Opinião

Mulheres de ontem e mulheres de hoje – curiosidades

Diário da Manhã

Publicado em 6 de setembro de 2018 às 23:36 | Atualizado há 7 anos

Pri­mei­ro eu que­ro agra­de­cer aqui as pes­so­as que me en­vi­a­ram co­men­tá­rios de apoio à mi­nha úl­ti­ma crô­ni­ca – O BRA­SIL QUE EU QUE­RO – BRA­SIL BRA­SIL BRA­SIL BRA­SIL BRA­SIL BRA­SIL…

Ho­je o que mais se lê e vê, de­pois da po­lí­ti­ca, são as mu­lhe­res re­cla­man­do os seus di­rei­tos. Não se con­for­mam em ga­nhar me­nos dos que os ho­mens.

É mui­to im­por­tan­te co­nhe­cer e re­co­nhe­cer a exis­tên­cia da mu­lher, pois sem ela não ha­ve­ria a hu­ma­ni­da­de. E se Deus não qui­ses­se cri­ar a mu­lher, ele te­ria cri­a­do Adão e Ivo. E elas se di­vi­di­am em avan­ça­das e re­tró­ga­das. Sem­pre exis­ti­ram as que se des­ta­ca­ram: Ani­ta Ga­ri­bal­di, Chi­qui­nha Gon­za­ga, Do­na Bei­ja…No ci­ne­ma: Gre­ta Gar­go, Jo­han Grawford, Bár­ba­ra Stanwyck, Bet­te Da­vis, In­grid Bergman, Vi­vi­en Leigh… e as­sim na ci­ên­cia … na his­tó­ria … na mú­si­ca …

Em Goyaz, que so­men­te exis­tia no ma­pa, se­gun­do o Dr. Pe­dro Lu­do­vi­co, sur­gi­ram vá­ri­as mu­lhe­res con­tra­di­zen­do com o seu tem­po, co­mo Da­mi­a­na da Cu­nha, cri­a­da pe­lo go­ver­na­dor Cu­nha Ma­tos; In­ha­nhá do Cou­to, pro­fes­so­ra de le­tras e mú­si­ca, avó de Do­na Belkiss, a úni­ca go­i­a­na per­ten­cen­te à Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Mú­si­ca; Co­ra Co­ra­li­na, mu­lher ido­sa com men­sa­gens jo­vens, fo­ra do seu tem­po, voz to­ni­tru­an­te e pe­la cri­a­ção do Dia do Vi­zi­nho e Dia do Co­zi­nhei­ro, é re­co­nhe­ci­da no mun­do to­do. E te­rí­a­mos que ci­tar, pe­ri­gan­do o es­que­ci­men­to, da fun­da­do­ra da AFLAG, es­cri­to­ra Ro­sa­ri­ta Fleury Cu­ra­do; a se­na­do­ra efi­ci­en­tís­si­ma, Lú­cia Vâ­nia; as edu­ca­do­ras Ra­quel Tei­xei­ra e Mil­ca Se­ve­ri­no; a au­to­ra de Goyaz, Co­ra­ção do Bra­sil e Co­mo Nas­ceu Go­i­â­nia, Ofé­lia Só­cra­tes do Nas­ci­men­to Mon­tei­ro; Cé­lia Cou­ti­nho Sei­xo de Brit­to, au­to­ra do li­vro bi­o­grá­fi­co A Mu­lher, a His­tó­ria e Go­i­ás; Con­su­e­lo Nas­ser, fun­da­do­ra do CE­VAM (Cen­tro de Va­lo­ri­za­ção da Mu­lher). Ja­mais po­de­rí­a­mos es­que­cer o no­me de Re­gi­na La­cer­da, re­co­nhe­ci­da co­mo uma das mai­o­res fol­clo­ris­tas do nos­so Pa­ís; Ma­ria do Ro­sá­rio Cas­si­mi­ro foi rei­to­ra da UFG e pre­si­den­te da AGL. E ho­je a es­cri­to­ra Lê­da Sel­ma de Alen­car es­tá pro­van­do, co­mo pre­si­den­te da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, o que uma mu­lher é ca­paz. Per­do­em-me o es­que­ci­men­to, que Go­i­ás foi e é um ce­lei­ro de mu­lhe­res im­por­tan­tes.

No Bra­sil, as mu­lhe­res só ti­ve­ram di­rei­to de vo­tar, na dé­ca­da de 1930. Quan­do re­ce­bia vi­si­tas, a mu­lher che­ga­va à so­lei­ra da por­ta da sa­la, en­tre­ga­va a ban­de­ja com ca­fé e qui­tan­das ao ma­ri­do e vol­ta­va pa­ra a co­zi­nha sem o di­rei­to de sa­ber quem eram os vi­si­tan­tes. Os ca­sa­men­tos, ar­ran­ja­dos pe­los pa­is, sem­pre com pa­ren­tes pa­ra as­se­gu­rar os cos­tu­mes e os bens. E com vi­zi­nhos pa­ra as­se­gu­rar as di­vi­sas das pro­pri­e­da­des. Quan­do a fi­lha caia no in­for­tú­nio da des­vir­gen­da­de, era pos­ta pa­ra fo­ra de ca­sa, pe­lo pró­prio pai. E co­mo a ví­ti­ma não ti­nha pro­fis­são, ia pa­ra a “ca­sa de mu­lhe­res”.

Con­tam e acho que é ver­da­de de um ca­so as­sim, co­mo es­te, que de­pois de al­guns anos a fi­lha pe­diu pa­ra que pu­des­se vi­si­tar a fa­mí­lia, no que foi con­ce­di­do, de­pois de mui­ta re­lu­tân­cia. Pois a fi­lha che­gou em um car­rão Mer­ce­des Benz e en­tre­gou ao pai os do­cu­men­tos e a cha­ve do car­ro, além de uma gor­da pou­pan­ça. Aí o pai, com “ca­ra de égua na chu­va”, per­gun­tou: – Co­mo é mes­mo a sua pro­fis­são, mi­nha fi­lha? Ela res­pon­deu: – Pros­ti­tu­ta. E ele: – O quê?! E ela con­fir­mou: – Pros­ti­tu­ta! E ele: – Ain­da bem… en­ten­di Pro­fes­so­ra…

Sem­pre hou­ve mu­lhe­res que de­sem­pe­nha­ram mui­to mais do que cer­tos Se­nho­res, prin­ci­pal­men­te den­tro da fa­mí­lia. A mu­lher ser­ta­ne­ja sem­pre foi he­ro­í­na. Gran­des mu­lhe­res bra­si­lei­ras do pas­sa­do pro­va­ram is­so: A nos­sa mãe, Jo­sep­hi­na Ba­ri­a­ni, nas dé­ca­das de 1920 e 1930, mi­nis­trou cur­sos de “cor­te e cos­tu­ra” nas ci­da­des do in­te­ri­or da re­gi­ão da Mogya­na, no Es­ta­do de São Pau­lo e no Tri­ân­gu­lo Mi­nei­ro. Foi pre­cur­so­ra na ven­da de rou­pas fei­tas à pres­ta­ção e dis­tri­bu­i­do­ra de fas­cí­cu­los de no­ve­las, sen­do uma de­las, que nos lem­bra­mos, “A Adul­te­ra En­ve­ne­na­do­ra”. Foi até de­te­ti­ve: com cin­za de fo­gão es­pa­lha­da pe­la ca­sa, à noi­te, ela pe­gou, pe­las mar­cas do cal­ça­do, uma la­dra, vi­zi­nha, que sem­pre lhe rou­ba­va quan­ti­as em di­nhei­ro do nos­so guar­da-rou­pa, quan­do saí­a­mos à noi­te pa­ra vi­si­tas.

“Aqui quem can­ta é o ga­lo e não a ga­li­nha” – Is­so é pa­po de ma­chis­ta ca­fa­jes­te, me­nos­pre­zan­do a mu­lher, em ge­ral a es­po­sa, a quem de­ve­ria res­pei­tar mais do que o de­vi­do. Mas tam­bém á es­tá sen­do coi­sa do pas­sa­do, que ho­je a mu­lher es­tá em con­di­ções igua­is e se so­bres­sa­in­do até me­lhor que mui­tos ho­mens man­dões e me­ti­dos à bes­ta. Se­gun­do as es­ta­tís­ti­cas 36% das mu­lhe­res tra­tam da ca­sa.

“Mu­lher mo­der­na é se­xu­al­men­te eman­ci­pa­da, pro­fis­si­o­nal­men­te res­pei­ta­da e fi­nan­cei­ra­men­te in­de­pen­den­te. E os ho­mens ca­da dia mais dis­tan­tes” (Lu­iz Au­gus­to-Pam­pi­nha)

O Cen­so re­gis­trou no fi­nal do sé­cu­lo pas­sa­do (XX) que a po­pu­la­ção bra­si­lei­ra con­ta com 169.544.443, ten­do 2.697.337 mu­lhe­res a mais do que ho­mens.

A dis­cri­mi­na­ção vem de mui­to lon­ge no tem­po. Es­tá nas Sa­gra­das Es­cri­tu­ras que o mi­la­gre da mul­ti­pli­ca­ção dos cin­co pã­es e dos dois pei­xes foi re­a­li­za­do pa­ra 5.000 ho­mens, não ci­tan­do   mu­lhe­res e nem cri­an­ças: “Ha­via mui­ta rel­va na­que­le lu­gar, e lá se sen­ta­ram, apro­xi­ma­da­men­te, cin­co mil ho­mens”

No Ori­en­te o ho­mem po­de­ria, e de­ve ter o di­rei­to ain­da, de ter tan­tas mu­lhe­res quan­tas pu­des­se sus­ten­tar, tal co­mo se ad­qui­rem ani­mais. O rei Sa­lo­mão, o sá­bio fi­lho de Da­vi, te­ve 1000 mu­lhe­res (700 prin­ce­sas e 300 do po­vo).

Ho­je o dis­co vi­rou e a mu­lher es­tá va­lo­ri­za­da, co­me­çan­do pe­la Igre­ja: “Orai, ir­mãos e ir­mãs…”   Mas o po­vo vai con­ti­nu­ar di­zen­do ain­da por mui­to tem­po: “Meu ma­ri­do, e mi­nha mu­lher” e não, “mi­nha es­po­sa”. É chu­lo a mu­lher cha­mar o ma­ri­do ou es­po­so de “meu ho­mem”, mas é co­mum o ho­mem di­zer “mi­nha mu­lher”

Em to­das as leis a pa­la­vra ho­mem en­glo­ba­va a mu­lher. Até na Bí­blia, co­mo vi­mos, o ho­mem é aci­ma da mu­lher. Sa­lá­ri­os mais bai­xos so­men­te por­que é mu­lher.

Ge­tú­lio Var­gas co­me­ça­va o seu dis­cur­so as­sim: “Tra­ba­lha­do­res do Bra­sil!” Jo­sé Sar­ney, quan­do Pre­si­den­te: “Bra­si­lei­ros e bra­si­lei­ras”.  Fer­nan­do Col­lor, já abran­gia os dois se­xos: “Mi­nha gen­te!”

Nu­dez já era. Os ho­mens es­tão fi­can­do im­po­ten­tes de­vi­do a pro­li­fe­ra­ção de mu­lhe­res nu­as – A mu­lher se­mi­nua nos dei­xa ima­gi­nan­do, ma­li­ci­o­sa­men­te, co­mo de­vem ser tais e tais par­tes ín­ti­mas. A rou­pa vai ca­in­do, vão di­mi­nu­in­do as pe­ças, pas­sa pa­ra o top-less, vai pa­ra o strep-te­a­se e che­ga ao pe­la­dis­mo. A nu­dez da mu­lher es­tá ti­ran­do o in­te­res­se se­xu­al dos ho­mens e não vai de­mo­rar mui­to pa­ra fi­car­mos com sa­u­da­de de ver uma mu­lher ves­ti­da.

O ma­ri­do fa­lou pa­ra a es­po­sa:

– Vo­cê sa­be co­mo se faz uma mu­lher?

– Não.

– É sim­ples. Vo­cê pe­ga uma boa quan­ti­da­de de bar­ro, mis­tu­ra com mer­da e co­me­ça a mol­dar.

A mu­lher o ad­ver­tiu:

– Mas vê se to­ma cui­da­do com a quan­ti­da­de de mer­da, Ben­zi­nho, por­que se au­men­tar vai aca­bar fa­zen­do é um ho­mem!…

“Já ob­ser­vou co­mo os no­mes das cin­co me­lho­res coi­sas do mun­do co­me­çam com M? Mu­lher loi­ra, mu­lher ne­gra, mu­lher mo­re­na, mu­lher rui­va e mu­lher bran­ca” (Lu­iz Au­gus­to-Pam­pi­nha)

Di­zem que dos 15 aos 20 anos a mu­lher é co­mo a Áfri­ca: meio vir­gem, meio ex­plo­ra­da. Dos 20 aos 30, ela é co­mo a Ásia: cheia de mis­té­rio. Dos 30 aos 40, é co­mo a Amé­ri­ca do Nor­te: efi­ci­en­te e co­o­pe­ra­do­ra. Dos 40 aos 50, ela é co­mo a Eu­ro­pa: meio can­sa­da, mas ain­da apro­vei­tá­vel. De­pois dos 50 ela é co­mo a Oce­â­nia: to­do mun­do sa­be on­de é que fi­ca mas nin­guém vai lá.

Vi­o­lên­cia con­tra a mu­lher – Foi per­gun­ta­do a três ca­va­lhei­ros o sig­ni­fi­ca­do do di­ta­do: “Em mu­lher não se ba­te nem com uma flor”. Um res­pon­deu: – “Pa­ra não es­tra­gar a flor.” O ou­tro – “Po­de ter um es­pi­nho e au­men­tar o cas­ti­go.” O ter­cei­ro: – “Pa­ra não ca­rac­te­ri­zar a in­ten­ção de ba­ter.”

Mas a vi­o­lên­cia do­més­ti­ca, prin­ci­pal­men­te no Bra­sil, é um pro­ble­ma sé­rio, ri­dí­cu­lo. Quem ba­te é quem de­ve­ria pro­te­ger. E en­quan­to o ho­mem ba­te na mu­lher, in­clu­si­ve à vis­ta dos fi­lhos me­no­res, tu­do fi­ca por is­so mes­mo.

E quan­do o pai ba­te na mãe dos seus fi­lhos, es­tes tam­bém en­tram na dan­ça da pan­ca­da­ria, não im­por­tan­do que se­jam cri­an­ças, umas até de co­lo.

Dis­se­mos fi­lhos me­no­res, por­que fi­lho ne­nhum su­por­ta ver a mãe apa­nhar, e o ban­di­do do­més­ti­co, prin­ci­pal­men­te pa­dras­to, é co­var­de, mas não é bes­ta de ba­ter na mãe de fi­lhos adul­tos.

O pró­prio Bill Clynton, ex-Pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos, en­fren­tou e es­pan­cou o seu pa­dras­to quan­do ba­tia em sua mãe.

Mu­lher re­cla­mar que apa­nha do ma­ri­do, às ve­zes, e em di­ver­sos ca­sos, e al­gu­mas De­le­ga­cias da Mu­lher nem to­mam co­nhe­ci­men­to da quei­xa, pois, na so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra, a mu­lher ca­sa­da é ti­da co­mo pro­pri­e­da­de do ma­ri­do, por­tan­to, su­jei­ta aos maus-tra­tos, es­pan­ca­men­tos e até mor­te, co­mo tem ocor­ri­do.

Se­gun­do es­ta­tís­ti­cas e le­van­ta­men­tos da So­ci­e­da­de Mun­di­al de Vi­ti­mo­lo­gia, se­di­a­da na Ho­lan­da, 23% das mu­lhe­res bra­si­lei­ras es­tão su­jei­tas à vi­o­lên­cia do­més­ti­ca.

No Rio de Ja­nei­ro a DE­AM (De­le­ga­cias Es­pe­ci­ais de Aten­di­men­tos à Mu­lher) re­gis­trou 170 ocor­rên­cias de vi­o­lên­cias do­més­ti­cas por dia. E o pi­or, 52% das mu­lhe­res agre­di­das pe­los seus ho­mens, pre­fe­ri­ram não re­gis­trar as ocor­rên­cias. Mes­mo as­sim, só no ano de 1997, hou­ve qua­se 220.000 ocor­rên­cias re­gis­tra­das nas 255 De­le­ga­cias da Mu­lher, que exis­ti­am no Bra­sil.

O lu­gar mais pe­ri­go­so de acon­te­cer vi­o­lên­cias con­tra a mu­lher é o seu pró­prio lar. As pa­re­des da ca­sa de­ve­ri­am ser pro­te­to­ras, mas atuam co­mo mu­ros do me­do. A ví­ti­ma, mes­mo com a cha­ve da por­ta na mão, não vê sa­í­da.

Mui­tas ví­ti­mas vol­tam de­pois pa­ra re­ti­rar as quei­xas, com me­do do com­pa­nhei­ro es­pan­ca­dor per­der o em­pre­go ou mes­mo aban­do­nar a fa­mí­lia, dei­xan­do os fi­lhos na pe­nú­ria, que é o que, co­mu­men­te, acon­te­ce. Su­jei­tam-se a con­ti­nu­ar apa­nhan­do.

O cer­to é que am­bos são co­var­des, o que ba­te e a que apa­nha. Um por­que ba­te; a ou­tra por­que apa­nha. E is­so tu­do ain­da acon­te­ce quan­do a mu­lher já es­tá con­quis­tan­do os seus ple­nos di­rei­tos.

Hu­mor – Van­ta­gens em me­sa de bar:

– Na mi­nha ca­sa a mu­lher pra fa­lar co­mi­go tem que fi­car de jo­e­lhos…

– Ma­chão, hein sô!

– Ma­chão coi­sa ne­nhu­ma: é que eu sem­pre es­tou de­bai­xo da ca­ma.

Ho­me­na­gem hu­mo­rís­ti­ca ao Dia In­ter­na­ci­o­nal da Mu­lher – Por Le­on Eli­a­char: “Uma mu­lher cu­ri­o­sa nun­ca faz per­gun­tas a ou­tra mu­lher. Se­não in­ter­rom­pe. Num gru­po de mu­lhe­res, a fal­ta de as­sun­to é sem­pre o ho­mem. Quan­do se ca­sa, a mu­lher co­lo­ca o ma­ri­do den­tro da ali­an­ça. A ima­gi­na­ção da mu­lher não tem frei­os, por is­so ela che­ga sem­pre on­de ela não quer. Mu­lher que se pre­za não men­te: in­ven­ta ver­da­des. Fan­tás­ti­co! As mu­lhe­res con­se­guem fa­lar meia ho­ra em dez mi­nu­tos. Exis­tem mu­lhe­res pon­tu­ais, mas com es­sas nin­guém mar­ca en­con­tro. Uma mu­lher apai­xo­na­da es­pe­ra por um te­le­fo­ne­ma du­ran­te dez mi­nu­tos… até o dia se­guin­te. Com­pre­en­do que lá uma vez ou ou­tra as mu­lhe­res te­nham von­ta­de de dar uma fu­gi­di­nha; mas, que di­a­bos, por que vol­tam? Aos de­zoi­to anos a mu­lher pen­sa que só ela exis­te; aos qua­ren­ta, co­me­ça a des­con­fi­ar que não é a úni­ca. An­tes de ca­sar, a mu­lher es­que­ce tu­do; de­pois, que me­mó­ria! Mu­lher com­pre­en­si­va não exis­te; o que exis­te é mu­lher que fin­ge que não vê. Mui­tas mu­lhe­res vi­vem pre­sas de­mais à eti­que­tas, prin­ci­pal­men­te às dos ves­ti­dos. É no re­tra­to da car­tei­ra de iden­ti­da­de on­de a mu­lher me­nos po­de ser iden­ti­fi­ca­da. A mu­lher pas­sa anos es­co­lhen­do um noi­vo; no fim, ar­ran­ja mes­mo é um ma­ri­do. Exis­te um ân­gu­lo que fa­vo­re­ce qual­quer mu­lher: é atrás de uma fe­cha­du­ra. Uma mu­lher bo­ni­ta às ve­zes cus­ta os olhos da ca­ra: ex­pe­ri­men­te me­xer com uma que es­te­ja acom­pa­nha­da. A so­li­da­ri­e­da­de é a for­te ca­rac­te­rís­ti­ca da mu­lher: ela é in­ca­paz de fa­lar mal de uma ami­ga se ou­tra já es­ti­ver fa­lan­do. Pa­ra a mu­lher, a mai­or con­quis­ta da ar­te fo­to­grá­fi­ca foi o re­to­que. Mu­lher feia va­le por du­as: o ma­ri­do sem­pre ar­ran­ja ou­tra.”

Ho­mem ver­sus Mu­lher:

“Mu­lher – Di­ri­gi­mos me­lhor.

Ho­mem – Me­lhor que ce­gos.

Mu­lher – Te­mos um Dia In­ter­na­ci­o­nal.

Ho­mem – Os ou­tros 364 são nos­sos.

Mu­lher – Te­mos pri­o­ri­da­des nos bar­cos sal­va-vi­das.

Ho­mem – Nós sa­be­mos na­dar.

Mu­lher – Uma gre­ve de se­xo con­se­gue qual­quer coi­sa.

Ho­mem – In­clu­si­ve um par de chi­fres.

Mu­lher – Se so­mos traí­das, so­mos ví­ti­mas; se traí­mos eles são cor­nos.

Ho­mem – Se so­mos traí­dos elas são pu­tas; se traí­mos, so­mos ga­ra­nhões.

Mu­lher – Po­de­mos dor­mir com uma ami­ga sem ser­mos cha­ma­das de lés­bi­cas.

Ho­mem – Po­de­mos dor­mir com as su­as ami­gas, que elas não con­tam pra vo­cês.

Mu­lher – Fa­ze­mos tu­do o que o ho­mem faz e de sal­to al­to.

Ho­mem – Mas não fa­zem xi­xi em pé…”

Mãe, mu­lher de ter­nu­ra – “A mu­lher é for­te! Tão for­te, que Deus lhe con­fiou a mai­or de to­das as mis­sões: ser mãe.  Ta­re­fa di­fí­cil, exi­gen­te: cor­ri­gir, sem per­der a ter­nu­ra. Guar­dar sem­pre um lu­gar no co­ra­ção pa­ra mais um ges­to de amor, mes­mo quan­do ele sen­te dor. Co­mu­ni­car se­re­ni­da­de e paz, quan­do ao seu re­dor hou­ver só in­qui­e­ta­ção. Guar­dar fi­de­li­da­de e dig­ni­da­de, quan­do o seu amor for es­tu­pi­da­men­te tra­í­do. Per­do­ar, per­do­ar, per­do­ar…se­ten­ta ve­zes se­te e um pou­co mais. Olhar o mun­do e a fa­mí­lia com es­pe­ran­ça, acre­di­tan­do que ama­nhã tu­do se­rá me­lhor: que aque­le fi­lho que par­tiu, vol­ta­rá. Que o fi­lho en­fer­mo re­co­bra­rá a sa­ú­de; e que o es­po­so, aves­so à re­li­gi­ão e à igre­ja, che­ga­rá a Deus por amor, e não pe­la dor. Ser mãe é exer­cer es­sa imen­sa for­ta­le­za com uma do­se tam­bém imen­sa de ter­nu­ra” (Frei Ze­ca)

O ho­mem e a mu­lher – “O ho­mem des­co­briu a pa­la­vra e in­ven­tou a con­ver­sa. A mu­lher des­co­briu a pa­la­vra e in­ven­tou a fo­fo­ca. O ho­mem des­co­briu o di­nhei­ro e in­ven­tou o co­mér­cio. A mu­lher des­co­briu o co­mér­cio e in­ven­tou a dí­vi­da. O ho­mem des­co­briu o vi­dro e in­ven­tou a gar­ra­fa. A mu­lher des­co­briu o vi­dro e in­ven­tou o es­pe­lho. O ho­mem in­ven­tou o ba­ra­lho e lo­go de­pois, o jo­go. A mu­lher des­co­briu o ba­ra­lho e in­ven­tou a car­to­man­te. O ho­mem des­co­briu a co­mi­da e in­ven­tou o al­mo­ço. A mu­lher des­co­briu a co­mi­da e in­ven­tou a em­pre­ga­da. O ho­mem des­co­briu a mu­lher e in­ven­tou o na­mo­ro. A mu­lher des­co­briu o ho­mem e in­ven­tou o ca­sa­men­to. A par­tir daí o ho­mem não in­ven­tou mais na­da… Mas elas, com cer­te­za, con­ti­nuam in­ven­ta­do…”  (Lu­iz Au­gus­to-Pam­pi­nha)

Os qua­tro gran­des de­se­jos de to­do ho­mem – “1) Ser tão bo­ni­to quan­to a mãe acha que ele é. 2) Ter tan­to di­nhei­ro quan­to os ami­gos acham que ele tem. 3) Ter tan­tas mu­lhe­res quan­to a es­po­sa acha que ele tem. 4) Ser tão bom de ca­ma co­mo ele pen­sa que é.” (Lu­iz Au­gus­to-Pam­pi­nha)

“Há mui­tas se­nho­ras que aca­ba­ram com o ca­sa­men­to por­que o seu di­to cu­jo in­ter­fe­ria na sua ar­te, não dei­xan­do pin­tar ou es­cre­ver. Tam­bém, uma pes­soa in­te­lec­tu­a­li­za­da ca­sar-se com uma ou­tra que diz “nóis vai”, pa­li­ta os den­tes com a unha, não dá pra con­vi­ver. Ain­da, aguen­tar uma par­cei­ra que fi­ca jo­gan­do na ca­ra do ma­ri­do que ele se cas­ou por cau­sa do di­nhei­ro de­la, e que o seu di­nhei­ro não é ca­pim pra ele fi­car gas­tan­do por aí com as su­as égu­as, aí tam­bém não dá-pé.”

In­te­res­san­te é que o ho­mem po­de fa­zer o que qui­ser, tre­par mais que bom­bei­ro em es­ca­da, e quan­do fla­gra a mu­lher ape­nas olhan­do pa­ra um ho­mem, num hu­mil­de e des­pre­ten­cio­so flert, quer es­pan­cá-la, ma­tá-la, co­mo an­da acon­te­cen­do.

Em seu li­vro Fi­si­o­lo­gia do Ca­sa­men­to, Bal­zac es­cre­veu que na Fran­ça as jo­vens inex­pe­ri­en­tes saí­am do ju­go se­ve­ro dos pa­is e eram lan­ça­das em ca­sa­men­tos pa­ra o ju­go de ho­mens pra­ti­ca­men­te des­co­nhe­ci­dos e qua­se sem­pre mais ve­lhos. Aqui no Bra­sil não foi di­fe­ren­te. An­ti­ga­men­te os ca­sa­men­tos eram ar­ran­ja­dos pe­los pa­is das noi­vas e a mo­ça se ca­sa­va cru­a­zi­nha de tu­do.

A fri­gi­dez em al­ta es­ca­la das mu­lhe­res é mar­ca­da pe­la pri­mei­ra noi­te do ca­sa­men­to, cri­an­do um trau­ma na jo­vem se­nho­ra des­vir­gi­na­da na mar­ra. Os ho­mens an­ti­gos, a mai­o­ria de­les, não sa­bi­am, ig­no­ra­vam, e elas tam­bém, o or­gas­mo fe­mi­ni­no. Fez, aca­bou, dei­xou pra lá.

Na noi­te vir­gi­nal a nu­ben­te se apa­vo­ra­va em se re­la­ci­o­nar, pe­la pri­mei­ra vez, com um ho­mem na ca­ma, ela, que jul­ga­va o mem­bro, o pê­nis do ma­ri­do ser do ta­ma­nhi­nho do seu ir­mão­zi­nho, que ela da­va ba­nho.  De­pois vi­nha a ig­no­rân­cia do nu­ben­te, sem tra­que­jo, sem ca­ri­nho; ia de uma vez, co­mo fa­zem al­guns ani­mais, uma ver­da­dei­ra ju­men­ta­da. Quan­tas mo­ças que saí­ram cor­ren­do do quar­to pra ca­sa dos pa­is: Mai­ê­êê!…

Amor não é so­men­te ero­tis­mo – Mui­tas mo­ças pen­sa­vam que a mu­lher ca­sa­va ape­nas pa­ra ser­vir o ma­ri­do, dar-lhe fi­lhos, la­var e co­zi­nhar, pre­gar bo­tões nas rou­pas etc e tal. Tam­bém, o ex­ces­so de pre­con­cei­tos, achan­do que tu­do era pe­ca­do, que fa­zer se­xo era fa­zer bo­ba­gem, coi­sa su­ja, pe­ca­do dos gran­des, so­men­te va­len­do aque­las ve­zi­nhas pa­ra pro­cri­ar, co­mo o cio dos ani­mais.

Re­pa­rem que cer­tos ani­mais, an­tes da pe­ne­tra­ção, fa­zem ca­ri­nho: o pom­bo se ar­re­pia e cor­te­ja a fê­mea, an­dan­do de ro­da, co­mo as­sim pro­ce­dem o ga­lo e ou­tras aves; o ca­va­lo mor­de de le­ve a nu­ca da égua; o boi pas­sa a lín­gua na va­gi­na da va­ca, e têm mui­tos ou­tros, co­mo os ga­tos, que apron­tam nos te­lha­dos ver­da­dei­ros shows de or­gia pré-se­xu­ais no­tur­nos.

Per­gun­ta e res­pos­ta a um pa­dre ofi­ci­an­te, mo­der­no:

– O se­nhor ado­ta o se­xo an­tes do ca­sa­men­to?

– Não, por­que os noi­vos che­gam amar­ro­ta­dos ao al­tar.

A um ou­tro ofi­ci­an­te, tam­bém mo­der­no:

– O se­nhor ado­ta o se­xo an­tes do ca­sa­men­to?

– Ado­to, con­quan­to que não atra­sem a ce­ri­mô­nia.

Amor à pri­mei­ra vis­ta di­fi­cil­men­te pas­sa das Bo­das de Pa­pel (1 ano) – En­con­trar por aca­so al­guém e sen­tir amor à pri­mei­ra vis­ta, qua­se sem­pre não dá cer­to. Re­pa­re bem que os de­dos das mãos não são igua­is. São se­me­lhan­tes, mas não são igua­is. Co­mo é que po­de du­as cri­a­tu­ras de fa­mí­lias di­fe­ren­tes, de lu­ga­res di­fe­ren­tes, de cos­tu­mes di­fe­ren­tes, se­rem igua­is? Com os mes­mos an­sei­os, os mes­mos de­se­jos, a mes­ma com­pre­en­são, co­mun­gan­do jun­tas pe­los mes­mos pe­ca­dos ou pe­las mes­mas vir­tu­des? Pa­ra dar cer­to há ne­ces­si­da­de de ca­da um ce­der um tan­to…

A nos­sa so­gra Be­té (te­ve 14 fi­lhos) di­zia que pa­ra um  ca­sal dar cer­to te­ria que co­mer um sa­co de sal jun­tos. E is­so de­mo­ra… iria le­var mui­to tem­po, que o sal é a me­nor por­ção de con­di­men­to usa­da na co­zi­nha (e um sa­co de sal pe­sa 30 qui­los!)

