Opinião

O bom exemplo de Iris e Marconi

Redação DM

Publicado em 24 de janeiro de 2017 às 00:23 | Atualizado há 8 anos

Sabe-se que é de costume entre os políticos brasileiros,  indiferentemente dos partidos que são filiados, quando eles se elegem aos cargos de chefe de qualquer um dos Poderes Executivos, nas três esferas, Federal, Estadual e Municipal, depois que assumem os respectivos cargos, os mesmos continuam sendo rivais entre si. E isso tem afetado a qualidade do trabalho para os quais eles foram eleitos, causando sérios prejuízos aos interesses da população dos respectivos territórios.

Mas, aqui em Goiás, nos últimos anos, alguns de nossos governantes têm agido diferente e prefere adotar o sistema de parceria, mesmo sendo filiados em siglas partidárias divergentes, o que tem dado bons resultados em proveito da sociedade. Um dos exemplos mais recentes podemos citar o nome do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, que, durante os seus dois mandatos de prefeito daquela cidade, ele sempre manteve parceria com o Governo Federal e também com o Estadual, e o resultado foi o de realizar a melhor administração que Aparecida já teve.

Agora, acabamos de presenciar o encontro de dois líderes e ferrenhos adversários políticos, que são o prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado, do PMDB, e o governador do Estado, Marconi Perilo, do PSDB, firmando parceria para as duas administrações, municipal e estadual. Portanto, trata-se de um exemplo que deve ser seguido por todos aqueles que assumem a chefia de qualquer um daqueles Poderes, até porque eles foram eleitos para prestar serviço de interesse da comunidade e não de  seus partidos políticos, ou aliados. Mas, lamentavelmente, nem todos os gestores públicos agem desta maneira e a grande maioria  continua com a mesma rivalidade política e não se dispõe a firmar parceria com adversários.

Portanto, seria bom, inclusive para o nosso Sistema Político Brasileiro, e a comunidade ficaria muito grata, se o estilo de administrar utilizado pelos mencionados gestores públicos fosse seguido por todos aqueles que estão ocupando e outros que vierem a ocupar tais cargos, pois todos nós seríamos beneficiados e, consequentemente, gratificados. Mas, esperamos que, quem sabe que, isso, um dia, venha acontecer.

 

(João Francisco do Nascimento, advogado militante em Goiânia, OAB-GO 2544, e articulista do Diário da Manhã, e-mail: [email protected])

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias