Opinião

Maria Valeime: a têmpera, a coragem e o determinismo da mulher nortense/tocantinense

Diário da Manhã

Publicado em 6 de março de 2018 às 21:53 | Atualizado há 4 meses

O seu lin­do no­me já é uma in­vo­ca­ção di­ri­gi­da aos céus. Uma co­mu­ni­ca­ção hu­ma­na e di­vi­na ao mes­mo tem­po; mis­to de cor­po e al­ma, na ca­mi­nha­da do mun­do. No fa­dá­rio hu­ma­no, es­ta­mos sem­pre a ne­ces­si­tar da aju­da da in­fi­ni­ta mi­se­ri­cór­dia e ao cer­to, seu no­me veio car­re­ga­do de in­ten­so sig­ni­fi­ca­do, co­mo mar­ca das lu­tas que pas­sa­ria pe­lo mun­do na sua dig­na ca­mi­nha­da de qua­se 80 anos de exis­tên­cia.

Seu no­me nas­ceu de ins­pi­ra­ção nu­ma lin­da ora­ção de sua bi­sa­vó pa­ter­na, que in­vo­ca­va a aju­da ma­ri­a­na e in­ter­ces­são da San­tís­si­ma Vir­gem aos de­vo­tos; in­se­ri­da no bre­vi­á­rio ro­ma­no, no sé­cu­lo XVI. Do ver­bo ini­ci­al da ora­ção ori­gi­nal ro­ma­na, ver­bo de in­vo­ca­ção, pas­sou a um se­gun­do no­me; nu­ma apó­co­pe, que é um me­ta­plas­mo por que­da ou su­pres­são de uma pa­la­vra. O ver­bo ce­deu e per­deu o hí­fen. O be­lo e sin­gu­lar no­me nas­ceu, pois de uma for­te ora­ção se­cu­lar, as­sim de­fi­ni­da:

 

Ma­ria, va­lei-me

Aos vos­sos de­vo­tos,

Vin­de, so­cor­rei-nos!

Vos­so amor se em­pe­nha,

Ó Vir­gem da Pe­nha,

Pe­nha don­de ema­na

A Fon­te vi­tal!

Sal­ve, Mãe de Deus!

Ra­i­nha Su­pre­ma

So­bre os An­jos seus!

Sois Mãe de con­cór­dia,

De mi­se­ri­cór­dia;

Vi­da e do­çu­ra,

Es­pe­ran­ça sois!

Ó Mãe do Se­nhor,

Ex­cel­sa Ma­ria!

Ó Tro­no de amor,

Sal­ve! Ou­vi os bra­dos

Que nós, de­gre­da­dos,

Da tris­te Eva fi­lhos

Vi­mos sus­pi­rar!

Ge­men­do de dor,

Cho­ran­do de má­goa,

Pe­din­do a Deus fa­vor:

Nes­te va­le tris­te,

On­de a pe­na exis­te,

De lá­gri­mas chei­as,

De mi­sé­ria e ais.

Ou­vi, eia pois,

Nos­sa Ad­vo­ga­da!

Mos­trai quan­to sois

Olhos pi­e­do­sos,

Mi­se­ri­cor­di­o­sos!

A nós, de­gra­da­dos,

Ter­na Mãe, vol­vei!

De­pois de aca­bar

O cru­el des­ter­ro,

Dig­nai-vos mos­trar

Je­sus in­fi­ni­to,

Que é Fru­to ben­di­to

Des­se fe­liz ven­tre,

Ó Mãe de Je­sus!

 

Ó Cle­men­te, ou­vi! Ó Pia, va­lei-nos! Ó Do­ce, acu­di! Ó Vir­gem Ma­ria, Que a Deus, que nos cria Cri­as­tes nos pei­tos, Por to­dos ro­gai! Pa­ra que por vós As pro­mes­sas su­as Me­re­ça­mos nós. As­sim su­pli­ca­mos, Por­que nos ve­ja­mos Nes­sa Eter­na Gló­ria Pa­ra sem­pre. Amém. Hu­mil­des ofe­re­ce­mos, A vós Vir­gem Se­nho­ra, E ao vos­so Ben­to Fi­lho! Do céu e da ter­ra, Ra­i­nha da gló­ria, Lou­vo­res vos da­mos, Acei­tai Se­nho­ra!

