Opinião

Lula fora da eleição, perto da prisão…

Diário da Manhã

Publicado em 28 de janeiro de 2018 às 00:07 | Atualizado há 7 anos

De na­da adi­an­ta­ram a aci­dez e o tom ame­a­ça­dor do ex-pre­si­den­te Lu­la e de seus se­gui­do­res. Os de­sem­bar­ga­do­res do Tri­bu­nal Fe­de­ral de Re­cur­sos de Por­to Ale­gre (TFR-4), além de con­fir­mar a sua con­de­na­ção pe­lo ju­iz Sér­gio Mo­ro ain­da am­pli­a­ram a pe­na de 9 e meio pa­ra 12 anos e um mês. E por ter si­do de­ci­são una­ni­me (3 a ze­ro), o réu não tem di­rei­to aos em­bar­gos in­frin­gen­tes, que ser­vi­ri­am pa­ra atra­sar a apli­ca­ção da sen­ten­ça e ain­da po­de­ri­am fa­vo­re­cê-lo na sua pre­ten­são de tor­nar-se can­di­da­to a um no­vo man­da­to pre­si­den­ci­al. Do jei­to que fi­cou, lo­go a sen­ten­ça en­tra­rá em exe­cu­ção e o ex-pre­si­den­te po­de­rá ser pre­so, con­for­me o no­vo en­ten­di­men­to do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, de que o con­de­na­do de se­gun­da ins­tân­cia de­ve ter sua pe­na apli­ca­da de ime­di­a­to e, se qui­ser re­cor­rer aos tri­bu­nais su­pe­ri­o­res, de­ve fa­zê-lo pre­so.

Mais do que a pos­si­bi­li­da­de de pri­são, é o en­qua­dra­men­to na lei da fi­cha lim­pa. Con­de­na­do por um co­le­gi­a­do (três de­sem­bar­ga­do­res), Lu­la pas­sa a ser con­si­de­ra­do fi­cha su­ja e de acor­do com a Lei Com­ple­men­tar nº 135, de 2010, que ele pró­prio san­ci­o­nou quan­do go­ver­na­va o pa­ís, não po­de­rá ser can­di­da­to. Es­pe­ra-se, ago­ra, que se re­sig­ne e, den­tro do que lhe é de di­rei­to, pro­mo­va os re­cur­sos que lhes são fa­cul­ta­dos, mas não par­ta e nem in­cen­ti­ve seus se­gui­do­res a par­ti­rem pa­ra a de­so­be­diên­cia ci­vil, pois is­so em na­da con­tri­bui com o pa­ís e po­de ser pe­ri­go­so pa­ra to­dos, in­clu­si­ve aos ir­re­sig­na­dos.

De­pois do jul­ga­men­to des­ta quar­ta-fei­ra, quan­do os três de­sem­bar­ca­do­res do TFR-4 ex­pli­ca­ram de­ta­lha­da­men­te seus vo­tos à Na­ção, atra­vés da trans­mis­são do Yo­u­tu­be e dos mei­os tra­di­cio­nais de co­mu­ni­ca­ção (rá­dio, TV e jor­nal) a po­pu­la­ção fi­cou sa­ben­do de­ta­lha­da­men­te o que Lu­la e os de­mais im­pli­ca­dos co­me­te­ram de cri­mes e o por­que de su­as con­de­na­ções. Com cer­te­za, to­dos os cor­rup­tos – tan­to os que já fo­ram des­co­ber­tos quan­to os que ain­da es­tão in­cóg­ni­tos – es­tão pre­o­cu­pa­dos por­que, se o che­fão foi ape­na­do, não é di­fí­cil que o mes­mo ocor­ra com os che­fi­a­dos e os cor­rup­tos de me­nor es­ca­lão. Mas, por ou­tro la­do, o Bra­sil ga­nha por­que dá de­mons­tra­ção de for­ça ins­ti­tu­ci­o­nal e de ze­lo pe­la coi­sa pú­bli­ca. Uma de­ci­são co­mo es­ta me­lho­ra a nos­sa ima­gem pe­ran­te os in­ves­ti­do­res e prin­ci­pal­men­te no ex­te­ri­or, de on­de de­pen­de­mos pa­ra mui­tas coi­sas li­ga­das ao nos­so de­sen­vol­vi­men­to.

Es­pe­ra-se que tan­to Lu­la quan­to aque­les que nos úl­ti­mos di­as an­da­ram fa­lan­do o que não de­vi­am, co­lo­quem a ca­be­ça so­bre seus tra­ves­sei­ros e pen­sem mais no Bra­sil do que em si pró­prios. O pa­ís não me­re­ce ca­ir nu­ma on­da de dis­túr­bi­os só por­que a Jus­ti­ça des­co­briu, pro­ces­sou e con­de­nou o ex-go­ver­nan­te que se por­tou mal. Te­mos de tor­cer pa­ra que to­dos os que de­lin­qui­ram se­jam al­can­ça­dos pe­la lei e exem­plar­men­te pu­ni­dos. Is­so é do in­te­res­se na­ci­o­nal.

 

(Te­nen­te Dir­ceu Car­do­so Gon­çal­ves – di­ri­gen­te da AS­PO­MIL (As­so­cia­ção de As­sist. So­ci­al dos Po­li­ci­ais Mi­li­ta­res de São Pau­lo)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias