Opinião

Minha maior lição

Redação DM

Publicado em 21 de setembro de 2018 às 00:26 | Atualizado há 7 anos

“Nin­guém é tão gran­de que não pos­sa apren­der, nem tão pe­que­no que não pos­sa en­si­nar.”

Eso­po

 

So­bre já ter ex­pe­ri­en­cia­do e pro­va­do tu­do no pro­fes­so­ra­do, ain­da me fal­ta­va a mai­or li­ção de con­vi­vên­cia es­co­lar! Des­sa vez, eu lia a lis­ta dos alu­nos em re­cu­pe­ra­ção, nun­ca mais que 10% da­que­les do 8º ano “A”. Uns se con­do­e­ram pe­los os ou­tros e se uni­ram ao mas­sa­cre. As­sim, eu nem sou­be co­mo clas­si­fi­car quem era mais gros­sei­ro, eram ape­nas ado­les­cen­tes, eu sa­bia, mas com des­pu­dor de adul­to. “Uma mons­tru­o­sa aber­ra­ção faz com que os ho­mens acre­di­tem que a lin­gua­gem nas­ceu pa­ra fa­ci­li­tar as su­as re­la­ções mú­tuas.” (Mi­chel Lei­ris). Xin­ga­ram-me, de­sa­ca­ta­ram-me, usan­do to­da for­ma de des­res­pei­to oral. Po­rém, do meio dos es­com­bros, sur­giu uma luz, di­zen­do-me: vo­cê co­me­teu o pe­ca­do da ta­ga­re­li­ce: Um ga­ro­to, se­pa­ra­do dos acé­fa­los, ti­nha mais uma li­ção de vi­da pa­ra mim. En­tão, ele se apro­xi­mou su­til­men­te, tra­zen­do-me um pe­da­ço de pa­pel em sua mão: — “ve­ja o que es­cre­vi, pro­fes­sor, is­so é de mi­nha au­to­ria! E leu: — “Os sá­bi­os res­pon­dem aos to­los é com o si­lên­cio e não com to­li­ces”. Re­li com cui­da­do e aten­ção, e aque­las pa­la­vras emu­de­ce­ram-me ime­di­a­ta­men­te, ja­mais vi­e­ram de um alu­no, mas de um “an­jo ami­go”. Pois, dei-me con­ta do fa­to de eu es­tá fa­zen­do o pa­pel de um de­les, ten­tan­do gri­tar da mes­ma al­tu­ra. Lo­go eu, es­tu­dan­te da Bí­blia, sa­be­dor do pro­vér­bio 26: 4,5: “Quem le­va a sé­rio os to­los é tão to­lo quan­to eles”. Ten­do ago­ra de en­go­li a se­co. Ten­tei es­tre­bu­char, re­tru­can­do àque­la men­te ami­ga, ten­tan­do de al­gu­ma for­ma me mos­trar for­te: — Os sá­bi­os de jei­to ne­nhum po­dem fi­car em si­lên­cio, se­não quem irá en­si­nar os to­los? To­da­via, es­ta­va sem alen­to!

En­tão, pros­se­gui en­ca­mi­nhan­do os tra­ba­lhos de re­cu­pe­ra­ção ali. Na­que­la mes­ma au­la, já no fi­nal, quan­do eu dis­se que pre­ci­sa­va fal­tar às au­las da sex­ta-fei­ra, pois pre­ci­sa­va de cui­da­dos mé­di­cos; ou­vi o bra­do de dois ou três, de bo­ca to­da, cla­man­do com os olhos e os bra­ços vol­ta­dos pa­ra ci­ma: “Gra­ças a Deus!” Por is­so, não creio no Deus dos evan­gé­li­cos fa­ná­ti­cos, por­que eles usam seu no­me em vão im­pu­ne­men­te. O que o Deus ver­da­dei­ro fa­rá por mim!? Pe­lo me­nos, já en­viou um an­jo re­al, aju­dan­do-me a vol­tar ao ní­vel de pro­fes­sor. Co­mo eu pos­so acre­di­tar no Deus da­que­les re­bel­des sem es­crú­pu­lo, se es­te ti­po de cren­te me odeia tan­to?

No dia se­guin­te, du­as mã­es de alu­nas, des­sa mes­ma sa­la, ami­gas en­tre si, pro­cu­ra­ram-me, acu­san­do de des­res­pei­to às su­as fi­lhas, di­zen­do pa­la­vras fei­as, na ver­da­de elas que­ri­am me in­ti­mi­dar, fe­chan­do as por­tas da re­pro­va­ção de­las. Ora, eu res­pei­to mui­to meus alu­nos, ja­mais xin­guei alu­no al­gum — de­fen­di-me so­men­te. En­tre­tan­to, de­pois, tu­do foi des­ven­da­do, uma de­las ti­nha es­pa­lha­do fo­fo­ca, di­zen­do: — “se al­guém qui­ser ‘pas­sar de ano’ é só tra­zer a mãe à es­co­la e ela­bo­rar umas ame­a­ças; da­rá cer­to”. E eu tam­bém acho is­so fun­cio­nal, fi­quei de ca­ra a ca­ra com a ges­to­ra e as mã­es em ques­tão, e mi­nha con­quis­ta foi as­si­nar um re­la­tó­rio de ad­ver­tên­cia con­tra mim. Por is­so, es­tou me es­for­çan­do pa­ra nun­ca mais ter de pas­sar por tais si­tu­a­ções cons­tran­ge­do­ras no­va­men­te. Is­so sig­ni­fi­ca fa­ci­li­tar a vi­da do alu­no, ou se­ja, de ne­nhu­ma ma­nei­ra in­co­mo­dá-lo, des­fe­rin­do-lhe ame­a­ça de re­pro­va­ção. E eles ri­em de mim. “Quem  ri por úl­ti­mo, ri me­lhor”. Es­se di­ta­do es­tá atra­sa­do, já que não vi­ve­rei o su­fi­ci­en­te pa­ra vê-los cho­rar. Ago­ra só rio pa­ra não cho­rar. Oxa­lá eu pu­des­se cho­rar sem eles ri­rem de mim.

 

(Clau­de­ci Fer­rei­ra de An­dra­de, pós-gra­du­a­do em Lín­gua Por­tu­gue­sa, li­cen­cia­do em Le­tras, ba­cha­rel em Te­o­lo­gia, pro­fes­sor de fi­lo­so­fia, gra­má­ti­ca e re­da­ção em Se­na­dor Ca­ne­do, fun­cio­ná­rio pú­bli­co)


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