Pa­ra uma boa con­vi­vên­cia, pa­ra um óti­mo re­la­ci­o­na­men­to, co­mo de­ve ser no ca­sa­men­to, é ne­ces­sá­rio as par­tes ce­de­rem, re­par­ti­rem de­fei­tos, ca­da um ce­den­do um tan­to e não le­var a coi­sa “a fer­ro e fo­go”; ca­so con­trá­rio não vai dar cer­to. Am­bos têm que ce­der par­tes, por­que nin­guém é per­fei­to.  Aque­le amor bra­bo de co­me­ço, amor car­nal, po­de ser fo­go-de-pa­lha, que du­ra pou­co. O que fi­ca é a con­vi­vên­cia, a ex­pe­ri­ên­cia a dois, a com­pre­en­são. Fo­go-de-pa­lha, se não for ali­men­ta­do con­ti­nu­a­da­men­te, aca­ba rá­pi­do.

Ce­den­do uma por­cen­ta­gem de um la­do e ou­tra por­cen­ta­gem do ou­tro, tu­do da­rá cer­to, o ca­sa­men­to irá pa­ra as Bo­das de Pra­ta, pa­ra as Bo­das de Ou­ro, de Di­a­man­te e até de Bri­lhan­te. Mas, tam­bém, pa­re por aí, que pas­sar 75 anos jun­tos, é to­le­rân­cia de­mais da con­ta… Ou, en­tão, ha­ja pa­ci­ên­cia!

No lei­to de mor­te:      A mu­lher, ago­ni­zan­te, quer fa­zer uma con­fis­são ao ma­ri­do:

– Ben­zi­nho, eu que­ro te fa­zer uma con­fis­são de um pe­ca­do gra­ve que co­me­ti con­tra vo­cê.

– Não é pre­ci­so. Mor­ra em paz, meu bem.

– Mas o meu pe­ca­do é mui­to gra­ve e eu não que­ro mor­rer sem con­fes­sar, pa­ra vo­cê sa­ber…

– Já fa­lei que não é pre­ci­so con­fes­sar. Mor­ra em paz!

– Por que vo­cê não quer sa­ber?

– Não que­ro sa­ber por­que eu sei qual é o seu pe­ca­do.

– Sa­be, co­mo?

– Se eu não sou­bes­se eu não te­ria te en­ve­ne­na­do!…

Por de-cá-aque­la-pa­lha ca­da um vai pa­ra um la­do – Com o mo­der­nis­mo pi­o­rou na ques­tão dos de­sen­la­ces, pois a mu­lher não es­tá aguen­tan­do mais bu­cha de ma­ri­do. Por qual­quer mo­ti­vo­zi­nho, pron­to, já cha­mam o ad­vo­ga­do pa­ra cu­i­dar dos pa­peis. Bas­ta um dos dois ron­car na ca­ma.

Há mui­tas se­nho­ras mal ca­sa­das e mal ama­das que são com­ple­ta­men­te sub­ju­ga­das pe­los ma­ri­dos, por­que não têm uma pro­fis­são e de­pen­dem do di­nhei­ro de­les. Al­gu­mas aju­dam os pa­is ou ou­tros mem­bros da fa­mí­lia e não po­dem per­der o di­nhei­ro do ma­ri­do. Umas se aco­mo­dam e per­ma­ne­cem à mer­cê da es­tu­pi­dez dos es­po­sos. Se­ria só ter dis­po­si­ção, um pou­co de co­ra­gem, um pou­co de ca­be­ça e par­tir pa­ra a in­de­pen­dên­cia con­ju­gal.

O ódio en­ve­lhe­ce, ado­e­ce e ma­ta – Ho­je os ca­sais se des­ca­sam e con­ti­nuam ami­gos. De pri­mei­ro, não! Amar­ga­vam um ódio ter­rí­vel no co­ra­ção que os ani­qui­la­va.  “Quem guar­da ódio ou tem rai­va dos ou­tros cor­re um ris­co mai­or de de­sen­vol­ver do­en­ças co­mo o cân­cer, por­que o res­sen­ti­men­to agri­de o sis­te­ma imu­no­ló­gi­co e di­mi­nui as pos­si­bi­li­da­des de de­fe­sa do or­ga­nis­mo.”  (Mar­co Au­ré­lio Di­das)

“O ódio é uma for­ma pro­lon­ga­da de su­i­cí­dio” (Schil­ler)

Das Bo­das de Pa­pel às Bo­das de Bri­lhan­te – E co­mo se fa­lou em Bo­das, só por cu­ri­o­si­da­de, que mui­ta gen­te não sa­be, va­mos tran­scre­ver aqui, do nos­so Di­ci­o­ná­rio do Bra­sil Cen­tral, as vá­ri­as bo­das de ca­sa­men­tos. Em anos: 1-Pa­pel; 2-Al­go­dão; 3-Cou­ro; 4-Li­nho; 5-Ma­dei­ra; 6-Fer­ro; 7-Co­bre; 8-Bron­ze; 9-Por­ce­la­na; 10-Es­ta­nho; 11-Aço; 12-Se­da; 13-Es­pe­lho; 14-Ága­ta; 15-Cris­tal; 20-Mar­fim; 25-Pra­ta; 30-Pé­ro­la; 35-Co­ral; 40-Ru­bis; 45-Sa­fi­ras; 50-Ou­ro; 55-Es­me­ral­das; 60-Di­a­man­te e 75-Bri­lhan­te.

Con­ver­sa en­tre ami­gos: – Não sei mais o que fa­zer: to­do os di­as a mu­lher lá de ca­sa me pe­de 200 re­ais.

– To­dos os di­as? E o que a sua mu­lher faz com tan­to di­nhei­ro?

– Na­da, por­que eu nun­ca dei…

Cam­peã da vir­gin­da­de: “Um se­nhor cin­quen­tão cas­ou-se com uma vi­ú­va, pois que­ria uma mu­lher ex­pe­ri­en­te. E con­se­guiu uma mais do que ex­pe­ri­en­te, pois es­te era o 11º ca­sa­men­to de­la, por­tan­to, vi­ú­va 10 ve­zes. Na noi­te de núp­cias ve­ri­fi­cou, es­pan­ta­do, que a “noi­va” era vir­gem e pe­diu ex­pli­ca­ções. Ela não se fez de ro­ga­da: ‘Meu pri­mei­ro ma­ri­do era ban­cá­rio e só en­ten­dia de fun­dos; o se­gun­do era po­li­glo­ta, só en­ten­dia de lín­guas; o ter­cei­ro era ca­ça­dor e só ca­ça­va ve­a­do; o quar­to ti­nha com­ple­xo de Édi­po, só que­ria ma­mar; o quin­to era ju­iz no in­te­ri­or, não ti­nha va­ra; o sex­to era mas­sa­gis­ta, só sa­bia ali­sar e es­fre­gar; o sé­ti­mo era pro­fes­sor de jar­dim de in­fân­cia, só gos­ta­va de ver fi­gu­ras; o oi­ta­vo era co­vei­ro apo­sen­ta­do, não en­ter­ra­va mais; o no­no era pin­tor de pa­re­des, vi­via só com a bro­cha na mão. E, fi­nal­men­te, o dé­ci­mo era ar­qui­te­to, só pla­ne­ja­va e não exe­cu­ta­va na­da.’ O ma­ri­do, meio lá meio cá, olhou pa­ra a mu­lher, ain­da bem en­xu­to­na, to­da es­pe­ran­ço­sa de acon­te­cer al­gu­ma coi­sa, e fa­lou, des­con­so­la­do: ‘Pois eu acho que vo­cê, que­ri­da, ain­da não acer­tou no ca­sa­men­to, por­que eu sou mi­li­tan­te do PMDB e quan­do es­tou por ci­ma não fa­ço na­da!’

Ca­sa­men­to na Cul­tu­ra Po­pu­lar – Na­da de go­za­ção com o ca­sa­men­to, por­que ca­sa­men­to é a dois no co­me­ço e de­pois não nos per­ten­ce mais, pois vai “en­gros­san­do” com fi­lhos, ne­tos, bis­ne­tos. Pa­ra quem não le­va o ca­sa­men­to a sé­rio, vão aqui umas de­fi­ni­ções pi­e­gas:

“Ca­sa­men­to é co­mo chi­quei­ro de por­cos: os de den­tro es­tão doi­dos pra sa­ir e os de fo­ra, doi­dos pra en­trar”

“Ca­sa­men­to é co­mo ro­lo de fu­mo: a pri­mei­ra vol­ta vai bem, e as vol­tas de den­tro a gen­te pi­ta pra não per­der”

“Se ca­sa­men­to fos­se bom não pre­ci­sa­va de tes­te­mu­nhas”

‘Ca­sa­men­to é uma ba­ta­lha on­de os ini­mi­gos dor­mem jun­tos’

“Ne­nhum su­ces­so na vi­da com­pen­sa o fra­cas­so no lar” (Pá­ra-cho­que de ca­mi­nhão)

‘Ma­ri­do é co­mo chu­chu: se vo­cê não pa­nhar, a vi­zi­nha pe­ga’

“Atrás de to­do ho­mem bem-su­ce­di­do exis­te uma mu­lher. E atrás des­ta, a mu­lher de­le” (Grouch Marx)

Per­gun­ta e res­pos­ta:- Es­sa é a sua ca­ra-me­ta­de?

– A ca­ra me­ta­de, não: a me­ta­de ca­ra!

Na­mo­ran­do, noi­van­do e ca­san­do: O com­por­ta­men­to dos aman­tes mu­dou. Ve­ja­mos: quan­do o ca­sal de na­mo­ra­dos es­ta­va ao sol, o ra­paz se­gu­ra­va a som­bri­nha co­brin­do ape­nas a na­mo­ra­da; quan­do es­ta­vam noi­vos, fi­ca­vam os dois de­bai­xo da som­bri­nha. Ago­ra, de­pois de ca­sa­dos, nu­ma bru­ta chu­va, ele vai de guar­da-chu­va e ela fi­ca de fo­ra, se mo­lhan­do.

E mais es­ta: A noi­va per­gun­ta pa­ra o noi­vo:

– Ô bem, por que a lua es­tá em­ba­ça­da, não es­tá bri­lhan­do?…

– Por­que o bri­lho da lua fi­cou ofus­ca­do pe­lo bri­lho dos seus olhos, meu amor!

De­pois de ca­sa­dos: – O bem, por que a lua es­tá em­ba­ça­da, não es­tá bri­lhan­do?…

– Vo­cê não vê que vai cho­ver, sua bur­ra?!

Per­gun­ta e res­pos­ta:- Vo­cê sa­be que o me­lhor dia pa­ra ca­sa­men­to é o 31 de ju­lho?

– Sei. Por­que de­pois da meia-noi­te en­tra agos­to.

Ou­tra: – Vo­cê sa­be qual a me­lhor lua pa­ra plan­tar man­di­o­ca?

– Sei. É a lua-de-mel.

Abor­tos – ‘Abor­to so­men­te em ca­so de es­tu­pro: não se­ja as­sas­si­na de um ino­cen­te que não pe­diu pa­ra nas­cer’

‘Se­ja in­te­li­gen­te evi­tan­do a con­cep­ção e não se­ja bur­ra co­me­ten­do um cri­me he­di­on­do’

Tho­mas Al­va Ed­son, o gran­de ci­en­tis­ta da hu­ma­ni­da­de, não te­ria nas­ci­do se a sua mãe o ti­ves­se abor­ta­do. Ele foi o no­no fi­lho do ca­sal.  Di­zem que de­pois do oi­ta­vo fi­lho os seus pa­is pen­sa­ram em “fe­char a fá­bri­ca”. Pa­ra uma fa­mí­lia po­bre era ig­no­rân­cia ter mais de oi­to fi­lhos. As­sim mes­mo a mãe de Tho­mas, con­tra­ri­a­da, en­gra­vi­dou-se. Es­ti­ve­ram pa­ra fa­zer o abor­to, e só não o fi­ze­ram de­vi­do a im­po­si­ções re­li­gi­o­sas. Já pen­sou se is­so ti­ves­se acon­te­ci­do? O que se­ria da hu­ma­ni­da­de sem as mais de 1400 in­ven­ções prá­ti­cas e im­por­tan­tes de Tho­mas Ed­son?

Ou­tro exem­plo: Um dos mai­o­res com­po­si­to­res mu­si­cais de to­dos os tem­pos foi o ale­mão Ludwig Van Be­e­tho­ven. A mãe te­ve “N” mo­ti­vos pa­ra abor­tá-lo, pois o seu nas­ci­men­to tam­bém foi con­tra­ri­a­do de­pois de uma gra­vi­dez in­de­se­ja­da. In­de­se­ja­da e com mui­ta ra­zão, por­que a mãe era tu­ber­cu­lo­sa, o pai era si­fi­lí­ti­co, o pri­mei­ro fi­lho nas­ceu ce­go, o se­gun­do nas­ceu mor­to, o ter­cei­ro nas­ceu sur­do e o quar­to era tu­ber­cu­lo­so. Se a mãe ti­ves­se abor­ta­do o quin­to, a hu­ma­ni­da­de não te­ria o ge­ni­al cri­a­dor das 9 sin­fo­ni­as, Ludwig Van Be­e­tho­ven.

Lem­bre-se dis­so se ca­so pen­sar em abor­tar, pois po­de­rá ser a mãe do fu­tu­ro pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca bra­si­lei­ra que irá sal­var o po­vo po­bre des­te ri­quís­si­mo pa­ís. Pa­ra Deus na­da é im­pos­sí­vel e qua­se to­dos os gran­des ho­mens nas­ce­ram em ber­ços po­bres, sen­do Je­sus Cris­to o mai­or exem­plo.

Ma­te­má­ti­ca do amor – Mu­lher in­te­li­gen­te + ho­mem in­te­li­gen­te = Ro­man­ce. Mu­lher bur­ra + ho­mem in­te­li­gen­te = Ca­so. Mu­lher in­te­li­gen­te + ho­mem bur­ro = Pro­du­ção. Mu­lher bur­ra + ho­mem bur­ro = Ca­sa­men­to.

Va­mos ver o que dis­se­ram so­bre a mu­lher: O Cri­a­dor do uni­ver­so fez pri­mei­ro o ras­cu­nho pa­ra de­pois fa­zer a obra-pri­ma” (Emí­lia Fer­nan­des, se­na­do­ra)

‘Che­gou a ho­ra e a vez da Mu­lher’

“A mu­lher é o mais be­lo de­fei­to da na­tu­re­za” (Mil­ton-Pa­ra­í­so Per­di­do)

‘A mu­lher é o pá­ra-cho­que do lar’

“Se as mu­lhe­res não exis­tis­sem, to­do o di­nhei­ro do mun­do não te­ria sen­ti­do” (Aris­tó­te­les Onas­sis)

“Gos­to de mu­lher que gos­ta de ho­mem” (Gra­fi­tei­ro)

‘Mu­lher bo­ni­ta não pre­ci­sa de en­fei­tes, e feia, não adi­an­ta’

“Se os ho­mens, co­mo elas di­zem, são to­dos igua­is, por que es­co­lher tan­to?”

“Pa­ra con­quis­tar o ho­mem, as mu­lhe­res são ca­pa­zes de tu­do, in­clu­si­ve de se­rem me­lho­res do que o ho­mem” (Car­los Hei­tor Cony)

“A mu­lher bo­ni­ta a gen­te abra­ça pa­ra sa­tis­fa­zer; a feia, pa­ra con­do­er. Mas co­mo Deus fez tu­do cer­ti­nho, há mu­lhe­res bo­ni­tas hor­ro­ro­sas, e quan­tas fei­as, lin­dís­si­mas!”

“A mu­lher bra­si­lei­ra não fi­ca ve­lha, fi­ca loi­ra” (Fi­lo­so­fia de bar)

“Nun­ca fui ca­paz de res­pon­der à gran­de per­gun­ta: o que uma mu­lher quer?” (Freud)

“Mu­lher é co­mo re­ló­gio: de­pois do pri­mei­ro de­fei­to não con­ser­ta mais” (Lu­iz Au­gus­to-Pam­pi­nha)

“O ho­mem que tem mui­tas mu­lhe­res é ga­ra­nhão e a mu­lher que tem mui­tos ho­mens é pi­ra­nha”

“Não exis­tem mu­lhe­res frí­gi­das, mas mu­lhe­res mal es­quen­ta­das”

“As mu­lhe­res ca­da vez con­quis­tam mais es­pa­ço: já se cons­trói a co­zi­nha mui­to mai­or que a sa­la” (Nil­son Go­mes)

“Os ho­mens men­ti­ri­am mui­to me­nos se as mu­lhe­res fi­zes­sem me­nos per­gun­tas” (Max Nu­nes)

“Quem cor­re atrás de je­gue ve­lho e mu­lher feia é só o do­no” (Di­to nor­des­ti­no)

“As mu­lhe­res re­al­men­te bo­as são as que têm pou­cas fi­tas e mui­tas ren­das” (Ba­rão de Ita­ra­ré)

“Nun­ca con­fie em uma mu­lher que diz a sua ver­da­dei­ra ida­de. Se ela diz is­so é ca­paz de di­zer qual­quer coi­sa”…

“As mu­lhe­res são fei­tas pa­ra se­rem ama­das, não pa­ra se­rem com­pre­en­di­das” (Os­car Wil­de)

“Me­nos mal te fa­rá um ho­mem que te per­si­ga do que uma mu­lher que te si­ga” (Gra­ci­án, pen­sa­dor es­pa­nhol)

“Mu­lher é bi­cho do cão; usa cal­ça sem bo­tão, faz xi­xi sem pôr a mão, tran­sa sem ter te­são, bo­ta chi­fre, cho­ra, gri­ta e quer ter ra­zão. Mu­lher é bi­cho bão!” (Sa­ni­tá­rio de ro­do­vi­á­ria)

“Quan­do a mu­lher apa­nha do ma­ri­do, ele po­de não sa­ber por­que es­tá ba­ten­do, mas ela sa­be por­que es­tá apa­nhan­do”

”Não quer que eu gri­te? Não me fa­ça gri­tar!”

Pia­di­nha:- Ben­zi­nho, vo­cê se cas­ou co­mi­go por cau­sa da mi­nha ri­que­za?

– Ab­so­lu­ta­men­te, meu amor! Eu me ca­sei com vo­cê por cau­sa da mi­nha po­bre­za.

E eu sem­pre dis­se: “A ca­sa é mi­nha, mas quem man­da é a mi­nha mu­lher.”

Macktub!

 

(Ba­ri­a­ni Or­ten­cio – Pre­si­den­te de Hon­ra da Co­mis­são Go­i­a­na de Fol­clo­re–  ba­ri­a­nior­ten­[email protected])

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