Opinião

Nossos professores estão adoecendo?

Diário da Manhã

Publicado em 8 de julho de 2017 às 01:38 | Atualizado há 8 anos

 

Um te­ma re­cor­ren­te e que es­tá se tor­nan­do ca­da vez mais ob­je­to de in­ves­ti­ga­ção ci­en­tí­fi­ca é a sa­ú­de men­tal dos pro­fes­so­res. Co­mo psi­có­lo­gos e es­tu­di­o­sos do te­ma, par­ti­ci­pa­mos de re­u­ni­ões nes­sas ins­ti­tu­i­ções, o que nos pos­si­bi­li­tou ve­ri­fi­car que mui­tos do­cen­tes es­ta­vam de­so­ri­en­ta­dos com re­la­ção aos ru­mos de su­as vi­das, pes­so­al e pro­fis­si­o­nal­men­te. Não era in­co­mum que tal si­tu­a­ção já dei­xa­ra mar­cas em seus cor­pos e men­tes, a pon­to de com­pro­me­ter de mo­do con­si­de­rá­vel a qua­li­da­de de vi­da. Co­mo tam­bém atu­á­va­mos na área da sa­ú­de men­tal, no­ta­mos que es­sa si­tu­a­ção não era ape­nas pro­du­to de um qua­dro de an­gús­tia nor­mal e es­pe­ra­da de qual­quer exis­tên­cia hu­ma­na. Em nos­sa vi­são, eles es­ta­vam do­en­tes ou ado­e­cen­do psi­qui­ca­men­te.

No dia a dia de tra­ba­lho pre­sen­ci­á­va­mos o re­fle­xo des­sa si­tu­a­ção: pe­di­dos de afas­ta­men­to mé­di­co; pro­ble­mas de re­la­ci­o­na­men­to, mes­mo com aque­les com os qua­is ti­nham ami­za­de; di­fi­cul­da­des pa­ra li­dar com a di­nâ­mi­ca dos edu­can­dos; e, con­se­quen­te, mai­or quan­ti­da­de de en­ca­mi­nha­men­to de alu­nos pa­ra psi­có­lo­gos e ou­tros pro­fis­si­o­nais (mé­di­cos, por exem­plo) e re­la­tos de sin­to­mas de pâ­ni­co quan­do ti­nham que se di­ri­gir à es­co­la na qual de­sem­pe­nham sua fun­ção pro­fis­si­o­nal.

Mes­mo em fa­ce dos avan­ços pos­si­bi­li­ta­dos pe­las leis tra­ba­lhis­tas, vi­san­do ao bem es­tar do fun­cio­ná­rio, so­ci­ó­lo­gos co­mo Sen­nett e Bau­man ob­ser­va­ram que a cul­tu­ra do ime­di­a­tis­mo, da efe­me­ri­da­de e da fle­xi­bi­li­da­de – ca­rac­te­rís­ti­cas pró­pri­as do ca­pi­ta­lis­mo pós-in­dus­tri­al – tem obri­ga­do o tra­ba­lha­dor atu­al a se re­no­var cons­tan­te­men­te e a não se ape­gar a na­da, pois tu­do é jul­ga­do pas­sa­gei­ro ou po­de se tor­nar ob­so­le­to, além de ine­xis­ti­rem es­tí­mu­los que pos­si­bi­li­tem o es­ta­be­le­ci­men­to de vín­cu­los pro­fun­dos com o ob­je­to de tra­ba­lho.

Co­mo co­ro­lá­rio, pou­ca re­ser­va psí­qui­ca tem si­do des­ti­na­da ao cam­po das re­la­ções in­tra e in­ter­pes­so­ais, pois a sub­je­ti­vi­da­de pro­du­zi­da ten­de a le­var o em­pre­ga­do a vi­ver em es­ta­do per­ma­nen­te de an­sie­da­de e in­cons­tân­cia. Afi­nal, não há lu­gar no mun­do pa­ra a cons­tru­ção de su­as nar­ra­ti­vas. Pa­ra os ci­ta­dos in­te­lec­tu­ais, es­ses ca­rac­te­res da atu­a­li­da­de po­dem ex­pli­car a al­ta in­ci­dên­cia de tra­ba­lha­do­res men­tal­men­te ado­e­ci­dos, es­pe­ci­al­men­te en­tre aque­les que li­dam di­re­ta­men­te com ou­tras pes­so­as – co­mo é o ca­so dos pro­fes­so­res.

Es­se qua­dro aca­ba por acar­re­tar o es­go­ta­men­to men­tal dos edu­ca­do­res, a pon­to de eles se­rem in­ca­pa­zes de li­dar com as de­man­das ca­rac­te­rís­ti­cas da pro­fis­são, além de des­tru­ir sua to­le­rân­cia e re­si­li­ên­cia. Tal­vez se­ja por is­so que não en­con­tra­mos pes­qui­sas cu­jo ob­je­ti­vo ti­ves­se si­do o de ana­li­sar as prá­ti­cas de­sem­pe­nha­das pe­los pró­prios pro­fis­si­o­nais da Edu­ca­ção vi­san­do à me­lho­ria de seu es­pa­ço la­bo­ral.

Es­sas ques­tões nos es­ti­mu­la­ram a re­a­li­zar pes­qui­sa, cu­jo ob­je­ti­vo prin­ci­pal foi o de ve­ri­fi­car a in­ci­dên­cia de pro­fes­so­res men­tal­men­te ado­e­ci­dos que mi­nis­tra­vam au­las em uma re­de pú­bli­ca de En­si­no Bá­si­co de uma ci­da­de de gran­de por­te do in­te­ri­or pau­lis­ta. Op­ta­mos por men­su­rar os ní­veis de an­sie­da­de e de de­pres­são des­sa po­pu­la­ção, pois da­dos da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al de Sa­ú­de (OMS) co­lo­cam es­tes tran­stor­nos en­tre as do­en­ças mais pre­sen­tes na atu­a­li­da­de, sen­do o Bra­sil o pa­ís com mai­or pro­por­ção de an­sio­sos (9,3%) e o 5º no ranking de de­pres­si­vos (5,8%).

Ve­ri­fi­ca­mos, com es­se es­tu­do, que 22,7% dos do­cen­tes apre­sen­ta­ram sin­to­ma­to­lo­gia con­di­zen­te ao qua­dro de Tran­stor­no de An­sie­da­de e 12,9% pa­ra o de De­pres­são. Se con­si­de­rar­mos am­bos, 27% dos edu­ca­do­res apre­sen­ta­ram ao me­nos uma des­sas psi­co­pa­to­lo­gi­as. A re­a­li­da­de tor­na-se mais pre­o­cu­pan­te na me­di­da em que, ao in­ves­ti­gar­mos os ní­veis de an­sie­da­de e de­pres­são, sem nos ater­mos a di­ag­nós­ti­cos psi­qui­á­tri­cos, os re­sul­ta­dos apon­ta­ram que 60,0% dos par­ti­ci­pan­tes en­con­tra­vam-se psi­qui­ca­men­te ado­e­ci­dos.

Mes­mo di­an­te des­se ce­ná­rio, o aces­so a tra­ta­men­to men­tal é es­cas­so, vis­to que me­nos de 5,0% dos ques­ti­o­na­dos es­ta­va re­a­li­zan­do, na épo­ca da pes­qui­sa, psi­co­te­ra­pia ou sen­do acom­pa­nha­do por mé­di­co psi­qui­a­tra – ape­sar de 20,0% dos edu­ca­do­res te­rem afir­ma­do que es­ta­vam fa­zen­do uso de me­di­ca­ção psi­co­tró­pi­ca.

En­tre os gru­pos jul­ga­dos mais vul­ne­rá­veis do pon­to de vis­ta men­tal, des­ta­ca­ram-se os que: a) não pos­su­í­am re­li­gi­ão; b) tra­ba­lha­vam em ape­nas uma es­co­la; c) pos­su­í­am um fi­lho; d) ti­nham fei­to mais de um cur­so su­pe­ri­or; e) fa­zi­am uso de me­di­ca­ção com fun­ção psi­co­tró­pi­ca; e, d) es­ta­vam in­sa­tis­fei­tos ou pou­co sa­tis­fei­tos com al­gum as­pec­to de seu tra­ba­lho, co­mo o ma­te­ri­al di­dá­ti­co ado­ta­do.

Com re­la­ção a es­sa úl­ti­ma va­ri­á­vel, al­guns da­dos ob­ti­dos fo­ram con­trá­rios aos ve­ri­fi­ca­dos em ou­tros es­tu­dos. Co­mo exem­plo, en­tre os par­ti­ci­pan­tes, ve­ri­fi­ca­mos que há uma vi­são po­si­ti­va re­fe­ren­te à es­tru­tu­ra fí­si­ca das es­co­las e a exis­tên­cia de boa re­la­ção en­tre mem­bros do cor­po do­cen­te, e des­tes jun­to aos de­mais fun­cio­ná­rios e aos ges­to­res.

Po­rém, ou­tros ele­men­tos fo­ram ao en­con­tro das pes­qui­sas pro­du­zi­das, co­mo a di­fi­cul­da­de de re­la­ci­o­na­men­to dos edu­ca­do­res com os es­tu­dan­tes e seus res­pon­sá­veis e a fal­ta de ma­te­ri­al pe­da­gó­gi­co ade­qua­do e de tem­po pa­ra a re­a­li­za­ção de su­as fun­ções. Cu­ri­o­sa­men­te, ape­sar de a mai­o­ria in­for­mar que es­ta­va in­sa­tis­fei­ta com o sa­lá­rio, não ob­ser­va­mos me­lho­ra na sa­ú­de men­tal nos gru­pos que per­ten­ci­am a es­co­las de re­gi­me in­te­gral ou que de­ram pros­se­gui­men­to aos es­tu­dos (evo­lu­ção fun­cio­nal) – si­tu­a­ções es­tas que pos­si­bi­li­ta­ram au­men­to dos ren­di­men­tos pe­cu­ni­á­rios.

Tal­vez, o da­do mais sig­ni­fi­ca­ti­vo do es­tu­do se­ja o re­co­nhe­ci­men­to que vi­ve­mos ho­je em uma so­ci­e­da­de cu­jas pes­so­as es­tão no “li­mi­te” de su­as re­ser­vas psí­qui­cas, em ra­zão da efe­me­ri­da­de das re­la­ções, da ve­lo­ci­da­de e do ex­ces­so de es­tí­mu­los que de­ve­mos dar con­ta di­a­ria­men­te. Ao re­fle­tir­mos so­bre as fon­tes de es­go­ta­men­to men­tal, jul­ga­mos que na­da exi­ge mais de nos­sas ener­gi­as do que li­dar com ou­tro ser hu­ma­no, em vir­tu­de dos sen­ti­men­tos ge­ra­dos nes­sas re­la­ções. Pos­to is­to, o Ma­gis­té­rio po­de ser vis­to co­mo uma das car­rei­ras mais des­gas­tan­tes psi­co­lo­gi­ca­men­te – as­pec­to já apon­ta­do pe­la OMS –, com o agra­van­te de que o do­cen­te já não pos­sui ho­je a re­ser­va ener­gé­ti­ca que ou­tro­ra os mes­tres dis­pu­nham pa­ra a exe­cu­ção de seu tra­ba­lho.

Di­an­te dis­so, tor­na-se ur­gen­te re­fle­tir­mos so­bre até que pon­to a prá­ti­ca do­cen­te se sus­ten­ta­rá em uma so­ci­e­da­de pau­ta­da por re­la­ções frá­geis e de cur­to pra­zo. Nos­so te­mor se jus­ti­fi­ca, pois, com­pa­ra­do a ou­tras car­rei­ras que li­dam di­re­ta­men­te com sua “clien­te­la”, pou­cas ne­ces­si­tam tan­to do es­ta­be­le­ci­men­to de vín­cu­lo pa­ra que se­ja exer­ci­da quan­to a do­cên­cia.

É im­por­tan­te re­lem­brar­mos uma fra­se di­ta en­tre os do­cen­tes: quan­do che­ga o fim do ano, o “jei­tão” da clas­se fi­ca igual ao do pro­fes­sor. Des­sa for­ma, só po­de­re­mos al­me­jar ci­da­dã­os “sa­u­dá­veis” se a Es­co­la pre­sar pe­la sua sa­ú­de. Pa­ra is­so, tor­na-se ur­gen­te a im­plan­ta­ção de po­lí­ti­cas pú­bli­cas que con­tem­plem a sa­ú­de men­tal do pro­fes­sor, as­sim co­mo a re­or­ga­ni­za­ção de seu tra­ba­lho.

 

(Rod­ney Que­ri­no Fer­rei­ra-Cos­ta Psi­co­lo­gia Es­co­lar de Pa­raí­bu­na (SP) / Nel­son Pe­dro-Sil­va. Do­cen­te da Unesp – Cam­pus de As­sis. nel­sonp1@ter­ra.com.br)


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