Brasil

Meirelles

Redação DM

Publicado em 17 de maio de 2016 às 02:29 | Atualizado há 10 anos

Des­pe­sas Pú­bli­cas

Na en­tre­vis­ta na Glo­bo (13/05), o no­vo mi­nis­tro da Fa­zen­da, Hen­ri­que Mei­rel­les, afir­mou que a pri­mei­ra ação do go­ver­no Te­mer se­rá  ‘con­tro­lar’ o au­men­to das des­pe­sas pú­bli­cas. Há anos, o con­sul­tor eco­nô­mi­co Ra­ul Vel­lo­so já vi­nha aler­tan­do que al­gu­ma coi­sa es­ta­va er­ra­da, pois 75% do or­ça­men­to fe­de­ral era pa­ra pa­gar sa­lá­ri­os e be­ne­fí­ci­os, e os go­ver­nos per­du­lá­rios e po­pu­lis­tas de Lu­la e Dil­ma não se to­ca­vam.

(Ed­gard Gob­bi, via e-mail)


Pa­ra sal­var o Bra­sil

Se o mi­nis­tro da Fa­zen­da, Hen­ri­que Mei­rel­les, qui­ser sal­var o Bra­sil, de­ve sa­ber que não se cu­ra o do­en­te com mais do­en­ças.  Ele sa­be que de­ve cor­tar gas­tos, co­brar aque­les que de­vem pa­ra a Uni­ão e não sa­cri­fi­car aque­les que tra­ba­lham e pa­gam a con­ta dos in­com­pe­ten­tes. To­dos sa­bem que há for­mas de re­sol­ver o dé­fi­cit sem pe­na­li­zar o bol­so do ci­da­dão. O Con­gres­so Na­ci­o­nal, que du­ran­te o pe­rí­o­do do im­pe­achment com­por­tou-se co­mo ver­da­dei­ro guar­di­ão do di­nhei­ro pú­bli­co, na sua gran­de mai­o­ria, cer­ta­men­te não vai per­mi­tir que a so­ci­e­da­de pa­gue pe­los des­va­rios do go­ver­no que ora se vai. O pre­si­den­te Te­mer de­ve­rá fa­zer uma fa­xi­na na ad­mi­nis­tra­ção fe­de­ral e não jo­gar o li­xo sob o ta­pe­te co­mo foi fei­to pe­la ex man­da­tá­ria, ge­ran­do o ca­os na eco­no­mia. Fa­xi­na não é ape­nas ti­rar pe­tis­tas e sub­sti­tuí-los por apa­ni­gua­dos, fa­xi­na é re­no­var a ad­mi­nis­tra­ção co­lo­can­do em seus qua­dros pes­so­as com­pe­ten­tes e não ávi­das por uma bo­qui­nha.  Es­ta­mos de olho e  va­mos co­brar. CPMF não!

(Iza­bel Aval­lo­ne, via e-mail)


No­vos tem­pos

É um alí­vio ver a Dil­ma afas­ta­da do po­der des­ta Re­pú­bli­ca! E me­lhor ain­da com ca­ra de “no­vos tem­pos” foi as­sis­tir o pri­mei­ro pro­nun­ci­a­men­to do re­cém-em­pos­sa­do mi­nis­tro da Fa­zen­da, Hen­ri­que Mei­rel­les, que lon­ge das pro­mes­sas mi­ra­bo­lan­tes, ou de apre­sen­tar nú­me­ros ir­re­a­lis­tas co­mo fa­zia o pai das pe­da­la­das fis­cais, Gui­do Man­te­ga, foi bem cla­ro de que ado­ta­rá me­di­das du­ras pa­ra re­cu­pe­rar a nos­sa eco­no­mia! Co­mo de cor­tar gas­tos, de re­ver as  de­so­ne­ra­ções fis­cais cri­a­das ir­res­pon­sa­vel­men­te pe­la ex-pre­si­den­te. E com mão de fer­ro tam­bém con­tro­lar os ban­cos pú­bli­cos no­me­an­do di­re­to­res com al­ta ex­pe­ri­ên­cia na área, e ace­le­rar a re­for­ma da Pre­vi­dên­cia, etc. In­clu­si­ve po­de­rá re­cor­rer a au­men­to de im­pos­tos, tal a gra­vi­da­de em que se en­con­tram as con­tas pú­bli­cas! Ou se­ja, o mi­nis­tro si­na­li­za à so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra que, pa­ra re­cu­pe­rar a nos­sa eco­no­mia, ace­le­rar in­ves­ti­men­tos, e re­du­zir o de­sem­pre­go, etc., não vai abrir mão de me­di­das até im­po­pu­la­res.  E nes­ta ár­dua ta­re­fa vai pre­ci­sar do apoio ir­res­tri­to do pre­si­den­te Te­mer, e da cum­pli­ci­da­de do Con­gres­so, em con­di­ções de apro­var a to­que de cai­xa as de­man­das da área eco­nô­mi­ca. É ago­ra ou nun­ca…

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail)


Hen­ri­que Mei­rel­les

O se­nhor Hen­ri­que Mei­rel­les é o no­vo mi­nis­tro da Fa­zen­da do atu­al go­ver­no do pre­si­den­te Mi­chel Te­mer. Mui­to com­pe­ten­te pa­ra de­sem­pe­nhar tal fun­ção, é mui­to bem re­ce­bi­do nes­se mi­nis­té­rio pe­la so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra, pe­los gran­des em­pre­sá­rios e pe­los ban­quei­ros que ne­le con­fi­am es­sa ár­dua mis­são de re­or­ga­ni­zar a eco­no­mia do pa­ís que es­tá no ver­me­lho co­lo­ca­da pe­los ver­me­lhos. Ele tem o re­mé­dio cer­to pa­ra es­se mal, cor­tar as des­pe­sas inú­te­is e ja­mais au­men­tar im­pos­tos one­ran­do ain­da mais os ci­da­dã­os bra­si­lei­ros. Sen­do as­sim a sua vi­são e de­ci­são, atre­vo-me a dar-lhe uma opi­ni­ão que po­de­rá lhe aju­dar mui­to nes­sa em­prei­ta­da: fa­ça com os apo­sen­ta­dos do se­tor pú­bli­co o mes­mo que o Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­so fez com os apo­sen­ta­dos da Pre­vi­dên­cia So­ci­al (INSS) e te­rás um gran­de re­cur­so pa­ra lhe aju­dar na re­cu­pe­ra­ção eco­nô­mi­ca do Bra­sil. Com o FHC pa­ga­mos a con­ta, ago­ra é a vez do se­tor pú­bli­co. Jus­ti­ça se­ja fei­ta.

(Be­no­ne Au­gus­to de Pai­va, via e-mail)

 

 

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia