Brasil

Mineiros, 78 anos

Redação DM

Publicado em 10 de novembro de 2016 às 01:49 | Atualizado há 10 anos

Quem viaja, por terra, de Jataí, onde nasci no dia 31 julho de 1944, a Santa Rita do Araguaia, trecho de mais ou menos 200 km, na divisa com Mato Grosso, deixa,à esquerda, um jardim. Refiro-me a Mineiros, 110 km da “Cidade Abelha”, a terceira mais populosa cidade do sudoeste goiano, cerca de 60 mil moradores. Situa-se entre as 20 ou 21 maiores, considerando-se todo o Estado. Na região, Jatai, mais  ou menos 100 mil, e Rio Verde, em torno de 230, a superam.

Durante décadas viveu isolada porque a  rodovia São Paulo-Cuiabá a desprezava. Foi nessa condição que a conheci, em 1958, quando estudava interno no ridículo colégio salesiano de Alto Araguaia, Mato Grosso. Mineiros não tinha político regional e ansiava tê-lo. Em 1966, José Alves de Assis, vereador pelo PTB( ali coligado à UDN, principal oposição ao PSD do poderoso Pedro Ludovico), agora integrante da Arena, se elegeu deputado estadual(antes da vereação foi o primeiro vice-prefeito mineirense, mandato de 31.1.1959 a 31.1.1961. Eleito dia 3.10.1958. Para prefeito ganhou José Feliciano de Moraes).

Era o Bregué – esse o apelido de José Alves de Assis – um moço feio, formado em Direito, magro, não tinha o dom da oratória, mas se comunicava bem com o público.  Futebolista amador – não era craque, jogador comum – do Palmeiras, clube  local criado  em 1952 – amava o futebol, a sua cidade, o seu povo. Materialmente pobre, se tornou o político mais importante, de todos os tempos, da linda Mineiros. Em 1970 ganhou novamente para deputado estadual e em 1974 subiu à Câmara dos Deputados, reelegeu-se em 1978. Nesse ano fora escolhido, pelos militares, governador,  mas o grupo Caiado  pediu para trocá-lo pelo deputado federal Ary Valadão porque este possuía maior tradição política do que Assis e mais isto e mais aquilo, o certo é que a troca se fez. Antes desses fatos, fora secretário estadual da Educação e Cultura no governo Irapuan, avesso aos Caiados e  porta-estandarte da ditadura. A ascensão do Irapuan ao cargo de governador, em 1974, fora derrota do grupo Caiado, que agora, na sua sucessão, lhe deu o troco. Em outubro de 1979, José de Assis morreu em desastre de avião. Além do piloto e do seu secretário Benedito, no mesmo acidente morreu Antônio Carlos Paniago. Este e  José de Assis tinham projetos políticos comuns. Antônio Carlos era filho do ex-prefeito Antônio Paniago e sobrinho paterno do ex-prefeito Abel Paniago( este, do PSD; Antôio, UDN).

Mineiros se fracionou em antes e depois de José de Assis. Conseguiu  novo traçado da rodovia e assim  tirou sua terra do isolamento. A essa grande conquista se agregou a vinda de sulistas para o centro do País. Sem a integração que Assis conseguira, não haveria imigração nenhuma para a cidade dos Carrijos.

Tenho amigos e parentes em Mineiros, onde nasceu minha esposa, senhora Ilsa Rezende Machado Lima. Lá nos conhecemos dia 31.10.1968, 30º aniversário da urbe; lá nos noivamos no Natal de 1969 e nos casamos dia 17.10.1970. Em setembro de 1973 nos mudamos para Rio Verde, vindos de Serranópolis.

Parabéns, Mineiros, pelos 78 anos(31.10.1938 – 31.10.2016).

Parabéns para mim, que me casei com minha amada, filha de Isac Rodrigues Machado e Helena Rezende Machado que se foram, porém ficaram no meu coração.

 

(Filadelfo Borges de Lima, autor de vários livros, liderou a criação da “Academia Rio-Verdense de Letras, Artes e Ofícios” e do “Instituto Histórico e Geográfico de Rio Verde”. Auditor fiscal aposentado do Estado de Goiás. Natural de Jataí, reside em Rio Verde)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia