Opinião

Mulheres ( e homens) que arriscam a vida para ficar bonito ou modificar o corpo

Redação DM

Publicado em 4 de agosto de 2018 às 23:09 | Atualizado há 7 anos

Uma “fal­sa-mé­di­ca-es­te­ti­cis­ta” , de­pois de de­nun­ci­a­da por três mor­tes em su­as cli­en­tes por apli­ca­ção de po­lí­me­ros glú­te­os, dis­se nas re­des so­ci­ais : “Sim, elas mor­re­ram, mas mor­re­ram por­que me pro­cu­ra­ram, eu não pro­cu­rei nin­guém;  e o pi­or, mor­re­ram mui­to fe­li­zes por es­ta­rem mais bo­ni­tas”.

Nós se­res hu­ma­nos, te­mos vá­rios “ins­tin­tos cor­po­ra­is”, p.ex., fi­car mais bo­ni­ta, mais “ape­ti­to­sa”,  com apa­rên­cia mais  har­mo­ni­o­sasa­u­dá­vel,  pro­cu­rar mu­lhe­res com sei­os gran­des, glú­te­os gran­des, cin­tu­ra bem de­fi­ni­da ( a na­tu­re­za faz os ho­mens pro­cu­ra­rem es­tas mu­lhe­res por­que , te­o­ri­ca­men­te, são me­lho­res pro­ve­do­ras pa­ra a fu­tu­ra pro­le ).  Co­mo tu­do em Bi­o­lo­gia, tais “ins­tin­tos”, ou pa­drões com­por­ta­men­tais ina­tos ( ver “Fun­da­men­tos da Eto­lo­gia”, por K. Lo­renz , Ed. Unesp ), po­de exa­ge­rar-se e vi­rar do­en­ças, ou se­ja al­te­ra­ções bi­o­ló­gi­cas que pre­ju­di­cam bi­o­lo­gi­ca­men­te ou am­bien­tal­men­te   a pre­ser­va­ção da es­pé­cie. Por exem­plo, há vá­ri­as do­en­ças psi­qui­á­tri­cas on­de es­tes ins­tin­tos es­tão exa­ge­ra­dos ou di­mi­nu­í­dos, pro­du­zin­do pre­ju­í­zos pa­ra o in­di­ví­duo, pa­ra a es­pé­cie.

Por exem­plo, al­gu­mas pes­so­as fi­cam ob­ce­ca­das com pe­so ( do­en­ça da ano­re­xia)  , com for­ma fí­si­ca ( vi­go­re­xia ) , com ali­men­ta­ção ( or­to­re­xia ) , com pa­drões es­té­ti­cos ( dis­mor­fo­fo­bia ), co­men­do ex­ces­si­va­men­te ( bu­li­mia ),  co­pu­lan­dose­du­zin­docon­quis­tan­do  ex­ces­si­va­men­te ( nin­fo­ma­niasa­ti­rí­a­se tran­stor­no de per­so­na­li­da­de his­tri­ô­ni­ca), bri­gan­do ex­ces­si­va­men­te ( sín­dro­me de des­con­tro­leex­plo­si­vi­da­de in­ter­mi­ten­te ), acu­mu­lan­do de­mais ( sín­dro­me de Di­ó­ge­nes ), do­mi­nan­do e con­tro­lan­do ex­ces­si­va­men­te ( tran­stor­no de  per­so­na­li­da­de do­mi­nan­tesá­di­ca ) ,  ten­ta­ti­va de mu­dan­ças cor­po­ra­is mu­ti­la­tó­ri­as ( trans­se­xu­a­lis­mo, tran­stor­no de al­te­ra­ção da in­te­gri­da­de cor­po­ral ), etc. To­das es­tas al­te­ra­ções “ins­tin­ti­vas” po­dem ser ge­ra­das por des­re­gu­la­ções bi­o­ló­gi­casce­re­bra­is. Há mui­tas des­tas con­di­ções, por exem­plo  sin­dro­me de de­pen­dên­cia do­pa­mi­nér­gi­ca, sín­dro­mes de hi­po­se­ro­to­ni­ner­gia, de­pres­sã­oes, ob­ses­sões, hi­pe­ra­ti­vi­da­de, bi­po­la­ri­da­de, psi­co­ses, tran­stor­no de­li­ran­te , sín­dro­mes so­ma­to­for­mes, hi­po­con­dria,  le­são do lo­bo fron­tal ou tem­po­ral,  hi­per­fun­cio­na­men­to do sis­te­ma lím­bi­co, hi­po­fun­cio­na­men­to fron­tal, etc. Mui­tos ob­ses­si­vos com pe­so, por exem­plo, “mor­rem,  mas mor­rem fe­li­zes, pois mor­rem ma­gros”. É des­te  ti­po de psi­co­pa­to­lo­gia  – “mor­rer fe­liz” , mor­rer ma­gro, mor­rer mu­ti­la­do, mor­rer bo­ni­ta – que a pseu­do-mé­di­ca-es­te­ti­cis­ta fa­la­va, no iní­cio des­te ar­ti­go.

No en­tan­to, não só des­re­gu­la­ções bi­o­ló­gi­cas po­dem in­du­zir à pa­to­lo­gia. Há si­tu­a­ções so­ci­ais que po­dem in­du­zir à pa­to­lo­gia aque­las pes­so­as que já têm uma pre­dis­po­si­ção bi­o­ló­gi­cotem­pe­ra­men­tal pa­ra aque­la ten­dên­cia. Por exem­plo, as re­des so­ci­aismí­diashow bu­si­ness  es­ti­mu­lam a di­vul­ga­ção da be­le­za, o exi­bi­cio­nis­mo, o voyeu­ris­mo, a for­ma­ta­ção de um pa­drão es­pe­cí­fi­co de be­le­za. No Ins­ta­gram, por exem­plo, va­le mui­to mais a apre­sen­ta­ção fí­si­caes­té­ti­ca da pes­soa do que o con­te­ú­do de seu pen­sa­men­to, do que a ri­que­za de su­as emo­ções. Nos di­as de ho­je, pas­sa­mos mais tem­po nas re­des so­ci­ais do que no con­ví­vio pes­so­al, por­tan­to há uma ten­dên­cia à dar mais va­lor na apa­rên­cia do que ao afe­to, do que as re­la­ções hu­ma­nas, do que ao con­te­ú­do cog­ni­ti­vo com­par­ti­lha­do com os ou­tros.

Es­ses es­tí­mu­los so­ci­ais po­dem in­du­zir à pa­to­lo­gia pes­so­as que não são , pro­pri­a­men­te, pa­to­ló­gi­cas, do­en­tes, mas cu­jas ten­dên­cias pa­to­ló­gi­cas tê­nu­es po­dem su­per­fi­ci­a­li­zar-se em pre­sen­ça de es­tí­mu­los so­ci­ais. Por exem­plo, gran­de par­te das mu­lhe­res têm pre­o­cu­pa­ção es­té­ti­ca cor­po­ral, al­gu­mas a ní­vel pa­to­ló­gi­co, ou se­ja, sub­me­te­ri­am-se a pro­ce­di­men­tos com ou sem pres­são so­ci­al. No en­tan­to, há al­gu­mas cu­jo ins­tin­to es­té­ti­co é me­nor, mas que aflo­ra di­an­te de pres­sões so­ci­ais ou mes­mo se­xu­ais ( um ma­ri­dona­mo­ra­do, p.ex., que olha “a bun­da de ou­tras mu­lhe­res – co­mo no Bra­sil tem às pam­pas – e re­cla­ma que eu sou mui­to chu­la­da – sem bun­da” ).    Já há ou­tras mu­lhe­res que, mes­mo com uma ten­dên­cia es­té­ti­ca nor­mal, mes­mo com pres­são es­té­ti­ca so­ci­alse­xu­al in­ten­sa, não irão sub­me­ter-se ao tra­ta­men­to es­té­ti­cocor­po­ral.

Pres­sões so­ci­aisse­xu­ais in­ten­sas, atu­an­do em “fo­cos ina­tos de ins­tin­to” ( por ex., “ins­tin­to de be­le­za” ) po­dem pro­du­zir com­por­ta­men­tos es­té­ti­cos-mu­ti­la­tó­rios, mes­mo em pes­so­as an­te­rior­men­te nor­mais do pon­to de vis­ta neu­ro­bio­ló­gi­co .  Um pa­ís mui­to pre­o­cu­pa­doatu­an­te quan­to à se­xu­a­li­da­dees­té­ti­ca, co­mo o Bra­sil, pro­duz le­gi­ões de pro­ce­di­men­tos, jus­ta­men­te por cau­sa des­te me­ca­nis­mo. Em al­guns ca­sos, es­tes me­ca­nis­mos ul­tra­pas­sam a nor­ma­li­da­de e ro­çam, to­cam, a pa­to­lo­gia , por ex., quan­do uma mu­lher diz que “não es­tá nem aí em mor­rer nas mãos de um char­la­tão, des­de que mor­ra fe­liz e bo­ni­ta”.

Qual­quer ins­tin­to bi­o­ló­gi­co ( ser bo­ni­to, co­mer, ema­gre­cer, co­pu­lar, do­mi­nar,  con­tro­lar, to­xi­co­ma­ni­zar,  ame­a­lhar, be­ber,  etc ), quan­do não con­tro­la­do por re­la­ções so­ci­aisafe­ti­vas ade­qua­das, po­de de­ge­ne­rar-se em do­en­ça, ou se­ja, me­ca­nis­mos neu­rop­si­co­bio­ló­gi­cos que le­vam à des­tru­i­ção do pró­prio or­ga­nis­mo. Tan­to ra­ti­nhos quan­to  se­res hu­ma­nos que têm um ele­tro­do es­ti­mu­lan­te im­plan­ta­do em seus hi­po­tá­la­mos irão aper­tar uma ala­van­ca de pra­zer até mor­re­rem, exau­ri­dos de gô­zo. Num mun­do tão pou­co “afe­ti­voso­ci­alfa­mi­liar” co­mo o nos­so, é na­tu­ral que cres­çam e au­men­tem es­tes com­por­ta­men­tos de “mor­te por pra­zer”.  Por exem­plo, su­po­nha­mos uma es­po­sa e seu ma­ri­do, nu­ma zo­na ru­ral, ci­da­de pe­que­na, há 70 anos atrás.  A es­po­sa ti­nha o ma­ri­do, os fi­lhos, a fa­mí­lia dos pa­is, a Igre­ja, a re­li­gi­ão, a or­dem e a dis­ci­pli­na, a de­di­ca­ção mais pes­so­al aos ou­tros,  a co­mu­ni­da­de, tu­do is­so pa­ra pre­en­cher sua vi­da. Não ha­via mu­lhe­res com “bun­da de fo­ra”, não ha­via mu­lhe­res pe­la­das, por­no­gra­fi­as, fi­os-den­tais, pa­ra es­ti­mu­lar o ape­ti­te se­xu­al do seu ma­ri­do e a in­ve­ja de­la.  Ho­je tu­do is­so mu­dou.

Há , além de tu­do, o es­tres­se do tra­ba­lho, do tran­spor­te, da ne­ces­si­da­de fi­nan­cei­ra, há a in­sa­tis­fa­ção con­jun­gal, au­men­ta-se an­sie­da­de, de­pres­são, pro­ble­mas de di­vór­cio. Mui­tas mu­lhe­res ten­tam “se­gu­rar o ma­ri­do”, “sal­var o ca­sa­men­to”, me­lho­rar a in­sa­tis­fa­ção exis­ten­ci­al,  me­lho­rar a au­to-es­ti­ma,  “tra­tar a so­li­dão”, “pre­en­cher o va­zio”  “api­men­tar a re­la­ção”, sim­ples­men­te “mu­dan­do a bun­da”.  É o que Freud cha­ma­va de “des­vi­ar a li­bi­do do ou­tro pa­ra o pró­prio cor­po”.  O amor, as re­la­ções so­ci­ais, a de­di­ca­ção ao ou­tro, a pre­o­cu­pa­ção com o ou­tro, a con­fi­an­ça no ou­tro, a fe­li­ci­da­de afe­ti­va ( e não ape­nas se­xu­al ), a fe­li­ci­da­de com o tra­ba­lho pe­la co­mu­ni­da­de, tu­do is­to  é co­a­gu­la­do nu­ma “mu­dan­ça do cu­lo­te”, “ele é que é a cau­sa de mi­nha in­fe­li­ci­da­de”.  O es­ta­do de an­sie­da­dede­pres­são em que vi­ve­mos tam­bém pi­o­ram as ten­dên­cias ob­ses­si­vas ( são me­ca­nis­mos neu­rop­si­co­bio­lo­gi­cos co­muns, p.ex., bai­xa de 5HT  na área ce­re­bral do  lo­cus ce­ru­leus , nú­cleo ru­bro), e es­tas ten­dên­cias ob­ses­si­vas, por sua vez, em mui­tas oca­si­ões de­sem­bo­cam em pre­o­cu­pa­ções es­té­ti­cas e co­ro­po­ra­is.

 

(Mar­ce­lo Cai­xe­ta, mé­di­co psi­qui­a­tra (hos­pi­ta­las­mi­[email protected] ))


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias