Natal: ensinando a paz
Redação DM
Publicado em 19 de dezembro de 2015 às 22:41 | Atualizado há 9 anosE dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS;
porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
(Mateus 1:21)
Mais um Natal se aproxima e com ele a conhecida correria para o preparo dos festejos. Mesmo os que não cultivam o hábito de comemorar a data, de uma forma ou de outra, preparam uma refeição especial e presenteiam os queridos e queridas, ou ainda participam das numerosas confraternizações de fim de ano. O comércio, mais aquecido do que nunca, recebe calor redobrado da multidão de clientes e do pisca-pisca das luzinhas natalinas. Até os que não são afeitos ao consumismo acabam comprando pelo menos uma lembrancinha.
Em contraposição ao consumismo exacerbado, existe a preocupação de que o verdadeiro sentido do Natal esteja se perdendo nas intensas atividades da véspera. Por esse motivo são comuns os textos que procuram lembrar seu verdadeiro sentido, ressaltando a importância de resgatar o valor espiritual. É constante a referência ao nascimento de Jesus, razão dessa festa universal, abrangente, calorosa, que é a maior do Cristianismo Ocidental.
Seguramente, a humanidade necessita compreender o grande presente que ganhou do Criador do Universo por ocasião do Natal: a oportunidade de renascer. Renascer em todas as dimensões da vida, aprendendo o amor e ensinando a paz. O menino Jesus é o grande aniversariante, mas o presente é Ele quem dá aos seres humanos, todos os Natais, todos os dias, a cada hora ao oferecer a oportunidade de renascermos em nossos corações.
Gosto de me lembrar do nascimento de Jesus e comemorar essa data com toda a consagração que lhe é devida. Acredito ser possível presentear, confraternizar e ao mesmo tempo cultivar o verdadeiro sentido do Natal: Jesus.
Ao pensar nessa maravilhosa história do nascimento do Menino Jesus, muito me apraz vê-la do ponto de vista da educação. Sim, a educação compreendida como amor pelo conhecimento. Por ocasião do nascimento de Jesus ninguém sabia de sua chegada. O filho de Deus nasceria como um indefeso bebê para cumprir o plano da salvação. Ninguém havia se preparado para receber o salvador. Ninguém, exceto os estudiosos das Escrituras, aqueles que cultivavam o amor pelo conhecimento. Que eram eles? Os Reis Magos. Foi o amor pelo conhecimento, com a leitura e a pesquisa incansável, que preparou o coração dos Reis Magos para receber o Menino Jesus, indicando a estrela que deveriam seguir para chegar até a estrebaria em Belém.
Os Reis Magos foram grandes professores, atravessaram o Oriente em seus camelos para aprender do amor e ensinar a paz, adorando a Jesus e oferecendo-lhe presentes. Sabiam que no estudo das Escrituras encontrariam o caminho para chegar ao Salvador do mundo, naquele que foi o primeiro Natal da humanidade.
Enquanto educadora tudo que desejo nesse Natal, é que todos se preparem para que na próxima sexta-feira, inspirando-se no exemplo dos Reis Magos todos nós preparemos nossa casa, nossa vida, nossos passos, de forma harmoniosa e com o coração brando para neste Natal ao abrirmos nossa porta para o nascimento de Jesus, estejamos abrindo também nossos corações.
(Márcia Carvalho, pedagoga, psicopedagoga, mestra em Sociedade, Políticas Públicas e Meio Ambiente, chefe de Gabinete da AGETUL- Agencia Municipal de Eventos, Turismo e Lazer e diretora Secretária da Fundação Ulysses Guimarães)