Opinião

O Jóquei Clube e o Clube dos Pretos

Diário da Manhã

Publicado em 6 de julho de 2017 às 00:42 | Atualizado há 8 anos

Ha­via, na mi­nha que­ri­da Ja­taí, dois clu­bes. O dos bran­cos, ou­tro dos ne­gros. Aque­le se de­no­mi­na­va “Jó­quei Clu­be” ou “Jó­quei Club” e si­tu­a­va-se no prin­ci­pal cru­za­men­to da ci­da­de, Ave­ni­da Go­i­ás com Ave­ni­da Bra­sil. Os ri­cos – ou ti­dos co­mo tais – as ma­da­mes, os chi­ques e os re­me­di­a­dos, ge­ral­men­te bran­cos, dan­ça­vam sob seu te­to. Ne­le se cum­pri­am fes­tas de for­ma­tu­ra do téc­ni­co de con­ta­bi­li­da­de ou de con­clu­são do gi­na­si­al, con­ven­ções de par­ti­dos po­lí­ti­cos, co­mo a de 1965, do PSD que ali man­da­va e des­man­da­va sob o co­man­do do Dr. Se­ra­fim, pa­ra a es­co­lha dos can­di­da­tos a pre­fei­to e vi­ce-pre­fei­to. O PSD se fra­ci­o­na­ra en­tre Se­ra­fim e o pre­fei­to Cylle­nêo Fran­ça. Es­te ga­nhou, mas os se­ra­fi­nis­tas cri­a­ram o PTN e lan­ça­ram Cé­sar de Al­mei­da pa­ra pre­fei­to e Aris­teu Ber­nar­des Fi­lho pa­ra vi­ce-pre­fei­to. A elei­ção se fe­riu dia 3 de ou­tu­bro da­que­le ano e Se­ra­fim de Car­va­lho tri­un­fou. Pe­la sex­ta vez con­se­cu­ti­va ele es­co­lheu o pre­fei­to api­á­rio. O gru­po Cylle­nêo Fran­ça dis­pu­tou, pe­lo PSD, com a cha­pa Epa­mi­non­das Cu­nha e Je­rô­ni­mo Maia( o ve­re­a­dor mais vo­ta­do da épo­ca). Es­sa foi a pri­mei­ra elei­ção pa­ra o Exe­cu­ti­vo ja­tai­en­se com mais de dois con­cor­ren­tes. A UDN fi­cou em se­gun­do lu­gar com a du­pla Se­bas­ti­ão Her­cu­la­no e Sin­val Bar­ros Me­lo.

O en­tão pre­si­den­ci­á­vel Jus­ce­li­no Ku­bitschek de Oli­vei­ra, do PSD, no dia 4 de abril de 1955, es­te­ve no Jó­quei pa­ra par­ti­ci­par do ban­que­te a ele ofe­re­ci­do de­pois do en­con­tro que ti­ve­ra com o po­vo na ga­ra­gem da Stu­de­baker,  a pou­cos me­tros da­li, quan­do inau­gu­rou sua cam­pa­nha vi­to­ri­o­sa ru­mo ao Ca­te­te. Nes­se ban­que­te se acha­va o ho­je meu co­le­ga apo­sen­ta­do no Fis­co es­ta­du­al e ami­go An­tô­nio So­a­res Ne­to, o To­ni­qui­nho, que na­que­la épo­ca ven­dia se­gu­ros e era fi­el cor­re­li­gi­o­ná­rio do Dr. Se­ra­fim. Ele e Jus­ce­li­no se abra­ça­ram. Na­tu­ral que o fi­zes­sem, pois To­ni­qui­nho, no co­mí­cio na re­fe­ri­da ga­ra­gem, lhe in­da­ga­ra se mu­da­ria a ca­pi­tal da Re­pú­bli­ca pa­ra o Pla­nal­to Cen­tral, co­mo de­ter­mi­na­va a Car­ta de 1946.

O se­gun­do se in­ti­tu­la­va “Tre­ze de Maio”, mas era co­nhe­ci­do por “Clu­be dos Pre­tos” por­que as­sim im­pu­nha o vil pre­con­cei­to.  Ele se er­guia na área on­de se acha a Câ­ma­ra Mu­ni­ci­pal ou na pra­ça Clo­do­al­do Re­zen­de(al­cu­nha­da pra­ça do Lam­ba­ri). Que me per­do­em meus con­ter­râ­ne­os, pois mo­ro em Rio Ver­de des­de 1973 e de­pois do óbi­to da mi­nha mãe, no ano de 2008( pa­pai já fa­le­ce­ra em 1989), qua­se não vou ao meu ama­do ber­ço. Por is­so te­nho dú­vi­das quan­to ao lu­gar do “Tre­ze de Maio”. Sei que Pre­fei­tu­ra de­mo­liu sua se­de e pe­lo que me cons­ta ou­tra não exis­te. A   se­de do ve­lho “Jó­quei”, no fim anos ses­sen­tas ou aber­tu­ra anos se­ten­tas, ati­ra­do foi ao chão e  le­van­ta­ram ou­tro, bem mai­or, mui­to mai­or, mui­to di­fe­ren­te do an­ti­go. Em fren­te a es­te ha­via gran­de área cal­ça­da e sem co­ber­tu­ra e na di­vi­sas com os pas­sei­os, mu­ro de pe­que­na al­tu­ra com co­lu­nas usa­das por ban­cos nas ho­ras dos vai­véns pe­la Go­i­ás. Nes­ses vai­véns, na­mo­ros se ini­ci­a­vam. No cru­za­men­to des­sa ave­ni­da com a Rui Bar­bo­sa, o edi­fí­cio “Im­pe­ra­dor”, que aco­lhia o ci­ne­ma de no­me igual, o  prin­ci­pal da “Ci­da­de Abe­lha”. No ou­tro ali­nha­men­to e em lu­gar de me­nor mo­vi­men­to, o “Ci­ne Ave­ni­da”.

Tu­do, no edi­fí­cio “Im­pe­ra­dor”(dois pa­vi­men­tos) ti­nha es­se no­me: uma ban­ca de re­vis­tas(na Rui Bar­bo­sa), um mo­vi­men­ta­do bar, uma bar­be­a­ria e o di­to ci­ne­ma.

 

(Fi­lal­del­fo Bor­ges de Li­ma, só­cio-fun­da­dor da “Aca­de­mia Rio-Ver­den­se de Le­tras, Ar­tes e Ofí­ci­os; apo­sen­ta­do no Fis­co Es­ta­du­al, na­tu­ral de Ja­taí, des­de 1973 re­si­de em Rio Ver­de)


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

Impresso do dia

últimas
notícias