Opinião

Música nas escolas

Diário da Manhã

Publicado em 2 de agosto de 2018 às 23:52 | Atualizado há 7 anos

Nem sem­pre as re­for­mas pro­du­zi­das em nos­sas es­co­las fo­ram pa­ra me­lhor.  Às ve­zes até fo­ram mo­vi­men­tos in­com­pre­en­sí­veis, co­mo a su­pres­são da edu­ca­ção ar­tís­ti­ca.  So­mos um po­vo que apre­cia ar­tes, co­mo o ci­ne­ma, o  te­a­tro e a mú­si­ca.  Por que não in­cen­ti­var is­so no­va­men­te nas es­co­las?

En­quan­to pro­duz ati­va­men­te um mo­vi­men­to te­a­tral em su­as ins­ta­la­ções, no Rio de Ja­nei­ro, o pro­fes­sor Car­los Al­ber­to Ser­pa de Oli­vei­ra, pre­si­den­te da Fun­da­ção Ces­gran­rio, di­ver­si­fi­ca a sua atu­a­ção e pa­tro­ci­na um be­lo pro­je­to de mú­si­ca clás­si­ca nas es­co­las do  Rio de Ja­nei­ro.

São li­vros e CDs se­le­ci­o­na­dos pe­la pi­a­nis­ta Ca­rol Mur­ta Ri­bei­ro, que es­tão sen­do dis­tri­bu­í­dos gra­tui­ta­men­te pe­las es­co­las ofi­ci­ais, di­vul­gan­do a vi­da e a obra de com­po­si­to­res co­mo Bach, Mo­zart, Cho­pin e Ra­vel, en­tre ou­tros.  A se­le­ção foi fei­ta res­pei­tan­do pe­rí­o­dos his­tó­ri­cos da mú­si­ca eru­di­ta, com obras exe­cu­ta­das pe­la Or­ques­tra Sin­fô­ni­ca Ces­gran­rio, que re­vi­ve uma ini­ci­a­ti­va de que fo­mos au­to­res, na dé­ca­da de 80, quan­do cri­a­mos a Or­ques­tra Jo­vem do Te­a­tro Mu­ni­ci­pal, com a pre­ci­o­sa co­la­bo­ra­ção do ma­es­tro Da­vi Ma­cha­do.

Pa­ra se ter ideia da im­por­tân­cia des­se pro­je­to, bas­ta aten­tar pa­ra a pri­mei­ra ti­ra­gem apro­va­da: 28 mil exem­pla­res, des­ti­na­dos a alu­nos do en­si­no fun­da­men­tal e mé­dio, nu­ma ati­vi­da­de de ini­ci­a­ção ar­tís­ti­ca de pri­mei­ra or­dem.

Os vo­lu­mes já es­tão sen­do co­lo­ca­dos em mãos de es­tu­dan­tes e pro­fes­so­res.  O pri­mei­ro de­les in­ti­tu­la-se “Os bar­ro­cos”, abor­dan­do a vi­da e a obra de An­to­nio Vi­val­di, Jo­hann Se­bas­ti­an Bach e Ge­org Ha­en­del.  O se­gun­do, “Os clás­si­cos”, re­fe­re-se aos com­po­si­to­res Haydn, Mo­zart e Be­e­tho­ven. O ter­cei­ro, “Os ro­mân­ti­cos”, co­mo não po­de­ria dei­xar de ser, fo­ca­li­za a vi­da de Cho­pin, Schu­mann e Franz Liszt.  Pa­ra com­ple­tar a sé­rie, Ca­rol Mur­ta Ri­bei­ro se­le­ci­o­nou a co­le­ção de “Os mo­der­nos”, com Clau­de De­bussy, Mau­ri­ce Ra­vel e Igor Stra­vinsky.

Além do pre­ci­o­so tra­ta­men­to mu­si­cal da sé­rie, os li­vros apre­sen­tam bo­ni­tas ilus­tra­ções, o que tor­na a co­le­ção ain­da mais atra­en­te.

Se es­se tra­ba­lho fi­cas­se so­men­te nis­so se­ria al­go in­com­ple­to, a nos­so ver.  Fal­ta o to­que bra­si­lei­ro, que não po­de­ria fal­tar, mes­mo que fi­cás­se­mos ape­nas na mú­si­ca clás­si­ca.  Car­los Go­mes é uma fi­gu­ra uni­ver­sal, com  o seu clás­si­co “O gua­ra­ni”, ópe­ra en­ce­na­da com mui­to êxi­to no Te­a­tro Mu­ni­ci­pal do Rio de Ja­nei­ro, sob a di­re­ção de Sér­gio Bri­to.  Po­de­re­mos ci­tar ou­tros au­to­res, co­mo é o ca­so do pa­dre Jo­sé Mau­rí­cio, que tem cer­ta­men­te um lu­gar ga­ran­ti­do nes­sa lis­ta con­sa­gra­do­ra.

Es­ta­mos nos re­fe­rin­do à mú­si­ca clás­si­ca, mas pa­ra  a lis­ta ser  com­ple­ta é pre­ci­so che­gar à glo­ri­o­sa mú­si­ca po­pu­lar bra­si­lei­ra, de  tan­tos e tão as­si­na­la­dos êxi­tos.  Co­mo dei­xar de re­fe­rir a Vi­ní­ci­us de Mo­ra­es, Tom Jo­bim e No­el Ro­sa, pa­ra só fi­car nes­ses? Va­mos aguar­dar os pró­xi­mos pas­sos dos men­to­res des­sa pre­ci­o­sa co­le­ção.

 

(Ar­nal­do Niski­er, da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras, pro­fes­sor e jor­na­lis­ta)


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