Opinião

O canto da sereia

Redação DM

Publicado em 20 de fevereiro de 2018 às 00:15 | Atualizado há 7 anos

As gran­des na­ve­ga­ções re­ve­la­ram ao mun­do en­tão co­nhe­ci­do a re­a­li­da­de de no­vas ter­ras, cul­tu­ras exó­ti­cas e há­bi­tos nun­ca an­tes vis­tos. Nos sé­cu­los que as pre­ce­de­ram, os ma­res, on­de só os lou­cos se aven­tu­ra­vam, eram re­gi­ões ob­scu­ras, ha­bi­ta­das pe­la cren­ça em se­res fan­tás­ti­cos ou mons­tros ater­ra­do­res. Re­i­na, nes­sa fa­se, aque­la dis­po­si­ção de es­pí­ri­to mar­ca­da pe­la cu­ri­o­si­da­de mís­ti­ca pe­lo feio.

Es­pí­ri­tos im­pres­sio­ná­veis até vi­am o tri­den­te de Ne­tu­no (Pos­sei­don) qual re­pre­sen­ta­ção ale­gó­ri­ca dos den­tes de mons­tros ma­ri­nhos.

O gi­gan­te Ada­mas­tor, Can­to V, es­tro­fe 40, de Os Lu­sí­a­das, po­de se in­clu­ir en­tre es­sas hor­ren­das cren­ças. Leia:

Tão gran­de era de mem­bros, que bem pos­so

Cer­ti­fi­car-te que es­te era o se­gun­do

De Ro­des es­tra­nhís­si­mo Co­los­so,

Que um dos se­te mi­la­gres foi do mun­do.

C’um tom de voz nos fa­la hor­ren­do e gros­so,

Que pa­re­ceu sa­ir do mar pro­fun­do.

Ar­re­pi­am-se as car­nes e o ca­be­lo

A mim e a to­dos, só de ou­vi-lo e vê-lo.

 

Cre­mos que Ca­mões en­ten­dia es­sa sua per­so­na­gem, pe­la re­pul­sa e as­co que ins­pi­ra, co­mo a per­so­ni­fi­ca­ção dos as­pec­tos ter­rí­veis do mar ou dos pe­ri­gos que ele en­cer­ra­va pa­ra os na­ve­gan­tes pa­trí­cios.

Quão di­fe­ren­te que a de Ada­mas­tor, hor­ren­da e gros­sa, soa a su­bli­me voz das Se­rei­as. “Tão su­a­ve que atra­ía os na­ve­gan­tes pa­ra os es­co­lhos do mar da Si­cí­lia on­de nau­fra­ga­vam e mor­ri­am”, in­di­ca o Di­ci­o­ná­rio Con­tem­po­râ­neo da Lín­gua Por­tu­gue­sa Cal­das Au­le­te.

“Ser mi­to­ló­gi­co” cu­ja “ma­vi­o­si­da­de do can­to atra­ía os na­ve­gan­tes pa­ra os bai­xi­os do mar. Mu­lher de can­to su­a­vís­si­mo. Mu­lher se­du­to­ra, que atrai fi­si­ca­men­te”.

Me­ta­de mu­lher, me­ta­de pei­xe? Nem sem­pre.

A an­ti­gui­da­de clás­si­ca dei­xa o lei­tor sa­ben­do que “as se­rei­as são de­mô­ni­os com cor­po de pás­sa­ro e ca­be­ça de mu­lher”, e sei­os des­co­ber­tos, “ha­bi­tam os re­ci­fes e são do­ta­das de um sa­ber so­bre­na­tu­ral e de um can­to que per­tur­ba os sen­ti­dos; por meio de­le elas se­du­zi­am os na­ve­ga­do­res pa­ra em se­gui­da ma­tá-los e de­vo­rá-los”. As re­fe­rên­cias aqui, dis­pos­tas en­tre as­pas, fo­ram ti­ra­das do Di­ci­o­ná­rio de Sím­bo­los de Her­der Le­xi­con.

“A Ida­de Mé­dia, que re­pre­sen­ta­va as se­rei­as qua­se sem­pre com cau­da de pei­xe, via ne­las um sím­bo­lo da se­du­ção mun­da­na e di­a­bó­li­ca. Lo­re­lei, per­so­na­gem da mi­to­lo­gia ale­mã, é vis­ta co­mo uma se­reia que ha­bi­ta os ro­che­dos às mar­gens do Re­no”.

Por via des­sas in­di­ca­ções, elas, as se­rei­as, vão igual­men­te in­ter­pre­ta­das co­mo per­so­ni­fi­ca­ções dos pe­ri­gos de al­to mar ou dos ris­cos se­du­to­res e fu­nes­tos.

As elei­ções se apro­xi­mam e já al­guns can­di­da­tos en­to­am o seu can­to de se­reia, a ver se se­du­zem o elei­to­ra­do, que tan­to soa mais se­du­tor quan­to mais ele tem ao al­can­ce das mãos os re­cur­sos dis­pen­di­o­sos de um marke­ting po­lí­ti­co, que tor­na a me­lo­dia mais fa­tal ain­da pra quem a ou­ve. Eis que se ba­ra­lham os sen­ti­dos e quem vo­ta não sa­be di­zer ao cer­to se o seu es­co­lhi­do es­tá sen­do sin­ce­ro ou não.

A gen­te tem vi­vos na lem­bran­ça dois can­tos de se­reia re­cen­tes. Um de­les pro­me­tia, em sua cam­pa­nha, ca­çar ma­ra­jás; o ou­tro, cri­ar 12 mi­lhões de em­pre­gos em seu man­da­to pre­si­den­ci­al. Não fo­ram mais que can­tos ou pro­mes­sas vãs. Na­da dis­so su­ce­deu.

Até ho­je não sei a ra­zão pe­la qual um po­lí­ti­co pre­ci­sa re­cor­rer ao marke­ting? Pra se­du­zir o elei­tor com os seus so­fis­mas ou en­go­dos? Um po­lí­ti­co as­sim con­fi­gu­ra­do não pas­sa de um pro­du­to ex­pos­to na pra­te­lei­ra. O elei­tor não quer sa­ber de en­go­dos nem so­fis­mas. Quer sa­ber, sim, de um po­lí­ti­co que se mos­tre co­mo ele re­al­men­te é, que se mos­tre de ca­ra lim­pa e sem ar­ti­fí­ci­os.

Uma vez que a gen­te en­ve­re­dou pe­lo so­fis­ma, bom se­ria tran­scre­ver o es­cri­tor, fi­ló­so­fo e en­sa­ís­ta, Lu­iz Fe­li­pe Pon­dé, jor­nal O Po­pu­lar, ago­ra 12 de fe­ve­rei­ro de 2018. “Os so­fis­tas eram aque­les ca­ras que afir­ma­vam ser ‘o ho­mem a me­di­da de to­das as coi­sas’ – foi Pro­tá­go­ras (481 – 411 a.C.) quem dis­se is­so. Sim­pá­ti­cos à de­mo­cra­cia, es­ses pen­sa­do­res ‘ne­ga­vam a exis­tên­cia da ver­da­de ab­so­lu­ta’, de­fen­di­da por Pla­tão. Pro­tá­go­ras ven­ceu Pla­tão: a de­mo­cra­cia é so­fis­ta. […] Há uma im­pos­si­bi­li­da­de es­tru­tu­ral na per­cep­ção da ver­da­de na de­mo­cra­cia. Pla­tão acu­sa­va a de­mo­cra­cia de ser re­tó­ri­ca, ar­gu­men­ta­ti­va e de­ma­gó­gi­ca. Ele ti­nha to­da a ra­zão”. E Pon­dé se apres­sa a pon­de­rar (tem a ver com Pon­dé?) que “es­sa crí­ti­ca de mo­do al­gum jus­ti­fi­ca uma de­fe­sa da ti­ra­nia ou to­ta­li­ta­ris­mo”.

Mas sai­ba, pre­za­do (e)lei­tor, ha­ja vis­ta ser ‘o ho­mem a me­di­da de to­das as coi­sas’, co­mo di­zi­am os so­fis­tas, que há sem­pre uma som­bra pai­ran­do so­bre nós, me­lhor, o can­to ar­ris­ca­do e em­bri­a­gan­te das se­rei­as. Não se dei­xe se­du­zir nem en­ga­nar por ele. Evi­te ser en­gol­fa­do no pé­la­go ob­scu­ro da de­ses­pe­ran­ça.

 

(Pe­dro No­las­co de Arau­jo, es­cri­tor)

 


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