Opinião

O carnaval – sua história, sua alegria e seus excessos

Diário da Manhã

Publicado em 10 de fevereiro de 2018 às 23:42 | Atualizado há 7 anos

Cons­ta que o car­na­val se ori­gi­nou no Egi­to, 2000 anos an­tes de Cris­to, ins­pi­ra­do nos fes­te­jos re­li­gi­o­sos em ho­me­na­gem a ISIS e ao BOI ÁPIS (deu­ses egíp­cios); daí tais so­le­ni­da­des re­li­gi­o­sas pas­sa­ram, sé­cu­los de­pois, pa­ra as ci­da­des gre­gas, on­de se re­a­li­za­vam nas pra­ças pú­bli­cas, já de for­ma pro­fa­na, com gran­de ma­ni­fes­ta­ção de ale­gria po­pu­lar. Tal­vez o nos­so bai­la­do “Bum­ba meu Boi” vin­do de Por­tu­gal se­ja re­mi­nis­cên­cia da an­ti­gui­da­de, por­quan­to cul­tua o ani­mal, ao con­trá­rio das tou­ra­das es­pa­nho­las que o vi­o­len­tam. Du­ran­te mui­to tem­po, até sua pro­i­bi­ção, acon­te­cia no li­to­ral ca­ta­ri­nen­se a pa­tus­ca­da “Far­ra do Boi”, ori­un­da da imi­gra­ção por­tu­gue­sa, so­bre­tu­do da Ilha de Aço­res.

Pos­te­rior­men­te, as fes­tas da Gré­cia se en­ca­mi­nha­ram pa­ra Ro­ma e vá­ri­as re­gi­ões do im­pé­rio. Na Gá­lia (Fran­ça an­ti­ga), os ex­ces­sos fo­ram tan­tos que le­vou o im­pe­ra­dor a con­de­ná-las.

Du­ran­te a Ida­de Mé­dia, o car­na­val al­can­ça o mais ele­va­do ní­vel de de­lí­rio e exal­ta­ção po­pu­lar nas ci­da­des de Ve­ne­za, Tu­rim e Ni­ce, on­de su­as ex­tra­va­gân­cias não ti­nham li­mi­tes, com mui­ta be­be­dei­ra e des­re­gra­men­tos de to­da es­pé­cie.

A Igre­ja Ca­tó­li­ca, sem ado­tar a fes­ti­vi­da­de, pro­cu­rou dis­ci­pli­ná-la no sen­ti­do de dar-lhe no­vo ru­mo. Pre­va­le­ceu a to­le­rân­cia, mas o Pa­pa Ino­cên­cio II (1130-1143) foi mui­to ri­go­ro­so, exi­gin­do pu­ni­ção pa­ra os pra­ti­can­tes de ex­ces­sos. En­tre­tan­to, já nos al­bo­res da re­nas­cen­ça (sé­cu­lo XV), o Pa­pa Pau­lo II per­mi­tiu a re­a­li­za­ção de bai­les com más­ca­ras e pos­si­bi­li­tou a re­a­li­za­ção do car­na­val em rua pró­xi­ma à sua re­si­dên­cia em Ro­ma, on­de ocor­re­ram gran­des ex­cen­tri­ci­da­des, in­clu­si­ve uma cor­ri­da de ju­deus nus.

O rei Car­los VI pa­tro­ci­na­va, em sua cor­te, bai­les com exó­ti­cas fan­ta­si­as e más­ca­ras, e, num des­ses even­tos, aca­bou sen­do as­sas­si­na­do quan­do se acha­va fan­ta­si­a­do de ur­so.

O car­na­val bra­si­lei­ro, tam­bém mui­to li­cen­cio­so, mas, ao con­trá­rio do que acon­te­ce em ou­tros paí­ses, é uma apre­sen­ta­ção de de­sa­ba­fo po­pu­lar, que can­ta nas ru­as su­as do­res e ale­gri­as. Ou­tro­ra ha­via mui­tas com­po­si­ções po­é­ti­cas e mu­si­cais cri­ti­can­do, iro­ni­zan­do, com gran­de ar­dor, os maus cos­tu­mes da épo­ca, co­mo se po­de ver nos ver­sos da mar­chi­nha de Pa­qui­to, Ro­meu Gen­til e Jor­ge Gon­çal­ves, can­ta­da pe­la ines­que­cí­vel Emi­li­nha Bor­ba, em 1955; ali­ás mui­tos opor­tu­nos pa­ra a atu­a­li­da­de tão cheia de ma­le­di­cên­cia, es­pe­ci­al­men­te a da no­tí­cia fal­sa das re­des so­ci­ais (“fake news”): “ Vo­cê no­tou que eu es­tou tão di­fe­ren­te, a água la­va, la­va, la­va tu­do; a água só não la­va a lín­gua des­sa gen­te”.

O nos­so car­na­val foi, aos pou­cos, se di­fe­ren­ci­an­do do cha­ma­do en­tru­do por­tu­guês, em que pre­do­mi­na­va a fa­ri­nha de tri­go, ge­ma de ovo, al­vai­a­de e ver­me­lhão pa­ra se­rem ati­ra­dos nos tran­seun­tes du­ran­te os três di­as que an­te­ce­di­am o iní­cio da qua­res­ma. Em sub­sti­tui­ção a tu­do is­so vi­e­ram os li­mões de chei­ro, a água per­fu­ma­da, o con­fe­te, a ser­pen­ti­na e fi­nal­men­te o lan­ça-per­fu­me com éter, que foi pro­i­bi­do. Atu­al­men­te, as dro­gas ile­gais in­va­di­ram o rei­na­do de Mo­mo.

As fes­tas atu­ais es­tão con­cen­tra­das em clu­bes, sen­do que em al­gu­mas ci­da­des gran­des ain­da se apre­sen­tam nas ru­as, on­de se po­de ver o exa­ge­ra­do lu­xo das es­co­las de sam­ba, com seus tra­di­cio­nais des­fi­les sob o rit­mo dos sam­bas-en­re­do, e car­ros ale­gó­ri­cos bas­tan­te en­fei­ta­dos, com a pre­sen­ça de cen­te­nas de par­ti­ci­pan­tes, pre­do­mi­nan­do o se­mi­nu­dis­mo.

O car­na­val nas ci­da­des ita­li­a­nas re­pre­sen­ta­va um pe­rí­o­do de mui­ta li­cen­cio­si­da­de, era uma es­pé­cie de fes­ta de des­pe­di­da da car­ne, an­tes de sua ab­sten­ção du­ran­te a qua­res­ma por re­co­men­da­ção da Igre­ja Ca­tó­li­ca. A eti­mo­lo­gia da pa­la­vra tra­duz per­fei­ta­men­te o sen­ti­do de ade­us á car­ne, ou se­ja, o vo­cá­bu­lo ita­li­a­no “car­ne­va­lis” se ori­gi­na do La­tim “car­nem le­va­re”, cu­jo sig­ni­fi­ca­do é dei­xar a car­ne. Há quem di­ga que a ori­gem po­de­ria ser na ex­pres­são la­ti­na “car­nis le­va­mem”, is­to é, pra­zer da car­ne, ou ain­da na lo­cu­ção in­ter­jei­ti­va “car­nem,va­le”! (ade­us, car­ne!).

Não ve­jo fun­da­men­to na úl­ti­ma hi­pó­te­se, por­que, se as­sim fos­se, a pa­la­vra car­ne de­ve­ria es­tar no ca­so vo­ca­ti­vo; en­tão se­ria “ca­ro” e não “car­nem”, que é acu­sa­ti­vo, e, con­se­qüen­te­men­te, se­gun­do as al­te­ra­ções me­ta­plás­ti­cas, “ca­ro, va­le! não po­de­ria re­sul­tar no vo­cá­bu­lo car­na­val. Tam­bém não vis­lum­bro a pos­si­bi­li­da­de de a de­ri­va­ção ter si­do na ex­pres­são “car­rus na­va­lis”, que te­ria si­do, na Ro­ma an­ti­ga, um bar­co en­fei­ta­do: não há ba­se his­tó­ri­ca pa­ra tal en­ten­di­men­to.

O fes­te­jo car­na­va­les­co, afas­ta­dos os ex­ces­sos que ge­ram gra­ves con­se­qüên­cias, é uma ale­gria po­pu­lar pa­ra eli­mi­nar a tris­te­za, con­for­me diz o bro­car­do: “Quem can­ta, seus ma­les es­pan­ta”. Há uns ver­si­nhos de uma an­ti­ga mar­chi­nha que as­sim ex­pres­sam: “An­da, Lu­zia, pe­ga um pan­dei­ro e cai no car­na­val, an­da, Lu­zia, que es­sa tris­te­za te faz mui­to mal. apron­ta a tua fan­ta­sia, ale­gra o teu olhar pro­fun­do, a vi­da du­ra só um dia, Lu­zia, e não se le­va na­da des­se mun­do” (com­po­si­ção de Jo­ão de Bar­ro, can­ta­da por Síl­vio Cal­das, em 1947).

A ale­gria sem exa­ge­ros é coi­sa di­vi­na e por is­so na­da tem de ofen­si­vo aos prin­cí­pios de re­li­gi­o­si­da­de. Os en­si­na­men­tos es­pí­ri­tas não pro­í­bem a par­ti­ci­pa­ção no car­na­val, mas con­de­nam os ex­ces­sos pre­ju­di­ci­ais ao cor­po e ao es­pí­ri­to. É uma dou­tri­na de res­pon­sa­bi­li­da­de que nos acon­se­lha que, em prin­cí­pio, po­de­mos fa­zer tu­do, mas é pre­ci­so par­ci­mô­nia co­mo ad­ver­te o após­to­lo Pau­lo, em uma de su­as epís­to­las, “mui­tas coi­sas são lí­ci­tas, mas nem to­das nos con­vêm. “ Nes­se sen­ti­do, há um edi­to­ri­al do ór­gão da Fe­de­ra­ção Es­pí­ri­ta Bra­si­lei­ra, “Bra­sil Es­pí­ri­ta, “ de fe­ve­rei­ro de 1971, des­ti­na­do à ju­ven­tu­de.

Exis­te uma men­sa­gem do es­pí­ri­to Em­ma­nu­el, psi­co­gra­fa­da por “ Fran­cis­co Cân­di­do Xa­vi­er”, pu­bli­ca­da em 1969, no me­mo­rá­vel “Cin­co de Mar­ço”, que pre­ce­deu à cri­a­ção do “Di­á­rio da Ma­nhã”, con­de­nan­do as ex­tra­va­gân­cias car­na­va­les­cas co­mo uma lou­cu­ra ge­ne­ra­li­za­da ca­paz de pro­vo­car da­nos que uma exis­tên­cia in­tei­ra não po­de­ria re­pa­rar. A men­sa­gem cri­ti­ca o abu­so de gas­tos com fes­tas em de­tri­men­to da as­sis­tên­cia aos ne­ces­si­ta­dos.

Há, tam­bém, uma men­sa­gem do es­pí­ri­to Hum­ber­to de Cam­pos, atra­vés do re­fe­ri­do mé­di­um, com­ba­ten­do as ex­cen­tri­ci­da­des do car­na­val ca­ri­o­ca em 1939, con­for­me pu­bli­ca­ção de “O Re­for­ma­dor” da FEB. De­pois de afir­mar iro­ni­ca­men­te que a co­lo­ca­ção de más­ca­ra ape­nas des­mas­ca­ra a fal­si­da­de que al­guns tra­zem em su­as apa­rên­cias, con­clui que so­men­te a efi­cá­cia da edu­ca­ção po­de ex­ter­mi­nar as ma­ze­las dos des­va­rios e, so­men­te as­sim, a se­men­te da ma­çã po­dre das or­gias car­na­va­les­cas po­de­ria ger­mi­nar al­go me­lhor pa­ra o fu­tu­ro das ge­ra­ções.

Vê-se, pois, que po­de­mos apre­ci­ar os pra­ze­res da ale­gria exis­ten­ci­al sem pre­ju­í­zo de nos­sa re­a­li­za­ção es­pi­ri­tual, mas é pre­ci­so mui­to ju­í­zo pa­ra não per­der­mos o pa­ra­í­so, co­mo nos aler­tam os ver­sos da an­ti­ga mar­chi­nha car­na­va­les­ca de Kle­ci­us Cal­das e Ar­man­do Ca­val­can­te can­ta­da por Ble­cau­te (1951), lem­bran­do a sim­bó­li­ca his­tó­ria bí­bli­ca de Adão e Eva, mui­to in­fan­til­men­te ex­pli­ca­da pe­las re­li­gi­ões tra­di­cio­nais, que de­mons­tra a prá­ti­ca se­xu­al por me­ra atra­ção fí­si­ca (“fru­to pro­i­bi­do”) ins­ti­ga­da pe­la men­te ilu­só­ria se­den­ta de pra­zer (“co­bra”). É o co­nhe­ci­do e re­al efei­to co­bra da Ín­dia mo­der­na, que, “mu­ta­tis, mu­tan­dis”, pa­re­ce en­con­trar se­me­lhan­ça com a len­da dos pri­mór­di­os da hu­ma­ni­da­de. Se­ria uma re­pe­ti­ção da his­tó­ria? Se­gun­do os adep­tos do ma­te­ri­a­lis­mo di­a­lé­ti­co, a his­tó­ria só se re­pe­te co­mo far­sa. Se­rá ver­da­de?!

 

Pa­pai adão! Pa­pai adão!

Pa­pai adão já foi o tal;

Ho­je é eva quem ma­no­bra,

E a cul­pa­da foi a co­bra.

Uma fo­lha de par­rei­ra,

Uma eva sem ju­í­zo,

Uma co­bra trai­ço­ei­ra,

La se foi o pa­ra­í­so.

 

(Vi­val­do Jor­ge de Araú­jo, ex-pro­fes­sor de His­tó­ria e Lín­gua Por­tu­gue­sa do Li­ceu de Go­i­â­nia, é es­cri­tor e pro­cu­ra­dor de jus­ti­ça apo­sen­ta­do do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co do Es­ta­do de Go­i­ás)

 

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