Opinião

Nada de diário ou desabafo

Diário da Manhã

Publicado em 11 de março de 2016 às 01:46 | Atualizado há 9 anos

Vamos esquecer que as redes sociais se tornaram um ‘diário aberto ao público’ e o melhor meio para mostrar a sua intimidade (que como o próprio nome diz, deveria ficar no anonimato). E vamos nos esquecer também da má utilização do Facebook para fazer ‘desabafos’ e muitas vezes agressões totalmente desnecessária. Vamos falar de Marketing nas Mídias Sociais? Sabe aquela famosa expressão ‘inteligência competitiva’ nos negócios? Delete todos os péssimos exemplos e vamos falar de profissionalização!
A utilização das mídias sociais não é apenas uma estratégia dentro de um composto de comunicação e marketing, ela é a garantia de sobrevivência empresarial. Exagero? As mídias sociais se tornaram a maior oportunidade mercadológica desde a invenção dos comerciais de televisão. E qual é a razão de toda esta potencialidade? A construção direta dos relacionamentos!
É importante observar que a palavra-chave quando se fala em mídias sociais é “conversação”. Esqueça um pouco das estratégias do marketing convencional e pense em algo interessante, criativo e interativo. A junção destas três palavras é que vai fazer com que você rompa os velhos e conservadores paradigmas voltados exclusivamente para a venda de produtos. Vamos dar milhares de passos à frente?
Trabalhar de forma inteligente com mídias sociais não é simplesmente postar uma peça publicitária (aos moldes da publicação em um veículo impresso), ou uma propaganda veiculada na emissora de Rádio. Marketing nas mídias sociais é desenvolver a capacidade de ouvir, compreender, participar e, sobretudo construir relacionamentos. Ou seja, nós que somos profissionais de planejamento estratégico, devemos ter em mente que as mídias sociais alteram a nossa maneira de traçar estratégias, elaborar planos e executar táticas.
Mas como isto é possível? O principal benefício da utilização de estratégias voltadas as mídias sociais é o relacionamento direto com o consumidor, seguido pela maneira perfeita de tornar uma marca conhecida e aumentar a fidelidade. E tem mais: proporciona um fórum de discussão; pode ser utilizada para a promoção (por exemplo, descontos exclusivos) e por fim, você pode utilizar das mídias para conhecer melhor o seu público consumidor, descobrir novos nichos, desejos e necessidades, além de aprender sobre a concorrência.
Os melhores profissionais de comunicação e marketing nas mídias sociais tem uma característica peculiar: são muito bem informados! Acessam sites de empresas do seu ramo de atividade, participam de fóruns de discussão, estão atentos aos blogs, conhecem e-books, procuram na internet as novidades quanto aos periódicos publicados pelos concorrentes, ficam atentos às postagens no twitter feitas por pessoas importante do seu ramo de atividade, assistem aos vídeos postados. E mais, produzem e compartilham conteúdos interessantes.
Viu como você deve esquecer os péssimos exemplos de utilização das mídias sociais e buscar inteligência competitiva? Publique conteúdos fantásticos e que valha a pena ser compartilhado, ou seja, que o público irá achá-lo tão útil que o compartilhará- com seus próprios contatos na rede. E compartilhamento é sinônimo de visibilidade, que resulta em reforço de marca. Revolucione, modernize! Utilize as mídias sociais de forma estratégica!

(Letícia Jury, jornalista e coordenadora do curso de pós-graduação em ‘Mídias Sociais, Gestão da Comunicação e Marketing Digital’ da UniEvangélica)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias