas não dei­xa de exi­gir igual­men­te re­sul­ta­dos fi­nan­cei­ros po­si­ti­vos pa­ra seus pro­je­tos.

A mai­or par­te das ini­ci­a­ti­vas pa­ra li­dar com ne­ces­si­da­des pre­men­tes co­mo a fo­me, fal­ta de sa­ne­a­men­to bá­si­co, sa­ú­de e edu­ca­ção, além de ques­tões am­bien­tais co­mo o des­per­dí­cio de ali­men­tos e des­car­te er­ra­do do li­xo, con­ti­nu­a­rão a de­pen­der dos Go­ver­nos e ONGs. Mas já é evi­den­te que a de­man­da por re­cur­sos é mui­to mai­or do que es­ses pro­gra­mas po­dem su­por­tar. O II­SA é par­te da so­lu­ção.

Mui­tos in­ves­ti­do­res in­di­vi­dua­is e fa­mí­lias que ad­mi­nis­tram gran­des for­tu­nas tem uma tra­di­ção de se­pa­rar par­te de seus re­cur­sos pa­ra in­ves­ti­men­tos com im­pac­to so­ci­al, além da par­ce­la des­ti­na­da à fi­lan­tro­pia. Mas es­tas ini­ci­a­ti­vas eram fei­tas de ma­nei­ra in­for­mal e pul­ve­ri­za­da. Em 2001, o ban­co Gold­man Sachs cri­ou o pri­mei­ro fun­do pa­ra in­ves­tir em pro­je­tos de im­pac­to so­ci­al e, com is­so, ins­ti­tu­ci­o­na­li­zou e pa­ra­me­tri­zou o II­SA. Des­de en­tão, a com­pa­nhia in­ves­tiu mais de US$ 5 bi­lhões em co­mu­ni­da­des ame­ri­ca­nas ca­ren­tes. O Gru­po de In­ves­ti­men­to Ur­ba­no re­a­li­za par­ce­rias com lí­de­res e or­ga­ni­za­ções sem fins lu­cra­ti­vos lo­ca­is, com fo­co no de­sen­vol­vi­men­to das co­mu­ni­da­des, ini­ci­a­ti­vas de im­pac­to so­ci­al e fi­nan­cia­men­to pa­ra pe­que­nas em­pre­sas.

No Bra­sil, a ideia é ain­da re­cen­te, mas a pers­pec­ti­va é po­si­ti­va. Uma pro­je­ção re­a­li­za­da pe­la For­ça Ta­re­fa Bra­si­lei­ra de Fi­nan­ças So­ci­ais , em par­ce­ria com a De­loit­te, cons­ta­tou que os in­ves­ti­men­tos em ne­gó­ci­os com im­pac­to so­ci­al no Pa­ís de­vem qua­dru­pli­car nos pró­xi­mos cin­co anos, pas­san­do de R$ 13 bi­lhões em 2014 pa­ra R$ 50 bi­lhões anua­is em 2020. O le­van­ta­men­to cons­ta­tou que gran­de ex­pan­são des­se in­ves­ti­men­to se­rá no mi­cro­cré­di­to e de fun­dos de in­ves­ti­men­tos que in­ves­tem em em­pre­sas com pro­du­tos e ser­vi­ços que de al­gu­ma for­ma im­pac­tam po­si­ti­va­men­te a so­ci­e­da­de. No mun­do to­do, a ex­pec­ta­ti­va é de que o va­lor che­gue a US$ 1 tri­lhão, de acor­do com o ban­co JP Mor­gan.

Com o in­tui­to de ala­van­car os re­sul­ta­dos dos in­ves­ti­men­tos com im­pac­to so­ci­al, há se­te anos, foi cri­a­da a Vox Ca­pi­tal, a pri­mei­ra ges­to­ra de fun­dos de II­SA no Bra­sil. O fun­do da Vox in­ves­te em em­pre­sas com al­to po­ten­ci­al de cres­ci­men­to e que es­tão cau­san­do im­pac­to so­ci­al po­si­ti­vo por meio de so­lu­ções pa­ra pro­ble­mas re­ais de sa­ú­de, edu­ca­ção e ser­vi­ços fi­nan­cei­ros. Ou­tro exem­plo é a Ar­te­mi­sia (www.ar­te­mi­sia.org.br), ins­ti­tu­i­ção sem fins lu­cra­ti­vos, pi­o­nei­ra na dis­se­mi­na­ção e no fo­men­to de ne­gó­ci­os de im­pac­to so­ci­al no Bra­sil. Des­de 2004, sua mis­são é ins­pi­rar e ori­en­tar pes­so­as e em­pre­en­de­do­res a cri­ar uma no­va ge­ra­ção de ne­gó­ci­os, on­de o im­pac­to so­ci­al se­ja tão im­por­tan­te quan­to o lu­cro.

Pa­ra as em­pre­sas, exis­te uma ou­tra ra­zão pa­ra en­ten­der e am­pli­ar seus in­ves­ti­men­tos com im­pac­to so­ci­al, a atra­ção de ta­len­tos. Os Mil­len­ni­als, a ge­ra­ção nas­ci­da a par­tir do iní­cio dos anos 80, de­mons­tram uma gran­de pre­o­cu­pa­ção com o so­ci­al e o am­bien­tal e, mais do que is­so, bus­cam con­su­mir pro­du­tos e tra­ba­lhar em em­pre­sas que de­mons­trem es­tas mes­mas pre­o­cu­pa­ções. As em­pre­sas que ig­no­ra­rem o II­SA cer­ta­men­te se­rão vis­tas co­mo ul­tra­pas­sa­das e ego­ís­tas por es­ta ge­ra­ção, que ten­de a se tor­nar uma par­ce­la ca­da vez mai­or da for­ça de tra­ba­lho nas pró­xi­mas dé­ca­das.

 

(So­nia Vil­la­lo­bos é pre­si­den­te da CFA So­ci­ety Bra­zil)


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