Ma­ria Va­lei­me traz, no san­gue, a for­ça te­lú­ri­ca e an­ces­tral do an­ti­go po­vo nor­ten­se, das lon­ju­ras do ve­lho Go­i­ás, an­tes da sa­ga do To­can­tins. Vem da zo­na nor­te do an­ti­go Nor­te go­i­a­no, ter­ra de gen­te lu­ta­do­ra e va­lo­ro­sa, a lem­brar Ana Bra­ga Ma­cha­do Gon­ti­jo, Amá­lia Her­ma­no, Ma­xi­mi­a­no da Ma­ta Tei­xei­ra, Jo­sé Dé­cio Fi­lho, Jo­ão d’Abreu, Fe­li­pe Xa­vi­er da Bar­ros, Ana de Brit­to Mi­ran­da, Al­de­no­ra Al­ves Cor­reia e tan­tos ou­tros ba­lu­ar­tes de ou­tro­ra.

For­ja­da nes­sa lu­ta da sa­ga nor­ten­se, nas­ceu Ma­ria Va­lei­me na ve­lha e se­cu­lar Fi­la­dél­fia, ses­qui­cen­te­ná­ria ci­da­de, sur­gi­da por vol­ta de 1857 a par­tir da fa­zen­da de la­vou­ra e cri­a­ção de ga­do de Fi­la­dél­fio An­to­nio de No­ro­nha; daí o no­me a per­pe­tu­ar sua epo­peia na­que­les ín­vi­os e es­que­ci­dos ser­tões do nor­te go­i­a­no. Do ve­lho Por­to dos Pau­las, de es­que­ci­da me­mó­ria, há cem anos, já ha­via vas­to co­mér­cio com o Es­ta­do do Ma­ra­nhão, prin­ci­pal­men­te Ca­ro­li­na, ali por per­to.

Na­que­les ser­tões bru­tos, em 1919, veio to­mar con­ta do Pos­to de Ar­re­ca­da­ção, com se­de na an­ti­ga Vi­la Boa de Goyaz, dis­tan­te no sul, o Fis­cal Ota­vi­a­no Pe­rei­ra de Brit­to, su­bor­di­na­do à Boa Vis­ta do To­can­tins, de­pois To­can­ti­nó­po­lis; es­te pas­sou a re­si­dir no lo­cal e con­cla­mou ou­tras fa­mí­lias pa­ra ali re­si­di­rem. Es­te foi o iní­cio de Fi­la­dél­fia. Seus pi­o­nei­ros po­lí­ti­cos fo­ram Fran­cis­co Fur­ta­do, Cân­di­do Va­la­da­res No­le­to, Do­tor­veu Ma­ra­nhão Ma­cha­do, Mi­guel Sou­za San­tos e Ma­ria Cle­o­fas Sou­za Ma­ra­nhão.

Nes­se ca­di­nho his­tó­ri­co vi­ria ao mun­do, pre­des­ti­na­da por Deus a vi­ver lu­tas e la­bu­tas, a ad­mi­rá­vel Ma­ria Va­lei­me Mon­tel Cor­reia, fi­lha de Jo­ão da Sil­va Mon­tel, ma­ra­nhen­se e Ma­ria de Na­za­ré Sou­za Mon­tel. Era o dia se­te de ja­nei­ro de 1943, há 75 anos pas­sa­dos.

Co­mo era co­mum, te­ve mui­tos ir­mãos co­mo Jo­sé e Ma­ria, na­ti­mor­tos, que, pe­la tra­di­ção, ga­nha­vam os no­mes de san­tos; nes­se ca­so, os pa­is de Je­sus; de­pois Ma­no­el Ro­dri­gues Mon­tel, que fa­le­ceu de aci­den­te au­to­mo­bi­lís­ti­co; Pe­dro Mon­tel da Sil­va, que fa­le­ceu aos seis mes­es, de do­en­ças da re­gi­ão; Ma­ria Vir­gem Mon­tel, que fa­le­ceu aos quin­ze anos, ví­ti­ma de fe­bre ama­re­la; Ana da Sil­va Mon­tel; Fran­cis­co da Sil­va Mon­tel; Er­mí­nia da Sil­va Mon­tel, que fa­le­ceu aos 44 anos, ví­ti­ma de cân­cer; Ro­sá­lia da Sil­va Mon­tel; An­to­nio da Sil­va Mon­tel, que fa­le­ceu aos 33 anos de ida­de, em de­cor­rên­cia de uma co­to­ve­la­da no ba­ço, num jo­go de bo­la; Ma­ria Lui­za da Sil­va Mon­tel, ado­ti­va e le­gi­ti­ma­da, en­tre­gue pe­lo pró­prio pai; e a úl­ti­ma, Li­li­an da Sil­va Mon­tel; cu­jo no­me traz a cu­ri­o­si­da­de de ser pre­ce­di­do por di­ver­sos, an­tes do de­fi­ni­ti­vo. O pai que­ria que se cha­mas­se Je­ru­sa. A par­tei­ra que­ria co­lo­car Do­min­gas do Es­pí­ri­to San­to, por ter nas­ci­do no do­min­go da Fes­ta do Di­vi­no. Ma­ria Va­lei­me, usan­do de sua au­to­ri­da­de de ma­dri­nha, pas­sou a cha­má-la de Ive­te. Mas, o no­me de­fi­ni­ti­vo só veio de­pois de dois anos, com o de Li­li­an. Uma ver­da­dei­ra sa­ga, o no­me em de­fi­ni­ti­vo.

Quan­do Ma­ria Va­lei­me ti­nha cin­co anos, em 08 de ou­tu­bro de 1948, Fi­la­dél­fia foi eman­ci­pa­da e se tor­nou mu­ni­cí­pio, efe­ti­van­do-se em 01 de ja­nei­ro de 1949, quan­do foi em­pos­sa­do seu pri­mei­ro pre­fei­to Do­tor­veu Ma­ra­nhão Ma­cha­do.

Se­gui­ram-se ou­tros co­mo Rai­mun­do Fran­co de Sou­za, Ade­u­val­do de Oli­vei­ra Mo­ra­is, seus pri­mei­ros di­ri­gen­tes na­que­les ve­lhos tem­pos. Mais tar­de, em 1954 foi cri­a­da a co­mar­ca de Fi­la­dél­fia.

Ma­ria Va­lei­me nas­ceu no dis­tri­to de Ga­me­lei­ri­nha, quan­do se for­ma­vam en­tão ou­tras pe­que­nas lo­ca­li­da­des per­di­das na­que­les ser­tões, que per­ten­ci­am ao no­vo mu­ni­cí­pio, co­mo a an­ti­ga Lon­tra, ho­je Ara­gu­ai­na e Olho gran­de, de­pois Pal­mei­ran­te; ain­da Ara­gua­nã, Mu­ri­ci­zal, Cra­to e Xi­xe­bal, as­sim co­mo Ivi­ti. Es­ses pe­que­nos po­vo­a­dos eram com­pos­tos por uma po­pu­la­ção pe­que­na, po­bre, ex­tra­ti­vis­ta, que se mis­tu­ra­va com os ha­bi­tan­tes do Es­ta­do do Pa­rá e, tam­bém, do Ma­ra­nhão.

Be­los eram os rios To­can­tins e Ara­gu­aia, que ba­nha­vam a re­gi­ão, as­sim co­mo o Lon­tra, dos tem­pos da ju­ven­tu­de e pri­mei­ros anos de vi­da da ad­mi­rá­vel Ma­ria Va­lei­me. Seu pai era car­pin­tei­ro afa­ma­do na re­gi­ão por sua com­pe­tên­cia e ho­nes­ti­da­de. Por anos, tra­ba­lhou pa­ra um se­nhor que era vi­den­te e, ao ir em­bo­ra, dei­xou pa­ra a fa­mí­lia de seu em­pre­ga­do um pi­quá com pe­dras pre­ci­o­sas e di­a­man­tes, res­sal­tan­do que sua es­po­sa es­ta­va a es­pe­rar uma me­ni­na (cer­ta a pre­mu­ni­ção) e que es­se va­li­o­so pre­sen­te se­ria um pa­tuá pa­ra tra­zer boa sor­te à cri­an­ça quan­do nas­ces­se.

Po­rém, o pi­quá foi da­do de pre­sen­te a sua tia pa­ter­na, Cons­tân­cia, que au­xi­liou sua mãe du­ran­te o res­guar­do. Mui­tos anos de­pois, na ju­ven­tu­de, em quei­xas in­fan­tis, Ma­ria Va­lei­me re­cla­ma­va o pa­tuá co­mo sim­bo­lo­gia de sor­te e for­tu­na, que ha­via ido em­bo­ra pa­ra sem­pre.

No ano de 1947, a nu­me­ro­sa fa­mí­lia do car­pin­tei­ro Jo­ão Mon­tel saiu do po­vo­a­do de Ga­me­lei­ri­nhas e pas­sou ao mu­ni­cí­pio de Fi­la­dél­fia em bus­ca de di­as me­lho­res. Ali, em meio às lu­tas pe­la vi­da, fi­ca­ram até 1954, quan­do pas­sa­ram pa­ra pon­ta da ser­ra, no mu­ni­cí­pio de Ita­po­rã; ali per­ma­ne­cen­do até 1957, quan­do se aven­tu­ra­ram pe­la so­bre­vi­vên­cia em Con­cei­ção do Ara­gu­aia, no Es­ta­do do Pa­rá.

Nes­sa be­la e dis­tan­te ci­da­de do en­tão es­que­ci­do e inós­pi­to Es­ta­do do Pa­rá, a fa­mí­lia pas­sou pe­lo so­fri­men­to da per­da da fi­lha Ma­ria Vir­gem. Des­gos­to­sos, pas­sa­ram a re­si­dir na ve­lha Por­to Fran­co, ho­je Cou­to Ma­ga­lhã­es, à épo­ca, nor­te de Go­i­ás. Ma­ria Va­lei­me, co­mo fi­lha de­di­ca­da e uma das mais ve­lhas, pas­sou a se de­di­car des­de ce­do ao tra­ba­lho, for­ja­da na lu­ta pe­la vi­da, sem es­mo­re­ci­men­tos.

Em 1960, Jo­ão Mon­tel foi re­si­dir em Por­to Na­ci­o­nal, se­gui­do da es­po­sa. Hou­ve uma ci­são fa­mi­liar e Ma­ria Va­lei­me, pas­sou a re­si­dir em Con­cei­ção do Ara­gu­aia, na ca­sa do tio Se­ve­ri­no, no in­tui­to de apren­der a cos­tu­rar e bor­dar na má­qui­na; um ve­lho so­nho há tan­to aca­len­ta­do. Sua tia Ma­ria Li­ma era exí­mia cos­tu­rei­ra da re­gi­ão e a fa­mí­lia era mui­to di­ver­ti­da com su­as fes­tas e bai­les na ro­ça, on­de to­dos se di­ver­ti­am sa­di­a­men­te na­que­las épo­cas dis­tan­tes do ve­lho Nor­te go­i­a­no.

Na ve­lha ci­da­de, o fu­te­bol tam­bém ti­nha seu va­lor so­ci­al. O tio de Ma­ria Va­lei­me par­ti­ci­pa­va do ti­me Águia Ne­gra, da ci­da­de, que fa­zia mui­to su­ces­so na­que­le tem­po. As­sim, nu­ma co­me­mo­ra­ção da vi­tó­ria do ti­me, num bai­le ani­ma­do, Jo­sé Ed­son, ape­li­da­do “Zé Dil­son” pas­sou a cor­te­jar Ma­ria Va­lei­me, com ela dan­çan­do de par fi­xo to­da a noi­te e, tal fa­to, já foi mo­te e sen­ti­do pa­ra um pe­di­do de na­mo­ro e fu­tu­ro ca­sa­men­to.

O noi­va­do du­rou dois anos e de “quei­ma”, ou se­ja, ra­pi­da­men­te, o es­te foi de­ci­di­do e con­su­ma­do. Des­sa uni­ão nas­ce­ram cin­co fi­lhos. O ca­sa­men­to en­tre Ma­ria Va­lei­me e Jo­sé Ed­son acon­te­ceu em 2 de ou­tu­bro de 1965, em Con­cei­ção do Ara­gu­aia. Ti­ve­ram os fi­lhos: Mar­cos, Maí­sa, Mái­ro, Mail­da e Mil­la. Nas li­des de pe­drei­ro, mas com co­nhe­ci­men­to na sua re­gi­ão, Jo­sé Ed­son vi­ven­ciou a ati­vi­da­de de ve­re­a­dor em sua ci­da­de, por dois anos, a par­tir de 1972, em ple­na di­ta­du­ra mi­li­tar.

