O grande perigo causado por um pequeno inseto
Redação DM
Publicado em 1 de dezembro de 2015 às 22:06 | Atualizado há 11 anosEstamos no período chuvoso e infelizmente muitas pessoas ainda não se conscientizaram acerca de um problema antigo e que a cada dia tem surpreendido a população: o mosquito da dengue.
Não bastasse a tal da gengue, da febre Chicungunha, o inseto autor de tantas preocupações tem ainda causado a zica-vírus e possivelmente ocasionado casos de microcefalia.
Triste e realmente inacreditável um ser tão pequeno ocasionar tantas destruições. Em 2015 a população deparou-se com muitas mortes provenientes da dengue, depois fomos pegos de surpresa com outras pessoas reclamando de dores no corpo, febre, fraqueza, dor de cabeça e até manchas, era, pois a tal da zica-vírus, em outros estados. A secretaria estadual de saúde está atuante na prevenção e combate ao mosquito, mas espera que a sociedade seja a grande colaboradora. Está também observando e aguardando respostas no que concerne ao nascimento de um bebê que nasceu com a microcefalia,pois resquícios da zica foram encontrados no líquido amniótico.
Infelizmente mesmo diante tantos pedidos e constatações, as pessoas tem deixado acumular água em seus quintais, tem jogado latas e copos de sucos e refrigerantes nas ruas, tampinhas de garrafas, inevitavelmente “um sonho de lar” para o mosquito. Há o acúmulo de água e a proliferação da doença.
É de se indagar e admirar como algumas pessoas fingem não saber de tantos malefícios e que “a arma” para exterminar essas doenças está nas mãos da população e não somente na responsabilidade governamental!
Os agentes de saúde tem realizado com esmero a fiscalização, mas tem aguentado muitas “caras feias” de moradores, quando pedem para ingressar em residências e a maioria dos mesmos nem sempre manifestam boa vontade. Isso sem excetuarmos imóveis fechados, aparentemente abandonados, com piscinas na maioria deles.
A vida é o principal objeto jurídico tutelado, é um bem que nos foi confiado pelo Criador e muitos por aí não tem o direito de prejudicar quem cuida de seus filhos,seus lares,seus quintais, enfim, quem tem amor à vida.
A educação começa em casa e o direito de um começa aonde termina o do outro. Pensemos nessa situação com carinho e responsabilidade, para que amanhã o colaborador desse mosquito não seja vítima e fatal do mesmo!
(Kelly Lisita Peres, graduada em Direito, pós-graduada em Direito Civil, Penal, Processo Penal e Docência Universitária. Docente do curso de Direito)