Opinião

O inferno astral de governadores e ex-governadores

Diário da Manhã

Publicado em 29 de setembro de 2018 às 23:52 | Atualizado há 7 anos

O Bra­sil es­tá em pro­ces­so de mu­dan­ças. Uma des­sas mu­dan­ças atre­la-se a um acon­te­ci­men­to am­pla­men­te di­vul­ga­do pe­la mí­dia: a pri­são de go­ver­na­do­res e ex-go­ver­na­do­res. Aca­ba­ram-se os tem­pos em que mui­tos che­fes dos Exe­cu­ti­vos es­ta­du­ais trans­for­ma­vam os es­ta­dos por eles go­ver­na­dos nu­ma es­pé­cie de ba­ro­na­to com­ple­ta­men­te blin­da­do e pou­co tran­spa­ren­te. Os fa­tos evi­den­ci­am uma mu­dan­ça de re­a­li­da­de; ve­ja­mos al­guns exem­plos des­sa no­va re­a­li­da­de.

Es­se no­vo ci­clo de pri­são de go­ver­na­do­res e ex-go­ver­na­do­res ini­ciou com a de­ten­ção do en­tão che­fe do Exe­cu­ti­vo do Dis­tri­to Fe­de­ral, Jo­sé Ro­ber­to Ar­ru­da. A pri­são de­le foi iné­di­ta, pois nun­ca um go­ver­na­dor ti­nha, até en­tão, si­do pre­so no pa­ís em ple­no exer­cí­cio da fun­ção. O pa­no de fun­do que jus­ti­fi­cou a pri­são de Ar­ru­da se atre­lou ao re­ce­bi­men­to de su­pos­tas pro­pi­nas ori­un­das da cons­tru­ção de um dos mai­o­res ele­fan­tes bran­cos ho­je exis­ten­tes no Bra­sil: o Es­tá­dio Ma­né Gar­rin­cha, es­te se trans­for­mou nu­ma ver­da­dei­ra usi­na de de­fi­cits, num ver­da­dei­ro cul­to ao des­per­dí­cio do di­nhei­ro pú­bli­co. A obra, ini­ci­al­men­te or­ça­da em 600 mi­lhões de re­ais, foi con­cluí­da ao pre­ço de 1,6 bi­lhão de re­ais. Qua­se o tri­plo do que es­ta­va ori­gi­nal­men­te pre­vis­to no or­ça­men­to.

O ex­ce­den­te de um bi­lhão de re­ais su­miu pe­lo ra­lo da cor­rup­ção. Co­lo­ca­do em li­ber­da­de, o en­tão go­ver­na­dor do Dis­tri­to Fe­de­ral vol­tou a ser pre­so. Sus­ten­ta­va es­sa no­va pri­são a acu­sa­ção de que, em li­ber­da­de, ele atra­pa­lha­va as in­ves­ti­ga­ções em cur­so. Es­ta­va fei­to o es­tra­go na vi­da pú­bli­ca de Jo­sé Ro­ber­to Ar­ru­da: de po­lí­ti­co in­flu­en­te ao amar­gor do os­tra­cis­mo. Es­te é um pre­ço que ne­nhum ho­mem pú­bli­co gos­ta de pa­gar.

O tu­ca­no Car­los Al­ber­to Ri­cha — co­nhe­ci­do co­mo Be­to Ri­cha — é ou­tro ex-go­ver­na­dor acu­sa­do de se en­vol­ver com prá­ti­cas na­da re­pu­bli­ca­nas ocor­ri­das nos tem­pos em que ele era go­ver­na­dor do Pa­ra­ná. O atu­an­te Mi­nis­té­rio Pú­bli­co pa­ra­na­en­se de­nun­ciou o ex-go­ver­na­dor por mau uso do di­nhei­ro pú­bli­co no pro­gra­ma de ma­nu­ten­ção das es­tra­das ru­ra­is.

Inú­me­ras fo­ram as ir­re­gu­la­ri­da­des en­con­tra­das nes­se pro­gra­ma. Ve­jam-se al­gu­mas de­las: Pa­ga­men­to de pro­pi­nas a agen­tes pú­bli­cos, di­re­cio­na­men­to de li­ci­ta­ções pú­bli­cas pa­ra fa­vo­re­cer de­ter­mi­na­das em­pre­sas, la­va­gem de di­nhei­ro e ob­stru­ção da jus­ti­ça são al­gu­mas das acu­sa­ções im­pu­ta­das ao ex-go­ver­na­dor do Pa­ra­ná.

Pre­so e já sol­to por de­ter­mi­na­ção do mi­nis­tro do Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral, Gil­mar Men­des, Be­to Ri­cha é ho­je um can­di­da­to à pro­cu­ra da blin­da­gem de que ne­ces­si­ta: o Se­na­do Fe­de­ral.  Quei­ma­do an­te a opi­ni­ão pú­bli­ca, o ex-go­ver­na­dor do Pa­ra­ná vê sua can­di­da­tu­ra ser ques­ti­o­na­da por ali­a­dos, in­clu­si­ve, pe­la atu­al go­ver­na­do­ra do Pa­ra­ná, Ma­ria Apa­re­ci­da Borghet­ti.

A tão al­me­ja­da blin­da­gem do fo­ro pri­vi­le­gi­a­do con­ce­di­da a po­lí­ti­cos co­mo Be­to Ri­cha po­de não se con­so­li­dar. Mes­mo que se con­so­li­de, te­rá es­se go­ver­na­dor tu­ca­no de en­fren­tar o jul­ga­men­to das ur­nas. Sem o fo­ro pri­vi­le­gi­a­do, qual­quer po­lí­ti­co que te­nha con­tas a ajus­tar com a jus­ti­ça se tor­na bas­tan­te vul­ne­rá­vel. Be­to Ri­cha vi­ve ho­je o seu in­fer­no as­tral.

Do ex-go­ver­na­dor do Pa­ra­ná, che­ga­mos ao ex-go­ver­na­dor do Rio de Ja­nei­ro for­mal­men­te con­de­na­do a mais de 150 anos de pri­são. Fa­lo de Sér­gio Ca­bral. Es­te, pe­lo tran­scor­rer dos fa­tos, con­ti­nu­a­rá sen­do, por um bom tem­po, in­qui­li­no das pri­sões ca­ri­o­cas.

Sob a ges­tão de­le, pe­sam acu­sa­ções de cor­rup­ção em pra­ti­ca­men­te to­das as áre­as de atu­a­ção do go­ver­no: sa­ú­de, edu­ca­ção, em­pre­sas es­ta­tais…, mas fi­que­mos por aqui, pois a lis­ta dos de­li­tos é gran­de.

O gran­de er­ro de Sér­gio Ca­bral foi con­fi­ar de­ma­si­a­da­men­te na cul­tu­ra da im­pu­ni­da­de. Não acre­di­tou nu­ma mu­dan­ça de re­a­li­da­de. Viu a si mes­mo co­mo uma es­pé­cie de se­mi­deus, aci­ma de tu­do e de to­dos. Con­fiou em de­ma­sia no seu pres­tí­gio po­lí­ti­co. Le­do en­ga­no. Do pa­ra­í­so ru­mou ele di­re­to ao in­fer­no vi­vi­do aqui mes­mo na Ter­ra.

O sor­ri­so fá­cil de Sér­gio Ca­bral nos tem­pos da ba­da­la­ção de há mui­to não exis­te mais. Pre­so há mais de dois anos, ho­je, ele vi­ve in­se­ri­do nu­ma re­a­li­da­de bem di­fe­ren­te da­que­les áu­re­os tem­pos em que cru­za­va os céus do Bra­sil nos ja­ti­nhos de seus ami­gos em­pre­sá­rios ru­mo ao cha­ma­do “cir­cui­to Eli­za­beth Ar­den”: Lon­dres, Pa­ris e No­va York. Não há pre­ço mai­or do que a per­da da mo­ral. Es­se é o pre­ço que ho­je pa­ga o ca­bis­bai­xo Sér­gio Ca­bral.

Fa­le­mos ago­ra de Ma­to Gros­so do Sul, ter­ra em que dois po­lí­ti­cos — go­ver­na­dor e ex-go­ver­na­dor — vêm ten­do di­fi­cul­da­des pa­ra ex­pli­car seus atos fren­te ao go­ver­no do es­ta­do.

O pri­mei­ro de­les é o atu­al go­ver­na­dor Rei­nal­do Azam­bu­ja. Con­tra ele, pe­sa a acu­sa­ção de ter re­ce­bi­do 70 mi­lhões de pro­pi­na em tro­ca de be­ne­fí­ci­os fis­cais. A ope­ra­ção Vos­tok, de­fla­gra­da pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral e pe­lo Mi­nis­té­rio Pú­bli­co, pren­deu 14 pes­so­as, in­clu­in­do um dos fi­lhos do go­ver­na­dor, Ro­dri­go de Sou­za.

Rei­nal­do Azam­bu­ja é can­di­da­to à re­e­lei­ção. Vi­ve ho­je a dú­vi­da de quan­to es­se epi­só­dio pre­ju­di­ca­rá sua cam­pa­nha po­lí­ti­ca. Sem a blin­da­gem do fo­ro pri­vi­le­gi­a­do, a vi­da do go­ver­na­dor fi­ca­rá mais di­fí­cil.

Não me­nos di­fí­cil é a si­tu­a­ção do ex-go­ver­na­dor do mes­mo Ma­to Gros­so do Sul pre­so du­as ve­zes pe­la Po­lí­cia Fe­de­ral. Tra­ta-se de An­dré Pu­ci­nel­li. Du­as gra­ves acu­sa­ções pai­ram so­bre ele. A pri­mei­ra de­las de­nun­cia o en­tão go­ver­na­dor pe­lo des­vio de 350 mi­lhões de re­ais dos co­fres pú­bli­cos. Na se­gun­da, a Po­lí­cia Fe­de­ral apre­sen­ta pro­vas do su­bor­no de 1,2 mi­lhão à em­pre­sa do fi­lho do go­ver­na­dor, An­dré Pu­ci­nel­li Jú­ni­or. A can­di­da­tu­ra de An­dré Pu­ci­nel­li ao go­ver­no do es­ta­do pe­lo MDB foi pa­ra o es­pa­ço. Atu­al­men­te, pai e fi­lho en­con­tram-se pre­sos no Cen­tro de Tri­a­gem de Cam­po Gran­de.

Não po­de­ria en­cer­rar es­tes es­cri­tos sem ci­tar o cal­vá­rio que ho­je vi­ve o tu­ca­no Aé­cio Ne­ves. Aé­cio ocu­pou car­gos de re­le­van­te im­por­tân­cia no seu es­ta­do e no go­ver­no fe­de­ral. Pre­si­den­te da Câ­ma­ra dos de­pu­ta­dos, se­na­dor, go­ver­na­dor de Mi­nas Ge­ra­is, pre­si­den­te do PSDB e can­di­da­to à pre­si­dên­cia da Re­pú­bli­ca. A car­rei­ra po­lí­ti­ca do ne­to de Tan­cre­do Ne­ves só ti­nha o céu co­mo li­mi­te. Jo­es­ley Ba­tis­ta, to­da­via, foi a pe­dra que apa­re­ceu no seu ca­mi­nho. O do­no da JBS apre­sen­tou ao Mi­nis­té­rio Pú­bli­co um ví­deo do pri­mo do ex-go­ver­na­dor de Mi­nas re­ce­ben­do, em no­me de­le e em di­nhei­ro vi­vo, a ba­ga­te­la de 2 mi­lhões de re­ais. A par­tir daí, veio o pre­ço a pa­gar.

Aé­cio es­ca­pou por pou­co da pri­são, mas não es­ca­pou de enor­me des­gas­te po­lí­ti­co. No PSDB, nem o can­di­da­to de seu par­ti­do, Ge­ral­do Alckmin, nem o can­di­da­to ao go­ver­no de Mi­nas Ge­ra­is, An­tô­nio Anas­ta­sia,  que­rem ter a ima­gem de­les li­ga­da a de Aé­cio Ne­ves. Ci­en­te da si­tu­a­ção e te­me­ro­so de não con­se­guir a apro­va­ção do po­vo mi­nei­ro, o tu­ca­no op­tou pe­lo ca­mi­nho mais fá­cil pa­ra ob­ten­ção da blin­da­gem: can­di­da­tar-se a de­pu­ta­do fe­de­ral. Po­li­ti­ca­men­te fa­lan­do, não res­tam dú­vi­das de que Aé­cio Ne­ves pa­gou o pre­ço de ver ho­je di­mi­nu­í­da sua re­pre­sen­ta­ti­vi­da­de po­lí­ti­ca.

Pos­to is­so, vol­to pa­ra on­de co­me­cei e in­da­go: por que ra­zão é ho­je mais fá­cil pren­der go­ver­na­do­res e ex-go­ver­na­do­res?

Eis um bom ca­mi­nho que nos apro­xi­ma­rá da re­a­li­da­de dos fa­tos. É prá­ti­ca co­mum, em inú­me­ros es­ta­dos bra­si­lei­ros, os go­ver­nos es­ta­du­ais co­op­ta­rem as ins­ti­tu­i­ções res­pon­sá­veis pe­lo con­tro­le de su­as ações. Nes­se sen­ti­do, os con­tro­la­dos são cap­tu­ra­dos pe­los con­tro­la­do­res.

Ins­ti­tu­i­ções co­mo os Mi­nis­té­ri­os Pú­bli­cos es­ta­du­ais, Tri­bu­nais de Con­tas e até mes­mo al­guns Tri­bu­nais de Jus­ti­ça, de cer­ta for­ma, cons­tan­te­men­te, gra­vi­ta­ram em tor­no dos exe­cu­ti­vos es­ta­du­ais. Nes­se con­tex­to, os go­ver­na­do­res, sem­pre, ti­ve­ram con­tro­le ou in­flu­ên­cia das si­tu­a­ções.

Ve­ja-se o ca­so das ins­ti­tu­i­ções res­pon­sá­veis pe­la de­fe­sa da so­ci­e­da­de — os Mi­nis­té­ri­os Pú­bli­cos. Po­de-se con­tar nos de­dos as uni­da­des da fe­de­ra­ção on­de os go­ver­nos es­ta­du­ais se in­te­res­sam a dis­por re­cur­sos pa­ra os Mi­nis­té­ri­os Pú­bli­cos con­tra­ta­rem equi­pes de pe­ri­tos qua­li­fi­ca­dos tão ne­ces­sá­rios pa­ra o au­men­to da efi­cá­cia das ações de pro­mo­to­res e pro­cu­ra­do­res de jus­ti­ça. Nin­guém jo­ga con­tra si mes­mo.

Es­sa mes­ma si­tu­a­ção ocor­re em inú­me­ros Tri­bu­nais de Con­tas do pa­ís. Nes­tes, os con­se­lhei­ros, di­re­ta­men­te no­me­a­dos pe­los go­ver­na­do­res, car­re­gam den­tro de si o sen­ti­men­to de gra­ti­dão e fi­de­li­da­de por quem os in­di­cou pa­ra o car­go. De igual for­ma, le­vam con­si­go es­se sen­ti­men­to de gra­ti­dão aque­les de­sem­bar­ga­do­res que aden­tram pe­las Cor­tes de jus­ti­ças es­ta­du­ais ten­do co­mo pa­dri­nhos os go­ver­na­do­res.

São fa­tos des­sa na­tu­re­za que ali­men­tam a fal­ta de tran­spa­rên­cia de inú­me­ras ações pre­da­do­ras de go­ver­nos. Sem a luz do Sol na­da é pro­i­bi­do por­que tu­do é per­mi­ti­do. Em si­tu­a­ções co­mo es­sa, não exis­te pre­ço a pa­gar.

As re­a­li­da­des mu­dam co­mo as ima­gens de um ca­lei­dos­có­pio. O atu­al mo­men­to nos pre­mia com uma no­va ima­gem que es­tá sen­do pau­la­ti­na­men­te cons­tru­í­da. Sa­ir do pa­tri­mo­ni­a­lis­mo es­ta­tal que aci­ma des­cre­vi ru­mo a um no­vo ti­po de Es­ta­do não é ta­re­fa fá­cil. Mas é per­fei­ta­men­te pos­sí­vel. Uma no­va re­a­li­da­de já exis­te en­tre nós. Nes­sa no­va re­a­li­da­de vem sur­gin­do no­vas ins­ti­tu­i­ções im­preg­na­das de no­vos va­lo­res.

Es­se é o ca­so da Po­lí­cia Fe­de­ral e de mui­tos Mi­nis­té­ri­os Pú­bli­cos es­ta­du­ais. O exem­plo do di­nâ­mi­co Mi­nis­té­rio Pú­bli­co pa­ra­na­en­se de­ve ser se­gui­do. As ações in­ves­ti­ga­ti­vas des­sa ins­ti­tu­i­ção pa­ra­na­en­se cau­sa­ram con­si­de­rá­veis da­nos po­lí­ti­cos à car­rei­ra do ex-go­ver­na­dor Be­to Ri­cha.

En­fim, o que mais ve­mos ho­je são go­ver­na­do­res e ex-go­ver­na­do­res em bus­ca do vo­to que os le­gi­ti­me se­ja pa­ra um no­vo man­da­do de go­ver­na­dor, de­pu­ta­do fe­de­ral ou se­na­dor. Pou­co im­por­ta o car­go. O que im­por­ta mes­mo é a blin­da­gem do fo­ro pri­vi­le­gi­a­do que es­ses car­gos pro­por­ci­o­nam. O me­do de ser pre­so é um ex­ce­len­te sin­to­ma de que o Bra­sil cons­tru­í­do na ca­la­da dos ga­bi­ne­tes, lé­gu­as dis­tan­te do in­te­res­se pú­bli­co, ten­de a não exis­tir mais. Ain­da bem que o “a quem mui­to é da­do, mui­to se­rá co­bra­do”, dei­xou de acon­te­cer só nas sa­gra­das es­cri­tu­ras. Te cu­i­da Go­i­ás,pois  a bru­xa es­tá sol­ta.

 

(Sa­la­ti­el So­a­res Cor­reia é En­ge­nhei­ro, ba­cha­rel em Ad­mi­nis­tra­ção de Em­pre­sas, Mes­tre em Pla­ne­ja­men­to Ener­gé­ti­co pe­la UNI­CAMP. É au­tor, en­tre ou­tras obras, de Chei­ro de Bi­bli­o­te­ca.  E-mail: sa­la­ti­el­cor­reia1@hot­mail.com)

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