Lula, de líder sindical a chefe da máfia do PT
Diário da Manhã
Publicado em 6 de novembro de 2015 às 23:42 | Atualizado há 10 anosEm 1981 eu era bem jovem, mas já tinha terminado o Curso de Direito, quando um belo dia visitei uma amiga de infância,de nome Maria José,que estava estudando Ciências Sociais na U.F.G. – Universidade Federal de Goiás. Ela é bem amiga mesmo,conhecida minha desde a adolescência.
Como éramos amigos há muitos anos,e eu havia sido convidado a ir em sua casa, fiquei muito tempo conversando com ela neste dia, e à noitinha jantei com ela e seus familiares,e depois ficamos conversando no alpendre de sua casa, por mais de três horas. E nestas conversas, ela demonstrava a mim os seus conhecimentos de sociologia, comunismo, marxismo, socialismo, etc, já que estava entusiasmada com o Curso Universitário que fazia na época. Afinal de contas ela estava agora em contato com obras como “A República” de Platão; os ensinamentos de Karl Marx, em “O Capital”; estudando Sociologia com as obras de Max Weber e de outros tóricos e filósofos que se estudam nestes cursos da área de Ciências Sociais e Humanas.
Nesta ocasião, ela era muito politizada para quem tinha só 20 anos de idade. E neste dia me confidenciou que iria naquele final de semana, para um tal “Congresso do PT” que iria acontecer em São Bernado do Campo, onde até o Sindicalista Pernambucano de nome Luiz Inácio Lula da Silva iria aparecer.
E ela, assim como muitos estudantes universitários da época, eram simpatizantes desse Lula, que tinha acabado de fundar o PT (Partido dos Trabalhadores), em 1980 em São Paulo. Na época os “petistas” diziam que iriam mudar o “Sistema”, que um novo Brasil Socialista iria nascer,com igualdade para todos… etc, etc.
Esses estudantes da U.F.G., incluindo a minha amiga, iriam participar do tal congresso e teriam a oportunidade de conhecer o Lula. Foi o que ela me disse.
Depois eu soube que realmente ela foi no tal Congresso e em outras manifestações do PT. Ela era filiada ao tal partido.
E esse PT do Lula era um partido notadamente com cunho socialista, mas que, com o tempo, os seus membros, militantes e simpatizantes se diziam comunistas, o que não é a mesma coisa. Naquela ocasião ela ia com alguns colegas universitários,às suas próprias custas e com outros “mochileiros”, numa excursão de ônibus fretado, e dormiriam num ginásio público em São Bernardo do Campo. E foi o que fizeram!
Era gostar demais do PT para tal sacrifício, principalmente para ela, de classe média e que nunca trabalhara antes. Afinal sua família era de comerciantes. Ela aparecia, uma vez ou outra, na loja da família, onde eu trabalhei antes de me formar em Direito.
Estamos aqui falando do começo dos anos 80, do século XX, em plena época da Ditadura Militar.
Eu, que também tinha estudado Economia Política e Sociologia, que eram disciplinas de meu Curso, gostava de assuntos de história, filosofia e de política; e falei, naquela ocasião, à essa minha amiga, que os políticos do PT,quando chegassem ao Poder, agiriam como qualquer outro membro de partido político, e que a maioria dos políticos,ao se elegerem, mudam suas ideias e começam a fazer qualquer coisa pelo Poder. Inclusive roubam, aceitam propinas e desviam verbas para comprar mansões, aviões e fazendas; e até para fazer “caixa” para as próximas campanhas. Sempre foi assim… com raríssimas exceções.
O objetivo deles é chegar ou se manter no poder. Para tanto fazem qualquer coisa. Tem político que faz até macumba para isso.
Disse-lhe ainda que o Sistema Capitalista é que dita as normas dos interesses de um País, de seu povo, dos políticos e dos governantes.
O progresso, o sistema e o mundo são Capitalistas, eu lhe disse. E que o Capitalismo combina melhor com a Democracia.
Com o que ela, obviamente, não concordou. Ela achava que a URSS (União Soviética) e a China eram socialistas. Na verdade só a Rússia era. A China era comunista. Hoje a China está entrando na era do capitalismo, embora sob as ordens do Partido Comunista, que lá domina tudo, até o Exército.
– Discutíamos muito sobre nossas posições.
Mas ela era uma sonhadora, e acreditava durante algum tempo, que o Lula era uma espécie de Lech Walesa, aquele líder sindical, mecânico de carros,católico e polonês que surgiu nos anos 80 com seu Sindicato Solidariedade, na Polônia, e que teve até apoio do papa João Paulo II para chegar ao poder, como realmente aconteceu entre 1990 a 1995, quando foi presidente de seu País.
Por falar no papa e em religião, aqui no Brasil na época do Lula e no começo dos anos 80 a Igreja Católica também se engajou com o PT, através das tais “Comunidades de Base”. Era época do frei Beto, que era amigo do Lula, do Leonardo Boff (o teólogo que foi expulso da Igreja); do cardeal Dom Hélder Câmara, etc. Esse povo era amigo do Lula,que nunca me pareceu um católico de verdade.
E assim, até o período da Campanha das “Diretas Já” (da tal “emenda” do deputado Dante de Oliveira), de 1984,que defendia eleições diretas, só se falava em PT e em Lula. A imprensa dava muito espaço para ele. Alguns achavam que ele era o “Salvador da Pátria”. Estavam enganados, claro!
Tentei convencer minha amiga de que aquela “onda” de apoio ao Lula,surgido nos Sindicatos de Operários e Metalúrgicos Paulistas e com certo apoio de estudantes universitários, era uma coisa passageira, coisa de movimento que queria mudar o Brasil. Mas, que não iriam conseguir.
Havia muito ufanismo e era “moda” ser comunista ou defender o socialismo, entre os universitários. Os militantes saiam de casa em casa filiando pessoas. E faziam isto sem nada receber pelo trabalho. Nesse tempo até os partidos PCB e PC do B saíram do anonimato e começaram a aparecer na mídia. Começava a “Abertura Política” do Governo do general João Batista Figueiredo.
A maioria dos estudantes gostava de ouvir Chico Buarque, Caetano, ou Gil, que eram os ícones da época,que também se engajaram nas “Diretas Já” e no apoio aos movimentos sindicais. Embora se passassem por comunistas, foram indiretamente beneficiados pela ditadura,que os fez ficar conhecidos. Ficaram milionários também… Hoje são como esses falsos comunistas do século XXI, que fazem qualquer coisa por dinheiro.
E nos anos 80 e 90 do século passado,em várias cidades brasileiras, estudantes universitários viraram Militantes que trabalhavam de graça, pois acreditavam nas propostas de Lula e do PT. Houve grande mobilização nacional para que ele virasse um político, pois achavam que ele era a solução para o Brasil.
– Eram uns sonhadores…
Se diziam socialistas ou comunistas, muitas vezes sem nem saber diferenciar o socialismo de comunismo.
Acreditavam numa mudança, e que Lula era um político diferenciado, honesto, e um líder de verdade!
Havia uma espécie de admiração, ou até mesmo uma “adoração” ao Lula entre os jovens, como se ele fosse um mito ou um ídolo. E eu,embora recém saído da universidade, já naquela época, não acreditava muito no Lula, inclusive porque eu achava que ele não tinha conhecimentos intelectuais suficientes para chegar a presidente da República. Mas ele virou político mesmo, foi eleito deputado e depois conseguiu ser eleito presidente do Brasil em 2002. Mostrou ser muito inteligente. Só que se utilizou dessa sua inteligência para roubar, desviar verbas, aceitar e pagar propinas e fazer negociatas com outros países e empreiteiras associadas a ele e ao PT, no maior tráfico de influências já feito por alguém de nosso Brasil varonil.
Quem se interessa por política e ansiava por ver o Brasil em melhores condições no âmbito interno e no cenário internacional, sabe que o primeiro Governo do Lula (2003/2006) apesar de ter aparecido o “Escândalo do Mensalão” em 2005, foi um governo razoável. Fizeram alguma coisa.Mas, “por debaixo do pano”, desviaram muitas verbas públicas também. O Palocci era o chefe imediato nesta “empreitada”,como ficou provado.
– Começou ai a roubalheira dos Petralhas – a Máfia do PT .
Contudo o seu Segundo Governo (2007-2010) foi um desastre e começaram a aparecer as acusações, de fraude, os desvios de dinheiro por muitos políticos ligados ao PT, bancos e empresas. E, enfim, toda a roubalheira, que só vieram mesmo à tona com o Julgamento do tal Mensalão, em 2011, pelo S.T.F., sob o comando do ministro Joaquim Barbosa, o presidente desta Corte Maior do Brasil.
Com a Dilma no poder a partir de 2010 (sucessora do Lula), os membros PT, e muita gente de dentro do seu Governo, continuaram a fazer desvios de dinheiro, corrupções e fraudes,que agora vieram à tona, com o caso da roubalheira na Petrobras, da compra da Refinaria “superfaturada” nos EUA (USA), onde aparecem as figuras do Paulo Roberto Costa (Petrobras) e do doleiro maquiavélico Alberto Yousssef (Operação Lava Jato),envolvidos com corruptos e corruptores,entre estes políticos e grandes empresários da construção civil, como Odebrecht, OAS, Mendes Júnior e outras.
Mas foi antes, já com o Mensalão e seu julgamento pelo STF, que realmente se viu e se conheceu as facetas de ministros, senadores, deputados, e intermediários, tais como o Vaccari, o Antônio Pallocci, o José Dirceu e outros, ligados ao PT do Lula. E de tantos outros todos ligados aos Mafiosos do PT, e que foram condenados. Inclusive o antigo tesoureiro do PT, o goiano Delúbio Soares.
Para a mídia, o Lula sempre afirmava que não sabia de nada. Mas sabia sim. Era ele, mais um dos “Inocentes de Mãos Sujas”, como eu os chamo num livro meu.
Contudo, após a saída do Joaquim Barbosa, em 2014, o STF começou a liberar os presos do Mensalão, pois agora a maioria dos membros daquela corte são de ministros indicados ou nomeados por Lula ou por Dilma. Alguns deles são manipulados pelo Executivo. Alguns ministros foram “comprados” com o dinheiro do PT. Há grandes desconfianças sobre o comportamento de alguns ministros atuais do STF,sendo o Tóffoli o mais criticado, por agir sempre a favor do PT, pois era advogado do Partido antes de virar ministro… Aliás, um ministro sem formação e experiência para o cargo, pois nunca fez nenhum Curso de Pós-Graduação, nunca foi juiz, nem promotor. Era apenas e tão-somente, um advogado do PT, e obviamente, amigo do Lula.
– Tá difícil de se fazer justiça no Brasil.
Finalmente, o que se sabe e o que se denuncia, é que o Lula, sempre soube de tudo, se enriqueceu também com as fraudes e os desvios de verbas feitas por seus auxiliares. Tanto que dizem que ele tem bilhões de dólares em dinheiro e patrimônio. Até os seus filhos e noras, e outros familiares foram beneficiados. Estão todos ricos, pelo menos por enquanto! Dinheiro em grandes quantidades foram desviados para as contas desses membros da máfia petista. Para a “Famiglia” do Lula e Associados.
O prof. Marco Antonio Villa, da Revista Veja, que também é professor de História da USP, e comentarista da TV Cultura, diz que “o Lula é o maior ladrão que já apareceu em um Governo no Brasil, e que é ele o chefe da Máfia do PT, ou da Quadrilha dos Petralhas” (uma alusão ou trocadilho com os Irmãos Metralhas da antiga revistinha de desenho da Editora Abril).
Assim, estes corruptos do PT agora são chamados normalmente de Petralhas nas redes sociais e por muitos jornalistas. Nas redes sociais fazem muitas caricaturas com os Larápios do PT e Cia. Lula ganhou até um boneco, o “Pixuleco”, com números evidentes de seu partido (13) e de sua conduta (171).
Já na eleição de 2014, o PT do Lula, elegeu pouquíssimos políticos. Nem mesmo onde tinha governador, como Brasília, ou Rio Grande do Sul, eles ganharam. Estava começando o fim da era PT. Agora essa era petista está realmente caminhando para o final.
Para mim agora está sendo decretado o fim do PT, e de seus Petralhas, com Lula, Dilma e companhia indo para os ostracismo a partir de 2016, por causa dos processos na Justiça e por imposição do Congresso (impeachment), e porque todas as fraudes deles estão vindo à tona. A Justiça demorou, mas já está sendo feita!
Mesmo que alguns burros ou mal informados “eleitores-otários” tenham elegido a Dilma, ela não terminará este mandato. É a minha opinião.
E como disse recentemente um Jornalista da TV:
– O PT começou com presos políticos e terminará agora com políticos presos.
Eu, que já vivi muito e acompanho a trajetória do Lula desde 1980, me decepcionei muito com ele como político. Além disso ele virou um Larápio de primeira.
– E me pergunto agora:
– Como aquele líder sindical simples, com pouco estudo e nenhuma tradição política na família, que dizia que era socialista/comunista, e que defendia os pobres, ficou bilionário e com muito poder,como dizem,a ponto de ser considerado como o chefe-quadrilheiro de toda a Máfia atual do PT e seus associados?
O certo é que o tempo passou e hoje sou um simples advogado com mais de trinta anos de labuta e aprendizado, tentando sobreviver neste País arruinado pelo PT.
E aquela amiga minha, a Maria José, do começo desta história, é atualmente professora universitária, com pós-graduação e mais de 20 anos de magistério. Provavelmente, ela não mais acredita em seus sonhos de socialismo/comunismo no Brasil, e não deve ter votado na Dilma na última eleição, pois deve ter aprendido que essa “presidenta” representa tudo o que há de pior no Brasil nos últimos 12 anos, inclusive envolvida ou conivente em todas as corrupções recentes de seus aliados do PT. E pior ainda, mesmo com 90% de rejeição, ela não renuncia. Além disso, ela foi indicada pelo Lula e recebe ordens dele ainda.
Se porventura a minha amiga Maria José ler este texto, irá se lembrar de todas as palavras que lhe falei naquela longínqua noite de 1981, e por certo dará razão para mim. E lembrará do que lhe disse sobre capitalismo, socialismo e comunismo, e sobre os políticos ficarem desonestos quando estão no poder.
Atualmente é difícil encontrar um político honesto de verdade. Pode até ter algum,mas está muito difícil de encontrá-lo.
Lembrará ela também, sobre o que eu lhe disse sobre a influência do dinheiro sobre a política, ou seja, sobre o Sistema Econômico Mundial, que determina tudo, nossa vida, nossa sorte nos negócios, etc.
– Em suma, o capital é que direciona o mundo. O Sistema Mundial é Capitalista. São os bancos que lucram muito e que determinam tudo no mercado de capitais.
O Lula, aquele mito por quem ela sentia adoração, virou um político corrupto,desonesto e mentiroso. É chamado de “Luladrão” em toda a imprensa escrita.
– Um Ladrão multinacional,eu diria, pois ele envolveu outros países em seus negócios ilícitos, palestras combinadas, intermediação em contratos com grandes empresas, propinas, etc. Um corrupto de marca maior como nunca antes tivemos por este Brasil.
Ele seria um dos presidentes mais corruptos já vistos no mundo,eu diria.
Hoje bilionário, com todo o dinheiro que roubou, e vendo o final do PT, ele ainda tenta querer ser um líder… Mas está em decadência, e ele sabe disso.
É Líder dos ladrões, dos apaniguados dele, ou dos que são pagos com pão e mortadela, para baterem palmas para ele: os coitados do MST e outros lacaios.
Lula virou “persona no grata” na política. Na mídia, na televisão e na redes sociais. Todos veem ele com desconfiança !
Além disso, é visto pelos eleitores como um político corrupto e desacreditado. Não se reelegerá jamais. Nem aqui, nem na China!
Não há mais simpatizantes jovens universitários trabalhando para o PT, como antes. Os cabos eleitorais dele, hoje em dia, são contratados, e querem R$ 50,00 por dia, pão com mortadela,transporte ,etc para ficarem com bandeiras do PT nas ruas. E o Lula é, segundo os jornalistas sérios, o “Capo de Tutti i Capi”.
– Enfim, ele é o chefe de todos os chefes da máfia ou quadrilha do PT no Brasil.
– Quem sabe ele, tal qual Al Capone, vai ser punido por fraudes ao Tesouro? Por sonegação fiscal, desvio de dinheiro, etc. Afinal de contas, o Fisco não perdoa!
E faço a pergunta final:
– Se ele é o chefe da máfia que roubou bilhões dos cofres públicos do Brasil, por que não está preso?
O cenário agora é outro. E nem o Lula, nem Dilma, nem o PT é bom para nosso País, neste momento. Nem no presente, nem para o futuro.
Estamos vendo mesmo o fim do PT, pois é isso agora que o povo quer. E digo mais: se o PT não acabar até lá, dificilmente algum político vai ser eleito por este partido em 2016. Nem para Presidente do “Laranjinha Futebol Clube”!
Atualmente os estudantes universitários,diferentes daqueles dos anos 80 e 90, não mais se mobilizam em favor de candidatos como faziam antes. Nem pelo PT nem por outros partidos. Os jovens de hoje estão desacreditados dos políticos e da política.
Hoje em dia eles são mais realistas e querem muito é se formar, ter uma profissão,entrar no “mercado de trabalho”, se dar bem na vida. Sem sonhos, mas com estudo, realismo e muito trabalho.
Todos querem enfim, ganhar dinheiro, ter conta em banco, comprar carros,casas ou apartamentos, pois a sociedade de consumo e o “sistema” deste mundo é capitalista, e exige isso. A competição no mercado de trabalho é forte e é preciso encontrar um lugar ao sol, ou à sombra. É o que pensam os jovens de hoje.
Sonhar é para os músicos, os poetas, os seresteiros, os escritores, e os loucos!
E para aqueles que conseguem dormir tranquilos, como eu, por exemplo!
(Antônio Luiz Gomes, advogado (OAB/GO nº 5.868) e escritor com 6 livros publicados pelo “Clube de Autores”)