Opinião

Na pele em que habito

Redação DM

Publicado em 28 de março de 2018 às 23:46 | Atualizado há 7 anos

No fi­nal do sé­cu­lo XX e, prin­ci­pal­men­te, no sé­cu­lo XXI, a ta­tu­a­gem tor­nou-se co­mum e po­pu­lar no Bra­sil e, mais que is­so, per­deu o es­tig­ma de “coi­sa de mar­gi­nal”.

Em­bo­ra re­la­ti­va­men­te re­cen­te por aqui, a prá­ti­ca de ta­tu­ar o cor­po é bas­tan­te an­ti­ga: há o re­gis­tro de um cor­po hu­ma­no ta­tu­a­do, en­con­tra­do con­ge­la­do, da­ta­do de 5300 anos atrás! Mui­tos po­vos das mais di­fe­ren­tes épo­cas, lu­ga­res e et­ni­as ta­tu­a­ram a pe­le com sig­ni­fi­ca­dos bem va­ri­a­dos.

Na ci­vi­li­za­ção oci­den­tal, tal prá­ti­ca te­ve iní­cio no fi­nal do sé­cu­lo XVI­II, a par­tir do con­tan­to de vi­a­jan­tes do ul­tra­mar com po­vos abo­rí­ge­nes. No co­me­ço do sé­cu­lo XX, por sua vez, a prá­ti­ca de ta­tu­ar o cor­po sub­sis­te e é apro­pria­da por pre­si­di­á­rios e ou­tros ti­pos de pes­so­as vis­tas co­mo mar­gi­nais, fa­to que con­tri­bu­iu pa­ra es­tig­ma­ti­zar-se a ta­tu­a­gem, na me­di­da em que ela era as­so­cia­da à cri­mi­na­li­da­de.

Na re­vo­lu­ção cul­tu­ral da dé­ca­da de 1960, os hip­pi­es ade­ri­ram à ta­tu­a­gem co­mo for­ma de irem de en­con­tro às re­gras so­ci­ais. Os hip­pi­es tam­bém eram es­tig­ma­ti­za­dos a seu mo­do, e a ta­tu­a­gem se­guia seu cur­so de ar­te ban­di­da.

No Bra­sil, a ta­tu­a­gem mo­der­na ini­ciou-se com o tra­ba­lho do pri­mei­ro ta­tu­a­dor pro­fis­si­o­nal, Knud Ha­rald Lykke Gre­ger­sen. Mais co­nhe­ci­do co­mo Tat­too Lucky, es­se di­na­mar­quês che­gou ao Bra­sil em 1959 e, em San­tos, com a pri­mei­ra má­qui­na elé­tri­ca pa­ra ta­tu­ar, abriu seu ate­liê. O pú­bli­co que o pro­cu­ra­va, além de ma­ri­nhei­ros, ain­da era res­tri­to: pros­ti­tu­tas e gen­te mer­gu­lha­da no uni­ver­so das dro­gas. Co­mo se vê, tam­bém aqui nos tró­pi­cos a ar­te da ta­tu­a­gem co­me­çou mar­ca­da pe­lo pre­con­cei­to.

E a mu­dan­ça quan­to à ima­gem da ta­tu­a­gem e a con­se­quen­te am­pli­a­ção dos seg­men­tos so­ci­ais em que in­di­ví­duos dis­pu­nham-se a ter uma ta­tu­a­gem per­cor­reu ca­mi­nho len­to: es­ti­ma-se que, na dé­ca­da de 1970, ja­mais ul­tra­pas­sou-se o nú­me­ro de 10 ta­tu­a­do­res no Pa­ís e, mes­mo na úl­ti­ma dé­ca­da do sé­cu­lo, não che­ga­ra a 100. Pa­ra um pa­ís de es­ca­la con­ti­nen­tal, no­ta-se que aque­le não foi o tem­po da ta­tu­a­gem.

Não que as coi­sas mu­dem de um dia pa­ra o ou­tro, mas, no sé­cu­lo XXI, os sen­ti­dos re­fe­ren­tes à ta­tu­a­gem li­ga­dos à mar­gi­na­li­da­de pra­ti­ca­men­te já não exis­tem, ao me­nos nos gran­des cen­tros ur­ba­nos. Po­de-se mes­mo di­zer que hou­ve um bo­om da ta­tu­a­gem e que é pra­ti­ca­da por to­dos os seg­men­tos so­ci­ais. Co­mo qua­se tu­do no ca­pi­ta­lis­mo, a ta­tu­a­gem tam­bém foi “do­mes­ti­ca­da”, tor­nan­do-se mais um pro­du­to de con­su­mo.

E, pa­ra o olhar aten­to do mun­do dos ne­gó­ci­os, po­de-se di­zer que pe­le é o que não fal­ta no mun­do. Nes­se no­vo con­tex­to, ob­ser­va-se um con­si­de­rá­vel mer­ca­do de tra­ba­lho: se­gun­do o Se­brae, há, no Bra­sil, cer­ca de 11.380 ne­gó­ci­os de tat­too (e body pi­er­cing). Em­bo­ra não te­nha­mos uma es­ta­tís­ti­ca de quan­tas ta­tu­a­gens têm si­do fei­tas por ano no Pa­ís, sa­be-se que 59,9% do pú­bli­co re­cen­te é fe­mi­ni­no e 48,2% des­sa mes­ma clien­te­la tem en­tre 19 e 25 anos.

Nes­se uni­ver­so, o pre­ço de uma tat­too va­ria mui­to. Ele de­pen­de do es­tú­dio e do ta­tu­a­dor em ques­tão, do ta­ma­nho do de­se­nho, das co­res, do tra­ço, do equi­pa­men­to uti­li­za­do, do lo­cal do es­tú­dio e do tem­po uti­li­za­do em sua fei­tu­ra. Com efei­to, po­de-se fa­zer uma ta­tu­a­gem por ape­nas 100 re­ais, se­gu­ra­men­te uma pe­que­na e com tra­ços sim­ples. No ca­so de uma mai­or e mais tra­ba­lho­sa, é co­mum o pre­ço va­ri­ar en­tre 500 e 1000 re­ais.

Por sua vez, um pro­fis­si­o­nal do se­tor tem ga­nho tam­bém bas­tan­te va­ri­a­do. Ele po­de fa­tu­rar de 1200 re­ais men­sais a até 37 mil!

En­fim, a ta­tu­a­gem, co­mo tan­tas ou­tras cri­a­ções hu­ma­nas, tem uma lon­ga e com­ple­xa his­tó­ria. Atu­al­men­te, ela per­deu boa par­te do es­tig­ma que ou­tro­ra ti­ve­ra e po­de sig­ni­fi­car mui­tas coi­sas: um sim­ples ador­no, uma dis­tin­ção an­te tan­ta igual­da­de, uma obra de ar­te re­gis­tra­da na pe­le ou uma for­ma de “ga­nhar a vi­da”, ta­tu­an­do a pe­le dos ou­tros. E pa­ra vo­cê, lei­tor, o que sig­ni­fi­ca uma tat­too?

 

(An­na Oga Oli­vei­ra, es­tu­dan­te do 3º ano do En­si­no Mé­dio do Ins­ti­tu­to Fe­de­ral de Bra­sí­lia/Cam­pus Ri­a­cho Fun­do)


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