Te­ria iní­cio, nes­sa épo­ca, no­vas lu­tas e la­bu­tas que co­lo­ca­ri­am em pro­va a ca­ris­má­ti­ca atu­a­ção de Ma­ria Va­lei­me no mun­do so­ci­al em que es­ta­va in­se­ri­da e sua for­te atu­a­ção co­mo lí­der co­mu­ni­tá­ria; mu­lher de elo­quên­cia e atu­a­ção, fir­me na sus­ten­ta­ção de seus so­nhos e ide­ais; além das lu­tas con­tra a in­jus­ti­ça mui­to co­mum na­que­las ter­ras dis­tan­tes, sem va­lor, mas co­bi­ça­das pe­los gran­des la­ti­fun­di­á­rios; te­ma re­cor­ren­te nas pe­ri­pé­cias de Trom­bas, co­mo se acen­tu­ou no ro­man­ce de Jo­sé Go­doy Gar­cia, de for­ma ma­gis­tral.

A sua pri­mei­ra lu­ta ocor­reu na an­ti­ga Fa­zen­da Ju­a­ri­na, ho­je ci­da­de do To­can­tins, quan­do aque­la re­gi­ão do Mé­dio Ara­gu­aia pas­sou a so­frer si­tu­a­ções de gri­la­gem, com a ins­ta­la­ção de gran­des la­ti­fún­di­os. Os con­fli­tos não tar­da­ram. Ma­ria Va­lei­me se pôs fir­me na lu­ta pe­la con­quis­ta da ter­ra, sem es­mo­re­ci­men­tos, em bus­ca de uma re­for­ma agrá­ria jus­ta na re­gi­ão. Ali, fa­mí­lias mo­ra­vam há mais de 50 anos e eram agre­di­das e es­cor­ra­ça­das.

Ma­ria Va­lei­me, pe­que­na e hu­mil­de, mas im­bu­í­da de sua co­ra­gem e des­te­mor, pas­sou a atu­ar de for­ma cla­ra e in­ci­si­va na lu­ta pe­la re­for­ma agrá­ria ali na­que­le fim de mun­do. Pas­sou a in­te­grar a co­mis­são de fren­te nes­sa lu­ta, nas re­pre­sen­ta­ções de Go­i­ás, em con­jun­to com as de Ma­to Gros­so, Go­i­ás e Pa­rá. Dos 11 re­pre­sen­tan­tes, ou­tros dez eram ho­mens, so­men­te ela de mu­lher.

Hou­ve fir­me apoio da CPT (Co­mis­são Pas­to­ral da Ter­ra) do Pa­rá, em Con­cei­ção do Ara­gu­aia. Ha­via uma se­de em Bra­sí­lia, que tam­bém da­va o apoio, mas a lu­ta fi­cou mui­to in­ten­si­fi­ca­da, com gre­ve de fo­me e pos­te­ri­or in­va­são do Incra, co­mo for­ma de pres­são pa­ra as au­to­ri­da­des de­sa­pro­pri­a­rem a fa­zen­da Ju­a­ri­na.

A gre­ve de fo­me du­rou se­ten­ta e du­as ho­ras e, com es­se re­cur­so ex­tre­mo, a de­sa­pro­pria­ção foi con­quis­ta­da. Hou­ve for­te in­ter­ven­ção da im­pren­sa na­ci­o­nal; o que re­per­cu­tiu no Pa­lá­cio do Pla­nal­to; o que le­vou o en­tão Pre­si­den­te Jo­sé Sar­ney a as­si­nar a de­sa­pro­pria­ção e con­se­quen­te emis­são de pos­se.

