Opinião

Maior arma para vencer a crise e crescer

Diário da Manhã

Publicado em 20 de março de 2018 às 00:52 | Atualizado há 7 anos

Ar­ma pa­ra re­vo­lu­ci­o­nar o mun­do dos ne­gó­ci­os, o as­so­cia­ti­vis­mo tor­na as em­pre­sas mais com­pe­ti­ti­vas e mo­ti­va­das a de­sen­vol­ve­rem prá­ti­cas es­tra­té­gi­cas de de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel. Tan­to pa­ra su­pe­rar cri­ses quan­to pa­ra cres­cer. Com es­ta vi­são, o pre­si­den­te da Facieg, Ubi­ra­tan da Sil­va Lo­pes, le­va­rá pa­ra a 1ª Re­u­ni­ão do Con­se­lho De­li­be­ra­ti­vo da Con­fe­de­ra­ção das As­so­cia­ções Co­mer­ci­ais e Em­pre­sa­ri­ais do Bra­sil e 6º Con­gres­so da Fe­de­ra­ção das As­so­cia­ções Co­mer­ci­ais, In­dus­tri­ais e Agro­pe­cu­á­rias do Es­ta­do de Go­i­ás, de 23 a 25 de mar­ço, em Cal­das No­vas, a sua a ex­pe­ri­ên­cia de 35 de anos de in­ten­sa e con­ti­nu­a­da ati­vi­da­de as­so­cia­ti­va e tam­bém a men­sa­gem de fé in­que­bran­tá­vel nas as­ser­ti­vas que nor­tei­am a mis­são e a fi­lo­so­fia do em­pre­en­de­do­ris­mo mo­der­no atra­vés da bus­ca do bem co­mum.

Des­de o in­gres­so na di­re­to­ria da As­so­cia­ção Co­mer­cial e In­dus­tri­al de Aná­po­lis, en­ti­da­de que pre­si­diu por dois man­da­tos (2007 a 2011), até as­su­mir a pre­si­dên­cia da Facieg (elei­to em 2014 e re­e­lei­to em 2017) Ubi­ra­tan é mais que ges­tor da en­ti­da­de que con­gre­ga 102 as­so­cia­ções no es­ta­do de Go­i­ás. É um ati­vis­ta que pri­o­ri­za o com­par­ti­lha­men­to de sua lon­ga tra­je­tó­ria de apren­di­za­do com em­pre­sá­rios do co­mér­cio, in­dús­tria, agro­pe­cu­á­ria, ser­vi­ços, fi­nan­ças e pro­fis­si­o­nais li­be­ra­is, de mi­cro, pe­que­nas, mé­di­as e gran­des em­pre­sas.

Ao pon­tu­ar que é im­por­tan­te di­vi­dir co­nhe­ci­men­tos com o co­le­ti­vo pa­ra fa­zer a di­fe­ren­ça, ele de­fi­ne que as­so­cia­ti­vis­mo for­te é so­ci­e­da­de mais igua­li­tá­ria e ri­que­za mais bem dis­tri­bu­í­da. Pa­ra o pre­si­den­te da Facieg, o con­cla­ve mis­to de Cal­das No­vas vai for­ta­le­cer o mo­vi­men­to atra­vés da in­te­gra­ção e da tro­ca de co­nhe­ci­men­tos: “Fer­ra­men­ta in­dis­pen­sá­vel pa­ra uma so­ci­e­da­de or­ga­ni­za­da for­ta­le­ci­da, o as­so­cia­ti­vis­mo des­cor­ti­na opor­tu­ni­da­des ines­go­tá­veis pa­ra trans­for­ma­ção pa­ra me­lhor do em­pre­en­de­do­ris­mo e cons­tru­ção de um es­ta­do de­mo­crá­ti­co ge­ra­dor de ri­que­za e bem es­tar pa­ra to­dos”.

Na con­cei­tu­a­ção de Ubi­ra­tan, a for­ça além fron­tei­ras das as­so­cia­ções vem na uni­ão: “O em­pre­en­de­dor que lu­tar so­zi­nho não vai ven­cer por­que sem uni­ão to­da for­ça se­rá fra­ca. Ne­nhum em­pre­sá­rio tem o po­der de trans­for­ma­ção que um gru­po co­e­so tem. Pa­ra ser re­a­li­da­de o so­nho do as­so­cia­ti­vis­mo de­ve ser so­nha­do jun­to”.

Ab­so­lu­ta­men­te con­vic­to de que o uso das fer­ra­men­tas ofe­re­ci­das pe­las en­ti­da­des, com com­pe­tên­cia, opor­tu­ni­za chan­ces mai­o­res de al­can­çar o su­ces­so, Ubi­ra­tan exor­ta a as­so­cia­ção efe­ti­va e afe­ti­va en­tre em­pre­sá­rios: “A uni­ão de em­pre­sas em tor­no de um ob­je­ti­vo co­mum é por­ta pa­ra ven­cer a cri­se e ja­ne­la pa­ra cres­cer, in­di­vi­dual­men­te e co­le­ti­va­men­te. In­de­pen­den­te ao for­ma­to, a cha­ve do su­ces­so é o as­so­cia­ti­vis­mo”.

Pa­ra fa­zer par­te do as­so­cia­ti­vis­mo pre­ga­do pe­la CACB, o em­pre­en­de­dor pre­ci­sa ter a men­te aber­ta ao tra­ba­lho em gru­po e pre­o­cu­pa­ção com o so­ci­al.

 

(Ma­no­el Van­de­ric, jor­na­lis­ta)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias