Opinião

O candidato que o Brasil precisa

Redação DM

Publicado em 26 de fevereiro de 2018 às 23:03 | Atualizado há 7 anos

Nós que ama­mos o Bra­sil, que nos en­tu­si­as­ma­mos com as co­res da Ban­dei­ra Bra­si­lei­ra, ar­re­pi­a­mos os ca­be­los dos bra­ços quan­do ou­vi­mos o Hi­no Na­ci­o­nal, vi­bra­mos e cho­ra­mos com os gols dos nos­sos te­tra­cam­pe­ões do mun­do… Nós que mo­ra­mos em um pa­ís fa­bu­lo­so, ri­quís­si­mo, con­ti­nen­tal, com as me­lho­res e mais fér­te­is ter­ras, on­de os ani­mais e os pás­sa­ros as fer­ti­li­zam na­tu­ral­men­te, tu­do em um cor­po­ra­ti­vis­mo aben­ço­a­do pe­lo Cri­a­dor. Te­mos os me­lho­res cli­mas, os mai­o­res rios, mais pis­co­sos e be­los do mun­do. Nós que te­mos a Ama­zô­nia, a Ma­ta At­lân­ti­ca, o va­le Ara­gu­ai­a­no, o Pan­ta­nal Ma­to­gros­sen­se, o bi­o­ma do Cer­ra­do… Nós que per­ten­ce­mos ao po­vo mais in­te­li­gen­te e cri­a­ti­vo do mun­do, que in­ven­tou o ba­lão, o avi­ão, a má­qui­na de es­cre­ver, a pul­sei­ra do re­ló­gio e o jei­ti­nho bra­si­lei­ro… Va­mos per­mi­tir que a nos­sa Pá­tria, o nos­so que­ri­do Bra­sil, con­ti­nue ofi­ci­al­men­te rou­ba­do? E rou­ba­do pe­los pró­prios bra­si­lei­ros, fa­mi­ge­ra­dos e cor­rup­tos? Va­mos pa­rar com is­so! Sa­be­mos que so­mos sol­da­dos for­tes, ca­pa­zes de ven­cer em qual­quer ba­ta­lha, por­que te­mos nas mãos e na con­sci­ên­cia a mai­or ar­ma de guer­ra pa­ra sal­var o nos­so Pa­ís: o vo­to li­vre!  E con­sci­en­te!

Mas vo­tar em quem? Nos co­nhe­ci­dos de­la­pi­do­res da Pá­tria? Nos po­lí­ti­cos que ao em vez de nos re­pre­sen­ta­rem, se tor­na­ram nos­sos al­go­zes? Que se de­fen­dem em ci­ma de uma Cons­ti­tu­i­ção de 30 anos? Nu­ma Car­ta Mag­na que re­za que nin­guém po­de re­ce­ber mais do que o Pre­si­den­te da Re­pú­bli­ca, mas não re­fe­re so­bre os “be­ne­fí­ci­os”, a mai­o­ria “ga­nhan­do” vá­ri­as ve­zes mais com sa­lá­ri­os que são ver­da­dei­ras lo­te­rias men­sais! Quem pre­ci­sa de be­ne­fí­ci­os é a mai­o­ria do po­vo, es­sas ví­ti­mas da im­plan­ta­da e des­ve­la­da cor­rup­ção po­lí­ti­ca!

Em 30 anos o mun­do mu­dou de­mais, só a nos­sa Cons­ti­tu­i­ção pa­rou no tem­po. E co­mo de­se­ja­mos uma Cons­ti­tu­i­ção? Com can­di­da­tos in­cluí­dos na lei da Fi­cha Lim­pa, pres­tan­do ves­ti­bu­lar, por­que quem le­gis­la pre­ci­sa de ter co­nhe­ci­men­to aca­dê­mi­co. Na­da de Ro­má­rio, na­da de Ti­ri­ri­ca. O Ro­má­rio por ter si­do ído­lo do  fu­te­bol, e o Ti­ri­ri­ca, por go­za­ção. O Bra­sil não me­re­ce is­so. Pa­ra co­man­dar o Pa­ís pre­ci­sa­mos de gen­te sé­ria. Nós, con­tri­buin­tes, es­ta­mos sen­do rou­ba­dos de ci­ma em­bai­xo. A car­ga tri­bu­tá­ria es­tá pre­ci­san­do de re­bo­que cau­san­do o fe­cha­men­to de mi­lha­res de em­pre­sas, jo­gan­do na “des­gra­ça do de­sem­pre­go”, mi­lhões de bra­si­lei­ros ho­nes­tos, gran­de par­te par­tin­do pa­ra o fur­to, de­pois o rou­bo e até ao la­tro­cí­nio.

Na­da de re­e­lei­ção, ber­ço ca­ti­vo de ra­po­sões. O Bra­sil pre­ci­sa de for­ça no­va, com idei­as no­vas pa­ra se­guir em fren­te, e sa­ir dos pas­sos  ca­ran­gue­ja­dos.

E quem tem mo­ral pa­ra pôr o Pa­ís em or­dem e fa­zer jus­ti­ça hu­ma­na? Os co­nhe­ci­dos pré-can­di­da­tos que se anun­ci­am? O Huck? O in­fe­liz ala­go­a­no que se­ques­trou as pou­pan­ças de par­te de sa­lá­ri­os dos po­bres pa­ra ad­qui­ri­rem a ca­sa pró­pria?

Há ou­tros com­pe­ten­tes, sa­be­mos, mas o ho­mem cer­to (quem sa­be?) é o nos­so Go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo. Se for can­di­da­to, apre­sen­tan­do na Cam­pa­nha os seus vi­to­ri­o­sos pro­gra­mas, Go­i­ás pra fren­te e Go­i­ás sem fron­tei­ras, o pa­tri­ó­ti­co tra­ba­lho que tem fei­to, tor­nan­do Go­i­ás um dos prin­ci­pa­is es­ta­dos bra­si­lei­ros, se­ria, com a gra­ça de Deus, “in­ham­bu na ca­pan­ga!”.

Macktub!

 

(Ba­ri­a­ni Or­ten­cio, ba­ri­a­nior­ten­cio@uol.com.br)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias