Opinião

Não é neofascismo sr. ministro, é revolta popular mesmo

Diário da Manhã

Publicado em 8 de fevereiro de 2018 às 22:37 | Atualizado há 7 anos

Re­cen­te­men­te o mi­nis­tro Gil­mar Men­des foi exe­cra­do e vai­a­do pe­la mai­o­ria dos pas­sa­gei­ros em um voo do­més­ti­co. In­dig­na­do o mi­nis­tro pe­diu a PF que des­co­bris­se os no­mes da­que­les que o vai­a­ram pa­ra pro­ces­sá-los por in­jú­ria e de­sa­ca­to, por cer­to. No en­tan­to ,o ti­ro saiu pe­la cu­la­tra e o po­vo , atra­vés das re­des so­ci­ais , fez co­ro as vai­as ao mi­nis­tro. In­dig­na­do sua emi­nên­cia de­cla­rou à mí­dia que o Bra­sil vi­ve um cli­ma ne­o­fas­cis­ta e pas­sou a usar avi­ões da For­ça Aé­rea Bra­si­lei­ra , pa­ra evi­tar ve­xa­mes , one­ran­do e ir­ri­tan­do mais ain­da o con­tri­buin­te.

Ob­via­men­te , Sr. Su­pre­mo , é cla­ro que não se tra­ta de ne­o­fas­cis­mo e sim de uma ca­da vez mais pro­fun­da re­vol­ta po­pu­lar con­tra a le­ni­ên­cia do STF com os cri­mi­no­sos de co­la­ri­nhos bran­cos que as­sal­tam os co­fres pú­bli­cos com a anuên­cia ve­la­da de de­ter­mi­na­dos mi­nis­tros. Re­cen­te­men­te um pro­ces­so con­tra Ro­me­ro Ju­cá pas­sou qua­tor­ze tra­mi­tan­do no Su­pre­mo, cin­co de­les no co­lo do mi­nis­tro vai­a­do , e ca­du­cou pa­ra ale­gria do se­na­dor Ju­cá que tam­bém tem si­do me­re­ce­dor de so­no­ras vai­as por on­de pas­sa. Da mes­ma for­ma pro­ces­sos con­tra Aé­cio e Ser­ra ca­du­ca­ram nos úl­ti­mos di­as , após re­pou­sa­rem por uma eter­ni­da­de no co­lo de al­gum mi­nis­tro do Su­pre­mo.

Acres­ça – se a dis­cus­são so­bre o fim dos pri­vi­lé­gios de par­la­men­ta­res e ou­tras au­to­ri­da­des  já de­fi­ni­da mas que não po­de en­trar em vi­gor por­que o mi­nis­tro Tof­fo­li  es­ta sen­ta­do em ci­ma, por cer­to por ori­en­ta­ção de al­guém aci­ma de­le que não quer ver seus mi­nis­tros , qua­se to­dos, ser jul­ga­dos em pri­mei­ra ins­tân­cia ain­da nes­te ano. Es­tas evi­dên­cias e ou­tras mais es­ca­bro­sas do des­ca­so com a jus­ti­ça por par­te da­que­les que en­chem a bo­ca pa­ra di­zer “ Eu sou Su­pre­mo” ge­ram su­fi­ci­en­tes mo­ti­vos pa­ra que de­ter­mi­na­dos mi­nis­tros não pos­sam cir­cu­lar sem ser al­vos da pro­fun­da re­vol­ta po­pu­lar ma­ni­fes­ta­da atra­vés de so­no­ras vai­as e co­bran­ças por jus­ti­ça.

Em ple­no sé­cu­lo vin­te e hum o Bra­sil vi­ve um mo­men­to his­tó­ri­co se­me­lhan­te ao da Fran­ça à épo­ca de sua re­vo­lu­ção quan­do o po­vo fran­cês era avil­ta­do pe­la no­bre­za e o cle­ro que ti­nham to­dos os pri­vi­lé­gios em ci­ma do su­or do po­vo e a jus­ti­ça es­ta­va nas mãos do rei. No Bra­sil atu­al o po­vo pa­ga os mais al­tos im­pos­tos do mun­do sem  o de­vi­do re­tor­no pa­ra o bem co­mum. O su­or do po­vo bra­si­lei­ro se es­vai na ma­nu­ten­ção dos inú­me­ros e imo­ra­is  pri­vi­lé­gios do exe­cu­ti­vo, ju­di­ci­á­rio e le­gis­la­ti­vo que hu­mi­lham o ci­da­dão que so­fre pa­ra pa­gar as mor­do­mi­as des­tas clas­ses do­mi­nan­tes atu­ais  as­sim co­mo o po­vo fran­cês so­fria pa­ra sus­ten­tar a no­bre­za e o cle­ro nos idos do sé­cu­lo de­zes­se­te.

A cor­rup­ção des­la­va­da em to­dos os ní­veis da Re­pú­bli­ca a co­me­çar do pró­prio Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca e dos con­gres­sis­tas con­so­me com os re­cur­sos da uni­ão ge­ra­dos pe­lo su­or do po­vo na for­ma de ex­tor­si­vos tri­bu­tos que não re­tor­nam pa­ra ser­vir ao bem co­mum, ge­ran­do v e enor­mes di­fi­cul­da­des aos ci­da­dã­os que car­re­gam um ele­fan­te bran­co em su­as  cos­tas .Pi­or, es­tes mes­mos ci­da­dã­os são cul­pa­dos pe­los po­de­ro­sos pe­la fa­lên­cia do es­ta­do que ten­tam ti­rar   des­ta clas­se ,opri­mi­da à di­rei­ta e à es­quer­da, sua Pre­vi­dên­cia So­ci­al.

Não se­nhor mi­nis­tro , não é ne­o­fas­cis­mo ,é re­vol­ta po­pu­lar con­tra aque­les que po­de­ri­am tra­zer uma  jus­ti­ça igual pa­ra pa­ra to­dos na Re­pú­bli­ca e por um mo­ti­vo ou ou­tro não o fa­zem. E se cu­i­de pois a ten­dên­cia é que es­ta re­vol­ta cres­ça mais e mais.

 

(Ar­thur Ot­to, en­ge­nhei­ro nu­cle­ar e pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio)

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias