Não aceite o título do fracasso
Redação DM
Publicado em 7 de setembro de 2018 às 22:43 | Atualizado há 7 anos
O fracasso não é problema e sim como lidamos com ele, é mais fácil pensar que o fracasso é o fim, a definição de uma vida, uma situação sem retorno. Olhar o fracasso com desespero, ou mesmo com comodismo, gera outros fracassos e um número grande de fracassos intensamente acontecidos geram algo pior que o fracasso a derrota! E lembre-se um abismo chama outro abismo, mas uma glória chama outras glórias.
Vou contar a história de Edmund Hillary, ele foi o primeiro homem a escalar o Monte Everest. No dia 29 de maio de 1953 ele escalou a mais alta montanha conhecida. Ele ganhou fama de corajoso por seus esforços. Em 1952 ele tentou escalar o Monte Everest, mas falhou. Algumas semanas depois um grupo Inglês lhe pediu que discursasse a seus membros. Hillary subiu no palco sob intenso aplauso. O público estava reconhecendo a grandeza da tentativa, mas Edmund Hillary se via como um fracassado.
Ele se afastou do microfone e caminhou até a extremidade do palco, cerrou os punhos apontando para uma foto da montanha, e disse em voz alta:
– “Monte Everest, você me bateu na primeira vez, mas eu o baterei na próxima vez porque você alcançou tudo o que tem a crescer… mas eu ainda estou crescendo e vou crescer!”
O aparente fracasso serviu como incentivo a continuar crescendo. Jamais desistiu. A vitória está nas mãos dos que nunca se entregam.
A maioria das pessoas vive as memórias do passado, amarrado em alguma perca, esquecendo que o futuro só existirá se o presente for bem estruturado e bem vivido e não ficar preso ás derrotas.
Todos nós estipulamos metas para as nossas vidas, e nem todos conseguimos atingi-las. E os que, aos olhos dos outros, as atingem, podem não ter alcançado aquelas metas pessoais definidas em sua consciência. Fracassar é natural – e preciso – para aprender. Aprender em qual área é não se deve atuar, qual atividade não é seu ponto forte, qual atitude sua não é bem aceita. E tenha cuidado: a conivência constante com o fracasso gera a sua aceitação recorrente e, mais adiante, sua internalização. Enxergar-se como um fracassado gera uma energia negativa de proporções avassaladoras.
No fracasso está uma grande oportunidade de se aprimorar, melhorar, rumo à vitória e ao sucesso. Para tanto, a adoção de uma postura de aprendizado, de garra e de vontade de melhorar deve fazer parte da sua índole. Caso não partilhe dessa visão, acabará sendo mais cômodo jogar a culpa na vida e nas outras pessoas, invejando ou contemplando o sucesso alheio, e ninguém gosta de invejosos.
E crescer requer atitude, força, coragem e autoconhecimento. Exige humildade de reconhecer, aprender com os erros. Não se recrimine, se trate bem, se dê novas chances, preste atenção a seus comportamentos para poder fazer escolhas melhores, que tenham mais a ver com você e, com o que você quer da vida e das outras pessoas. Não de tanta importância á possíveis críticas, diga não á tristeza e ao comodismo. Siga seu coração.
(Josanne Gonzaga, Poeta (05 Livros publicados, e participação em 03 Antologias),Terapeuta Quantica, Coach e Administradora de Empresas watzap 62 9 9200-0733)