Opinião

Metodologias ativas: a escola atenta a seu tempo!

Diário da Manhã

Publicado em 28 de junho de 2017 às 01:04 | Atualizado há 8 anos

Não fal­tam in­di­ca­do­res edu­ca­cio­nais pa­ra ava­li­ar a qua­li­da­de da edu­ca­ção nos âm­bi­tos na­ci­o­nal e in­ter­na­ci­o­nal. E os re­sul­ta­dos não têm si­do po­si­ti­vos. No ranking do PI­SA de 2015, o Bra­sil ocu­pou a 63ª po­si­ção na área de Ci­ên­cias en­tre 70 paí­ses; no “Re­la­tó­rio So­bre o Ca­pi­tal Hu­ma­no” de 2016, es­tu­do do Fó­rum Eco­nô­mi­co Mun­di­al que ava­lia con­di­ções pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to pes­so­al e pro­fis­si­o­nal, fi­ca­mos em 83º lu­gar en­tre 130 paí­ses. Há ain­da mui­tos ou­tros in­di­ca­do­res des­fa­vo­rá­veis. Mas qua­is mu­dan­ças são ne­ces­sá­rias pa­ra mu­dar es­se ce­ná­rio?

Ho­je vi­ve­mos em uma so­ci­e­da­de do co­nhe­ci­men­to, hi­per­co­nec­ta­da e, se­gun­do o pro­fes­sor da USP, Jo­sé Mo­ran (2015), ba­se­a­da em três ti­pos de com­pe­tên­cias: a cog­ni­ti­va, a pes­so­al e a so­ci­al. A edu­ca­ção for­mal pa­re­ce que já não cum­pre seu pa­pel e, com is­so, ga­nha ca­rac­te­rís­ti­cas hí­bri­das. Os cur­rí­cu­los, as tec­no­lo­gi­as edu­ca­cio­nais, os es­pa­ços e a di­dá­ti­ca dos pro­fes­so­res pre­ci­sam ser re­vis­tos. Te­mos uma mis­tu­ra en­tre o am­bi­en­te fí­si­co (sa­la de au­la) e os am­bi­en­tes vir­tu­ais, as fron­tei­ras es­tão ca­da vez mais in­vi­sí­veis; os pro­je­tos ga­nham for­ça nos cur­rí­cu­los nu­ma ten­ta­ti­va de rom­per com as prá­ti­cas pe­da­gó­gi­cas re­pe­ti­ti­vas e des­co­nec­ta­das do co­ti­dia­no e dos pro­ble­mas so­ci­ais. Es­ses mar­ca­do­res con­tem­po­râ­ne­os es­tão em vo­ga por­que as cri­an­ças e os jo­vens não acei­tam mais mo­de­los ver­ti­cais, con­te­ú­dos frag­men­ta­dos e sem sen­ti­do, eles que­rem ho­ri­zon­ta­li­da­de, con­tex­tu­a­li­zar e com­pre­en­der o mun­do.

Es­co­las aten­tas op­tam pe­la mu­dan­ça, ado­tan­do, por exem­plo, me­to­do­lo­gi­as ati­vas, ou se­ja, me­to­do­lo­gi­as com ati­vi­da­des com­ple­xas, pro­ble­ma­ti­za­do­ras, com de­sa­fio, cons­tru­ções e dis­cus­sões co­le­ti­vas, e, ain­da, com pos­si­bi­li­da­de de acom­pa­nhar e com­pre­en­der a ava­li­a­ção de re­sul­ta­dos com ra­pi­dez e cla­re­za, dan­do su­por­tes pa­ra au­xi­li­ar na su­pe­ra­ção das di­fi­cul­da­des de apren­di­za­gens e ob­je­ti­vi­da­des na con­du­ção dos ne­ces­sá­rios des­vi­os de ro­tas de pla­nos de en­si­no.

Es­tas me­to­do­lo­gi­as au­xi­li­am os alu­nos na to­ma­da de de­ci­sões, na am­pli­a­ção de re­per­tó­rios e na au­to­no­mia, com apoio e ori­en­ta­ção do pro­fes­sor, pa­ra pes­qui­sar e sa­ber li­dar com lin­gua­gens di­fe­ren­ci­a­das. Es­ta­mos tra­tan­do aqui de ta­re­fas prá­ti­cas, uti­li­tá­rias, que di­a­lo­gam com a vi­da co­ti­dia­na, mas não sim­plis­tas. O fo­co da apren­di­za­gem es­tá no alu­no e de­ve ha­ver di­á­lo­go cons­tan­te en­tre ele e o pro­fes­sor e ele e seus pa­res. A ga­mi­fi­ca­ção apa­re­ce co­mo par­te da tec­no­lo­gia edu­ca­cio­nal ca­da vez mais uti­li­za­da nos es­pa­ços de apren­di­za­gens da es­co­la, pois traz di­fe­ren­tes ní­veis de de­sa­fi­os, en­tu­si­as­mo com­pe­ti­ti­vo e co­la­bo­ra­ti­vo, a par­tir das di­nâ­mi­cas de jo­gos com fo­co em re­so­lu­ções de pro­ble­mas que po­dem me­lho­rar o apren­di­za­do e o de­sen­vol­vi­men­to de ha­bi­li­da­des so­ci­o­e­mo­cio­nais.

O gran­de di­fe­ren­ci­al das me­to­do­lo­gi­as ati­vas es­tá na mu­dan­ça de pos­tu­ra do alu­no – de pas­si­vo pa­ra ati­vo – e tam­bém do pro­fes­sor que de­ve ter um pa­pel de ori­en­ta­dor, de guia, con­du­tor e não so­men­te “trans­mis­sor” de con­te­ú­do.

Ou­tro mo­vi­men­to que cres­ce nas es­co­las é a au­la in­ver­ti­da, con­cei­to bem co­nhe­ci­do e uti­li­za­do nas Uni­ver­si­da­des. Nes­sa di­dá­ti­ca, o alu­no de­ve se pre­pa­rar, ler ou as­sis­tir al­gum ví­deo, do­cu­men­tá­rio ou mes­mo uma au­la gra­va­da de seu pro­fes­sor pa­ra ini­ci­ar o as­sun­to e, as­sim, che­gar pa­ra a au­la mais pre­pa­ra­do pa­ra ini­ci­ar uma dis­cus­são e am­pli­ar co­nhe­ci­men­tos.

Por fim, não dá pa­ra re­sis­tir às mu­dan­ças, pre­ci­sa­mos en­fren­tá-las, sem des­cons­tru­ir nos­sa his­tó­ria; ca­mi­nha­mos pa­ra o di­á­lo­go en­tre as di­fe­ren­tes áre­as do co­nhe­ci­men­to.

 

(Ma­ri­sa Es­ter Ros­se­to, di­re­to­ra edu­ca­cio­nal do Co­lé­gio Ma­ris­ta Ar­qui­di­o­ce­sa­no, do Gru­po Ma­ris­ta)


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