Microcrédito, uma ferramenta na crise
Diário da Manhã
Publicado em 10 de janeiro de 2018 às 23:03 | Atualizado há 7 anos
É na crise que surgem novas ideias e, com elas, o empreendedorismo que, sem dúvida alguma, se apresenta como fonte inestimável de combate ao desemprego em todos os países do mundo. No Brasil, não tem sido diferente, o microcrédito tem se apresentado como alternativa para incrementar e motivar os pequenos empreendedores, formais ou informais, a realizarem o sonho de montar um negócio próprio, sendo uma importante ferramenta no combate à pobreza e à exclusão social.
Em Goiânia, na administração do prefeito Nion Albernaz, surgiu o primeiro Banco do Povo, inspirado na experiência de sucesso do Prêmio Nobel da Paz, Muhammad Yunus, em Bangladesh, que começou com um empréstimo de seu próprio bolso, baseado na confiança mútua de uma rede inicial de cinco pessoas. Dessa iniciativa, surgiu Grameen Bank (Banco do Povo, em português), destinado a empréstimos para famílias carentes que não tinham acesso ao crédito tradicional. Contrariando as grandes instituições financeiras que previam o seu fracasso, a experiência deu certo e proporcionou um excelente retorno do capital emprestado.
No início de 1999, criou-se o primeiro programa de microcrédito a nível estadual denominado Banco do Povo de Goiás. Nesses 19 anos, foram beneficiados mais de 100.000 empreendedores, sendo liberados mais de 230 milhões de reais em crédito no Estado.
O formato do Programa proporciona a concessão de crédito para pessoas que não têm acesso ao crédito convencional e estão fora do mercado formal por não possuírem as exigências de bancos ou outras instituições financeiras.
Grandes empresas contam com linhas especiais de financiamento, em contrapartida, os micro e pequenos empreendedores podem usufruir dos benefícios do microcrédito do Banco do Povo para abrir o próprio negócio, gerando renda própria, ou, até mesmo, expandindo as famosas empresas familiares de fundo de quintal, que tanto contribuem e fomentam a economia goiana.
O Banco do Povo de Goiás está presente em mais de 200 municípios e passou por uma profunda reestruturação, com o objetivo de alcançar a meta de estar presente em todas as cidades do estado de Goiás. O Programa é uma importante ferramenta para fomentar a economia nos municípios, oferecendo linhas de crédito específicas para financiamento a projetos e/ou atividades produtivas de pequenos negócios como forma de incentivar o crescimento socioeconômico da população e viabilizar a geração de emprego e renda.
Das experiências relatadas, apreende-se que realizar empréstimos financeiros às pessoas de baixa renda é uma excelente iniciativa, pois contribui com a redução da pobreza, integração do indivíduo à sociedade e resgate à autoestima, auxiliando-os em seu desenvolvimento pessoal e profissional.
(Danilo Viana Rabelo, advogado, palestrante e atualmente superintendente do Banco do Povo de Goiás)