A lu­ta pe­la ter­ra na Ju­a­ri­na re­pre­sen­tou, na exis­tên­cia ilu­mi­na­da de Ma­ria Va­lei­me, uma es­co­la; aque­la que não te­ve opor­tu­ni­da­de de fre­quen­tar, ain­da lhe trou­xe o sus­ten­to, co­mo mu­lher da ter­ra, car­re­gan­do se­men­tes pe­re­nais.

Es­tu­dou em Con­cei­ção do Ara­gu­aia, no Co­lé­gio San­ta Ro­sa até a ter­cei­ra sé­rie pri­má­ria, não po­den­do con­ti­nu­ar seus es­tu­dos por ne­ces­si­tar au­xi­li­ar sua fa­mí­lia po­bre, no sus­ten­to do co­ti­dia­no, com seus mui­tos ir­mãos.

A lu­ta co­me­çou lo­go que se cas­ou. Dom Ala­no Ma­ria Pe­na, ho­je ar­ce­bis­po apo­sen­ta­do, pe­la Cú­ria de No­va Fri­bur­go, por per­ce­ber seus mé­ri­tos de ca­ris­ma e elo­quên­cia no tra­to com o pú­bli­co, con­vi­dou-a pa­ra par­ti­ci­par do clu­be de ca­sais. O mes­mo ba­ti­zou seu ter­cei­ro fi­lho. As­sim, por meio do clu­be, mui­tos ca­sais fo­ram ade­rin­do ao mo­vi­men­to li­ga­do à Igre­ja, atra­í­dos pe­la fa­la fá­cil e in­ci­si­va de Ma­ria Va­lei­me.

As frei­ras do­mi­ni­ca­nas res­pon­sá­veis pe­lo Am­bu­la­tó­rio São Lu­cas (Hos­pi­tal da Ci­da­de), cri­a­ram um gru­po de mu­lhe­res vo­lun­tá­rias, res­pon­sá­veis por fa­zer en­xo­vais pa­ra fa­mí­lias ca­ren­tes e mu­lhe­res da vi­da, tra­ba­lho em que Ma­ria Va­lei­me deu pro­vas de seu ta­len­to na cos­tu­ra, ar­te que sem­pre amou com des­ve­lo.

Em me­a­dos de 1970 pas­sou a in­te­grar o Apos­to­la­do da Ora­ção. Co­mo ir­mã do Apos­to­la­do fi­cou co­mo só­cia. De­pois, o Vi­gá­rio Se­bas­ti­ão Di­as de Bri­to, con­vi­dou-a pa­ra ser pre­si­den­te des­se mes­mo Apos­to­la­do. O as­sun­to prin­ci­pal era ora­ção, so­ma­da a um tra­ba­lho so­ci­al (Orar: ato de re­zar + Ação: ato de aju­dar).

Com seu des­te­mor e ener­gia vi­bran­tes, Ma­ria Va­lei­me pro­pôs a cri­a­ção de um gru­po pa­ra re­zar nas ca­sas das fa­mí­lias, ao am­pli­ar o tra­ba­lho co­mu­ni­tá­rio; is­to até o ano de 1978. O tra­ba­lho so­ci­al se es­ten­deu até a pe­ri­fe­ria, na aju­da às pes­so­as com pro­ble­mas de sa­ú­de. O gru­po con­ta­va com a aju­da de um mé­di­co.

A atu­a­ção de Ma­ria Va­lei­me acon­te­ceu até o ano de 1983. A mu­dan­ça do Apos­to­la­do pa­ra ou­tra ci­da­de im­pos­si­bi­li­tou a con­ti­nui­da­de do tra­ba­lho. Des­te­mi­da, pas­sou, en­tão, a de­sen­vol­ver tra­ba­lho so­ci­al jun­to aos de­ten­tos na ca­deia da ci­da­de, que se di­vi­dia em evan­ge­li­za­ção e as­sis­tên­cia so­ci­al. Te­ve gran­de al­can­ce hu­ma­no e ca­ri­ta­ti­vo es­se em­pe­nho da aguer­ri­da nor­ten­se/to­can­ti­nen­se.

En­tão, em 1984, te­ve iní­cio o tra­ba­lho no as­sen­ta­men­to na Ju­a­ri­na. Na épo­ca, não exis­tia co­lo­ni­za­ção. As ter­ras eram da uni­ão. O pro­je­to na­ci­o­nal era ha­bi­li­tar a Ama­zô­nia. Os mi­li­ta­res co­me­ça­ram a ti­tu­lar as ter­ras sem fa­zer vis­to­ri­as, ou se­ja, sem sa­ber se as áre­as eram ha­bi­ta­das.

Em 1993, Ma­ria Va­lei­me ven­deu a emis­são de pos­se, e, com o di­nhei­ro in­ves­tiu na sua ca­sa em Con­cei­ção do Ara­gu­aia. Nes­se tem­po, em 1994 per­deu mais uma ir­mã (Her­mí­nia), ví­ti­ma de cân­cer; fa­to do­lo­ro­so pa­ra to­dos os fa­mi­lia­res.

Em 1995 Ma­ria Va­lei­me ven­deu sua ca­sa em Con­cei­ção do Ara­gu­aia, com du­as fi­lhas já ins­ta­la­das na ci­da­de e fa­zen­do fa­cul­da­de, mu­dou-se pa­ra Go­i­â­nia, em bus­ca de me­lho­res re­cur­sos; en­tre gran­des e do­lo­ro­sos de­sa­fi­os, tais co­mo, o lo­te ir­re­gu­lar que com­prou; o que ge­rou ou­tra lu­ta sem es­mo­re­ci­men­tos, com ba­se na sua co­ra­gem e fé em Deus.

Mas, a lu­ta não ces­sou por aí. Co­mo uma es­co­la de ini­ci­a­ção de lu­tas, a Ju­a­ri­na foi ape­nas o prin­cí­pio. Ad­qui­riu um lo­te em um lo­te­a­men­to, en­tão ir­re­gu­lar, e ini­ciou ou­tra lu­ta pe­la con­quis­ta de ter­ra ur­ba­na. Uma ou­tra gran­de lu­ta!

Pas­sou a ba­ta­lhar pe­la re­gu­la­ri­za­ção da área ur­ba­na que com­pra­ra nos ar­ra­bal­des da ca­pi­tal de Go­i­ás. En­ve­re­dou no­va­men­te por me­tas e de­sa­fi­os, au­diên­cias no Fó­rum, on­de sua voz fir­me e de­ci­di­da pas­sou a ser ou­vi­da no­va­men­te, co­mo aguer­ri­da e de­sa­fi­a­do­ra pe­que­na/gran­de mu­lher de lu­tas e la­bu­tas, for­ja­da no sol nor­ten­se/to­can­ti­nen­se, aten­ta a olhar o ho­ri­zon­te com a co­ra­gem das mu­lhe­res for­tes das sa­gra­das es­cri­tu­ras.

Pas­sou pe­lo so­fri­men­to da per­da de seu es­po­so em 2016, ví­ti­ma de um aci­den­te de trân­si­to e sua lon­ga e per­ti­naz ago­nia. Com­ba­li­da, mas fir­me, pros­se­gue adi­an­te com sua im­ba­tí­vel co­ra­gem, sua fa­la elo­quen­te, seus ges­tos for­tes e se­gu­ros co­mo se, em ca­da ins­tan­te seu, in­se­re eter­ni­da­des.

É a mu­lher te­lú­ri­ca, a mu­lher/chão, a mu­lher/ter­ra. Na for­ça an­ces­tral do ve­lho nor­te go­i­a­no, ho­je o To­can­tins, traz, em si, a sei­va da vi­da e da co­ra­gem, a lu­ta e la­bu­ta pa­ra pros­se­guir avan­çan­do no tem­po com a ar­ga­mas­sa de sua for­ça, re­sis­tên­cia e per­sis­tên­cia. Tem o seu lu­gar no mun­do, com cer­te­za e no co­ra­ção de to­dos os que, co­mo eu, ad­mi­ram-na do mais pro­fun­do do co­ra­ção.

Ma­ria Va­lei­me crê que há sem­pre al­go no­vo nas­cen­do a ca­da dia. Sa­be que rom­pe o sol no ho­ri­zon­te e no­vas pers­pec­ti­vas se abrem na con­tra­di­tó­ria ca­mi­nha­da hu­ma­na.

Sa­be, es­sa rap­so­da, que dei­xa ver­sos vi­vi­dos di­á­rios ao cri­a­dor na sua ca­mi­nha­da, es­sa mu­lher for­te co­mo a ter­ra; mu­lher/pas­sa­ri­nho que, an­tes de tu­do, do ver­bo e da di­men­são do mes­mo no en­tre­cho­que das pa­la­vras, nos sig­ni­fi­ca­dos das lín­guas, os pa­râ­me­tros en­tre gê­ne­ros mas­cu­li­no e fe­mi­ni­no são pos­te­rio­res ao sur­gi­men­to do ser hu­ma­no. Há uma di­men­são mui­to mais pro­fun­da no sen­ti­do es­pi­ri­tual do que ape­nas o bi­o­ló­gi­co. Não só os ca­rac­te­res que de­fi­nem o que é um ma­cho ou uma fê­mea; exis­te a es­sên­cia de al­go ab­so­lu­ta­men­te mai­or que nos une sem que dis­so nos per­ce­ba­mos.

Ma­ria Va­lei­me é o prin­cí­pio e o fim das coi­sas. Mu­lher pe­re­nal, na cons­tru­ção de si mes­ma; evo­ca­ti­vo exem­plo de per­sis­tên­cia/re­sis­tên­cia.

Ma­ria Va­lei­me, ser hu­ma­no mais que es­pe­ci­al. Atem­po­ral. Di­nâ­mi­ca. Ho­lís­ti­ca. É ela a mãe de to­da a his­tó­ria. “És lác­tea es­tre­la, és mãe da re­a­le­za/és tu­do en­fim/que tem o be­lo em to­do o res­plen­dor/em san­ta na­tu­re­za”. Co­mo can­tou Pi­xin­gui­nha.

Ma­ria Va­lei­me, a mu­lher; que de­ve pre­pa­rar pa­ra abrir ca­mi­nhos en­tre as pe­dras, pois ela é in­dis­pen­sá­vel à har­mo­nia do uni­ver­so. É sem­pre ela a eter­na Eva, o enig­ma pers­cru­ta­do e ja­mais de­ci­fra­do; ge­o­gra­fia de sua al­ma com­ple­xa. Al­ma ba­nha­da de sol e de abis­mos in­de­vas­sá­veis. Zo­nas abis­sais da al­ma fe­mi­ni­na, que man­tém-se no mis­té­ri­os des­de o prin­cí­pio das eras.

Es­sa mu­lher que, mes­mo ca­la­da, en­si­na. Ma­ria Va­lei­me, na ter­nu­ra do seu lar aben­ço­a­do e sim­ples, sua co­zi­nha, su­as re­zas, su­as plan­tas, su­as er­vas e tem­pe­ros, sua ver­ve sem­pre vi­va e elo­quen­te a fa­lar de lu­tas, re­pre­sen­ta, nes­se es­pa­ço, to­das as mu­lhe­res que não se ca­la­ram; que se er­gue­ram nos pés frá­geis pa­ra ver o que ha­via por de­trás do alam­bra­do do des­ti­no. Ati­va, con­fi­an­te, des­te­mi­da, for­te, con­ti­nua a ser se­men­te e mes­se, no gran­de cam­po a se­me­ar, a que cha­ma­mos vi­da, até a eter­ni­da­de. Plu­ris­sig­ni­fi­ca­da, po­de­ria enun­ci­ar: “Va­lei-nos!”

Ma­ria Va­lei­me, pe­lo seu pas­sa­do tão for­te, e, tão do­ce o seu pre­sen­te, eu te ad­mi­ro e te amo na mais do­ce das ter­nu­ras!

 

(Ben­to Al­ves Araú­jo Jayme Fleury Cu­ra­do, gra­du­a­do em Le­tras e Lin­guís­ti­ca pe­la UFG, es­pe­cia­lis­ta em Li­te­ra­tu­ra pe­la UFG, mes­tre em Li­te­ra­tu­ra pe­la UFG, mes­tre em Ge­o­gra­fia pe­la UFG, dou­tor em Ge­o­gra­fia pe­la UFG. Pós-dou­to­ran­do em Ge­o­gra­fia pe­la USP, pro­fes­sor, po­e­ta – ben­to­fleury@hot­mail.com)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias