Não subestimem Lula
Diário da Manhã
Publicado em 7 de agosto de 2018 às 23:27 | Atualizado há 7 anos
É impressionante a capacidade de articulação de Lula. Mesmo estando preso, sequestrou e neutralizou uma gama de pretensos líderes políticos, tais como Ciro Gomes, Manuela D’Ávila, Jacques Wagner e outros caciques políticos, espalhados pelo Brasil afora, impedindo suas próprias candidaturas e inviabilizando outras, via apoio a políticos e legendas que até a semana passada eram taxados de golpistas e acusados pela apeada do poder do seu partido.
Fico com receio que se o STF julgar seu pedido de soltura, contando com a sua base de sustentação na Corte (Lewandowski, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, e Marco Aurélio) não consiga subverter o que a lei determina.
(Claudio Juchem, via e-mail)
Desistência
A caríssima defesa de Lula acaba de solicitar a suspensão de pedido feito anteriormente ao Superior Tribunal Federal (STF) para que seu cliente aguarde em liberdade o julgamento dos recursos contra a condenação por corrupção na Operação Lava jato, o que incluiria a possibilidade de exame da inelegibilidade, antes da análise do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a questão. Trata-se de esquema idealizado pelo próprio preso, a fim de atender aos seus desvairados projetos pessoais de poder, maquinados dentro da cadeia. Espera-se que, ao homologar tal solicitação, a justiça brasileira se imponha e mostre que condenados é que têm que se submeter à sua sistemática e não o contrário.
(Paulo Roberto Gotaç, via e-mail)
O perigo do centrão
Na hora de tentar se eleger ou reeleger para algum cargo político de comando federal, estadual ou municipal, quem não tiver uma conduta moral e devidamente correta no cumprimento das suas obrigações públicas e até particulares, aceita em campanha eleitoral qualquer apoio; honesto ou até desonesto. O ‘centrão’ é conhecido por ser composto pela sua maioria de políticos de má conduta, condenados pela Justiça, respondendo processo e acusados por crimes ainda a ser apurados. São perniciosos a sociedade. Os brasileiros sabem que isto é verdade, portanto faço uma pergunta: qual o seu procedimento ao ver o seu candidato incluir tais apoiadores na sua campanha? Sendo eleito, o que você poderá esperar dele no poder?
(Benone Augusto de Paiva, via e-mail)
Candidatos à presidência
Pouco entendo de política, mas o pouco que ouço me dá vontade de vomitar. Não tem um dos que já são que não seja ladrão. E os que estão na fila para entrar ou são herdeiros ou no mínimo respondem por 171. Então nesta bagunça vou sugerir que o PT indique o vice do Alckmin. Afinal, não são todos farinha do mesmo saco?
(Iria de Sá Dodde, via e-mail)
Que governabilidade?
Realmente preocupa esta explicação do candidato do PSL, ao Planalto, Jair Bolsonaro, de que escolheu o general Mourão para ser seu vice por critério de governabilidade! Ora, o general não é político e tampouco tem histórico parlamentar que lhe confira ótimo relacionamento com o Congresso, que permita arregimentar apoio da maioria das duas Casas, em condições de aprovar projetos inadiáveis para o País! A não ser que o Bolsonaro, se vencer este pleito de outubro, acredita piamente que o general Mourão lhe dará o indigesto apoio para poder governar a Nação com mão de ferro… Era só o que faltava!
(Paulo Panossian, via e-mail)
“Privilégio de goiano”
Para continuar fazendo parte do rol dos goianos privilegiados, um alerta; em outubro, José Eliton é melhor e sensata opção. A arrancada começou ainda com Marconi no Tempo Novo, e com Goiás na Frente está tendo a fantástica continuação. Este trabalho transformador voltado para o bem da sociedade, mais do que nunca precisa de uma estruturada continuidade, trazendo para os problemas existentes uma imediata solução. Dando continuidade a esse ciclo administrativo em vigência com José Eliton estaremos isentos de surpresas negativas. A Renda Cidadã, o Cheque Moradia e a Bolsa Universitária, e muitos outros programas sociais estarão sempre na ativa. O Goiás na Frente será estendido e muito mais aprimorado, promovendo bastante progresso e paz social em todo o estado, presenteando nós goianos com mais transformações efetivas.
(Danilo da Silva Nunes, via e-mail)