Opinião

Não há controvérsias

Diário da Manhã

Publicado em 13 de janeiro de 2018 às 21:46 | Atualizado há 7 anos

Ha­ve­rá pa­ri­da­de en­tre a dou­tri­na de um pa­gão e a Dou­tri­na do Cris­to? De­pen­de. Sim, quan­do se tra­ta do tra­ba­lho de um pa­gão que com­ba­te o pa­ga­nis­mo, co­mo o fez Só­cra­tes / Pla­tão, que po­dem ser con­si­de­ra­dos pre­cur­so­res da ideia cris­tã e do Es­pi­ri­tis­mo.

As gran­des idei­as ja­mais ir­rom­pem de sú­bi­to, prin­ci­pal­men­te as que as­sen­tam so­bre a ver­da­de, que não pres­cin­dem de quem lhes pre­pa­re os ca­mi­nhos. Na ho­ra apra­za­da Deus en­via um ho­mem com a mis­são de re­su­mir, co­or­de­nar e com­ple­tar os ele­men­tos es­par­sos, re­u­nin­do-os em for­ma de dou­tri­na, co­mo ocor­reu com a ideia cris­tã, que foi pres­sen­ti­da mui­tos sé­cu­los an­tes de Je­sus e dos es­sê­ni­os e o tra­ba­lho re­a­li­za­do por Só­cra­tes e Pla­tão.

Co­mo o Cris­to, Só­cra­tes na­da es­cre­veu, te­ve  a mor­te dos cri­mi­no­sos e am­bos fo­ram ví­ti­mas do fa­na­tis­mo, por ata­ca­rem pre­con­cei­tos re­li­gi­o­sos; pro­cla­ma­ram o dog­ma da uni­da­de de Deus, da imor­ta­li­da­de da al­ma e da vi­da fu­tu­ra.

A dou­tri­na de Je­sus a co­nhe­ce­mos pe­lo que es­cre­ve­ram seus dis­cí­pu­los e a de Só­cra­tes co­nhe­ce­mos pe­los es­cri­tos de Pla­tão.

Ve­ja­mos al­guns pon­tos de gran­de re­le­vân­cia, on­de de­pa­ra­re­mos com evi­den­te con­cor­dân­cia en­tre elas.

É no­tó­ria que a mis­são di­vi­na do Cris­to é mais de­pu­ra­da, mais com­ple­ta, pron­ta pa­ra aten­der às ne­ces­si­da­des do ho­mem mais ma­du­ro, ca­paz de en­ten­dê-la de mo­do mais am­plo e ele­va­do, não mais do pon­to de vis­ta aca­nha­do dos in­te­res­ses dis­tor­ci­dos.

Na fa­la de Je­sus e nos es­cri­tos de Só­cra­tes e Pla­tão de­pa­ra­mos com os prin­cí­pios fun­da­men­tais do Es­pi­ri­tis­mo.

Se não, ve­ja­mos:

Só­cra­tes/ Pla­tão: O ho­mem é uma al­ma en­car­na­da. An­tes de sua en­car­na­ção, exis­tia uni­da aos ti­pos pri­mor­di­ais das idei­as do ver­da­dei­ro, do bem e do be­lo; se­pa­ra-se de­les, en­car­nan­do e, re­cor­dan­do o seu pas­sa­do é mais ou me­nos ator­men­ta­da pe­lo de­se­jo de vol­tar a ele.

A Dou­tri­na Es­pí­ri­ta enun­cia a dis­tin­ção e in­de­pen­dên­cia en­tre o prin­cí­pio in­te­li­gen­te e o prin­cí­pio ma­te­ri­al; é a dou­tri­na da pre­e­xis­tên­cia da al­ma; fa­la-nos da va­ga in­tu­i­ção que ela guar­da de um ou­tro mun­do a que as­pi­ra; da sua so­bre­vi­vên­cia ao cor­po; da sua sa­í­da do mun­do es­pi­ri­tual , pa­ra en­car­nar, e da sua vol­ta a es­se mes­mo mun­do, após a mor­te. É, fi­nal­men­te, o gér­men da dou­tri­na dos an­jos de­caí­dos.

Só­cra­tes /Pla­tão: A al­ma se trans­via e per­tur­ba , quan­do se ser­ve do cor­po pa­ra con­si­de­rar qual­quer ob­je­to; tem ver­ti­gem, co­mo se es­ti­ves­se ébria, por­que se pren­de a coi­sas que es­tão , por sua na­tu­re­za, su­jei­tas a mu­dan­ças; ao pas­so que, quan­do con­tem­pla a sua pró­pria es­sên­cia, di­ri­ge-se pa­ra o que é pu­ro, eter­no, imor­tal, e, sen­do ela des­sa na­tu­re­za, per­ma­ne­ce aí li­ga­da , por tan­to tem­po quan­to pos­sa. Ces­sam en­tão os seus  trans­vi­a­men­tos,  pois que es­tá uni­da ao que é imu­tá­vel e a es­se es­ta­do da al­ma é que se cha­ma sa­be­do­ria.

A Dou­tri­na Es­pí­ri­ta ex­pli­ca que o ho­mem ilu­de a si mes­mo quan­do con­si­de­ra as coi­sas de mo­do ter­ra a ter­ra, do pon­to de vis­ta ma­te­ri­al. Pa­ra as apre­ci­ar com jus­te­za, tem de as ver do al­to, is­to é, do pon­to de vis­ta es­pi­ri­tual. Aque­le que es­tá de pos­se da ver­da­dei­ra sa­be­do­ria, tem de iso­lar do cor­po a al­ma, pa­ra ver com os olhos do es­pí­ri­to.

Fá­cil per­ce­ber que en­tre es­sas idei­as não há con­tro­vér­si­as.

 

(El­zi Nas­ci­men­to – psi­có­lo­ga clí­ni­ca e es­cri­to­ra / El­zi­ta Me­lo Quin­ta  –  pe­da­go­ga – es­pe­cia­lis­ta em Edu­ca­ção e es­cri­to­ra. São res­pon­sá­veis pe­lo Blog Es­pí­ri­ta: lu­zes­do­con­so­la­dor.com. Elas es­cre­vem  no DM às sex­tas-fei­ras e aos do­min­gos.   E-mail: iop­ta@iop­ta.com.br    (062) 3251 8867)

 


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias