Opinião

O casamento nos tempos da modernidade líquida

Diário da Manhã

Publicado em 25 de março de 2018 às 00:20 | Atualizado há 7 anos

Ca­da vez atra­vés dos mei­os de co­mu­ni­ca­ção e aces­so à in­for­ma­ção (in­ter­net, re­des so­ci­ais) se vê mui­tas mu­dan­ças na le­gis­la­ção ati­nen­te ao di­rei­to de fa­mí­lia. São as ques­tões li­ga­das às re­la­ções pa­ren­tais, dos de­ve­res dos pa­is, dos di­rei­tos dos fi­lhos e das li­ga­ções  con­ju­gais. Uni­ões es­tas que, ho­je, ga­nha­ram no­vos for­ma­tos, no­vos ar­ran­jos. A for­ma con­ju­gal mais tra­di­cio­nal se re­fe­re ao ca­sa­men­to ou uni­ão en­tre um ho­mem e uma mu­lher. Mas, ho­je têm tam­bém os ar­ran­jos ho­mo­a­fe­ti­vos. São fa­tos e acon­te­ci­men­tos da cha­ma­da hi­per­mo­der­ni­da­de. Ou mo­der­ni­da­de li­qui­da con­for­me Zig­munt Bau­man, on­de tu­do acon­te­ce e se des­faz ra­pi­da­men­te.

Dis­cor­rer so­bre gê­ne­ro, so­bre ho­mos­se­xu­a­li­da­de e so­bre o mo­vi­men­to LGBTI não é de com­pe­tên­cia des­se ar­ti­go. Ali­ás, de­vi­do ao pa­tru­lha­men­to do po­li­ti­ca­men­te cor­re­to ou in­cor­re­to tem-se tor­na­do até pe­ri­go­so pe­lo en­xa­me de xin­ga­men­tos e crí­ti­cas fe­ri­nas da­que­les que opi­nam so­bre tais me­lin­dro­sos te­mas. Se­jam tais pa­re­ce­res con­tra ou a fa­vor des­sa ou aque­la mi­no­ria ou op­ção se­xu­al, es­ti­lo de vi­da en­tre ou­tras es­co­lhas .

Es­se ar­ti­go se pro­põe a dis­ser­tar so­bre a re­la­ção con­ju­gal tra­di­cio­nal, ho­mem mais mu­lher, uma vez que ela se dá des­de que o ho­mem se or­ga­ni­zou em so­ci­e­da­de co­mo Es­ta­do. No­tá­vel é tam­bém de se re­gis­trar o quan­to as leis, o có­di­go ci­vil ti­ve­ram que so­frer re­for­mas e adap­ta­ções com a evo­lu­ção e apri­mo­ra­men­to dos di­rei­tos so­ci­ais, in­di­vi­dua­is e hu­ma­nos. E co­mo se pro­pa­gam os cha­ma­dos gru­pos (OAB por exem­plo) dos di­rei­tos hu­ma­nos!  Bom e útil se­ria tam­bém cri­ar os gru­pos de De­ve­res Hu­ma­nos. Ques­tão de equi­lí­brio di­rei­tos/de­ve­res.

E es­se ati­vis­mo nu­ma so­ci­e­da­de de­mo­crá­ti­ca é mui­to po­si­ti­vo e cons­tru­ti­vo, em ter­mos de li­ber­da­de, igual­da­de e fra­ter­ni­da­de (“li­ber­té, ega­li­té, fra­ter­ni­té,” le­ma da re­vo­lu­ção fran­ce­sa).

Uma ques­tão que tem me des­per­ta­do o in­te­res­se o ob­ser­va­ção no ca­sa­men­to tem si­do a fre­quên­cia das se­pa­ra­ções. E nes­se con­tex­to a le­gis­la­ção so­freu uma fle­xi­bi­li­za­ção na ob­ten­ção do di­vór­cio. Por exem­plo, se o ca­sal de­ci­de se­pa­rar e não tem fi­lhos, ou os fi­lhos são mai­o­res de ida­de, o pro­ces­so se tor­nou sim­ples, não se exi­ge mais ad­vo­ga­do. Bas­ta os côn­ju­ges ir ao car­tó­rio e ofi­ci­ar o pe­di­do, sem a par­ti­ci­pa­ção do pro­fis­si­o­nal do di­rei­to. O pró­prio car­tó­rio for­ma­li­za o pro­ces­so e o ju­iz da va­ra de fa­mí­lia as­si­na e pron­to. Is­to, é evi­den­te, em se tra­tan­do de uma se­pa­ra­ção con­sen­su­al e ami­gá­vel. Se li­ti­gio­so, con­ti­nua co­mo an­tes. Ad­vo­ga­do, au­diên­cia na jus­ti­ça e ou­tros abor­re­ci­men­tos.

Uma ou­tra ques­tão se­ri­ís­si­ma e en­con­tra­di­ça na ho­ra da se­pa­ra­ção têm si­do as de­sa­ven­ças na par­ti­lha dos bens do ca­sal. Mui­tos li­tí­gios e con­ten­das sur­gem e não ra­ro re­sul­tam até em as­sas­si­na­tos, fe­mi­ni­cí­di­os. Mui­tos des­ses cri­mes exe­cu­ta­dos por en­co­men­da. Os mo­ti­vos em ge­ral en­vol­vem se­gu­ros de vi­da a ser res­ga­ta­dos, ri­xas na di­vi­são de bens e ou­tros con­fli­tos en­vol­ven­do pa­tri­mô­nio ob­ti­do na vi­gên­cia do ca­sa­men­to.

No Bra­sil, quan­do se com­pa­ra o ca­sa­men­to an­tes e de­pois da cons­ti­tu­i­ção de 1988, ou an­tes e de­pois do no­vo có­di­go ci­vil, per­ce­bem-se mui­tas mu­dan­ças. In­de­pen­den­te­men­te de le­gis­la­ção, po­de-se fa­zer um pa­ra­le­lo no con­cer­nen­te ao pa­drão cul­tu­ral de an­tes, e com os avan­ços dos di­rei­tos hu­ma­nos e con­quis­tas tec­no­ló­gi­cas e ci­en­tí­fi­cas de era da in­ter­net. En­tão an­tes e pós in­ter­net.

No to­can­te ao pa­pel da mu­lher no ca­sa­men­to. A jo­vem, na mai­o­ria das ve­zes, nos idos tem­pos pré-cons­ti­tu­i­ção de 88, se ca­sa­va pa­ra li­te­ral­men­te ser “do­més­ti­ca” ou do lar.

Em ou­tros ter­mos, ela con­traia ca­sa­men­to pa­ra pro­cri­ar, cu­i­dar dos fi­lhos, da ca­sa e ser­vir ao ma­ri­do em to­das as su­as exi­gên­cias, em três pa­la­vras, na ca­ma, me­sa e ba­nho. E era um tra­ba­lho ár­duo com ou sem uma em­pre­ga do­més­ti­ca, por­que mui­tas vez ti­nha-se um ma­ri­do man­dão e exi­gen­te. Além, de mui­tas ve­zes, ciu­men­to e pos­ses­si­vo, ten­do a mu­lher co­mo um me­ro ob­je­to ani­ma­do pa­ra cui­da­do das pren­das da ca­sa, na edu­ca­ção dos fi­lhos e um pa­pel co­mo aman­te.

Com o pro­gres­so que se tem ho­je em to­das as áre­as, com a con­quis­ta da li­ber­da­de em to­dos os ra­mos de ati­vi­da­de e igual­da­de em ter­mos de di­rei­tos hu­ma­nos cons­ta­ta-se um no­vo com­por­ta­men­to da mu­lher no ca­sa­men­to. Bas­ta re­gis­trar o quan­to a mu­lher bus­ca sua re­a­li­za­ção pro­fis­si­o­nal e so­ci­o­e­co­nô­mi­ca. Em to­dos os ra­mos pro­fis­si­o­nais a mu­lher tem as­su­mi­do o seu pro­ta­go­nis­mo. E no ca­sa­men­to, ela tem se com­por­ta­do de igual for­ma. De um pa­pel an­tes de mui­ta de­pen­dên­cia do ma­ri­do ela pas­sou a ge­rir seu pró­prio or­ça­men­to, pe­la sua atu­a­ção no mer­ca­do de tra­ba­lho. Pro­va dis­to é que na mai­o­ria das uni­ões con­ju­gais o re­gi­me ado­ta­do é a co­mu­nhão par­ci­al de bens ou até de ca­da um ad­mi­nis­trar os pró­prios ren­di­men­tos o que se mos­tra jus­to e mais sim­ples nu­ma even­tual se­pa­ra­ção.

Ops, ago­ra cá en­tre­ou­vi­dos, ver­da­de que têm mui­tas mu­lhe­res que gos­tam de dar o gol­pe do baú, ain­da se têm até ho­je, nos tem­pos mo­der­nos, da in­ter­net, re­des so­ci­ais e mí­di­as so­ci­ais. Dis­to nin­guém du­vi­da.

 

(Jo­ão Jo­a­quim, mé­di­co, ar­ti­cu­lis­ta DM.  fa­ce­bo­ok/ jo­ão jo­a­quim de oli­vei­ra  www.drjo­ao­jo­a­quim.blog­spot.com – What­sApp (62)98224-8810)


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